quinta-feira, 28 de julho de 2011

Textual description of firstImageUrl

Battle Squadron ONE

Quem me acompanha aqui no blog já sabe que ando sempre atento aos jogos do Amiga que aparecem na plataforma iOS. Hoje posso dizer que tenho a correr no meu iPhone a versão mais espectacular e 100% fiel ao seu original no Amiga 500 que alguma vez vi. Trata-se de Battle Squadron ONE da Cope-Com, um dos melhores jogos de shoot'em up na vertical alguma vez criados.


E é com um sorriso enorme que abrimos este jogo, ao ouvir de imediato a espectacular banda sonora no menu de entrada, que arranca de seguida em modo de demo, ao bom jeito dos antigos jogos das máquinas, onde podemos ver o jogo em acção enquanto aguardamos.


Aqui temos um clássico jogo de shoot'em up na vertical, em que temos sob o nosso controlo uma nave que irá avançar sobre os inimigos do planeta Terrainia, na esperança de encontrar os 2 comandantes raptados pelos aliens do Império Barrax.

Existem 3 métodos de controlo e 3 modos de dificuldade, e o meu método preferido é sem dúvida aquele em que a nave segue o nosso dedo, mas têm também disponível um normal joystick e o método de inclinar o iPhone, que funciona muito bem.


Os combates dão-se na superfície do planeta Terrainia, mas existem 3 níveis escondidos nas profundezas do planeta, os quais só deveremos aceder quando tivermos feito os devidos upgrades ao nosso sistema de armas. Podemos fazer até 6 upgrades em cada uma das 4 armas diferentes que temos disponíveis no jogo, e podemos ainda usar o Míssil Nova no decorrer do jogo, que poderá vir a ser bem útil para escapar de situações mais apertadas.

Podemos jogar com o ecrã na vertical ou na horizontal, sendo que nesta última opção podemos tocar na lupa e ficar com todo o ecrã à nossa disposição, sofrendo o jogo uma pequena distorção para se adaptar a este formato mais comprido.


Como é costume nestes jogos, existe no final de cada nível um boss para derrotar, mas não se enganem, que é bem mais fácil morrer com os vários inimigos que vão surgindo antes, como por exemplo aqueles que se parecem com o predador (invisíveis), do que com o boss final.

Dá para perceber pelos gráficos, a banda sonora e os efeitos especiais, o quanto os jogos do Amiga eram avançados para aquela altura (anos 90), e como nos dias de hoje este jogo ainda se aguenta muito bem no meio de tantos jogos de shoot'em up do género que andam por aí a circular.

O jogo está neste momento a 1,59€ na AppStore, e trata-se de uma app universal, que pode e deve ser instalada também num iPad. Se aguardarem uns segundos no menu de entrada sem tocar em nada poderão ver uma demo onde aparecem duas naves a combater, antevendo já o modo multiplayer para 2 jogadores em simultâneo que está para sair num próximo update.

Se já conheciam o jogo Battle Squadron original, não percebo o que ainda estão a fazer aqui a ler estas palavras ;). Se forem apreciadores de um bom jogo shoot'em up, então não há que enganar, passem na AppStore e agarrem este Battle Squadron ONE que não se irão arrepender.







Battle Squadron ONE na AppStore (Brasil)

Battle Squadron ONE na AppStore (Portugal)

1 comentário :

  1. Comprei um iPhone há pouco tempo, e este blog tem sido uma excelente fonte para conhecer novas apps e games.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar