sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Lifty!

Jogo casual de gestão de tempo para o fim de semana é este Lifty! da Major Frank Pty Ltd, onde temos de transportar passageiros coloridos entre pisos com o nosso super elevador, e que podem encontrar neste momento grátis na App Store.


Neste jogo a ideia é chegar ao topo da torre Lifty, mas para isso teremos que transportar muitos passageiros com sucesso até chegar lá acima. Os passageiros são coloridos, e cada qual tem de ir para uma plataforma que corresponda à sua cor. O problema é que se os deixarmos esperar tempo demais, estas criaturas adoráveis explodem, o que não é lá muito recomendável.

Temos apenas 3 vidas, e o relógio começa a contar de forma decrescente mal haja um passageiro à espera. A paciência não é uma virtude com estes bonecos, e portanto vamos ter de andar a correr para cima e para baixo com o nosso elevador, e de preferência com alguma estratégia para conseguir transportar o máximo número de passageiros que conseguirmos de uma só vez.


O que nos obriga a pensar bem em quem transportar de cada vez, é o facto de que o elevador começa com apenas 2 lugares livres, o que apenas nos permite transportar 2 passageiros de cada vez, e mais para a frente com a introdução de passageiros mais gorduchos, estes começam a ocupar 2 lugares, ou mesmo 3 lugares no caso do alucinado que vem de carro para o elevador.

É possível melhorar o elevador de maneira a que tenha mais lugares disponíveis, ou então adquirir um dos elevadores XPTO que vem logo com mais lugares disponíveis. Preparem-se para largar 1€ por um destes elevadores malucos, ou então perder umas boas horas a jogar para ganhar moedas suficientes, ou mesmo a visualizar vídeos para acelerar a nossa riqueza em moedas.

O jogo começa fácil, mas depressa se torna num grande desafio, onde vamos repetir um nível vezes sem conta até atinarmos com a estratégia ideal para o resolver. Sacrificar um passageiro comilão para conseguir levar logo 3 de uma vez? Pode ser essa a solução, ou então melhorar o elevador e avançar assim torre acima. Boa sorte!


Lifty! na App Store

Tamanho: 316.6 MB


quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Chuzzle 2

Há de todo o tipo de jogos match-3 na loja da Apple, mas o Chuzzle foi dos primeiros a inovar a fórmula em 2005, e a qual foi seguida por muitos famosos como Bejeweled, etc. Pois o grande clássico dos jogos Arcade chega agora ao iPhone com este Chuzzle 2 da Raptisoft, um belíssimo jogo casual de combinações match-3 que podem encontrar grátis na App Store.


Vamos já colocar as cartas em cima da mesa, para não assustar as pessoas que têm alguma aversão ao género match-3. Não fujam, pois Chuzzle 2 é muito inovador nesta fórmula do match-3, e com os seus diversos modos de jogo que mudam de nível para nível, é mesmo muito divertido e desafiante.

Primeiro temos os fofinhos chuzzles, com o seu pêlo a abanar "ao vento", e as suas emoções sempre bem aparentes no seu rosto e sons que vão fazendo. Depois temos as combinações que não são feitas trocando um chuzzle por outro chuzzle, mas sim deslizando uma linha ou coluna inteira de chuzzles. Até aqui nada novo, mas cada nível tem um objectivo diferente, o que aumenta e bem a dificuldade do jogo.

Se num nível temos como objectivo fazer o maior número de combinações entre chuzzles da mesma cor para encher uma pequena garrafa em cima (com os olhos dos chuzzles), noutro já temos de combinar determinadas cores de chuzzles para quebrar os ovos coloridos que aparecem em cima, ou então libertar certos chuzzles que estão aprisionados para assim conseguir libertar o chuzzle multi-colorido que temos em cima, etc, etc.


Esta variação de nível para nível no que toca aos objectivos é muito interessante e faz com que o jogo não seja uma seca nem seja sempre igual. Jogar contra o tempo, jogar contra um número limitado de movimentos, ou mesmo contra um cadeado que vai aprisionando os pequenos chuzzles, bloqueando por completo o movimento de uma linha ou coluna inteira, é algo que nos vai pôr a puxar pela cabeça.

O jogo conta com um divertido modo para crianças que põe os chuzzles a abanar se houver uma combinação possível, e ainda uma espécie de mansão onde vamos coleccionando diferentes chuzzles e onde se pode comprar mobília e brinquedos e comida para os nossos bonecos. Temos vários níveis de dificuldade para agradar a toda a gente para além do modo de crianças, e é possível ter vários jogadores a jogar o mesmo jogo com perfis diferentes. Este é o verdadeiro jogo Arcade, e por este preço e com uma publicidade que raramente chateia o utilizador, vale mesmo a pena.


Chuzzle 2 na App Store

Tamanho: 58.2 MB


quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Beach Buggy Racing 2

Ainda não há nenhuma notícia da Nintendo acerca de trazer o Super Mario Kart para iPhone, apesar de já termos alguns dos seus jogos icónicos na App Store como é o caso do Super Mario Run. Temos no entanto cada vez mais jogos espectaculares a fazer lembrar o clássico da Nintendo, como é o caso deste Beach Buggy Racing 2 da Vector Unit, um divertido jogo de corridas que podemos encontrar grátis na App Store.


Este jogo de karts tem grande qualidade, tanto ao nível gráfico como na jogabilidade, e na capacidade de manobra dos carros que levarmos para a estrada. Os cenários são incríveis, e são um gozo de jogar, ficando muitas vezes perdidos a olhar para tudo o que nos rodeia, o que até distrai da corrida em si.

