quarta-feira, 20 de junho de 2012

Textual description of firstImageUrl

TabToolkit

A minha app favorita de tablaturas acabou de ficar gratuita na AppStore, e com a última actualização traz ainda mais funcionalidades. Estou a falar da TabToolkit da Agile Partners, e é de instalação obrigatória por qualquer pessoa que tenha uma ligação à música ou que toque um instrumento musical.


Já havia falado aqui antes da excelente Guitar Pro (onde é possível criar tablaturas), mas comparando as duas, esta TabToolkit é um monstro a nível de funcionalidades, e deixa bem servidos todo e qualquer músico e aprendiz que ande por aí.

Para quem tem a guitarra como seu instrumento favorito, podem ver as tablaturas a ser tocadas em tempo real, com o braço da guitarra em baixo a mostrar onde devem ser colocados os dedos.


As clássicas pautas também estão cobertas por esta excelente aplicação, sendo possível abrandar o tempo da música para que possamos acompanhar os dedos no teclado em baixo, seja para aprender ou simplesmente para praticar aquele nosso tema favorito.


As pautas de bateria já faziam parte de versões anteriores da app, mas agora temos também a visualização da bateria a ser tocada em tempo real, sendo possível observar várias partes da bateria a serem iluminadas a vermelho quando está a passar a música. Muito útil para quem está a aprender uns ritmos mais complexos.


É possível carregar pautas e tabs em texto e PDF para a app, mas se quisermos ter as pistas separadas de cada instrumento, e ouvir a música a ser tocada via MIDI, então temos mesmo de carregar tabs no formato Guitar Pro, Power Tab, ou então o novo formato da Tab Store criado pela Agile Partners.

Usando estes formatos mais inteligentes é possível ter uma música inteira com as pautas e tablaturas dos vários instrumentos que a compõem (até 190 instrumentos diferentes). E aqui é possível ouvir apenas os instrumentos que seleccionarmos, o que é óptimo para fazer uma jam ou quando estamos a aprender uma música nova, sendo também possível alterar o volume de qualquer instrumento individual, e até acelerar ou reduzir a velocidade da música.

Para aqueles que andam a praticar uma determinada parte da música ou aquele solo espectacular, é possível seleccionar apenas uma secção da tab, e colocá-la em loop, para que possamos praticar à vontade sem ter que tirar as mãos do instrumento.


Das novas coisas que a app trouxe também com esta actualização foi uma muito bem vinda Tab Store, onde podemos navegar por inúmeras músicas conhecidas e adquirir aqueles temas que adoramos, os quais podemos agora aprender a tocar de maneira fácil e rápida. Estas tabs são transcrições profissionais multi-track, e que estão ao preço mais baixo possível de 0,79€ / $0.99.

Se não encontrarmos a música que queremos, é possível requisitar qualquer tema à Agile Partners, directamente desta área da Tab Store.

Mas é claro que o mais provável é usarem o browser interno da app e passarem em sites de acordes e tablaturas, como por exemplo o famoso  http://www.ultimate-guitar.com/, de onde podem fazer downloads de tabs em texto ou no formato Guitar Pro (o mais recomendado como é óbvio), ficando imediatamente disponíveis na TabToolkit para serem tocados.

Esta é uma app extremamente completa para qualquer músico ou aprendiz, é universal e está disponível para iPhone e iPad. Não sei por quanto tempo estará gratuita na AppStore, por isso apressem-se a instalá-la, que é daquelas apps altamente recomendadas, e das quais dá gosto ter num iPhone / iPad.




TabToolkit na AppStore (Brasil)

TabToolkit na AppStore (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário