quarta-feira, 8 de maio de 2013

Textual description of firstImageUrl

Dots: A Game About Connecting

Quem me acompanha aqui no blog já sabe o que a casa gasta, jogos de puzzles e quebra cabeças são uma constante. Por isso não podia deixar de falar deste Dots: A Game About Connecting da Betaworks One, um jogo viciante do género match-3 que podem encontrar grátis na App Store.


Este Dots foi lançado a semana passada, e atingiu num instante o Top da App Store de vários países, o que é um óptimo sinal. E é fácil perceber porquê, dentro de uma mecânica aparente de match-3 com uns ligeiros twists, é a simplicidade do jogo que é eficaz ao ponto de nos deixar completamente agarrados.

A ideia é eliminar os pontos coloridos do ecrã, e para o fazer basta juntar dois ou mais pontos da mesma cor, na horizontal ou vertical (é impossível juntar pontos na diagonal). Como o único objectivo e incentivo será atingir a maior pontuação que conseguirmos, podemos e devemos tentar juntar o maior número de pontos de uma só vez, que quanto maior a cadeia eliminada, mais subimos na tabela de pontuação.


Mas melhor que cadeias enormes, é mesmo conseguir eliminar um quadrado (uma caixa fechada), que causará de imediato uma explosão violenta, retirando do ecrã todos os pontos da mesma cor (e por conseguinte obtemos uma soma considerável para adicionar à nossa pontuação final).

Em cada jogo que fazemos ganhamos pontos (sim, pontos, sempre pontos, pontos em todo o lado), e com estes pontos podemos comprar algumas ajudas preciosas. Um relógio que pára o tempo durante 5 segundos (que nos dá mais algum tempo para fazer umas combinações extra), uma ajuda que encolhe um qualquer ponto do ecrã, e outra com o efeito inverso, que expande, trazendo mais pontos da mesma cor para o tabuleiro (é possível adquirir estas ajudas através de compras in-app, mas não me parece que seja necessário).

Aqui não há um modo zen, pois estamos sempre a jogar contra o tempo, e se calhar é por isso que nos viciamos facilmente quando tentamos fazer apenas mais um jogo, e outro, e outro, para ver se conseguimos uma pontuação mais alta.

Vejam aqui em baixo um vídeo do jogo em acção, e preparem esses neurónios e esses dedinhos, que os vossos níveis de stress estão prestes a subir por aí acima. A nível de gráficos e animações está muito bem conseguido, assim como ao nível sonoro, mas recomendo que desliguem o som no menu, porque só assim podem desactivar a vibração que se dá sempre que explode um quadrado (quem avisa, amigo é).




Tamanho: 6.0 MB




Sem comentários :

Enviar um comentário