quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Super Mario Run

Para além da estreia de Rogue One: A Star Wars Story, hoje é também o grande dia da chegada do Super Mario à App Store. Pois é, a Nintendo lançou hoje o Super Mario Run, o famoso jogo de plataformas que tem milhões de fãs espalhados por esse mundo fora, o qual podem encontrar gratuito na App Store (mas com apenas alguns níveis disponíveis para experimentar de forma gratuita).


Finalmente a Nintendo começa a perceber de que vale a pena investir nas plataforma concorrentes, especialmente com o sucesso que se viu com o jogo Pokémon GO,  e que plataformas como iOS ou Android, são enormes fontes de receita.

Em Super Mario Run temos Mario, o mais icónico dos personagens Nintendo a correr sem parar, com uma mecânica de jogo simplificada em que nos limitamos a tocar no ecrã para saltar. Pode parecer estranho à partida, para os veteranos que jogaram Super Mario nas primeiras consolas, mas rapidamente percebemos que isto funciona muito bem num dispositivo móvel como o iPhone.

E não é um simples salto, como é óbvio, pois este salto pode ser feito de várias maneiras, permitindo manobras mais acrobáticas mediante a combinação bem temporizada dos saltos, duplo salto, saltos entre paredes para subir mais alto, etc, etc. E como não podia deixar de ser também não faltam as homenagens a níveis e personagens bem conhecidos daqueles que já jogaram Super Mario no passado.

Apesar do seu preço puxado (para desbloquear o jogo completo e poder jogar todos os 6 mundos disponíveis), este será quase de certeza um sucesso, e chega num momento crítico que permitirá dar a conhecer o Super Mario a novas gerações que têm crescido já na era dos smartphones e por isso estão menos expostas ao "fenómeno" Nintendo (não chegaram a passar pelas consolas Gameboy, ou Nintendo DS, etc.).

Infelizmente, há alguns pontos negativos a apontar, que mostram que a Nintendo continua agarrada a velhas "manias", e que se podem revelar contraproducentes. Estou a falar do facto do jogo necessitar de uma ligação constante à internet. Algo que a Nintendo diz ser necessário para evitar a pirataria, esquecendo-se que com esta opção deixará de fora muitos jogadores que não querem gastar dados móveis para jogar (diz-se que gastará 75 MB por 1 hora de jogo), ou que não o possam jogar por estarem no metro ou numa viagem de avião, sem ligação à internet.

A Nintendo não se foca completamente na explicação da pirataria, dizendo que esta ligação constante online é necessária para os outros modos de jogo, a saber, um modo onde podemos construir o nosso próprio reino, e um modo de competição online contra outros jogadores, onde poderemos correr contra os seus Super Mario fantasmas, para ver quem é o melhor e mais rápido.

Sejam ou não fãs de Super Mario, ou mesmo de jogos de plataformas / endless runner, este Super Mario Run não deixará ninguém indiferente, e ainda se vai gastar muita tinta digital a falar do mesmo. Vejam aqui em baixo um vídeo de introdução a este novo mundo do Super Mario, e epxerimentem já hoje os primeiros níveis de forma gratuita.


Super Mario Run na App Store

Tamanho: 205 MB




Super Mario Run - Rating: 4

Sem comentários :

Enviar um comentário