sexta-feira, 1 de abril de 2016

Textual description of firstImageUrl

Speedafari – Speed Up Safari on Slow 3G, Edge, and Wifi Networks

Com o iOS 9 foram introduzidos os bloqueadores de conteúdo para o Safari, permitindo bloquear cookies, imagens, pop-ups, etc. Há vários bloqueadores de conteúdo gratuitos na App Store, mas este Speedafari – Speed Up Safari on Slow 3G, Edge, and Wifi Networks de Olof Ahreus Lunnemark, acabou de ganhar um lugar permanente no meu iPhone, por ser tão prático de usar, ao contrário dos outros.


Este Speedafari vem com o mote de permitir carregar mais rápido as páginas web, poupar bateria, e gastar menos dados. E é bem verdade, com um bloqueador de conteúdos activo, podemos aceder facilmente a um site quando estamos com a ligação à net muito fraca (abaixo de 3G), ou quando precisamos de poupar nos dados, passando um site normal de 1,5MB para uns parcos 35 KB.

Claro que isto é feito bloqueando imagens, anúncios, scripts e outros conteúdos, mas nesta app pode ser configurado em tempo real em 3 níveis diferentes. Um mais fraco que apenas bloqueia scripts e anúncios (o que já nos poupa uns bons megabytes), um nível médio que bloqueia isto tudo, e mais scripts e imagens, e um nível muito alto que apenas carrega o html, que é ideal para quando estamos com um acesso à internet muito fraco (2G?).

Onde é que esta app ganhou o meu coração? Com o seu widget para a central de notificações. Com os outros bloqueadores de conteúdo, temos de ir às definições do Safari, para os activar ou desactivar conforme nos apetecer (o que é uma chatice). Há no entanto um truque em que basta pressionar o botão de recarregar do Safari durante uns segundos para pedir o site completo sem usar os bloqueadores de conteúdo activos.

Mas com esta app não é preciso estes truques, basta puxar para baixo a central de notificações, e tocar no botão do widget da Speedafari  para acelerar o Safari ("Speed Up Safari"). Basta abrir o Safari de seguida para notarmos a diferença ao abrir novamente a página que estamos a visualizar. O widget tem as 3 opções que mencionei acima, bastando seleccionar qual o nível de bloqueio que queremos, e já está.

Nos meus testes, para uma página de um jornal conhecido em modo mobile, sem o Speedafari activo, 1,55MB, com o nível baixo gastou 1.10MB, com o nível médio passou para baixo dos 900KB, e no nível mais potente carregou a página gastando apenas 35KB. É claro que isto depende de site para site, mas os ganhos são consideráveis.

Se nos virmos num local com uma péssima ligação à internet, e vemos que a página web que queremos aceder está a demorar uma eternidade para abrir, já sabemos que a solução é activar a Speedafari no widget, de preferência no modo Low (se for um caso mesmo grave de internet fraca), e a nossa vida fica bem mais facilitada. Para além de pouparmos dados, poupamos bateria, e ganhamos tempo, que nos dias que correm, vale dinheiro.


Speedafari – Speed Up Safari on Slow 3G na App Store

Tamanho: 2.8 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário