segunda-feira, 23 de março de 2015

Textual description of firstImageUrl

Enlight

Está em destaque na App Store, e é a novíssima ferramenta de fotografia especialmente dirigida para todos os iPhoneógrafos espalhados por esse mundo fora. Estou a falar da app Enlight da Lightricks Ltd., um autêntico laboratório fotográfico para fazer o impossível e inimaginável com as nossas fotos.


A app tem um interface bastante interessante, e pode ser usada com o iPhone na vertical ou na horizontal, verificando-se de imediato que a posição das ferramentas e restantes menus mudam de posição conforme a orientação da app.

Depois de seleccionada uma foto do rolo de câmara, aparece-nos um menu com todas as ferramentas disponíveis nesta grande app (Tela, Imagem, Filtros, Ferramentas, Artístico, Pincéis, Texto, e Finalizar). Ao tocarmos numa destas opções, abre-se uma nova secção com uma série de subcategorias, perfazendo dezenas e dezenas de ajustes que temos aqui disponíveis para manipular as nossas fotos.

Como app de edição de imagem, esta Enlight é potentíssima, e não há nada que não se possa fazer aqui. Rodar, cortar, endireitar, ajustes de luz e cor, são os ajustes básicos do costume, mas logo de seguida temos coisas potentes como ajustes de sombras e brilhos, opção de claridade e HDR, uma secção toda dedicada à cor e tonalidades, curvas com histograma activo em tempo real, correcção de perspectiva, vários tipos de distorção com pincel, e todos estes ajustes podem ser aplicados com uma máscara apenas a determinadas zonas da imagem.

Aqui temos também uma ferramenta espectacular para redimensionar a imagem na horizontal e vertical, permitindo manter intactas algumas zonas previamente seleccionadas com o pincel, conseguindo assim um novo enquadramento para a foto.

Filtros predefinidos não faltam, e há aqui para todos os gostos, a simular filmes vintage e câmaras antigas, gradientes, efeitos de luz, estúdio preto e branco, e todos eles com a possibilidade de ajustar a intensidade do efeito geral.


Pintar sobre a imagem com vários pincéis (usando cores sólidas, transparentes, ou efeitos especiais), inserir texto e ajustá-lo ao nosso gosto, inserir molduras interiores e exteriores, e fazer colagens com uma série de fotos, são mais algumas das possibilidades nesta Enlight.

Para os artistas, há uma secção bem completa para transformar qualquer imagem numa pintura ou desenho a lápis, com tantos ajustes possíveis de fazer, que nem sabemos bem por onde começar. Como se pode ver nos screenshots aqui em cima, podemos sobrepôr imagens para obter obras completamente originais, e até criar autênticos graffitis com as nossas fotos.

A imagem final é de alta resolução, e temos a possibilidade de gravar como PNG, que não tem qualquer compressão, mantendo a imagem original com a sua qualidade máxima. É possível guardar as imagens que estamos a trabalhar como sessões, podendo retomar qualquer uma delas noutro momento, ideal mesmo até para quando estamos a tratar várias imagens em simultâneo para um só projecto.

Com opções para adaptar imagens directamente para o Instagram, inserir stickers nas imagens, templates para criar memes para partilhar nas redes sociais, e acesso a múltiplos UNDOs, tenho mesmo de dizer que esta é uma das apps de fotografia mais completas e profissionais da App Store. Com o seu sistema de ajuda interactivo, que explica para que serve cada efeito e como aplicá-lo, este é o verdadeiro manual da app, que não nos deixa às escuras, e nos permite experimentar tudo sem medos.

Se levam a sério a fotografia no vosso iPhone, aproveitem para agarrar esta belíssima app enquanto está a um preço reduzido de estreia a 50%, que em breve subirá para um preço bem mais alto.


Enlight na App Store (Brasil)

Enlight na App Store (Portugal)

Tamanho: 97.3 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário