sábado, 25 de junho de 2011

Textual description of firstImageUrl

Viber - Free Phone Calls

A Apple está para lançar no Outono o iOS 5 e com ele o novo sistema de mensagens gratuitas entre iPhones, mas continuará a não haver um modo para fazer chamadas gratuitas ou mesmo o Face Time sobre a rede 3G. É aqui que entra uma app como a Viber - Free Phone Calls da Viber Media Inc, que permite fazer chamadas gratuitas e mandar mensagens entre os seus utilizadores com iPhone através de WI-FI ou 3G.


A tecnologia usada é a VOIP (Voice Over IP), que é já bem conhecida de toda a gente em aplicações como o Skype, e que só é possível se estivermos ligados à internet via WI-FI ou 3G. As chamadas podem ser efectuadas para um utilizador em qualquer parte do mundo, tendo que ter apenas cuidado com os custos associados ao plano de dados se estivermos a aceder à net por 3G. 


O que se destaca nesta app em relação a outras do género é o facto de não ser preciso criar qualquer conta para utilizá-la, e mais importante ainda, não ser necessário estar activa em background para que se possa receber chamadas (ao contrário do Skype). 

A qualidade das chamadas é muito boa, tanto em WI-FI como em 3G (se a rede for boa), e caso não estejamos disponíveis para atender uma chamada recebemos uma notificação em forma de mensagem no ecrã a informar-nos dessa chamada perdida.


A app usa a nossa lista de contactos para fazer a ligação entre outros utilizadores Viber, por isso basta inserir o nosso número de telefone para servir de identificação na rede, convidar alguns amigos e estamos prontos a fazer chamadas. 

A lista de contactos que aparece na app é a mesma que usamos no iPhone e vai sendo actualizada à medida que os nossos amigos vão instalando a Viber, podendo a qualquer momento optar entre ver todos os contactos, ou apenas aqueles que têm a app instalada, para assim se evitarem confusões na hora de fazer uma chamada. 


Uma das últimas funcionalidades que surgiu recentemente na app foi a possibilidade de enviar mensagens para os utilizadores Viber, e sendo esta uma app gratuita é mesmo aconselhável que a espalhem bem entre os amigos e familiares para evitar custos com SMS's.


Está também prometido para breve pelos seus criadores um update que trará suporte para iPod Touch e iPad, que será muito bem vindo. A app até funciona bem num iPad, mas com o aspecto zoom 2x que não é lá muito bonito, por isso venha o suporte ao ecrã grande.

Actualização: Agora é possível mandar mensagens para grupos, temos fundos personalizados no chat, fotos para os contactos, qualidade de som melhorada, partilha de fotos e links, stickers e emoticons, e ainda a possibilidade de falar como num walkie-talkie com a funcionalidade de push-to-talk.

Esta é uma app que recomendo a toda a gente que tenha iPhone ou iPad, e realmente por este preço e qualidade não há que enganar! ;)

Sem comentários :

Enviar um comentário