quinta-feira, 18 de abril de 2013

Textual description of firstImageUrl

FX Photo Studio

Aqui está uma app que já tem uma certa idade na App Store, mas que tem vindo a ser actualizada em conformidade ao longo do tempo. Estou a falar da FX Photo Studio da MacPhun, uma excelente ferramenta para corrigir e aplicar filtros nas fotos que tiramos com o iPhone.



Mal abrimos a app deparamo-nos com uma flor, imagem de marca da app, e no centro podemos ver uma lente que reflecte a nossa própria imagem no seu interior. É um pormenor com piada, e é algo que pode ser ajustado nas opções da app, para que use a câmara frontal do iPhone, ou a da parte traseira.

Esta app gaba-se de ter um grande número de filtros e efeitos para aplicar, e é bem verdade, temos aqui quase 200 filtros para melhorar substancialmente as nossas fotos. Podemos navegar nesta lista de efeitos por categorias, ou correndo a lista na sua totalidade, ou escolhendo apenas aqueles que marcarmos como favoritos.

É também aqui que podemos aceder aos Presets, uma das funcionalidades mais interessantes desta app, onde podemos guardar uma série de acções como um Preset, sendo extremamente fácil aplicar uma data de filtros e correcções a outras imagens com apenas um toque de um botão. Estes Presets podem ser partilhados com outras pessoas através de um simples código, que deve depois ser introduzido nas suas respectivas apps.

Para além de todos os filtros que podemos aplicar, temos também os ajustes básicos de correcção de imagem, como cortar, rodar, brilho, contraste, saturação, e outros mais complexos como a opção de colorir ou descolorir certas partes da imagem, desfocar zonas específicas, inserir texto e etiquetas, marcas de água, etc, etc.



Outra ferramenta potentíssima e que devia ser obrigatória em outras apps de fotografia, são as máscaras, as quais podemos aplicar facilmente em qualquer um dos efeitos escolhidos, bastando tocar no botão de edição de máscaras, pintar com o dedo a zona a mascarar, e depois escolher a intensidade e opacidade do efeito, que será aplicado apenas nessa área delimitada.

Temos aqui a possibilidade de aplicar filtros sobre filtros, o que dará para obter milhares de resultados distintos, escolher máscaras já usadas anteriormente (para que não seja necessário desenhá-la novamente), e obter fotos na resolução máxima do iPhone (ou mesmo até numa mais baixa, o que pode melhorar e acelerar a performance da app em alguns casos).

A nível de importação de imagens, podemos obtê-las da camera roll, tirar uma com a câmara integrada, importá-las da pasta de documentos interna da app, ou mesmo até do Facebook, que acede inclusive às fotos públicas dos nossos amigos.

Podemos depois exportar as fotos para algumas das redes sociais mais conhecidas (Twitter, Facebook, Flickr, Instagram), enviá-las por Email, guardá-las na camera roll, enviá-las para a área de transferência de outras apps, imprimi-las, e até gravá-las na área de documentos da FX Photo Studio, para que fiquem ali à mão para serem trabalhadas noutra altura mais conveniente.

Não pensem que esta FX Photo Studio é apenas mais uma app de fotografia, que algumas das ferramentas disponíveis, como as máscaras ou os Presets, não se encontram facilmente em qualquer outra app que exista na App Store. Se acharem que os filtros não são suficientes, podem ainda adquirir pacotes de efeitos extra, mas não me parece de todo necessário.


FX Photo Studio na App Store (Brasil)

FX Photo Studio na App Store (Portugal)


Tamanho: 69.2 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário