segunda-feira, 27 de julho de 2020

Textual description of firstImageUrl

Creaks

Dos estúdios da República Checa famosos pelos seus jogos point-and-click com um design fabuloso e puzzles incríveis, chegou recentemente ao Apple Arcade este Creaks da Amanita Design, um jogo que se afasta dos puzzles point-and-click habituais e nos transporta para um universo estranho e ao mesmo tempo belíssimo, com um novo tipo de puzzles bem interessante.


Neste universo, onde parece que habitamos uma espécie de árvore gigante, saímos do conforto do nosso quarto para explorar uma enorme mansão onde cada divisão tem um puzzle para ser resolvido. A ideia é conseguir ir avançando pela mansão, descendo literalmente até ao fundo da questão, e desvendar o mistério que está por detrás dos estranhos barulhos e tremores de terra que se têm feito sentir.

Para avançar nesta mansão temos de subir e descer escadas, saltar por cima de buracos, e atirarmo-nos para pisos inferiores com toda a confiança do mundo. O problema são as criaturas que habitam esta mansão, que nos atacam se entrarem em contacto com o nosso personagem. Aquilo que faz lembrar um cão de guarda, corre na nossa direcção quando nos vê, mas se de repente fica debaixo de uma luz forte, vemos que não passa da uma mesinha de cabeceira.

O mesmo se pode dizer de outras criaturas voadoras, que ao serem iluminadas por uma lâmpada, podemos ver que não passa de um candeeiro de pé comprido. Mas vamos ter que usar o movimento destas criaturas assustadoras para activar interruptores no chão, que junto com alavancas e outros mecanismos poderão dar acesso áreas diferentes da mansão, movendo paredes móveis, portas, etc.


Com a introdução de novas criaturas, também vão sendo usadas novas mecânicas para resolver os puzzles e podermos assim ir aprofundando o segredo que nos vai sendo revelado aos poucos em sequências animadas. Por vezes encontramos quadros interactivos nas paredes, que funcionam até como pequenos mini jogos, algo deslumbrante de experimentar.

Com um visual incrível, tudo desenhado à mão, o que é algo a que a Amanita Design já nos habituou, com um trabalho de efeitos sonoros fantástico, e uma banda sonora deliciosamente estranha da Hidden Orchestra, este é o local ideal para se resolver puzzles de uma forma bem relaxada.

O fantástico destes jogos é que podemos jogá-los num iPhone, iPad, Mac ou Apple TV, podendo saltar livremente entre estes dispositivos. No meu caso até o tenho jogado na Apple TV, que tem sido cada vez mais o lugar ideal para jogar estes novos jogos da Apple Arcade, entre outros jogos do iOS que ficam muito bem neste dispositivo de ter na sala ligado a uma Televisão.


Creaks na App Store

Tamanho: 2.3 GB


Creaks - Rating: 5

Sem comentários :

Enviar um comentário