quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Textual description of firstImageUrl

5i RTP - 5ParaAMeiaNoite

Estreou ontem pela primeira vez na televisão Portuguesa, uma app "Second Screen" que nos permite interagir em directo com programas de televisão. A app é a 5i RTP - 5ParaAMeiaNoite da Rádio e Televisão de Portugal S.A., e o programa escolhido foi o 5 Para a Meia-Noite de ontem, apresentado pelo grande Nuno Markl.


A ideia é que a app 5i venha a interagir no futuro com vários programas da RTP, mas de momento, o pioneiro e único programa que está disponível, é o 5 Para a Meia-Noite, que passa todas as noites na RTP1.

Com esta app podemos escolher qual o apresentador que queremos ver, e a partir daí aceder à programação dos programas anteriores, às informações sobre os próximos convidados, visualizar o programa em directo, ou mesmo até rever os programas anteriores directamente na app.


Como app "Second Screen", permite-nos interagir com o programa quando este está a emitir em directo. Podemos partilhar opiniões e ideias no chat com outros telespectadores, fazer perguntas aos convidados, votar na pergunta do dia (e quaisquer outras loucuras que estejam para votação no decorrer do programa, como por exemplo pôr o Zé Pedro Vasconcelos a fazer malabarismos com fogo, ou a andar de monociclo).

Podemos ainda aceder a Extras, Bloopers e Vídeos exclusivos lançados durante o programa, e passar pela secção bigodificar, que irá permitir colocar todo o tipo de adereços (BIGODES) nas nossas fotos, para podermos assim participar da loucura que impera muitas vezes no programa.

Se por acaso estivermos a visualizar uma gravação do programa na televisão, é possível sincronizar a app com o programa (através do som da televisão ou do computador), para que nos sejam revelados os extras do programa em questão.

É de louvar a iniciativa, e é certo que não podiam ter escolhido melhor programa para arrancar com esta app 5i. Gostava no entanto que a app preenchesse o ecrã inteiro dos iPhone 5+, e que não houvesse qualquer publicidade presente nos menus, que acaba por se tornar chata e deselegante, e já existe que chegue na televisão.

A app é gratuita, e está disponível para iPhone, iPad, e Android. Podem ver aqui em baixo o vídeo de apresentação desta iniciativa "Second Screen" da RTP, e até como utilizar a app no site do 5 Para a Meia-Noite.


5i RTP - 5ParaAMeiaNoite na App Store (Brasil)

5i RTP - 5ParaAMeiaNoite na App Store (Portugal)

Tamanho: 21.5 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário