segunda-feira, 20 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Hopscotch: Make games! Learn to code

Enquanto aguardamos que chegue a espectacular plataforma Swift Playgrounds da Apple, temos na App Store alternativas fantásticas para quem quer meter mãos à obra, e fazer os seus próprios jogos ou animações. É este o caso da Hopscotch: Make games! Learn to code. Coding made easy! Programming for everyone. da Hopscotch Technologies, uma app gratuita e intuitiva que nos permite programar com simples blocos.


Há jogos onde temos de "programar" para concluir os níveis com sucesso, como é o caso do belíssimo Human Resource Machine ou o Cargo-Bot para iPad, mas aqui em Hopscotch teremos que programar para criar o jogo, e só depois jogá-lo.

Ok, isto não é bem verdade, porque mal entramos na app, percebemos que podemos simplesmente avançar para os vários projectos de jogos que existem na plataforma, e começar a jogar sem demoras. O que é interessante nisto, é que podemos escolher um qualquer jogo, abri-lo, ver os seus blocos de programação (o seu código), para copiar ou adaptá-lo à nossa ideia de jogo.

A plataforma é bastante simples, mas pode elevar-se a um nível de complexidade bem alto, se assim o quisermos. Os blocos a inserir no projectos passam por acções (como "ao iniciar o jogo fazer isto", ou "repetir para sempre"), objectos (figuras geométricas e outros), e todo o tipo de comandos adaptados para jogar com um iPhone ("tocar no ecrã para fazer saltar objecto", "incrementar um número", "rodar objecto x graus", "mover objecto x pixeis", etc).

Para além de podermos ver o que está por detrás dos variadíssimos jogos e animações que existem na plataforma, é possível ir ao fórum dedicado para ver as ideias de outros utilizadores, ou espreitar o canal de vídeo da Hopscotch no YouTube (basta seguir o link do vídeo em baixo), que tem vídeos que ensinam a fazer o primeiro jogo.

Como não podia deixar de ser, se tivermos completado um projecto com um jogo que nos agrade, e achemos que deve ser partilhado, é possível fazê-lo directamente na app, ficando assim disponível para a comunidade. Toda a gente pode jogar o jogo e ver o seu código para que possam melhorá-lo, construir sobre ele para uma nova ideia de jogo, etc, etc.

Sejam para adultos, ou jovens que estejam a dar os primeiros passos nestas coisas da programação, este Hopscotch é uma ferramenta fantástica que não deixará ninguém indiferente. Ficamos à espera do Swift Playgrounds, onde poderemos de facto aprender uma linguagem de programação enquanto jogamos.


Hopscotch: Make games! Learn to code na App Store

Tamanho: 77.4 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário