quarta-feira, 3 de março de 2021

Textual description of firstImageUrl

Color Defense - A TD Puzzle‪r

Já devem saber o que a casa gasta aqui por estes lados no que toca a jogos do género Tower Defense, e como tal apresento-vos este Color Defense - A TD Puzzle‪r da McPeppergames UG, um belíssimo jogo de estratégia em tempo real que podem encontrar hoje grátis na App Store.

Já não falo aqui há algum tempo de um jogo de Tower Defense, e não podia chegar em melhor altura estas novidades e a promoção que a McPeppergames está a fazer com o seu jogo Color Defense. Este jogo é cheio de carisma, com um visual bem interessante, efeitos espectaculares, áudio carregado de efeitos e vozes.

Como jogo de estratégia em tempo real e jogo de tower defense em particular, é mesmo qualquer coisa. Com vários níveis de dificuldade, e ainda a possibilidade de jogar um modo com ataques infinitos, só fica mesmo a faltar um modo onde podemos criar os nossos próprios níveis. 

Não, não falta não, também está presente, para os profissionais dos jogos TD, onde podemos desenhar o cenário caótico e impossível ideal para derreter o cérebro a pensar na melhor estratégia de defesa. Sejam ou não fãs do género, aproveitem a promoção e experimentem este jogo que está mesmo qualquer coisa de incrível.


Color Defense - A TD Puzzle‪r na App Store

Tamanho: 101.9 MB




terça-feira, 2 de março de 2021

Textual description of firstImageUrl

Make Way‪s‬

Criar caminhos com sucesso é aquilo que propõe o recém chegado Make Way‪s‬ de Pratap Rai, um jogo de lógica onde temos de rodar uma série de triângulos com o objectivo de fazer chegar a bola até ao destino, e que podem encontrar grátis na App Store.

Este é um daqueles jogos cujos quebra cabeças obedecem à lógica. Temos um ponto de partida, e um ponto de chegada, e para orientar o caminho da bola que sairá disparada do ponto de partida, é mesmo introduzindo pequenos triângulos na grelha à nossa frente, de maneira a que a sua orientação "empurrem" a bola até à saída da grelha.

O jogo tem uma série de twists, e um deles é logo a maneira como se rodam os triângulos. Não se toca neles para rodarem. Temos sim que arrastá-los até dois pontos especiais nos lados da grelha onde está assinalada a rotação no sentido dos ponteiros do relógio, e a rotação no sentido contrário.

Colocar qualquer triângulo em cima destes objectos de rotação faz com que o objecto rode nesse sentido, e temos de ser rápidos pois o triângulo continua a rodar até se gastarem as vezes que o podemos fazer. Pelo caminho irão aparecer uma série de items que vão modificando por completo o esquema das coisas, o que torna o jogo sempre mais interessante. Se apreciam um bom quebra cabeças, então não precisam de ir mais longe do que este Make Ways.


Make Way‪s‬ na App Store

Tamanho: 40 MB



domingo, 28 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

LVL

Para aqueles que querem treinar a sua orientação espacial e qualidades a resolver puzzles, LVL de Ertan Unver, é um bonito e desafiante jogo que temos hoje disponível grátis na App Store, que nos vai pôr a massa cinzenta em fogo.

Arrancamos no primeiro nível com um cubo em 3D, o qual podemos rodar livremente com os dedos em qualquer direcção. No seu interior e em cada face temos uma série de peças que podemos mover com os dedos, e que devemos orientar de maneira a preencher cada face com uma só cor.

A ideia é simples, mas o desafio torna-se bem interessante à medida que começam a aumentar o número de peças no interior do cubo, e à medida que o próprio cubo vai crescendo de tamanho. Este não é um simples puzzle onde basta resolver as cores de uma face, não, pois temos de olhar para duas faces opostas para resolver o problema. As cores das peças na face oposta junto com as cores das peças na face que temos à frente são a solução para o puzzle.


Como se aumentar o número de peças e tamanho do cubo não fosse suficiente, de repente começamos a ter peças coloridas no interior do cubo, as quais não temos acesso nem podemos mover. É aqui que o desafio sobe para outro nível, e transforma este puzzle num óptimo exercício para o cérebro.

Há muitos níveis para resolver, e podemos optar entre tamanhos diferentes do cubo, para se adaptar facilmente ao nível e idade de qualquer jogador. Depois temos também o modo infinito, onde não faltam puzzle aleatórios para resolver. Aproveitem para agarrar este LVL já hoje enquanto está gratuito na App Store, que não se irão arrepender..


LVL na App Store

Tamanho: 100.3 MB


sábado, 27 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Action Puzzl‪e

Quando penso em resolver puzzles num iPhone ou iPad, daqueles com peças de puzzles onde temos de chegar a uma imagem completa, fico sempre com aquela vontade de o fazer mesmo com as peças reais sobre uma mesa. Mas há vantagens em resolver estes puzzles num iPhone ou iPad quando se trata de algo como este Action Puzzl‪e de Joachim Mertens, onde todo o cenário e peças do puzzle são animadas.


O conceito é muito interessante e é de facto um tipo de puzzle com peças que só pode ser conseguido num iPhone ou iPad. O cenário do puzzle é apresentado logo no início, onde podemos ver uma cena em 3D animada, como por exemplo uma rua com casas, carros e pessoas a passar, ou então uma pista de corridas com os carros em constante movimento.


Depois parte-se a imagem em pequenas peças do puzzle, onde essas mesmas peças continuam a reflectir as animações que deveriam estar a acontecer na imagem completa. Isto pode-nos ajudar a perceber onde é que encaixa determinada peça, por exemplo visualizando um carro que acabou de passar nessa peça.

O jogo está hoje grátis na App Store, e como é necessário desbloquear todos os puzzles e níveis de dificuldade, recomendo que toquem em qualquer puzzle com cadeado para acederem à opção de comprar o desbloqueio do jogo completo, que está neste momento grátis, portanto façam-no quanto antes.



Tamanho: 63.9 MB

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Arcadium - Space Wa‪r

Que grande estreia temos hoje na App Store, especialmente para os fãs dos shooters Arcade, quase a fazer lembrar os tempos do clássico Space Invaders. Estou a falar de Arcadium - Space Wa‪r de Luciano Bercini, um jogo de acção frenético que podem encontrar hoje grátis na App Store.

Imaginem que se cansaram da invasão dos Space Invaders, e resolveram pegar na vossa nave e ir até à origem dos ataques alinígenas e tentar solucionar o problema logo aí na raíz. Quando damos por nós estamos rodeados de inimigos por todos os lados, e a solução é mesmo fugir e disparar o máximo que pudermos.

É esta a premissa deste jogo frenético, e parece simples e até básico, mas quando começamos a ver tudo aquilo que é possível fazer neste jogo, com aquele cheirinho a RPG que nos deixa agarrados ao jogo a querer experimentar mais um e outro power-up, ou experimentar uma nova nave, ou aquele poder especial que se pode adquirir na loja com o dinheiro que vamos coleccionando nos combates, só pode dizer UAU.


Não percam o vosso tempo a ler as minhas palavras, é instalar o jogo e começar já a dar tiro neles, que o destino da humanidade está nas vossas mãos. Um jogo mesmo muito divertido e desafiante, onde temos até eventos especiais que nos permitem combater inimigos novos, para ganhar pedras preciosas que dão para adquirir naves diferentes na loja.

Aliado a isto, temos upgrades da nossa nave, e um monte de power-ups que vão surgindo durante o jogo, os quais podemos escolher sempre de entre três diferentes, que tanto nos podem dar mais corações, maior velocidade, mais rapidez de tiro, tiros duplos (com um catch) e até tiros traseiros etc. Há também níveis contra um boss, e até a devida homenagem ao Space Invaders, como se pode ver numa das imagens aqui em cima.


Arcadium - Space Wa‪r na App Store

Tamanho: 88.6 MB


terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

TENGAI classic

Um shoot em up a fazer lembrar os grandes clássicos dos anos 90, TENGAI classic da MOBIRIX, é um SHMUP carregado de acção que podem encontrar grátis na App Store que nos põe a combater com um herói voador na antiga China.

Aqui estamos perante um SHMUP horizontal, que normalmente nos põe a controlar um avião ou nave espacial, mas aqui é mesmo um herói em modo voador (guerreiros, samurais, etc) que terá de destruir todos os inimigos com os seus poderes mágicos poderosíssimos.


