quarta-feira, 19 de junho de 2013

Textual description of firstImageUrl

CIA : Operation Ajax the Interactive Graphic Novel for iPhone

Com o filme Argo ficamos a saber como foram resgatados alguns diplomatas americanos do Irão usando uma equipa de filmagem fictícia como camuflagem, e à medida que vão sendo revelados os conteúdos de muitos documentos secretos da CIA, ficamos a conhecer melhor algumas das operações e conspirações da Central de Inteligência americana, que acabaram por mudar os destinos do mundo.

Ainda com o Argo em mente, caminhamos uns anos para trás no tempo, e chegamos a este CIA : Operation Ajax da Cognito Comics, um magnífico comic interactivo com som, onde ficamos a conhecer os eventos que nos levaram até ao Irão dos dias de hoje.



Esta espectacular Novela Gráfica conta-nos a história verídica da conspiração orquestrada pela CIA, com o apoio do governo dos Estados Unidos e até de Inglaterra (Winston Churchill a mover-se nos bastidores na altura), que deitou por terra a democracia no Irão em 1953.

Já se sabe que os interesses são muitos, mas aqui temos o suspeito do costume, o petróleo, o ouro negro, e o problema que foram as nacionalizações de companhias petrolíferas inglesas quando Mosaddegh subiu ao poder, libertando o seu povo e trazendo a democracia ao país.


O enredo e a trama deixa-nos agarrados ao livro horas a fio, mas o que salta de facto à vista, são todos os conteúdos incluídos nesta app, como fotos e documentos oficiais que eram até há bem pouco tempo secretos (assim como dossiers sobre todos os personagens envolvidos), e ainda vários vídeos que podemos assistir dos acontecimentos da altura (estes conteúdos vão sendo sugeridos na devida altura enquanto estamos a ler o comic, e podemos passá-los à frente se assim o quisermos).

A maioria das cenas do livro são interactivas e animadas de forma espectacular, e toda a novela gráfica é acompanhada de efeitos sonoros em cada página, e ainda de uma banda sonora bem adequada à trama que se vai desenrolando. Se apreciam um bom thriller, e gostam de ler banda desenhada, então aproveitem para instalar este magnífico livro interactivo, que não se irão arrepender. O livro é de instalação gratuita, mas para aceder a todos os seus conteúdos é necessário desbloqueá-lo através de uma compra in-app.


CIA : Operation Ajax na App Store (Brasil)

CIA : Operation Ajax na App Store (Portugal)

Tamanho: 484 MB




Sem comentários :

Enviar um comentário