quinta-feira, 19 de março de 2015

Textual description of firstImageUrl

Dark Echo

Que ideia brilhante para um jogo, transformar-nos num autêntico Daredevil, o super herói cego da Marvel, para navegar um labirinto carregado de perigos, guiando-nos apenas pelo som. Estou a falar do soberbo Dark Echo da RAC7 Games, um jogo que está hoje grátis na App Store.


Este é um daqueles jogos que não vai lá com os screenshots, como se pode ver pelas obras de arte abstractas aqui em cima e em baixo. Mas eu explico, os pés são os nossos, e as linhas que nos rodeiam, são ondas de som reflectidas nas paredes e objectos, algo como a ecolocalização, usada por golfinhos e morcegos.

O nosso objectivo é navegar o labirinto às escuras, até encontrarmos a porta da saída. Temos aqui 80 labirintos para enfrentar, e depressa percebemos que não estamos sozinhos, transformando-se esta pequena viagem numa autêntica experiência de terror.

Para nos movermos basta tocar com o dedo no ecrã, e mantendo pressionado faz com que o nosso personagem se mova nessa direcção. Ao andar ouve-se o barulho dos sapatos no chão, criando um espectáculo de ondas sonoras, que nos vão mostrando o que temos pela frente no caminho.


Se mantivermos o dedo sobre os nossos pés durante 1 segundo ou mais, faz com que o nosso herói bata com o pé no chão, emitindo ainda mais barulho, e permitindo-nos ver um pouco mais longe. Sendo assim, até parece fácil não é? O problema é aquela parte que eu referi mais acima, de que não estamos sozinhos.

Pois é, depressa percebemos que as linhas brancas são apenas o reflexo do som dos nossos pés, as linhas amarelas provêm de interruptores que podemos activar para abrir novas passagens ou portas, as linhas azuis indicam a presença de água (que faz muito barulho e atrasa o nosso movimento), as linhas brancas com uma luz mais intensa representam a porta de saída, e as vermelhas representam aquilo que nos vai matar se cruzarmos o seu caminho.

Não convém atravessar o caminho do mal, representado pelas linhas vermelhas, e claro, há que fazer o mínimo de barulho possível, pois o mal vem atrás de nós. Na maioria dos labirintos, e especialmente quando estiver por perto, não convém bater com o pé, nem andar normalmente, pois o barulho dos sapatos irá atrair este mal, que virá atrás de nós para nos matar.


Há portanto outro modo de caminhar, bem mais lento, como se estivessemos a rastejar ou a andar pé ante pé, bastando dar pequenos toques no ecrã, nunca deixando o dedo a pressionar constantemente o ecrã. Assim não fazemos barulho, mas também vemos muito pouco do caminho que temos pela frente. Em níveis mais avançados poderemos ainda atirar pedras para enganar os monstros, abrindo caminho para escaparmos sãos e salvos.

Este é um jogo que deve ser jogado com headphones, porque metade da piada do jogo vem daí mesmo, dos sons que ouvimos à nossa volta, das gotas de água que "iluminam" o caminho, dos ruídos estranhos, do ruído dos nossos passos, e do barulho ensurdecedor dos monstros quando nos perseguem.

Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e instalem-no já enquanto está grátis na App Store, que esta é uma experiência como nunca viram (ou ouviram) na App Store. Têm mesmo de jogar este Dark Echo, e com os headphones nos ouvidos, porque um bom susto nunca fez mal a ninguém. ;)


Dark Echo na App Store (Brasil)

Dark Echo na App Store (Portugal)

Tamanho: 54.6 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário