terça-feira, 28 de setembro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Poink!

Um remake (ou demake) de um dos melhores jogos brickbreaker / breakout que existiu no Commodore Amiga, Poink! de Martin Mauchauffee, quer mesmo ser o Poing! dos anos 90, e com uma jogabilidade incrível e uma banda sonora bem reminiscente desses tempos, temos aqui um jogo impecável, grátis na App Store.

Se estiverem num computador, podem desde já experimentar o jogo aqui neste link: https://lowresnx.inutilis.com/topic.php?id=31, e se forem grandes fãs de jogos como Arkanoid e outros do mesmo género como eu, não vão querer pousar este jogo tão cedo.

Para já há que tirar do caminho o óbvio, o jogo está de lado, o que é algo a que eu não me habituo, e portanto no iPhone jogo mesmo com o iPhone na vertical ;). Mas que isso não detenha ninguém de o jogar na horizontal como é suposto.

A ideia é destruir a parede no topo (ou do lado direito), para seguir assim em frente nível acima e por aí fora. Não necessitamos de destruir todos os tijolos no ecrã, até porque não é possível, pois estão sempre a surgir mais, o que nos complica e muito a vida.

Em baixo podemos ver a barra "FORCE", que nos indica quantas vezes temos de bater no tecto para quebrar e passar ao próximo nível. Isto não são bem níveis níveis, pois há sempre a possibilidade de cair por baixo, e caíremos mesmo muito rápido através dos níveis anteriores, e se conseguirmos acertar na bola, ficamos nesse nível, senão perdemos mesmo a bola.

É um jogo muito interessante, cheio de elementos surpresa, uma jogabilidade incrível, super viciante, e uma banda sonora a fazer lembrar jogos Arcade do antigo Spectrum, que faz muito pela nostalgia do pessoal dos anos 80/90. O jogo é gratuito, portanto vejam lá com os vossos olhos como é um jogo que cabe numa diskette de 1.4 Megabytes. 


Poink! na App Store

Tamanho: 1.2 MB



sábado, 18 de setembro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Actualizações iOS 15 das apps da Readdle

Estavamos em 2010 quando falei aqui pela primeira vez do ReaddleDocs, uma app que nos permitia ser produtivos de uma forma como nenhuma outra app da Apple o permitia na altura. Desde um gestor de ficheiros, à criação de todo o tipo de documentos, ler livros digitais, aceder aos documentos na cloud, etc. Pois as apps da Readdle cresceram imenso entretanto e são ferramentas obrigatórias para quem quer fazer muita coisa num iPhone ou iPad, e com o iOS 15 ficaram ainda mais potentes.

No Spark, temos Widgets do iPad para emails e calendários no iPad OS 15, onde podemos finalmente colocar widgets em qualquer lugar do ecrã inicial para ver informações importantes rapidamente. Além disso, a Apple introduziu um novo tamanho de widget maior, para que se possa aproveitar ao máximo o ecrã do iPad.

Um novo modo Foco, que filtra notificações e apps com base no que você deseja fazer. Por exemplo, no trabalho, podemos querer silenciar as notificações do Instagram enquanto recebemos alertas sobre emails importantes no Spark. E ainda uma maneira rápida de criar notas, arrastando com o dedo para cima na parte inferior direita do ecrã.

Os widgets também chegaram ao Documents, PDF Expert, Calendars, e permite-nos aceder rapidamente aos nossos documentos recentes e favoritos. Aqui também temos acesso à nota rápida como no Spark (e até nas outras apps), que me parece muito útil que esteja presente nas várias apps da Readdle. Os widgets também foram actualizados nas versões para iPhone, apesar deste update ser mais extenso nas apps para iPad. No Scanner Pro, uma app que uso imenso, foi melhorado o OCR para chinês, que é coisa que já o faz para 26 idiomas.

Nota: O iOS 15 estará disponível para iPhones e iPads no dia 20 de Setembro.

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Sliding Seas

Posso confirmar que a fórmula match-3 continua bem viva e recomenda-se. Especialmente com a creatividade de jogos como este Sliding Seas da Mugshot Games, que está muito bem conseguido e divertido, e podem encontrá-lo gratuito na App Store.

Para quem aprecia jogos match-3, não é preciso vender o peixe, que é sempre divertido seja qual for o formato, mas para quem fica um pouco de pé atrás com tantos clones dentro do mesmo género, podem respirar de alívio que este jogo vai deixar-vos agarrados por ser tão creativo em tudo o que nos oferece e nos põe a fazer.

A fórmula é muito interessante, pois estamos em pleno alto mar e cada bloco corresponde a pedaços do mar, com diferentes níveis de altura. Sempre que combinamos 3 blocos de oceano, o nível do mar vai descendo (mudando de cor) até se transformar em areia, e dessa pequena ilha, aparecer relva, árvores, e uma casa.

A piada está no objectivo que é salvar os náufragos que aparecem nos blocos do mar. Primeiro combiná-los para colocá-los a salvo numa jangada, e depois em terra, e depois finalmente numa pequena ilha com cabanas. É um conceito muito interessante, e que vai evoluíndo com muita coisa nova à medida que vamos jogando. Com certeza um jogo bem bonito e desafiante a não perder.


Sliding Seas na App Store

Tamanho: 429.4 MB