sábado, 13 de dezembro de 2014

Textual description of firstImageUrl

Workflow: Powerful Automation Made Simple

Uma app que tenho na barra de apps fixa do iPhone é a Launch Center Pro, pois permite-me realizar uma série de coisas de forma rápida e prática. Agora há outra app para iOS que é ainda mais potente e até combina de uma forma perfeita com a Launch Center Pro. Estou a falar da Workflow: Powerful Automation Made Simple da DeskConnect, uma app de automatização de tarefas que podem encontrar na App Store em promoção a um preço especial de lançamento.



Esta app permite realizar uma série de acções que não pensava possível num iPhone ou iPad, mas o que é certo é que os criadores por detrás deste belo software, conseguiram fazer algo incrível, combinando dados entre apps que à partida não pareceria possível.

Algumas coisas rápidas que podemos fazer com ela são por exemplo, estar a visualizar uma página no Safari e com um toque num botão enviar essa página para um PDF e enviar por Email logo de seguida (ou abrir no iBooks), ou então visualizar todas as imagens de uma página WEB, fazer a transferência de um ficheiro e de seguida enviar para o nosso espaço na iCloud ou Dropbox, tirar fotos e criar um GIF animado, enviar uma mensagem personalizada para um contacto com a nossa localização e o tempo que vamos demorar a chegar a casa, ler em voz alta uma página WEB (ou qualquer texto), etc, etc.

A app conta com mais de 100 acções diferentes, distribuídas por categorias como Contactos, Calendário, Mapas, Música, Fotos, Câmara, Lembretes, Safari, AirDrop, Twitter, Facebook, Dropbox, Evernote, Documentos iCloud, etc.

Não é possível aceder a estes atalhos através de um widget na central de notificações (por causa das regras apertadas da Apple), mas podemos abri-los directamente na App, através das extensões em qualquer app, ou mesmo através de ícones que podemos inserir no homescreen (um ícone que faz uma telefonema para um contacto favorito, envia uma mensagem, email, ou algo mais complexo como "estou na rua tal, e demoro 5 minutos a chegar a casa", com um único toque).



Gostam de ir a restaurantes de sushi ou querem procurar o café mais próximo da vossa localização? Porque não um ícone no ecrã que vos mostra imediatamente quais os estabelecimentos mais próximos e vos dá logo as indicações para o local no mapa. Ou então visualizar os eventos com localização que têm no calendário, sendo possível ver de imediato uma foto no StreetView desse local, e começar a navegação a pé ou de carro nos mapas da Apple.

A Workflow pode parecer bastante complicada, e até pode ser tendo em conta tudo aquilo que podemos fazer com ela, mas esta conta com um interface bem simpático que nos permite criar as acções, bastando arrastar os blocos de acções para uma lista que corre de cima para baixo, até chegar ao seu final.

Ao abrirmos a app pela primeira vez somos "forçados" a criar um "workflow" (uma acção para criar GIFs animados), para ficarmos a perceber logo como é que tudo se processa. Temos de arrastar um bloco que activa a câmara fotográfica e nos permite tirar um determinado número de fotos, e depois um bloco "Make GIF", que trata de juntar as fotos todas, e colocá-las em Loop se assim o quisermos, e depois arrastar um bloco "Quick Look" para nos mostrar o GIF em acção. A partir daqui podemos guardá-lo no rôlo de câmara ou partilhá-lo com alguém, mas são coisas que também podem ser automatizadas na própria acção no lugar do "Quick Look", ou acrescentadas logo de seguida na lista de acções.

Para não nos assustarmos muito logo à partida, podemos apenas navegar pela galeria, que conta já com diversas acções, as quais podem ser adicionadas à nossa lista de worflows (onde podemos editar à nossa medida). Qualquer acção criada por nós pode ser partilhada com outros utilizadores, bastando submeter à galeria, por isso não deve tardar muito a aparecer acções espectaculares, da mesma maneira que aconteceu com a IFTTT quando começou a ficar mais famosa.

Outra solução engenhosa é a possibilidade de podermos adicionar qualquer acção à Launch Center Pro, ficando o acesso a diversas tarefas ainda mais rápido, para quem usa esta belíssima app de grande produtividade. E claro, os utilizadores avançados podem brincar com scripts onde têm acesso a coisas como variáveis, ciclos e condições IF, tratamento de texto (input e output, text from html), matemática, aceder ao flash, à luminosidade do ecrã, alertas, notificações, vibração do iPhone, etc, etc.

Podem ver aqui neste PDF as centenas de acções que podem criar.

E têm aqui por exemplo um Workflow que faz o download de um vídeo do YouTube.

Se querem acelerar uma série de tarefas que costumam realizar com regularidade no iPhone ou iPad, ou mesmo fazer coisas que nunca pensaram ser possível (comprimir um vídeo e enviá-lo por AirDrop para um amigo, com um toque), têm de experimentar esta app, pois as possibilidades de automatização são infinitas.

Actualização: A app foi adquirida pela Apple, e está agora permanentemente grátis na App Store.


Workflow: Powerful Automation Made Simple na App Store (Brasil)

Workflow: Powerful Automation Made Simple na App Store (Portugal)

Tamanho: 17.8 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário