terça-feira, 10 de julho de 2012

Textual description of firstImageUrl

Sky Gamblers: Air Supremacy

Longe vão os tempos do clássico After Burner que se jogava nas máquinas e nas consolas mais antigas. Mas agora temos jogos de Arcada como este Sky Gamblers: Air Supremacy da Namco, que se aproximam bem mais da realidade, providenciando uma experiência de quase simulação, sendo ao mesmo tempo extremamente divertidos como eram os jogos do estilo do antigo After Burner.


E neste jogo há que mencionar logo a qualidade gráfica, porque é absolutamente soberba. O jogo foi apresentado na keynote da Apple junto com a apresentação do novo iPad e o seu ecrã Retina, e não podia ter sido melhor escolhido, que tanto o 3D como a resolução alta e as excelentes texturas estão ao nível do melhor que já se fez para o iOS.


Sky Gamblers: Air Supremacy vem carregado de conteúdos, e aviso desde já que os fãs dos combates aéreos têm aqui um jogo para uma vida, porque há modos de campanha, há missões rápidas, há jogos multi jogador offline e online, tanta coisa para fazer que isto só acaba quando uma pessoa quiser.


Como não podia deixar de ser, existe um modo de tutorial onde nos é explicado tudo sobre os controlos do avião, e como executar as manobras, das mais básicas às mais avançadas. Para o pessoal que não gosta de experimentar novos métodos de controlo mais avançados é logo explicado o modo de controlo mais básico, com botões clássicos no ecrã para acelerar, diminuir a velocidade, virar, etc.

Mas logo de seguida são explicados os novos controlos, que no meu ponto de vista estão muito bem pensados. Rodar o iPhone para fazer rodar o avião, polegar para a esquerda e direita faz com que o avião vire para a direita ou esquerda na horizontal, polegar para cima acelera, e o polegar para baixo reduz a velocidade e trava o avião. O polegar do lado esquerdo ainda pode ser usado para activar os flares, porque o do lado direito será usado para activar todo o tipo de armamento pesado, desde a metralhadora aos mísseis.

Manobras mais radicais também são explicadas neste tutorial, mas são todas bem simples de executar, passando por deslizar com o dedo no ecrã da esquerda para a direita, de cima para baixo, e vice-versa. Seja como for basta passar pelas opções dos controlos onde podemos alterar estas configurações, inclusive activar um modo de simulador, que dá um controlo absoluto sobre o avião.


A vista que temos do jogo pode ser estilo simulador, onde nos situamos no interior do cockpit, ou então, o modo mais famoso entre a maioria dos jogadores, a vista de fora. Existem várias visualizações de câmara e podem ser alternadas facilmente carregando no botão da câmara situado no centro do ecrã em cima.

O modo de campanha conta-nos uma história que tem a sua piada, colocando-nos na pele de um piloto que se vai ver envolvido numa conspiração, e um grupo secreto de pilotos de elite chamado Sky Gamblers. É óbvio que estas cenas, que são contadas num formato estilo banda desenhada, servem apenas para ligar os vários combates e missões que temos pela frente, que são de facto aquilo que mais interessa no jogo.


Para além das missões do modo de campanha, existem ainda vários desafios para completar, um modo de Dog Fights que conta com 100 combates frente-a-frente, um modo de sobrevivência bem ao estilo dos jogos de Arcada onde temos de sobreviver às constantes vagas inimigas, e ainda um modo multi jogador.

Este modo multi jogador pode ser em combates offline com amigos ligados via WiFi, ou então online, conectados via Game Center para combates juntos contra o mundo, ou Dog Fights um contra o outro, ou então partir para os combates todos contra todos, onde temos os suspeitos do costume: Free for All, Team Death Match, Capture The Flag, Defend The Base, e isto tudo sendo possível ter até 8 jogadores no ar em confronto directo online (com voice chat incluído para os menos tímidos).


Há algo que pode ser considerado desnecessário por alguns, mas que está presente neste jogo. No menu principal existem vários aviões que podem ser adquiridos através de compras in-app, isto especialmente dirigido para todos aqueles que gostam de personalizar a sua experiência nos jogos online, e não só.

A qualidade deste jogo é incrível, e está bem ao nível dos melhores jogos de consola que andam por aí. Poder ter um jogo com esta potência na palma da mão, num iPhone ou mesmo no novo iPad (que é onde o jogo brilha de facto) é espectacular, mas posso dizer que até mesmo no primeiro iPad o jogo comporta-se muito bem.

Sejam apreciadores de jogos Arcade mais ao estilo do clássico After Burner, ou mesmo dos simuladores de aviões, vão ficar muito bem servidos com este jogo, e têm aqui garantidas horas e horas de diversão e explosões no ar. Como se trata de um jogo universal, pode ser instalado igualmente num iPhone e num iPad, o verdadeiro dois em um, o que é aqui totalmente justificado.



Sky Gamblers: Air Supremacy (Brasil)

Sky Gamblers: Air Supremacy (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário