quinta-feira, 25 de junho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Shazam

Ora aqui está uma app para todos aqueles que não conseguem viver sem música (ou para aqueles que gostam de impressionar os amigos).

Shazam é a app perfeita para os fãs de música. Com ela podemos descobrir qualquer música que esteja a passar na rádio, na televisão, num bar, etc, etc... É só carregar em "Tag" e deixar o Shazam ouvir a música por alguns segundos:


Et voilá, música identificada. Já tenho esta app há quase um ano e de todas as músicas que captou acho que apenas não conseguiu identificar umas duas. Para a maior parte da música que circula por aí, e não só a mais popular, o Shazam porta-se muito bem. Mesmo quando não há cobertura de rede 3G ou Wifi, as tags ficam pendentes e podemos analisar mais tarde a música quando se estiver finalmente online. E se até aqui a app já parece perfeita, vejam só o que podem fazer com a música que acabaram de descobrir:


Podemos abrir logo directamente um vídeo dessa música no youtube, ver a letra, ler críticas sobre o álbum, a biografia da banda e até a discografia, que à distância de um dedo se pode ir parar ao Itunes caso queiramos comprar a música, o álbum, a discografia inteira, para nos fazer companhia naquela viagem chata e demorada de combóio.


As capacidades sociais desta app são fantásticas, podemos partilhar as músicas que vamos descobrindo com amigos no twitter, ou simplesmente enviar um postal para o mail de alguém. E claro, se a pessoa que receber o postal tiver instalado o Shazam, pode adicionar essa música imediatamente a partir do mail nas suas tags da app. Uma das novas funcionalidades que nos trouxe o update do Shazam há uma semana atrás foi o do Geolocalização, que permite ir guardando os locais onde descobrimos esta e aquela música, para depois mais tarde podermos consultar no mapa. Perfeito para quem passa a vida a passear atrás de boa música por essa cidade/país fora.


Com o Shazam podem ir coleccionando aquelas músicas que teimam em ficar no ouvido, para depois partilharem, comprarem, pesquisarem mais sobre este e aquele artista, e que no fundo vai ajudar a ouvir mais e melhor música. Good Tunes, e até à próxima app. :)


12 comentários :

  1. Eu num tenho um iPhone, mas gostava. Geralmente nestas coisas ando uns 10 anos atrasada, ainda ando a tentar enviar MMS (lol... e sem sucesso!)...
    Por isso vou guardar este sitio para daqui a uns anos vir consultar.
    Quando é que falas daquele do vidro embaciado?? Era taaaao giro
    ehehehee
    duuuuh

    Agora a serio, parabens por teres tudo tao organizadinho e explicadinho, as usual ;)
    bisous!!

    ResponderEliminar
  2. também tenho essa aplicação e realmente ela é impressionante. Não sei como ela decifra qual a canção que ouviu mas que funciona bem lá isso é verdade.
    A ideia deste blog é bastante interessante também. Curiosamente não me dou muito a fazer artigos sobre aplicações de iPhone mas acho que já fiz alguns (poucos).

    ResponderEliminar
  3. Rita, como já te disse, tu um dia vais mesmo precisas de uma coisa destas. E não só pelo vidro embaciado :P ehehe

    A.Ferreira, pois eu sei que de vez em quando escreves sobre esta ou aquela app :D. Eu dou por mim várias vezes a aconselhar apps aos meus amigos, que só podia mesmo vir parar aqui. Tinha pensado colocar no meu livejournal, mas um blog só para isto todo organizadinho tem muito mais lógica!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. É excelente essa app.
    Para mim tem uma vantagem sobre a Midomi (app idêntica) que é funcionar "off-line".
    Ou seja. Dá para fazer o tag de uma musica mesmo sem rede de dados (3g ou Wi-Fi) e posteriormente quando tiver rede disponível ir "descobrir" a musica.
    Por exemplo numa viagem de carro. Faz-se o tag e depois (parado) vai-se descobrir a musica.


    PS- parabéns pela iniciativa e pelo blog.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado kincas! :)

    De facto este último update ao Shazam com a possibilidade de fazermos os tags offline foi mesmo em grande. O Midomi, ainda vou falar dele aqui, pois tem outras características muito loucas que o shazam não tem, que pode interessar mais a algumas pessoas. (Eu no meu caso são obrigatórias as duas apps ehehe)

    ResponderEliminar
  7. Usei a versão free por um tempo e depois resolvi comprar o Shazam Red. O problema é que ele não está funcionando... Não sei se o problema é só comigo, mas sempre aparece a mensagem de que há problema na ligação e que a música não pode ser tagada, apesar da minha conexão de dados estar funcionando perfeitamente.

    Se alguém já tiver passado por isso e souber como resolver, agradeço.

    ResponderEliminar
  8. Eu não tenho o Shazam Red. E por aqui o Shazam normal não tem dado problemas. Já experimentaste procurar no faq?

    http://www.shazam.com/music/html/iphone/faq.html

    Ou então tenta entrar em contacto com o suporte técnico:

    http://www.shazam.com/music/web/contactus.html

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  9. Sim o app er muito bom mais como faiz para ouvir as musicas que o shazam Acha ¿¿espero que me respondem minha perguntA...

    ResponderEliminar
  10. Não entendi sua pergunta. Mas fica aqui a nota de que tambem pode usar o Soundhound para encontrar músicas: http://www.appsdoiphone.com/2011/06/soundhound.html

    ResponderEliminar
  11. Oi, tenho o Shazam free, sempre funcionou. Esses dias fui tagar uma musica e nao consegui. apareceu uma mensagem falando que tinha "problema de ligação". o que sera??

    ResponderEliminar
  12. Como faço pra baixar tags pendentes que foram gravadas num momento em que eu não estava conectado à internet?

    ResponderEliminar