segunda-feira, 29 de junho de 2009

Textual description of firstImageUrl

FStream

Esta app está na appstore desde 30 de Agosto de 2008, e digo-vos já que está no meu ecrã dedicado às apps de Audio desde esse dia e tão cedo não sai de lá.

FStream é um leitor de rádios online. Ela suporta os formatos MP3, OGG/Vorbis, WMA, AAC/AAC+ e as playlists no formato PLS, M3U e ASX.



Depois de termos as nossas rádios favoritas configuradas é só clicar nelas no ecrã principal e estamos lançados! A qualidade depende da rádio escolhida, mas é geralmente aceitável (muito boa, se considerarmos a qualidade do speaker do IPhone).


Os "Favoritos" é o sítio onde editamos as nossas rádios, podendo inserir os dados à mão, se os soubermos, claro.


E foi o que eu fiz no caso das rádios Portuguesas depois de procurar nos respectivos sites o link para o stream. Mas se tivermos preguiça ou se estivermos apenas numa de explorar, basta carregar em "Preset" e abre-se um mundo enorme de streams com várias rádios e estilos musicais ao nosso alcance, as quais podemos adicionar aos nossos favoritos clicando no "+", ou até mesmo fazer um preview, bastando para isso clicar no nome da rádio.


Podemos também fazer uma busca pelo nome da rádio nas 3 directorias disponíveis, ShoutCast, SourceMac e iTunes. No caso das rádios tugas, se não aparecerem na vossa pesquisa, podem ir procurar aqui os endereços do stream para adicionarem à mão.


Outra coisa que esta app tem de fantástico é a possibilidade de gravar qualquer emissão que estejamos a ouvir no momento, podendo escolher entre os 2 formatos AIFF ou WAV e que depois podemos ouvir directamente na app ou enviar para o pc para se ouvir mais tarde, enviar por mail, etc...


Uma das razões pelo qual eu gosto bastante desta FStream é o facto de poder usá-la em 3G, ou seja não preciso de estar ligado por wifi para poder ouvir rádio. Pelas minhas contas (as do IPhone) gasto uns 2Mb por 5 minutos de emissão da TSF a 32 Kbps. Dá para desenrascar à vontade sem nos preocuparmos por aí além com o limite de tráfego (500 Mb).


Eu editei as minhas rádios directamente na app, mas é muito mais prático usar a funcionalidade "Web Management" que a app nos proporciona. Estando num pc na mesma rede wifi que o IPhone introduzimos o endereço indicado pela app num browser qualquer e aí podemos usar o polémico copy/paste para facilitar as coisas (claro que agora é algo que também se pode fazer no IPhone desde o update do OS3.0).


E já no browser temos então acesso aos nossos favoritos, podendo editá-los, criar novos, etc...


E também às nossas gravações, podendo gravá-las para o disco ou apagá-las.


Esta é sem sombra de dúvidas uma app que eu recomendo bastante. Apesar de não passar das 3 estrelas nas reviews do povo na appstore, acredito veemente que não fazem jus à qualidade desta app grátis que eu uso todas as manhãs. Fiquem bem e até à próxima app. :D


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Shazam

Ora aqui está uma app para todos aqueles que não conseguem viver sem música (ou para aqueles que gostam de impressionar os amigos).

Shazam é a app perfeita para os fãs de música. Com ela podemos descobrir qualquer música que esteja a passar na rádio, na televisão, num bar, etc, etc... É só carregar em "Tag" e deixar o Shazam ouvir a música por alguns segundos:


Et voilá, música identificada. Já tenho esta app há quase um ano e de todas as músicas que captou acho que apenas não conseguiu identificar umas duas. Para a maior parte da música que circula por aí, e não só a mais popular, o Shazam porta-se muito bem. Mesmo quando não há cobertura de rede 3G ou Wifi, as tags ficam pendentes e podemos analisar mais tarde a música quando se estiver finalmente online. E se até aqui a app já parece perfeita, vejam só o que podem fazer com a música que acabaram de descobrir:


Podemos abrir logo directamente um vídeo dessa música no youtube, ver a letra, ler críticas sobre o álbum, a biografia da banda e até a discografia, que à distância de um dedo se pode ir parar ao Itunes caso queiramos comprar a música, o álbum, a discografia inteira, para nos fazer companhia naquela viagem chata e demorada de combóio.


As capacidades sociais desta app são fantásticas, podemos partilhar as músicas que vamos descobrindo com amigos no twitter, ou simplesmente enviar um postal para o mail de alguém. E claro, se a pessoa que receber o postal tiver instalado o Shazam, pode adicionar essa música imediatamente a partir do mail nas suas tags da app. Uma das novas funcionalidades que nos trouxe o update do Shazam há uma semana atrás foi o do Geolocalização, que permite ir guardando os locais onde descobrimos esta e aquela música, para depois mais tarde podermos consultar no mapa. Perfeito para quem passa a vida a passear atrás de boa música por essa cidade/país fora.


Com o Shazam podem ir coleccionando aquelas músicas que teimam em ficar no ouvido, para depois partilharem, comprarem, pesquisarem mais sobre este e aquele artista, e que no fundo vai ajudar a ouvir mais e melhor música. Good Tunes, e até à próxima app. :)


quarta-feira, 24 de junho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Faces Visual Dialer Lite


Uma semana depois de ter saído o OS3.0 para o IPhone, começo aqui neste cantinho digital a falar das apps que vão povoando o meu IPhone 3G. Para quem anda sempre atento à appstore como eu, pode não encontrar novidades nas apps que eu for colocando aqui no blog, mas para aqueles que não têm tanto tempo para andar em cima das dezenas e centenas de apps que saiem todos os dias, pode vir a ser bem útil, e é por isso que eu criei este espaço.


A primeira app de que venho aqui falar é a Faces Visual Dialer Lite da Guided Ways Technologies Ltd. Esta tenho-a logo no primeiro ecrã do IPhone e dá muito jeito especialmente para quem anda de carro. Permite-nos ter vários ecrãs com os nossos contactos favoritos à distância de um toque (convém termos imagens para esses contactos, ou a app perde um bocado a piada).



Ao tocarmos num contacto pode ser accionada imediatamente a acção que definimos para esse contacto (fazer uma chamada, mandar um sms, abrir a morada no mapa, enviar um mail, etc...), ou então se se tocar e aguardar aparece-nos todas as opções que estão disponíveis para o contacto seleccionado.


A versão Lite só nos permite ter 2 ecrãs (24 contactos), o que para muita gente, tratando-se de favoritos, pode ser mais do que o suficiente. No meu caso tenho um ecrã para amigos e outro para a família. Mas para quem precisar de mais ecrãs é só adquirir a versão completa Faces Visual Dialer por 1,59€, que já permite até 14 ecrãs (168 contactos).


Se rodarmos o IPhone na horizontal podemos ver 2 ecrãs de cada vez (24 contactos), e só precisamos de passar o dedo para a direita ou para a esquerda para ir mudando de página.




Esta app é grátis, e como tal, aconselho que instalem e experimentem. Estes senhores têm outras apps muito jeitosas na appstore como a Groups e a Callway, das quais falarei noutra altura. Até à próxima app. :)