terça-feira, 13 de abril de 2010

Textual description of firstImageUrl

Opera Mini

Ora aqui está uma app que eu nunca pensei que conseguisse chegar à AppStore. O conhecido Browser Opera Mini da Opera Software está na AppStore e pode ser adquirido de forma grátis.

Esta foi uma aprovação muito estranha por parte da Apple, visto que a desculpa mais conhecida para rejeitar apps é a da duplicação de funcionalidade. E se um browser não duplica a funcionalidade de uma das apps base do iPhone (Safari) não sei qual app o fará! ;)

Bom, pieguiçes à parte, é um bom prenuncio esta entrada no mundo das apps do iPhone, porque este browser sempre deu muito jeito em vários smartphones, tanto pela sua rapidez a abrir páginas como no que se poupava em tráfego de dados, e parece que aqui no iPhone se passa o mesmo.

O browser é muito rápido e mal o abrimos temos logo na primeira página tudo o que precisamos para começar a navegar. Barra de endereços e pesquisa (Google, Wikipedia, etc...), e 9 atalhos rápidos para páginas que acedemos com mais frequência.


O carregamento das páginas é muito rápido (o conteúdo é comprimido nos servidores da Opera Software antes de ser enviado para o iPhone) e depois da página estar aberta é muito fácil ler qualquer parte da página bastando um toque para fazer zoom in na área respectiva.

Em baixo temos acesso às tabs de várias páginas abertas em simultâneo, e a mudança entre elas é surpreendentemente rápida.


Em qualquer link ou imagem podemos tocar com o dedo durante 1 segundo e abrir-se-á um menu com opções muito úteis, como por exemplo abrir numa nova tab, abrir ou guardar uma imagem, e seleccionar texto que pode ser copiado para o clipboard.


Temos a possibilidade de navegar em ecrã inteiro ficando apenas com dois pequenos ícones de cada lado em baixo (do lado esquerdo uma seta para voltar para trás e do lado direito uma que abre a barra de nevagação), que nos dá bastante espaço para visualizar uma página sem barras extra a chatear.

Acedendo ao menu de ferramentas temos disponível toda uma série de opções obrigatórias, como os favoritos, o histórico, o menu speed dial do início, uma área de páginas gravadas (que podemos visualizar offline mais tarde, imagens e tudo), as definições da aplicação, uma muito útil pesquisa de texto numa página, e a ajuda.


Nas definições temos muitas opções para alterar a maneira como navegamos dependendo também do tráfego que temos disponível para consumir. Podemos por exemplo não carregar as imagens ou diminuir a sua qualidade, mudar o tamanho da fonte do texto para uma melhor leitura. Activar a conhecida "Mobile View" do Opera Mini que formata as páginas de uma maneira mais prática de ser visualizada num ecrã de um smartphone (que depende muito de site para site). É aqui também que se activa o modo de ecrã inteiro, que vem desactivado por defeito. Na opção de privacidade podemos optar por guardar as palavras-passe, activar/desactivar cookies, e limpar tudo (histórico, palavras-passe e cookies).



Ao fecharmos o browser, ele guarda o estado em que ficou, ou seja, se o deixamos aberto numa determinada página, é aí que ele vai estar quando o abrirmos, e se tivermos 10 ou mais tabs abertas, elas ainda estarão lá todas quando iniciarmos de novo o Opera Mini.

Este parece-me um browser muito útil para quem gostar de ter várias páginas abertas ao mesmo tempo e poder navegar rapidamente entre elas. Ou então porque aprecia configurar a navegação mais ao seu gosto (tamanho das fontes, qualidade das imagens, etc). É também uma boa opção para quem estiver em 3G e precisar de uma navegação mais rápida que a disponível no Safari, ou que simplesmente esteja a chegar ao limite do seu plano de dados, e por aqui tem a certeza que estará a gastar muito menos.

Encontrei porém problemas naquelas páginas que estamos habituados a visualizar de maneira impecável no iPhone, como por exemplo os serviços do Google, o Gmail abre numa versão mobile muito pobre (mas rápida), e o Reader nem consegui que funcionasse direito. Outras páginas que normalmente vêm já formatadas para o iPhone também abriram como se estivessemos a aceder no pc, o que é no fundo o tipo de navegação que podemos fazer no Opera Mini, aceder às páginas em tamanho grande como se estivessemos de facto em frente ao nosso computador.

A Opera Mini é gratuita, por isso é instalar e experimentar, e cada um saberá se corresponde às suas expectativas e necessidades. No geral gostei, porque é muito rápida e tem funcionalidades e extensões muito interessantes, quando comparada com o Safari.

Opera Mini na AppStore

2 comentários :

  1. Com os prints de série :P bah não gosto mais de ti :D

    ResponderEliminar
  2. LOL desta vez concentrei-me mais texto que nas imagens ;)

    Mas já experimentaste abrir no Opera Mini o Tralhas Grátis ou a Take ? Espectáculo! :D

    ResponderEliminar