terça-feira, 21 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Essencial

O iPhone, com a sua facilidade de utilização e as suas capacidades de geolocalização veio abrir caminho para o aparecimento de apps como esta Essencial da WiseTool.

Este é o tipo de app perfeita para qualquer dispositivo que tenha GPS, pois disponibiliza-nos informação útil e relevante conforme a nossa posição actual.

Imaginem que precisamos de encontrar a farmácia de serviço mais próxima, posto da polícia, bombeiros, hospital, estação de serviço, etc, é só abrir a Essencial, esperar que ela adquira a nossa posição, e a partir daí dar-nos os resultados de uma maneira rápida e organizada.


Neste caso, queremos procurar o posto de abastecimento mais próximo, e para isso vamos seleccionar a opção de "Combustíveis", das várias opções disponíveis.


Escolhemos gasóleo como tipo de combustível e os resultados são apresentados de imediato, ordenados da localização mais próxima para a mais longínqua.


Mas imaginemos, que com esta crise que aí anda, que nos interessa é saber qual o posto de combustível com os melhores preços? Procuramos então "Por Preço" em vez de "Por Proximidade" e obtemos os resultados ordenados segundo este critério mais económico, os postos de abastecimento com o preço mais barato aparecem primeiro.


Ao pesquisarmos por exemplo um filme, ao seleccionarmos o cinema escolhido (que também é apresentado segundo a distância mais próxima da nossa localização actual) temos imediatamente acesso a todos os filmes disponíveis nessa sala (bem como os horários de cada um), a sua morada, telefone, e a sua localização à distância de um botão para ser aberta na app dos mapas do iPhone, para podermos assim estabelecer uma rota com o caminho até à sua posição.



Esta app é de uma utilidade incrível, pelas opções que ficam disponíveis na palma da nossa mão em qualquer lugar (desde que haja rede no telefone, ou wi-fi), sendo todas elas bastante relevantes para quase toda a gente.

A Essencial ainda precisa de uns polimentos aqui e ali (um botão para voltar ao menu inicial dava um jeito do caraças) mas no seu todo está bem executada, na medida que nos dá acesso à informação que pretendemos de uma maneira rápida e organizada.

Como diz e bem o meu amigo Carlos Martins: "...se torna efectivamente numa App essencial para todos os iPhones em Portugal", e eu assino por baixo.

Segundo as palavras da equipa da WiseTool em entrevista ao Carlos Martins:


Além das novas Apps, podemos contar com futuros "updates" que melhorem a App existente?

Julgamos que a aplicação essencial nunca ficará finalizada e será sempre melhorada dentro das nossas possibilidades técnicas e em harmonia com o feedback dos utilizadores. Está programada para muito breve, contamos que ainda esta semana, uma actualização que resolve alguns problemas detectados pelos utilizadores e inclui algumas sugestões de melhoria que nos foram enviadas pelos utilizadores durante os últimos dias.


Por isso só temos de aguardar que venham os prometidos updates, para se tornar de facto numa app de referência em qualquer iPhone.

Essencial na App Store

3 comentários :

  1. Nunca uma app teve o nome tão apropriado. :)

    ResponderEliminar
  2. Está excelente.
    Apenas um pouco de mais "cuidado" no look (embora não imagine como) talvez conseguisse ser mais "agradável" ao olho.
    Até o icon podia ter mais "impacto".
    Mas é de louvar estar iniciativa lusa.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. O look até está bem conseguido para uma web app, melhor mesmo só se passar a ser uma app a sério, e aí sim, ficava à mercê do que o designer quiser fazer, e até ficar mais rápida! :)

    É uma excelente iniciativa sim. Venham mais apps lusas!

    ResponderEliminar