sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Textual description of firstImageUrl

MultiCam - Set Focus/Exposure After Shoot

Com as novas funcionalidades do iOS 8 as apps de fotografia podem agora aceder ao foco manual e exposição manual da câmara do iPhone. Isto tem sido usado por algumas apps para controlar estes parâmetros em tempo real no momento em que tiramos a foto, mas é particularmente interessante quando é usado para tirar uma foto e escolher mais tarde qual a zona de focagem e qual a luminosidade que queremos realmente obter.
É exactamente isso que podemos fazer com esta MultiCam - Set Focus/Exposure After Shoot da Lucky Clan.



Não sabem bem qual zona focar numa determinada cena? Não se preocupem, que esta Multicam tira uma série de fotos com diferentes zonas de focagem, permitindo-nos escolher mais tarde qual o elemento que queremos ver focado, e também qual a foto mais bem exposta. Depois basta deslizar um pequeno botão para os lados para que actue como uma espécie de foco manual, transitando suavemente entre as várias fotos, cada uma com um ponto de focagem distinto, e diferentes níveis de luminosidade.

A app deixa-nos escolher o número de exposições diferentes a registar (uma única, 3 exposições ou 4), ideal para situações em que não temos a certeza se a iluminação é a mais correcta, e permite-nos seleccionar entre uma única zona de focagem, 12 ou 15 zonas graduais (partindo do Macro até à distância máxima), e até uma opção de 9 zonas de focagem por área, dispostas numa grelha 3 por 3.

Para que a Multicam funcione da melhor forma, convém não abanar o iPhone quanto estamos a recolher as imagens, mas não é muito grave se o fizermos. Ao deslizarmos os controlos de exposição e focagem pela primeira vez, nota-se uns pequenos saltos entre as imagens, mas depressa passamos para uma transição suave, parecendo que estamos de facto a controlar uma máquina fotográfica manual no momento em que estamos a tirar a foto.



Na galeria interna da app são guardadas todas as imagens originais (com a informação do número de exposições e zonas de focagem sobrepostas na miniatura), onde podemos afinar cada uma delas ao nosso gosto, e gravar depois uma cópia para o rôlo de câmara. Podemos apagá-las da galeria se quisermos, ou então mantemos estas fotos originais para voltarmos a fazer ajustes noutra altura, e assim obter imagens finais sustancialmente diferentes.

Os resultados criativos que se podem obter com esta app são imensos, tornando-a ideal para "fotografia de estúdio", mas também espectacular para fotos no exterior onde temos diferentes elementos separados por alguma distância entre si. A app custa pouco mais que um ou dois cafés, e é a primeira que vi deste género desde que foi lançado o iOS 8 e os controlos manuais para a câmara fotográfica.

A Luckyclan e o seu fundador Sylwester Los, vêm mais uma vez trazer um software magnífico para trabalhar com a câmara do iPhone, como já tinha sido o caso com a SlowCam - Realtime Slow Motion Video Camera, e com a fantástica Videon - Video Camera with Zoom and Editor.


MultiCam - Set Focus/Exposure After Shoot na App Store (Brasil)

MultiCam - Set Focus/Exposure After Shoot na App Store (Portugal)

Tamanho: 0.9 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário