quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Textual description of firstImageUrl

Pro HDR

Há determinados momentos que gostaríamos de registar quando estamos com o iPhone na mão, mas as condições de luz simplesmente não são as ideais e ficamos com uma imagem péssima nas mãos.

Agora já não há mais desculpas, está aí uma app fantástica que vai permitir fazer essas fotos mais chatas. Trata-se da Pro HDR da eyeApps LLC, uma app que não é gratuita, mas que pela funcionalidade HDR espectacular (High Dynamic Range) que nos oferece e pelo seu preço barato, é obrigatória de vir instalada num iPhone.

Mal abrimos a app temos a possibilidade de carregar duas fotos da camera roll ou de tirar as fotos no momento.


Como é sabido, numa situação de contra-luz é muito complicado obter o melhor dos dois mundos. Ora conseguimos ver o céu perfeitamente, ora vemos as casas em baixo (como se pode ver na foto aqui em baixo). Começamos por registar a imagem mais escura.


De seguida, registamos a imagem mais clara, em que se conseguem ver as casas, mas o céu fica sobre-exposto.


E depois temos a magia da app a trabalhar, que alinha e mistura as duas imagens, aproveitando as partes com boa exposição de cada uma delas.


Depois podemos ainda ajustar parâmetros como a luminosidade, contraste, saturação, cor, etc, para aproximar a imagem daquilo que estamos realmente a ver.


E daquelas duas imagens, em que nenhuma se aproveitaria, obtemos esta imagem magnífica:


Pelas grande experiência que tenho com esta Pro HDR, tenho-vos a dizer que de facto, para quem gosta de tirar fotos em condições de alto contraste / contra luz, esta é uma app obrigatória e altamente recomendada! :)


Actualização: A app foi sendo actualizada com novas funcionalidades e vem agora com dezenas de filtros para aplicarmos à nossa imagem final em HDR.


Pro HDR na AppStore (Brasil)

Pro HDR na AppStore (Portugal)

8 comentários :

  1. Infelizmente sim. A câmera do 3G não é capaz de focar e mudar a luminosidade conforme a área seleccionada do ecrã. :/

    ResponderEliminar
  2. Realmente parece valer o dinheiro e bastante mais.

    ResponderEliminar
  3. Falta é o tripé para as fotos ficarem "alinhadas" uma com a outra.
    Foi testado "na mão?"

    ResponderEliminar
  4. Ele alinha muito fixe mesmo, as fotos foram com a mão, e ainda agora estivemos a testar com duas fotos que tirei no outro dia, e os resultados foram excelentes - como tem acontecido sempre. :)

    ResponderEliminar
  5. sim sim, tudo à pata, nada de tripés, a aplicação alinha as imagens de forma excelente! :)

    ResponderEliminar