terça-feira, 12 de junho de 2012

Textual description of firstImageUrl

GPS memo

As férias estão aí à porta, e muita gente começa já a planear saídas onde entrarão em contacto com a natureza. Com uma app como esta GPS memo da IT Brauerei instalada no iPhone, é mais do que garantido que não se vão perder, e encontrar o norte será bem mais fácil.


Como se pode ver pelo screenshot em cima, são varios os cenários em que podemos dar bom uso a esta app, e eu vou explorar alguns deles já de seguida.

Algumas situações podem ser contornadas com a app dos mapas do iPhone (que vai deixar de ser do Google lá para Outubro, quando sair o iOS 6), mas outras só mesmo usando esta app.


Como a app acede imediatamente à nossa posição através do GPS, podemos a qualquer altura guardar a nossa posição numa lista de locais favoritos, que estão sempre acessíveis para os encontrarmos em qualquer momento.

Isto tanto pode servir para o local onde deixamos o carro, a tenda quando estamos a acampar no meio da natureza, uma estação de serviço, um hotel, uma mercearia, etc, etc.


Os favoritos também podem ser adicionados manualmente, o que possibilita um planeamento mais cuidado quando estamos com acesso à internet, bastando ficar com o dedo alguns segundos sobre um ponto do mapa para o adicionar à lista de locais favoritos.

Assim podemos adicionar vários pontos por onde queremos passar, seja numa caminhada pelo meio da floresta, ou mesmo uma tour numa cidade qualquer por esse mundo fora.


A app guarda na cache os últimos locais que visitamos no mapa, sendo possível visualizá-los no mapa sem acesso à internet. Mas para quê o acesso à internet quando podemos ser exploradores à moda antiga, usando uma bússola, que nos mostra com umas setinhas a vermelho todos os locais que temos guardados nos favoritos (os mais próximos, que se encontram a menos de 5 Km de distância).

Mas o que é verdadeiramente interessante é a funcionalidade de realidade aumentada, onde podemos alternar entre a bússola e o modo da câmara, onde basta olhar em volta com o iPhone para vermos aparecer no ecrã os locais mais próximos que temos guardados nos favoritos, bem como a sua distância em relação à nossa posição actual.


Na lista de favoritos temos ainda a opção de enviar qualquer um destes locais por Email, onde irão todos os dados pertinentes, como a latitude e longitude, um link para a localização no mapa Open Street, e um link para o Google Maps.

Com uma app como esta, duvido que percam os vossos pontos cardeais. Basta coleccionar nos favoritos os pontos que queremos encontrar, e depois é só seguir para onde a bússola aponta, ou a câmara, se estivermos no modo de realidade aumentada.

Aproveitem para instalar esta app enquanto se encontra gratuita na AppStore, que é uma daquelas que vale a pena ter numa pasta de utilitários de navegação no iPhone.


GPS memo na AppStore (Brasil)

GPS memo na AppStore (Portugal)

2 comentários :