quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Hyperlapse from Instagram

Já foram partilhadas mais de 20 biliões de fotos no Instagram, e com a introdução do vídeo na app, começaram a aparecer também os pequenos filmes até 15 segundos. Agora temos mais uma ferramenta nova, a Hyperlapse from Instagram, uma app que nos permite criar os famosos vídeos acelerados em time-lapse, mas com uma estabilização de imagem automática espectacular, o que lhe dá um look cinematográfico profissional e hipnotizante.




São várias as apps que nos permitem criar vídeos em time-lapse, mas aqui temos algo bem diferente, uma espécie de hyperlapse (que é normalmente o clássico time-lapse mas com a câmara em movimento, usando um tripé), só que aqui não são usadas fotos tiradas de x em x segundos, mas sim vídeo que é filmado em tempo real, e depois acelerado.

Na técnica de hyperlapse clássica é usado normalmente um tripé para se obter um vídeo fluído e estável, mas aqui a app guarda a informação do movimento obtida pelo giroscópio do iPhone, que é depois usada para estabilizar a imagem do vídeo final. Vídeo este que é usualmente calculado em tempo real mal acabamos de filmar, não sendo necessário qualquer tempo de processamento adicional (como acontece nos sistemas intensivos que analisam imagem a imagem para estabilizar um vídeo).

A app é extremamente simples, e é o ideal para o efeito pretendido, partilhar rapidamente numa qualquer rede social (Instagram, Facebook, YouTube, etc). Basta tocar no botão para começar a filmar, e tocar no mesmo botão para parar de filmar (convém ter uma cena bem iluminada, senão recebemos um aviso para o facto de estarmos perante um ambiente escuro).

De seguida podemos ver o nosso vídeo já em acção a toda a velocidade, por defeito a 6 vezes a velocidade normal. Temos um slider para ajustar a velocidade, entre 1x e 12x, e se tocarmos no ecrã podemos verificar em tempo real o vídeo original tremido, caso não fosse efectuada a potente estabilização de imagem interna da app.

Depois de escolhida a velocidade ideal, podemos guardar o vídeo no rôlo de câmara, ou enviá-lo de imediato para o Instagram (terá de ter menos de 15 segundos neste caso, e o vídeo será recortado para um formato quadrado). Se não quisermos decidir no momento, podemos voltar para o ecrã principal e continuar a filmar, ficando pendentes todos os vídeos não tratados, a aguardar que voltemos mais tarde para os editar e posterior gravação ou partilha.

Seja para filmar um pôr do sol, uma viagem na montanha russa, um passeio de bicicleta, uma rua animada com carros e pessoas, a nossa imaginação e criatividade não têm limites para o que podemos conseguir com esta magnífica app. Tenham em atenção que um iPhone 4 apenas consegue filmar 10 minutos no máximo, e um iPhone 5 ou melhor, até 45 minutos. Este tempo já dá perfeitamente para condensar um belíssimo pôr do sol de 40 minutos em apenas 10 segundos, por exemplo.

Nota: se tocarem 4 vezes com 4 dedos em simultâneo no ecrã, podem aceder ao menu Labs da app, onde poderão activar o modo Hyperlapse Extreme, que permite ultrapassar a barreira das 12x, e ir até à estonteante velocidade de 40x.


Hyperlapse from Instagram na App Store (Brasil)

Hyperlapse from Instagram na App Store (Portugal)

Tamanho: 10.9 MB


Sem comentários :

Enviar um comentário