O jogo, à semelhança de Super Mario Kart, dá-nos a possibilidade de agarrar poderes temporários durante a corrida, que tanto podem servir para atacar os outros corredores (donuts pegajosos, plataformas com molas, mísseis, etc), ou então para nos dar um avanço considerável na corrida (como é o caso da garrafa de nitrogénio, ou mesmo o escudo para nos defendermos dos ataques dos outros corredores).


Com o dinheiro ganho podemos comprar novos carros, melhorar o nosso próprio carro ao nível da sua velocidade, arranque, condução, etc. Também é possível adquirir novos corredores, e preencher a garagem com muitos carros e corredores, ficando com uma equipa profissional para fazer face aos desafios que temos pela frente. Quanto melhor for a nossa equipa, mais eventos irão surgir para nós jogarmos.

Há diversos modos de jogo neste novo Beach Buggy Racing 2, e agora podemos até competir contra outros jogadores online a ver quem é o melhor corredor e tem a melhor equipa. Uma novidade neste tipo de jogo é a possibilidade de escolher quais os poderes que queremos que apareçam durante a corrida, uma espécie de baralho de poderes, o que aumenta o nível de estratégia do jogo. Vejam aqui em baixo um vídeo do jogo em acção, e passem pela App Store quanto antes que este vale bem a pena.


Beach Buggy Racing 2 na App Store

Tamanho: 121.2 MB



terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Exception;

Programação é algo que toda a gente devia saber um pouco, pois será algo bem presente no futuro da humanidade, e jogos onde podemos programar de forma divertida são os meus preferidos. Um destes jogos é este Exception; da Kunpo, onde teremos que programar a AI de alguns robôs para que consigam superar os desafios bem perigosos.


Em Exception; somos um operador responsável pela manutenção do sistema no nosso primeiro dia de trabalho, e deparamos com uma excepção na linha de montagem de robôs. Um deles sofreu um problema e ficou livre da sua programação original, podendo responder a programação externa independente da AI principal.


De repende começamos a receber pedidos de um programa, de maneira a destruir todos os outros robôs e a AI malvada que comanda todo este sistema. Mas o problema é que não conseguimos controlar estes robôs manualmente, mas sim a sua programação, de maneira a que estes sigam a lista de comandos que inserimos e que façam aquilo que é suposto em cada uma das missões que nos são entregues.


Podemos enviar comandos para que se movam de um ponto para outro, comandos para que disparem contra robôs inimigos, comandos para que fujam ao verem um inimigo, comandos para que comuniquem entre eles através de sinais, o que será muito útil para soluções mais estratégicas onde teremos que conseguir cooperação entre vários robôs, etc.

Podem ver aqui um vídeo que nos mostra os 5 primeiros níveis do jogo em modo tutorial, para ficarem com uma ideia daquilo que vos espera. Mas como os 10 primeiros níveis do jogo são gratuitos, é só instalar e experimentar por vocês mesmos. Para desbloquear os restantes e bem mais desafiantes 30 níveis, é preciso adquirir o jogo na sua totalidade, o que vale bem a pena se forem grandes fãs como eu deste tipo de jogos que nos põem a pensar, a puxar pela cabeça e a programar ao mesmo tempo.


Exception; na App Store

Tamanho: 76.6 MB

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Lemmings

Eis que é chegado finalmente o dia em que podemos deixar de jogar as alternativas e partir para o verdadeiro e oficial Lemmings que nos chega pelas mãos da Sony Interactive e da SAD PUPPY, um jogo que podemos encontrar grátis na App Store e que vai puxar à nostalgia dos anos 90 de muita gente.


Pois é, um jogo clássico dos anos 90, um jogo que me fartei de jogar no Commodore Amiga e no PC, e que podemos agora finalmente jogar num iPhone. Uma versão perfeitamente adaptada para os telemóveis, onde podemos ver no ecrã o mapa do nível por inteiro, ao contrário dos jogos de antigamente onde tínhamos de andar a passear com o rato pelo ecrã para visualizar todas as zonas que os Lemmings iriam atravessar.

O objectivo do jogo, para quem não conhece o Lemmings, é salvar o maior número de pequenos Lemmings que conseguirmos, levando-os do portal de onde caiem até ao portal de saída, normalmente bem afastado do ponto de partida. Teremos de usar os vários comandos que temos disponíveis ao tocar em qualquer quadrado no ecrã, que podem ser atribuídos a qualquer Lemming que passe pelo quadrado, permitindo que executem a tarefa descrita pela imagem desse comando em particular.

E temos todo o tipo de comandos disponíveis para nos ajudar a enfrentar os obstáculos de cada nível, como por exemplo o guarda-chuva para servir de pára-quedas, a capacidade de construir pontes, Lemmings bomba, escavadores, trepadores, etc...

Há muitos perigos espalhados pelos níveis, e convém evitar a passagem dos Lemmings por esses perigos (como por exemplo serras eléctricas), e as altitudes também não fazem muito bem à saúde dos nossos pequenos amiguinhos, por isso preparem-se para usar os pára-quedas para que não morra ninguém, que normalmente temos como objectivo salvar um grande número de Lemmings.

O jogo esteve um ano ou mais em testes, e os mecanismos que permitem que o jogo seja grátis estão muito bem afinados e a meu ver bem justos. Não é preciso gastar dinheiro nenhum, mas podemos se quisermos visualizar um vídeo com publicidade aqui e ali para obter energia extra para activar comandos, mas regra geral lá vamos ganhando energia que chegue com o passar dos níveis ou mesmo só esperando o tempo passar. Vejam aqui em baixo um vídeo que nos mostra os primeiros passos no jogo, mas há também um tutorial que nos explica como avançar nos primeiros níveis, para quem nunca jogou este grande clássico.


Lemmings na App Store

Tamanho: 383.6 MB



sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Apollo: Immersive illumination

Uma app espectacular que tenho no meu iPhone X para fazer milagres com as fotos que tiro com profundidade, é esta Apollo: Immersive illumination da Indice Ltd, que recomendo vivamente a todos aqueles que gostam de transformar e editar as fotos no iPhone, especialmente porque estará em promoção por apenas 1€ até ao final do ano.


É preciso lembrar desde já que esta app é indicada para quem tem qualquer um destes iPhones: iPhone 7+, 8+, X, Xr, Xs or Xs Max., pois a Apollo necessita de fotos com informação de profundidade, como aquelas tiradas com a câmara em modo de retrato. No entanto nada impede que se esteja a editar fotos com informação de profundidade num qualquer outro modelo de iPhone, desde que se tenha as fotos com estes formatos disponíveis no rôlo de câmara.

O que esta app faz é bem impressionante, pois ao invés de trabalhar com a foto em 2D como qualquer outra app de edição de imagem, ela trabalha a fotografia em 3D, algo bem revolucionário se querem que vos diga. Por isso a Apollo se foca imenso no aspecto da luminosidade, onde podemos adicionar vários focos de luz à imagem, como se estivessemos directamente na cena real em 3D e andassemos a colocar candeeiros de luz à volta do sujeito a fotografar.


E quando digo à volta, é mesmo à volta, pois podemos colocar uma luz por detrás da pessoa ou objecto que fotografamos, tudo graças às diferentes camadas de profundidade que temos disponíveis na imagem. Podemos por exemplo ter uma luz a servir de contra luz por detrás do rosto de uma pessoa, ficando a sua silhueta em perfeito destaque.

Mas há muita coisa que podemos fazer com esta app, podendo brincar com várias fontes de luz, a sua intensidade, o ângulo, a distância ao sujeito, e depois manipular o fundo da imagem, fazendo-o desaparecer, acrescentando uma espécie de nevoeiro, que pode até ser colorido. Também é possível adicionar máscaras diferentes para além do clássico foco de luz redondo, como estrelas, flores, riscas, etc, etc.

Têm mesmo de visualizar o vídeo aqui em cima para ficarem com uma ideia perfeita daquilo que esta app é capaz, e caso precisem de mais uma luzes (eheh) ou mesmo inspiração para terem ideias de como transformar as vossas fotos, dêem um salto à conta do Instagram da Apollo e fiquem maravilhados com as possibilidades.


Apollo: Immersive illumination na App Store

Tamanho: 20.2 MB


quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

ARise

Para quem tem um iPhone acima do 6s ou um iPad da 5ª geração para cima, pode jogar jogos em realidade aumentada criados com o ARKit, e hoje especialmente o fantástico ARise da Climax Studios, que para além de estar gratuito nos permite jogar temporariamente todos os níveis do jogo.


Este jogo fez parte da apresentação ao vivo do ARkit pela Apple, onde pudemos ver uma das muitas maneiras interessantes de jogar um jogo em realidade aumentada, por um lado colocando o jogo à frente dos nossos olhos a flutuar à nossa frente, e por outro pondo-nos a nós a ter que rodar à sua volta para resolver os puzzles apresentados.


Da mesma maneira que as ilusões de óptica e alteração da perspectiva nos ajudavam a avançar nos desafios apresentados em Monument Valley, também aqui teremos que jogar com a perspectiva para conseguir avançar no jogo. Temos um pequeno aventureiro que mais parece um legionário de Roma com o seu capacete característico, e que para avançar no caminho de forma automática tem de ter um caminho viável à sua frente.


Cabe-nos a nós mudar de perspectiva movendo o iPhone e a nossa posição em relação ao mundo flutuante que temos à frente, de maneira a conseguir "criar" um caminho para o nosso aventureiro. Há pistas visuais nas estruturas, que nos ajudam a perceber quais "as ligações" que temos de fazer para que se consiga estabelecer um caminho temporário para o aventureiro percorrer com sucesso.

Temos muitos níveis para resolver, e cada caminho que estabelecemos com sucesso é como um pequeno puzzle individual que temos para resolver. É de aproveitar que o jogo passou a estar grátis, com o primeiro nível já desbloqueado para ser jogado, mas quanto mais cedo o jogarem melhor, que neste momento estão todos os níveis desbloqueados, o que é simplesmente fantástico.


ARise na App Store

Tamanho: 277.2 MB



quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Escape Lala

Uma aventura point-and-click que ficou gratuita hoje na App Store foi esta Escape Lala de Gal Pasternak, que se pode dizer que é um daqueles jogos ideais para quem nunca jogou uma aventura deste género, ou mesmo para uma criança, pois o desafio não é muito grande, mas tem a sua piada.


Acordamos numa caverna mágica, não nos lembramos de nada, nem como fomos ali parar, apenas sabemos que temos de sair dali. Até porque anda um dragão a voar lá fora, e isto pode muito bem ser a sua caverna e ainda vamos virar comida de dragão se não nos despacharmos.

A ideia desta curta aventura point-and-click é a de sempre, ir tocando nos objectos para agarrar neles e levá-los connosco, interagir com outros objectos que façam parte do cenário, e tocar nas portas e passagens para nos irmos movendo entre as várias secções da caverna.


Há puzzles que temos de resolver, e não há quaisquer instruções, temos de ir deduzindo o que fazer conforme os objectos que vamos apanhando e as coisas que encontramos no caminho. Não há nada de muito complicado para resolver, mas caso seja necessário as moedas que encontramos espalhadas por todo o lado podem ser usadas para desbloquear pistas no pequeno botão "?" que se encontra do lado esquerdo em cima no ecrã.

Mas para conseguir uma pontuação excelente, temos mesmo de não gastar nenhuma moeda em pistas, e acho que é bem possível fazê-lo. É este o verdadeiro desafio para os veteranos destes jogos e fãs de puzzles em geral, e para todos os outros, se conseguirem chegar à saída sem gastar moedas em pistas, vocês são os maiores! :D


Escape Lala na App Store

Tamanho: 67.7 MB



terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Cook It!- Food Cooking Chef

Os jogos de gestão de tempo evoluíram bastante desde os primeiros que apareceram na App Store de cozinhas e super mercados. Mas não há dúvidas que aqueles que nos põem num restaurante a servir clientes continuam a ser dos mais bem sucedidos, como se pode ver pelo mais recente Cook It!- Food Cooking Chef da FlowMotion Entertainment, que podem encontrar gratuito na App Store.


Em Cook It! temos a verdadeira mistura dos dois grandes géneros de jogo deste tipo, o da cozinha e o dos restaurantes, pois aqui temos a possibilidade de servir todo o tipo de comidas diferentes aos nossos clientes em cada um dos restaurantes típicos que vamos desbloqueando pelo caminho.

Temos a clássica hamburgeria, e depois a pizzaria, marisqueira, sushi, etc, etc, cada restaurante com a sua própria decoração, que nos compete a nós ganhar dinheiro suficiente para tratar disso e pôr o restaurante com o aspecto ao nosso gosto, e também equipamentos diferentes para evoluir à medida que vamos avançando nos desafios.


Em termos de jogabilidade, não poderia ser mais frenético e mais simples. Não há cá deslizar com o dedo no ecrã, é toque e toque e toque para tudo e mais alguma coisa. Tocar nos ingredientes para ir acumulando nos pratos, e depois de pronto tocar para enviar para os clientes por ordem de chegada.

Há que ser rápido para os clientes não ficarem frustrados e saírem sem pagar, há que ser certeiro nos pedidos para não ter que deitar comida ao lixo, e há que ganhar dinheiro suficiente para comprar novos equipamentos, melhorar a qualidade da comida e aumentar o preço da mesma, e comprar pequenas ajudas que nos podem safar nos momentos mais complicados.

O jogo é gratuito, tem compras in-app para muitas coisinhas e até publicidade, mas não é preciso gastar dinheiro nenhum como é óbvio. E ao contrário do que é normal hoje em dia neste tipo de jogos, não é preciso estar online para jogar, o que é simplesmente, UAU!


Cook It!™ - Food Cooking Chef na App Store

Tamanho: 457.6 MB

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Rocket Void

Joguinho excelente para queimar alguns minutos e ficar viciado pelo caminho é este Rocket Void da Benfont Limited, um simples jogo onde temos de pilotar um foguetão a alta velocidade através de vários anéis coloridos, e que podem encontrar hoje grátis na App Store.


O jogo não podia ser mais simples, basta colocar um dedo no ecrã para arrancar, e apenas temos de deslocar o dedo para a direita e esquerda de maneira a apontar o nariz do foguetão para o interior dos anéis. Se falharmos um anel ou acertarmos na parede do anel, é GAME OVER MAN!

Os níveis são gerados aleatóriamente, e as coisas começam a acelerar, assim como os anéis que também começam a movimentar-se para nos dificultar a vida. Uma concentração espectacular e uns nervos de aço é o que é preciso para jogar este jogo.


Por mais simples que seja o jogo, há algo que me deixou agarrado que é aquele fumo espesso que sai da traseira do foguetão. É muito interessante dum ponto de vista visual e gráfico, e queria só avisar para não se assustarem com a música, pois apenas passa no menu, que durante o jogo somos só nós, muito fumo, e os anéis.

É um jogo grátis, mas já sabemos que nada é grátis neste mundo, por isso contem com alguma publicidade a surgir aqui e ali. Rocket Void é perfeito para quem gosta de queimar alguns minutos com jogos casuais sem fim, especialmente aqueles que gostam de testar os seus reflexos até ao limite.


Rocket Void na App Store

Tamanho: 119.4 MB


sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

.Connect.

Combinar cores é aquilo que precisamos de fazer neste jogo, e não pensem que se trata de um clássico match-3, ou match-4, ou 5, pois aqui temos mesmo de combinar todas as cores que nos aparecerem à frente. Estou a falar do belíssimo jogo .Connect. de Kishor Berde, que podem encontrar grátis na App Store.


Primeiro há que pôr imediatamente de lado o elefante no meio da sala. O jogo permite-nos avançar por qualquer um de dois modos, um completamente zen chamado Relax Mode, onde não há limites no número de movimentos, e podemos jogar em paz e sossego apenas a apreciar os sons das peças em movimento até chegarmos à combinação de todas as cores.

E depois há um modo muito mais interessante chamado Brain Mode, que é aquele que importa na realidade, pois põe-nos a puxar pela cabeça, e onde há um número limite de movimentos. Temos portanto que combinar todas as cores dentro do número limite de movimentos, o que é muito fácil nas primeiras dezenas de níveis, mas começando a ficar bem mais difícil lá para a frente.


A ideia é simples, tocamos numa peça colorida, e noutra peça colorida adjacente, de maneira a que troquem de lugar, até conseguirmos ter todas as cores juntas, e assim desaparecerem do ecrã. Durante uma série de níveis é isto que temos de fazer, e é apenas uma questão de juntar as peças certas umas com as outras, azuis com azuis, vermelhas com vermelhas, verdes com verdes, etc.

Mas depressa começamos a ter mais cores, e pouco espaço para nos movermos, e pior do que isso começamos a ter novas mecânicas de jogo. Peças que servem de interruptor e rodam todo um conjunto de peças adjacentes ao interruptor, ou peças que ligam apenas a determinadas cores, e até um arco íris que ao ser activado alterna as cores das peças às quais estão ligados.

Confiem em mim, temos aqui um belíssimo jogo perfeitamente adaptado para quem quer uma experiência sem stress, e para todos aqueles que adoram resolver puzzles, pois são umas boas centenas de quebra cabeças que temos aqui para resolver.


.Connect. na App Store

Tamanho: 124 MB


quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

The Butterfly's Dream

Quando se perdem as memórias há que tentar descobrir quem somos e como viemos aqui parar. Passado num ambiente a fazer lembrar a China rural, The Butterfly's Dream de Yang Liu, é um jogo muito bonito e relaxante com puzzles bem interessantes para resolver enquanto nos vai contando a história de Mei.


Arte, música, cultura, jogos, todos com influência do Leste da Ásia, temos de tudo um pouco aqui neste jogo, mas aquilo que impressiona de facto são os belíssimos quadros do jogo, onde parece que estamos numa pintura com vida.

O jogo passa-se nestes quadros pintados com um efeito paralax que tem muita piada, onde navegamos com o nosso personagem para a esquerda e direita, para a frente e para trás, alternando entre diferentes zonas, conversando com personagens para ir avançando na história e obter dicas para resolver os puzzles que vamos encontrando.

Este é um jogo muito zen, super relaxante, onde estamos constantemente a ouvir o som de passarinhos e música de fundo típicamente chinesa, com cenários muito bonitos, e onde a história vai avançando lentamente.


Os puzzles podem parecer simples, mas alguns deles requerem pensar fora da caixa. Há que ter a noção de que não se resolvem os puzzles apenas tocando no ecrã, pois há situações em que precisamos de ouvir o som porque há que afinar um instrumento de ouvido, ou descobrir um padrão de cores ouvindo uma pequena música, ou ter que rodar o iPhone para olhar à volta a 360º, ou mesmo ter de soprar para o microfone do iPhone para tocar uma flauta.

Os desafios que encontramos são muito bem pensados, e é com grande satisfação que os resolvemos com sucesso, especialmente se não forem procurar pelas respostas nos vídeos que nos guiam para a solução no YouTube. O jogo conta apenas com dois capítulos, e promete mais para breve, por isso é aproveitar que está hoje disponível grátis na App Store.


The Butterfly's Dream na App Store

Tamanho: 483.3 MB



quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Transformers Bumblebee

Este é para os fãs dos Transformers, uma série de televisão que eu via religiosamente em míudo, e que os filmes nunca chegaram realmente a satisfazer plenamente aquela nostalgia que ainda existe. Estou a falar do jogo Transformers Bumblebee da Budge Studios, que mistura o género de corridas com um clássico shooter, e que podem encontrar grátis na App Store.


O jogo chama-se Transformers Bumblebee porque arrancamos com o Bumblebee, o primeiro Autobot disponível para jogar. O processo é sempre igual, temos à nossa frente pequenas missões (é um daqueles jogos onde podemos fazer um pequeno jogo de 1 ou 2 minutos e ir à nossa vida), que se processam sempre da mesma forma.

Começamos com o nosso Autobot a transformar-se em carro, onde temos um jogo de corridas carregado de acção onde temos de evitar o trânsito e os obstáculos e demais armadilhas que nos roubam vida se lhes tocarmos, e depois ao chegar à base inimiga transformamo-nos novamente em robô e lá vamos nós para um jogo Shoot' Em Up clássico onde temos de disparar contra tudo o que mexe, evitar ser atingido pelos projécteis inimigos e destruir o Decepticon que aparece no final.


Pelo caminho há muitas moedas para apanhar e algumas pedras preciosas. As moedas podem ser usadas para melhorar a potência da arma dos nossos Autobots, e também o escudo que nos protege, ou seja a nossa vida total. Os rubis podem ser usados para adquirir novos Autobots com que jogar, como Jazz, Optimus Prime, etc, etc.

Temos aqui uma mecânica interessante a acontecer durante o jogo, pois se perdermos a nossa vida, é-nos permitido continuar a partir do lugar onde perdemos com outro Autobot que faça parte da nossa equipa. Quantos mais Autobots desbloquearmos melhor, e claro, se for o Optimus Prime estamos muito bem servidos que é o Autobot mais potente de todos.

Um divertido jogo gratuito, perfeito para queimar alguns minutos aqui e ali, e para alguns, para ajudar com aquele comichão, aquela nostalgia de um tempo em que os Transformers, as músicas, e todos os sons associados a esta série nos traziam um brilho aos olhos.


Transformers Bumblebee na App Store

Tamanho: 225.3 MB

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Calculator 2: The Game

Da primeira vez tínhamos uma calculadora solar com um amiguinho Clicky a pedir-nos para fazer contas. Desta vez Clicky é o mau da fita e a calculadora será a ferramenta que teremos de usar para salvar o mundo em Calculator 2: The Game da Simple Machine, um divertido jogo que podemos encontrar grátis na App Store.


Clicky, a inteligência artificial da simpática calculadora que nos foi apresentada no primeiro jogo Calculator passou-se da cabeça e resolveu atacar o planeta terra. Com a ajuda de uma potente calculadora e um novo amiguinho cheio de piada chamado Dot, teremos que resolver puzzles e fazer umas contas de cabeça para salvar a humanidade.

O objectivo é simples, temos no mostrador em cima do lado direito um número a atingir (Goals), e mais acima no canto o número de movimentos que temos disponíveis para conseguir chegar lá. No início temos apenas um objectivo, mas com o avançar dos desafios passamos a ter mais do que um objectivo, bastando limpar os números no ecrã para tentar chegar a um dos novos objectivos.

A ideia é usar os botões da calculadora, que nos permitem realizar uma série de operações aritméticas, para ir alterando o número no ecrã até chegar ao número pedido no objectivo. Nos primeiros níveis a coisa é simples, com operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, mas depressa nos vemos com botões que complicam bastante os puzzles a resolver.


Passamos a ter mais operações, botões que apagam ou acrescentam dígitos à direita, botões que invertem os números apresentados no ecrã, portais, botões que convertem números em letras, etc, etc. Temos aqui uns bons desafios para quem é bom a matemática, e no geral, excelentes exercícios para treinar o cérebro de qualquer fã de jogos com puzzles.

A apresentação do jogo é muito retro, e Dot tem um humor espectacular que não deixará ninguém indiferente às suas piadas, e é ele que vai contando a aventura e como está a correr o nosso combate contra Clicky. Os botões fazem barulho ao serem activados, exactamente como os botões de uma calculadora real, e apesar da publicidade que aparece de vez em quando, o jogo é fantástico, e vale bem a pena ter num iPhone, ainda para mais quando é grátis.


Calculator 2: The Game na App Store

Tamanho: 188.4 MB



sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Faraway 4

Lembram-se da série de jogos Faraway: Puzzle Escape onde temos de caminhar por paisagens deslumbrantes à procura de pistas para resolver uma data de puzzles e quebra cabeças? Pois bem, a Snapbreak Games acabou de lançar o 4º episódio da série, Faraway 4, e podemos encontrá-lo grátis na App Store.


O famoso arqueologista leva-nos agora para paisagens carregadas de monumentos a fazer lembrar os edifícios clássicos de Roma, entre outras zonas deslumbrantes, com mais puzzles a que já estamos habituados, que começam com os puzzles mais simples e óbvios, partindo a partir daí para algo mais complexo e com muitas mais pistas para descobrir.

Há mais páginas do diário do nosso pai para encontrar, o que vai continuando a história misteriosa dos seus passos através destes locais. Temos 20 níveis completos para ultrapassar, e como jogo gratuito que é já sabem que há um vídeo de publicidade para ver aqui e ali entre níveis.

Temos algumas mecânicas de jogo novas, e desta vez vamos até navegar num barco em locais idílicos carregados de água. Os gráficos são algo simples mas carregam a imagem de marca desta série Faraway que eu até gosto bastante. Há a possibilidade de desbloquear tudo sem publicidade e até conteúdos extra, através de uma compra in-app. Os fãs de quebra cabeças e desta série em particular não vão querer perder este jogo, por isso vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação para abrir o apetite.


Faraway 4 na App Store

Tamanho: 249.3 MB



quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Humbug

Hoje é dia de estreias na App Store e temos mais um belíssimo jogo de puzzles para resolver. Estou a falar de Humbug da Dunderbit, um jogo gratuito ideal para quem tem pavor a aranhas e outros insectos, mas com um ambiente completamente zen e 100 fantásticos quebra cabeças.


Este é um jogo cuja mecânica não é propriamente inovadora, pois parte do princípio daquele jogo clássico onde temos um objecto ou personagem a caminhar numa direcção em linha recta até embater num obstáculo, mas a introdução de insectos com diferentes características a habilidades vem transformar isto tudo numa experiência completamente diferente e super divertida.

Começamos com um caracol, que pode caminhar lentamente como é óbvio, uma casa de cada vez. E temos um número limitado de movimentos que podemos fazer, por isso há que escolher o caminho mais curto de maneira a que todos os caracois apanhem as estrelas disponíveis e se possa avançar para o próximo nível.

Os insectos desaparecem quando apanham a sua estrela, ficando o caminho livre para ser atravessado por outro insecto que esteja no tabuleiro. O que temos de interessante neste jogo é mesmo as diferentes habilidades dos insectos, que por exemplo depois do caracol somos apresentados à aranha, que se move todas as casas que puder em linha recta até embater num obstáculo, e portanto há que evitar que ela caia do tabuleiro.


Depois temos o gafanhoto que salta por cima de obstáculos e até por cima dos outros insectos. A joaninha que se move sempre duas casas, a borboleta e a abelha que voam, o que lhes permite atravessar por cima de locais onde não exista terreno, etc, etc.

Os puzzles foram todos criados à mão, e há alguns bem engenhosos que nos vão pôr a coçar a cabeça. Para ajudar, o que eu não recomendo, há a possibilidade de activar as dicas e também de usar o botão de UNDO. O jogo conta com publicidade que aparece de vez em quando, e é daquela que podemos ultrapassar logo nos primeiros 5 segundos bastando para isso tocar no botão de avançar e depois na cruz.

Para quem não gosta de publicidade é só retirá-la investindo na compra in-app, que também serve para ajudar um estúdio Indie como este da Dunderbit a trazer mais desafios e jogos bonitos como este para os nossos iPhones. Vejam aqui em cima o vídeo de apresentação para perceberem como estamos muito bem entregues a este mundo dos insectos e dos seus 100 puzzles para resolver.


Humbug na App Store

Tamanho: 81.6 MB

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Rogue Cards

Para os jogadores que gostam de enveredar pelos caminhos escuros e perigosos das masmorras, atenção que temos hoje grátis na App Store este Rogue Cards de Ivan Khokhlenkov, um jogo de Dungeon Crawling com cartas a fazer lembrar o jogo Look, Your Loot mas com uns gráficos mais pixelizados.


Este tipo de jogo é muito divertido, especialmente se forem apreciadores destas aventuras numa masmorra onde têm o vosso personagem como uma carta no ecrã, e a qual têm de jogar para cima, para baixo, ou para os lados, e assim apanhando tesouros ou enfrentando monstros e outras armadilhas.

É uma questão de sorte em parte, por causa das cartas que vão aparecendo a cada momento do jogo, mas é também necessária muita estratégia e planeamento da nossa parte para escolher qual o caminho a tomar, olhando ao mesmo tempo para a nossa vida, para a arma que podemos agarrar no caminho, e aquele monstro com o número de pontos de vida exacto para ser destruída com uma varinha mágia e a espada que temos ali à mão para apanhar.

Há vários heróis para ir desbloqueando, assim como níveis de dificuldade (não jogamos sempre num ecrã com 9 cartas, pois há modos mais avançados com muitas mais cartas no ecrã), e podemos melhorar as características dos nossos heróis, assim como adquirir certos poderes que podem ser activados de x em x turnos para nos livrar de uma situação difícil.

Este é o tipo de jogo perfeito para pôr a cabecinha a pensar nas melhores estratégias, resolver uns puzzles em poucos minutos, seja num jogo rápido de 3 minutos ou 15 minutos. Quanto tempo conseguem sobreviver na masmorra até encontrarem inevitavelmente a vossa morte? Boa sorte!


Rogue Cards na App Store

Tamanho: 54.2 MB



terça-feira, 27 de novembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Infinity Loop Premium

Está na hora de relaxar e meditar um pouco, e nada melhor que fazê-lo com um jogo como este Infinity Loop Premium da Estoty, uma experiência única que nos vai pôr a resolver puzzles de uma forma bem calma e em modo zen, que podem encontrar neste momento grátis na App Store.


Neste jogo apenas temos de rodar as peças de maneira a que nenhuma peça esteja sem conexão. O resultado de ter todas as peças ligadas umas às outras é quase sempre uma belíssima imagem que podemos reconhecer como um objecto famoso, um super herói, ou mesmo uma qualquer imagem abstracta.

Todos os puzzles foram escolhidos pelos programadores de entre os melhores submetidos por fãs, e é de facto uma rica selecção que nos deixa agarrados ao jogo por horas sem fim. Ao concluir um puzzle só queremos passar ao próximo e ver o que conseguimos descobrir a seguir.


É certo que no início todos os puzzles são extremamente simples de resolver (é essa a ideia de ser um jogo de contemplação e meditação, o que é ajudado pela música calminha a acompanhar), mas começa a aparecer uma certa complexidade nas estruturas apresentadas o que nos obriga a experimentar até chegarmos à disposição correcta de todas as peças.

Seja como for é uma promoção que devemos aproveitar imediatamente, que o jogo estará gratuito apenas por alguns dias, e vale bem a pena agarrar estas centenas de puzzles que proporcionarão muitas horas de jogo, para aqueles dias em que queremos limpar a mente e abstrair do mundo.


Infinity Loop Premium na App Store

Tamanho: 21.4 MB



segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Ocmo

Um jogo brutal que vai estar gratuito nos próximos dias em jeito de celebração por estar há um ano na App Store é este Ocmo da Team Ocmo, que nos vai pôr a controlar os tentáculos de uma espécie de polvo carnívoro, e a sua busca por comida.


Quando digo brutal, não é à toa, porque realmente vai haver um momento em cada nível em que Ocmo, ou o polvo do inferno, vai chegar perto do seu tão famigerado prémio, uma espécie de coelhinho branco fofinho, que vai virar uma pilha de ossos depois de uma carnificina horripilante que não deixará ninguém indiferente quando a virem pela primeira vez.

Mas é este o nosso objectivo, procurar o coelhinho e comê-lo. Ah, e não morrer, essa também é importante. E essa tarefa é bem mais complicada do que chegar até ao coelhinho e comê-lo. Por um lado os controlos que são impecáveis mas que nos obrigam a uma pequena curva de aprendizagem, que o movimento deste polvo negro fora de água não é assim tão fácil como devem perceber.


Este é um daqueles jogos de plataformas estilo ninja com uma corda, onde vamos andar a lançar-nos de pedra em pedra pelos ares, atirando um dos tentáculos para servir de corda e nos mandar para o próximo lugar a aterrar.

Há perigos a evitar, e tudo o que seja uma espécie de gosma laranja, não lhe podemos mesmo tocar, que é um tipo de ácido que não conjuga muito bem com a pele do nosso adorado polvo. Há que tocar no ecrã para Ocmo se soltar, há que tocar no ecrã para lançar um tentáculo, há que manter um dedo para recolher um tentáculo, há que manter o dedo no ecrã dos lados para se mover pelo chão ou tecto, e mandar o dedo acima ou abaixo para parar o polvo.



Não é fácil à primeira, mas depressa chegamos lá, e as coisas começam a seguir o seu rumo de uma maneira bem mais suave e viciante. Não é um jogo fácil, e os gamers hardcore vão adorar o que têm aqui em Ocmo. A jogabilidade não perdoa, e os gráficos são qualquer coisa de espectacular, o que ajuda e muito a manter-nos agarrados ao jogo e a tentar concluir todos os objectivos.

Sim, não basta chegar ao coelhinho e comê-lo. Isso dá-nos direito a uma estrela, mas há mais duas para obter. Se conseguirmos fazê-lo ainda mais rápido, mais uma estrela, e outra estrela. E se por acaso houver algumas zonas secretas para explorar, e as descobrirmos em vez de ir atrás do coelhinho, pumba, mais uma estrela para nós, e mais uma zona extra no mapa para explorar.

Ocmo não é um jogo fácil, mas é digno de se jogar, tanto pela sua jogabilidade como pelo deslumbre visual. A física presente neste jogo nos movimentos do polvo e de tudo o que mexe é impecável, e vale bem a pena o preço de entrada, que neste momento é grátis. Vejam aqui em cima o vídeo de apresentação do jogo e boa sorte a sobreviver neste mundo inóspito e imperdoável.


Ocmo na App Store

Tamanho: 567 MB



sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Agent A: O enigma disfarçado

Não há muitos jogos com a qualidade de The Room: Old Sins, mas este Agent A: O enigma disfarçado da Yak & co, chega lá bem perto, diferenciando-se com o seu aspecto de cartoon e história de espionagem ao estilo de James Bond, e está neste momento em promoção por 1€.


Este é um jogo que se insere no género Room Escape, onde temos de resolver uma série de puzzles e quebra cabeças para ir avançando na história, e muitas vezes escapar de facto de um quarto ou uma situação mais complicada.

Não há nada como experimentar escapar de um quarto carregado de puzzles na vida real, mas estes jogos são a segunda melhor coisa, especialmente quando têm a qualidade e a quantidade de puzzles como este Agent A: O Enigma disfarçado.


Neste jogo somos o Agent A, que é destacado para perseguir a espiã e assassina Ruby La Rouge, que é responsável por eliminar uma série de agentes nossos colegas, estando o nosso nome também nesta lista terrível.

Acabamos por a localizar na sua mansão, na qual teremos que entrar, apenas para descobrir que estamos a entrar numa ratoeira, pois Ruby La Rouge já estava à nossa espera. A partir daqui teremos que estar muito atentos a todos os pormenores, quadros nas paredes, vasos com pormenores estranhos, chaves escondidas em aquários, resolver todos os quebra cabeças que nos vão surgindo à frente para conseguir chegar finalmente até à famosa assassina.



Temos aqui 4 capítulos disponíveis para ultrapassar, o que nos vai levar bem próximo de Ruby, isto sabendo que está prometido o quinto último capítulo até ao fim de 2018, o que será para aparecer numa actualização nos próximos dias ou próximo mês.

Este é um jogo que começou apenas com o primeiro capítulo e ao longo do tempo tem vindo a ter novos capítulos adicionados, cada um mais engenhoso que o anterior, e todos eles ligados, pois nunca nos afastamos muito da mansão onde entramos no início do primeiro capítulo.

Serão capazes de resolver todos os puzzles engenhosos que Ruby reservou para vocês? Vejam o divertido vídeo de apresentação do jogo aqui em cima, e boa sorte a puxar pela cabeça, e de preferência a manterem-na em cima dos ombros até ao final.


Agent A: O enigma disfarçado na App Store

Tamanho: 584.6 MB


Agent A: O enigma disfarçado - Rating: 4.5

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

SYMMETRY GO

Especialmente direccionado para os fãs de jogos de sobrivência como o famoso e premiado Kingdom: New Lands ou o mais recente The Bonfire: Forsaken Lands, chega-nos agora este SYMMETRY GO da IMGN.PRO, um jogo de sobrevivência Sci-Fi passado no espaço onde ninguém te pode ouvir gritar.


Depois de seguirem um estranho sinal até um planeta abandonado (Aliens, alguém? Não?), um grupo de astronautas vai dar consigo num ambiente inóspito com temperaturas abaixo de zero, com pouquíssimos recursos e uma nave para reparar o mais rápido possível se quiserem fugir dali para fora antes que se lhes acabe o oxigénio, a comida, ou a sanidade mental.

Por causa do acidente não começamos de imediato com todos os astronautas, e temos apenas 3 para tentar manter a base a funcionar minimamente, e onde teremos que aproveitar as capacidades específicas de cada elemento da tripulação para gerar comida, procurar madeira para alimentar a fornalha e o aquecimento central, e recolher material eléctrico dos destroços para reparar os vários equipamentos que estão constantemente a avariar e que põem em risco a sobrevivência da tripulação.


Como jogo clássico de sobrevivência e gestão de tempo, teremos que tocar em cada um dos tripulantes e atribuir-lhes as tarefas específicas que queremos que executem. Temos também de andar atentos à fome de cada um deles e ao seu estado de saúde, dando-lhes ordens para ir comer ou para irem para o seu casulo de sobrevivência para recuperar forças.

Também os podemos pôr a aprender novas habilidades, tão necessárias para sobreviver neste ambiente inóspito, como por exemplo botânica e outros estudos importantes. Ter atenção aos equipamentos que começam a avariar é importante, pois temos de mandar alguém da tripulação repará-los, e muito importante, temos de ter materiais electrónicos suficientes para o fazer.


O jogo vai-nos levar muitas vezes à morte inevitável, e para nos aguentarmos mais uns dias, ou mesmo tentar chegar ao final do jogo reparando a nave e fugir dali para fora, podemos inclusive tomar as decisões mais desagradáveis como matar um elemento da tripulação (ou esperar que este morra), para em vez de o enterrar para que descanse em paz, o cozinhemos no forno para servir de alimento.

Como podem ver o jogo é grátis, mas conta com vídeos de publicidade que podemos visualizar de vez em quando para obter mais materiais vitais ou mesmo comida, e há compras in-app para retirar os anúncios e adquirir o modo de história, que dizem em algumas críticas ser uma bela história de ficção científica.

No entanto, se conseguirem sobreviver 100 dias no modo de sobrevivência, o modo de história será automáticamente desbloqueado, por isso vamos lá pôr essas cabeças a pensar nas melhores e mais mirabolantes estratégias. O jogo tem um visual minimalista impecável e uma banda sonora e efeitos de som Sci-Fi que nos transportam de maneira fiel e única para este planeta deserto (e será também desabitado?). Ah ah! :D


SYMMETRY GO na App Store

Tamanho: 145.7 MB