sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Textual description of firstImageUrl

iDos

Há por aí muita gente que está mortinha por fazer isto: "c:\cd duke", seguido de "c:\duke\dn1" para abrir o primeiro Duke Nukem para MSDOS. Sim, a app preferida de todos aqueles que passaram centenas de horas a jogar joguinhos no seu computador a correr no MSDOS, está de volta à AppStore. Estou a falar da iDOS da FastIntelligence, um fantástico emulador deste sistema operativo, que se pode ir buscar gratuito à AppStore.


O que eu escrevi no início do post não era brincadeira, neste emulador podemos de facto aceder à consola e com o teclado navegar no disco c: e procurar as directorias dos jogos e abri-los chamando o seu executável.

O emulador é fantástico, e basta seleccionar o Duke Nukem, que é um dos 6 jogos gratuitos que traz disponíveis, para começarem a jogá-lo usando uns controlos bem adequados, como podem ver na imagem em cima.


Os métodos de controlo são variados, podendo usar um joystick virtual com botões, ou umas setinhas direccionais, o mouse, e até o teclado para responder às muito comuns perguntas Y/N quando queremos sair de um jogo, etc...

Se rodarmos o iPhone na horizontal o jogo passa a ocupar o ecrã inteiro, podendo ver os controlos semi-transparentes sobrepostos sobre a imagem (dá para definir a intensidade desta transparência nas configurações da app).


Os 6 jogos shareware que vêm com a app podem ser executados da maneira que expliquei em cima no post, acedendo àquele "c:\" que se pode ver na imagem em cima, ou simplesmente seleccionando a capa correspondente ao jogo pretendido. São eles o clássico Wolfenstein 3D, Duke Nukem I e II, Major Striker, SuperNova e Kingdom of Kroz 2. Podem também aceder ao MsPacman e ao DigDug se acederem através da consola.

Esta app teve uma passagem muito breve pela AppStore no dia 26 de Outubro, em que foi rapidamente retirada pela Apple quando a comunidade de entusiastas descobriu que se podia fazer upload de vários jogos do DOS através do iTunes e depois corrê-los dentro da app (havia pessoal a correr Warcraft e o Windows 3.1 no iPhone).

Bom, a app voltou novamente à AppStore mas modificou algumas coisas. Retirou a opção que permitia carregar jogos através do iTunes, e introduziu novos métodos de controlo que melhorou bastante o emulador. Só que o pessoal já andou a investigar e descobriu que se continua a poder instalar os jogos que quisermos do DOS, só que agora usando o iPhone Explorer para transferir os ficheiros dos jogos para a pasta do iDOS.

Como tal ainda é possível e apesar de não ser culpa directa do iDOS, é bem provável que a Apple não esteja pelos ajustes e volte a retirar a app da AppStore. Por isso, se apreciam de algum modo esta nostalgia de jogar no iPhone os joguinhos do MSDOS que têm por aí a apanhar pó num cd ou noutro qualquer disco de backup, apressem-se a ir buscá-lo gratuito à AppStore antes que se acabe o que é bom.

update: o iDOS já foi retirado da AppStore

Podem ver este vídeo relativo à primeira versão do iDOS a correr num iPhone e num iPad:





iDOS na AppStore

Sem comentários :

Enviar um comentário