terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Textual description of firstImageUrl

Strimko

Hoje venho-vos falar de uma app dirigida para aqueles que gostam de jogos de puzzles e lógica, e em especial para os fãs do sudoku.

Strimko é um projecto da Grabarchuk Family (responsáveis pelo quebra-cabeças LetsTans) e da Quokka Studios, criadores do muito útil Fluxtunes. Este jogo é uma espécie de sudoku em que temos de preencher os círculos vazios com números, certificando-nos que em cada linha, coluna e ligação especial (linha que liga os círculos) apenas temos números diferentes. Esta ligação especial é que faz toda a diferença e lhe atribui uma dificuldade única a estes puzzles.


Este é um daqueles jogos que é só agarrar e começar logo a jogar, por isso ao seleccionarmos Play no Menu principal, aparecem-nos imediatamente os níveis disponíveis na app (120 puzzles + 9 da versão lite). É de notar que os puzzles da Grabarchuk Family são todos feitos à mão e o seu nível de dificuldade é testado por criadores de puzzles experientes. Como tal é de esperar que apareçam mais níveis para compra posterior como in-app purchases, e como se pode ver na imagem em baixo já existe um pack adicional com 60 puzzles disponível por 0,79€.


Depois de seleccionarmos o pack que pretendemos jogar, podemos então optar pelo nível de dificuldade (Easy, Medium, Hard ou Master) e se queremos continuar um puzzle que temos a meio ou começar um dos que estão ainda por resolver.


Os primeiros níveis do modo Easy são bastante acessíveis a qualquer jogador novato nestas andanças, mas depressa se começa a perder cada vez mais tempo na resolução de cada um dos puzzles. Na barra de cima podemos facilmente mudar para o próximo ou o puzzle anterior. Na barra em baixo temos a opção de voltar atrás ou repetir uma jogada, logo ao lado temos a lâmpada que nos dá uma dica indicando onde podemos jogar a seguir e para isso gastando um minuto de tempo como penalização, e do lado direito um quadrado com linhas que nos leva de volta para as opções do Menu.


Nos níveis mais avançados passamos de quadros de 4 x 4 para quadros até 7 x 7. Na imagem seguinte podemos ver como se seleccionam os números a inserir nos círculos bem como as ajudas de memória (podemos colocar números pequeninos num círculo para nos ajudar com as jogadas possíveis).


Se seleccionarmos a nota musical na barra em baixo, podemos activar ou desactivar os sons da app bem como o volume geral. Muito útil é a possibilidade de escolhermos a nossa própria música que temos armazenada no iPod. Uma musiquinha clássica é óptima para estes momentos zen. ;)


No Menu principal temos também acesso a estas opções sonoras, bem como a possibilidade de activar/desactivar as dicas e "iluminar" a linha e coluna do círculo seleccionado.


Se seleccionarmos a opção de Help no Menu principal temos acesso às regras exemplificadas em vários quadros e ainda a várias dicas sobre como jogar nos níveis mais avançados.


Strimko é um jogo de lógica muito viciante que nos pode proporcionar várias horas relaxantes de volta dos números (para alguns umas dores de cabeça eheheh). Se nunca experimentaram nenhum jogo do género optem pela versão lite gratuita do jogo que tem 9 puzzles disponíveis em 3 níveis de dificuldade diferentes.

Se já sabem do que se trata e são fãs deste tipo de jogos então não tenham dúvidas, este jogo por apenas 1,59€ é um achado, pois há mesmo muito quebra-cabeças para se jogar aqui. E claro, com a possibilidade de haver sempre mais puzzles únicos disponíveis como in-app purchases, este é mesmo um jogo que se vai manter no vosso iPhone / iPod Touch por muito tempo. E imagino já como este jogo ficará muito bem num iPad, proporcionando uns bons minutos de divertimento para um qualquer jogador casual.

Se estiverem interessados em saber mais sobre este jogo passem no site do Strimko onde poderão obter mais informações e notícias sobre o assunto, ou se quiserem experimentar fazer um jogo neste momento é só acederem ao site BrainBashers e resolverem os puzzles que eles têm gratuitos todos os meses (necessita de flash).


Strimko na AppStore (Brasil)

Strimko na AppStore (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário