segunda-feira, 29 de junho de 2009

FStream

Esta app está na appstore desde 30 de Agosto de 2008, e digo-vos já que está no meu ecrã dedicado às apps de Audio desde esse dia e tão cedo não sai de lá.

FStream é um leitor de rádios online. Ela suporta os formatos MP3, OGG/Vorbis, WMA, AAC/AAC+ e as playlists no formato PLS, M3U e ASX.



Depois de termos as nossas rádios favoritas configuradas é só clicar nelas no ecrã principal e estamos lançados! A qualidade depende da rádio escolhida, mas é geralmente aceitável (muito boa, se considerarmos a qualidade do speaker do IPhone).


Os "Favoritos" é o sítio onde editamos as nossas rádios, podendo inserir os dados à mão, se os soubermos, claro.


E foi o que eu fiz no caso das rádios Portuguesas depois de procurar nos respectivos sites o link para o stream. Mas se tivermos preguiça ou se estivermos apenas numa de explorar, basta carregar em "Preset" e abre-se um mundo enorme de streams com várias rádios e estilos musicais ao nosso alcance, as quais podemos adicionar aos nossos favoritos clicando no "+", ou até mesmo fazer um preview, bastando para isso clicar no nome da rádio.


Podemos também fazer uma busca pelo nome da rádio nas 3 directorias disponíveis, ShoutCast, SourceMac e iTunes. No caso das rádios tugas, se não aparecerem na vossa pesquisa, podem ir procurar aqui os endereços do stream para adicionarem à mão.


Outra coisa que esta app tem de fantástico é a possibilidade de gravar qualquer emissão que estejamos a ouvir no momento, podendo escolher entre os 2 formatos AIFF ou WAV e que depois podemos ouvir directamente na app ou enviar para o pc para se ouvir mais tarde, enviar por mail, etc...


Uma das razões pelo qual eu gosto bastante desta FStream é o facto de poder usá-la em 3G, ou seja não preciso de estar ligado por wifi para poder ouvir rádio. Pelas minhas contas (as do IPhone) gasto uns 2Mb por 5 minutos de emissão da TSF a 32 Kbps. Dá para desenrascar à vontade sem nos preocuparmos por aí além com o limite de tráfego (500 Mb).


Eu editei as minhas rádios directamente na app, mas é muito mais prático usar a funcionalidade "Web Management" que a app nos proporciona. Estando num pc na mesma rede wifi que o IPhone introduzimos o endereço indicado pela app num browser qualquer e aí podemos usar o polémico copy/paste para facilitar as coisas (claro que agora é algo que também se pode fazer no IPhone desde o update do OS3.0).


E já no browser temos então acesso aos nossos favoritos, podendo editá-los, criar novos, etc...


E também às nossas gravações, podendo gravá-las para o disco ou apagá-las.


Esta é sem sombra de dúvidas uma app que eu recomendo bastante. Apesar de não passar das 3 estrelas nas reviews do povo na appstore, acredito veemente que não fazem jus à qualidade desta app grátis que eu uso todas as manhãs. Fiquem bem e até à próxima app. :D


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Shazam

Ora aqui está uma app para todos aqueles que não conseguem viver sem música (ou para aqueles que gostam de impressionar os amigos).

Shazam é a app perfeita para os fãs de música. Com ela podemos descobrir qualquer música que esteja a passar na rádio, na televisão, num bar, etc, etc... É só carregar em "Tag" e deixar o Shazam ouvir a música por alguns segundos:


Et voilá, música identificada. Já tenho esta app há quase um ano e de todas as músicas que captou acho que apenas não conseguiu identificar umas duas. Para a maior parte da música que circula por aí, e não só a mais popular, o Shazam porta-se muito bem. Mesmo quando não há cobertura de rede 3G ou Wifi, as tags ficam pendentes e podemos analisar mais tarde a música quando se estiver finalmente online. E se até aqui a app já parece perfeita, vejam só o que podem fazer com a música que acabaram de descobrir:


Podemos abrir logo directamente um vídeo dessa música no youtube, ver a letra, ler críticas sobre o álbum, a biografia da banda e até a discografia, que à distância de um dedo se pode ir parar ao Itunes caso queiramos comprar a música, o álbum, a discografia inteira, para nos fazer companhia naquela viagem chata e demorada de combóio.


As capacidades sociais desta app são fantásticas, podemos partilhar as músicas que vamos descobrindo com amigos no twitter, ou simplesmente enviar um postal para o mail de alguém. E claro, se a pessoa que receber o postal tiver instalado o Shazam, pode adicionar essa música imediatamente a partir do mail nas suas tags da app. Uma das novas funcionalidades que nos trouxe o update do Shazam há uma semana atrás foi o do Geolocalização, que permite ir guardando os locais onde descobrimos esta e aquela música, para depois mais tarde podermos consultar no mapa. Perfeito para quem passa a vida a passear atrás de boa música por essa cidade/país fora.


Com o Shazam podem ir coleccionando aquelas músicas que teimam em ficar no ouvido, para depois partilharem, comprarem, pesquisarem mais sobre este e aquele artista, e que no fundo vai ajudar a ouvir mais e melhor música. Good Tunes, e até à próxima app. :)


quarta-feira, 24 de junho de 2009

Faces Visual Dialer Lite


Uma semana depois de ter saído o OS3.0 para o IPhone, começo aqui neste cantinho digital a falar das apps que vão povoando o meu IPhone 3G. Para quem anda sempre atento à appstore como eu, pode não encontrar novidades nas apps que eu for colocando aqui no blog, mas para aqueles que não têm tanto tempo para andar em cima das dezenas e centenas de apps que saiem todos os dias, pode vir a ser bem útil, e é por isso que eu criei este espaço.


A primeira app de que venho aqui falar é a Faces Visual Dialer Lite da Guided Ways Technologies Ltd. Esta tenho-a logo no primeiro ecrã do IPhone e dá muito jeito especialmente para quem anda de carro. Permite-nos ter vários ecrãs com os nossos contactos favoritos à distância de um toque (convém termos imagens para esses contactos, ou a app perde um bocado a piada).



Ao tocarmos num contacto pode ser accionada imediatamente a acção que definimos para esse contacto (fazer uma chamada, mandar um sms, abrir a morada no mapa, enviar um mail, etc...), ou então se se tocar e aguardar aparece-nos todas as opções que estão disponíveis para o contacto seleccionado.


A versão Lite só nos permite ter 2 ecrãs (24 contactos), o que para muita gente, tratando-se de favoritos, pode ser mais do que o suficiente. No meu caso tenho um ecrã para amigos e outro para a família. Mas para quem precisar de mais ecrãs é só adquirir a versão completa Faces Visual Dialer por 1,59€, que já permite até 14 ecrãs (168 contactos).


Se rodarmos o IPhone na horizontal podemos ver 2 ecrãs de cada vez (24 contactos), e só precisamos de passar o dedo para a direita ou para a esquerda para ir mudando de página.




Esta app é grátis, e como tal, aconselho que instalem e experimentem. Estes senhores têm outras apps muito jeitosas na appstore como a Groups e a Callway, das quais falarei noutra altura. Até à próxima app. :)