terça-feira, 5 de julho de 2011

Textual description of firstImageUrl

Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico)

Numa altura em que o Acordo Ortográfico começa a marcar presença nas revistas, nos jornais e ecrãs lá de casa, ter à mão um Dicionário da Língua Portuguesa sempre actualizado pode vir bem a calhar.

Esta app gratuita, que nos chega pelas mãos da Porto Editora, conta com mais de 925 000 palavras pesquisáveis, cerca de 265 000 definições, locuções, expressões idiomáticas, provérbios, e uma vasta informação gramatical, entre outras tantas características, e necessita de uma ligação activa à internet para funcionar.


Quando abrimos a app somos brindados com um primeiro ecrã que nos mostra os vários dicionários da Porto Editora também disponíveis na AppStore, para onde saltamos caso seja algum seleccionado. Logo de seguida abre-se o ecrã de “Consultar”, onde se pode ver uma lista com as entradas mais consultadas por todos os utilizadores, e onde podem ser feitas as pesquisas das palavras. 


À medida que vamos escrevendo a palavra na caixa de pesquisa, aparecem em baixo sugestões de palavras começadas com as mesmas letras, as quais podemos seleccionar para visualizar o seu significado. Se por acaso tocarmos nalgum link somos levados para a página da entrada respectiva, mas convém ter em atenção que não existe nenhum botão para voltar atrás, e temos assim que voltar a pesquisar a palavra pretendida outra vez. 


A qualquer momento podemos usar o botão do Acordo Ortográfico em cima do lado direito, para alternar entre o antes e o depois deste mesmo Acordo, podendo também fazer esta alteração nas “Opções”. 

A app conta ainda com a opção “Palavra do dia” onde se pode ficar a conhecer uma nova palavra todos os dias. Para além de ter suporte para o ecrã retina do iPhone 4, vem também preparada para correr num iPad.

Como se trata de uma app gratuita, convém tê-la sempre à mão instalada no iPhone, pois poderá ser necessária em qualquer momento do nosso dia-a-dia.

Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico) na AppStore

Sem comentários :

Enviar um comentário