Os controlos não precisam de qualquer curva de aprendizagem, e é mesmo aquilo que esperamos de um jogo deste tipo. Controlamos o nosso herói deslizando o dedo pelo ecrã, e temos alguns botões no ecrã para usar alguns poderes especiais.

Os gráficos são pixelizados, um clássico destes jogos que se jogavam nas máquinas Arcade, mas há grande detalhe e cuidado nas animações dos inimigos que nos aparecem pela frente. É um jogo genial e com um aspecto incrível que não deixará nenhum fãs de SHMUPS indiferente. Não percam!


TENGAI classic na App Store

Tamanho: 48.7 MB


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Background Eraser - AI Remov‪e‬

Para aqueles momentos em que nos vemos com grande dificuldade em recortar a foto de uma pessoa ou objecto para fazer uma colagem numa app no iPhone, aqui está a Background Eraser - AI Remov‪e‬ de Tiemei Yan, uma app que temos hoje grátis na App Store que separa as pessoas do fundo com uma mestria incrível.

Imaginem que queremos fazer uma colagem com fotos de amigos ou pessoas da família, e não conseguimos encontrar a app ideal para fazer este recorte, e acabamos por andar ali à mão a recortar à volta das pessoas, o que acaba sempre por ser um resultado um pouco duvidoso.

Com esta Background Eraser - AI Remove basta seleccionar a foto que queremos, e esperar que a Inteligência Artificial perceba aquilo que queremos recortar da imagem, o que funciona muito bem na maioria das vezes, e num instante estamos a gravar no rôlo de câmara ou a partilhar por Email, etc, um recorte perfeito daquilo que queremos colar numa outra imagem.

Isto funciona mesmo muito bem, e podemos escolher diferentes resoluções para trabalhar, o que dá sempre jeito, dependendo do tipo de trabalho que pretendemos fazer. No entanto fica o aviso. Atenção se as fotos tiverem conteúdos sensíveis, pois as fotos são enviadas para um servidor externo, e depois de recortadas enviadas de volta para a app no iPhone. Na prática não vemos isto acontecer e parece que acontece tudo no iPhone, mas não é esse o caso.

Se tiverem fotos que queiram recortar e não haja problema que as fotos estejam a sair do vosso iPhone, então não há como não recomendar esta app fantástica, que funciona mesmo muito bem, e pode ser um verdadeiro salva vidas em algumas situações. Experimentem vocês mesmos e fiquem deslumbrados.


Background Eraser - AI Remov‪e‬ na App Store

Tamanho: 4.4 MB

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Battery‪⁺

Aqueles que têm um Apple Watch sabem bem o quanto podem ser úteis as informações que nos são dadas por diversas apps através das complicações do relógio. A bateria do iPhone é mais uma informação que pode ser bem útil de visualizar no pulso, e podem fazê-lo com esta Battery‪⁺ da Crypto Inc., que está neste momento grátis na App Store.


Esta app coloca uma complicação no nosso Apple Watch com a informação da bateria que temos restante no iPhone. Esta informação pode ser actualizada de 20 em 20 minutos, 30 em 30 minutos, ou de hora a hora (que me parece bastante razoável). Na pior das hipóteses tocamos na complicação e a app abre-se e mostra-nos de imediato o nível de bateria exacto naquele momento.

Podemos escolher entre três complicações com designs diferentes, e é possível receber notificações quando o iPhone está carregado a 100%, ou quando está com a carga abaixo dos 50% ou 25%. No que toca às complicações, os designs só estão disponíveis nos mostradores mais antigos, pois nos novos aparece o ícone de bateria idêntico ao que já aparece para o Apple Watch.

A app já não é actualizada desde meados de 2019, e por isso não é totalmente compatível com os mostradores mais recentes. Seja como for, da maneira que está funciona bem, e apesar de não ter experimentado ainda as notificações, só o facto de poder ver a bateria do iPhone é já extremamente útil. Não percam a oportunidade de a instalarem enquanto está gratuita na App Store.


Battery‪⁺ na App Store

Tamanho: 29.5 MB


terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

ROBX

Não é um tipo de puzzle novo, mas com um visual refinado e uma mecânica inovadora que torna tudo bem mais desafiante ROBX da Clear Sky Designers LLC, é um jogo que vos vai pôr a puxar pela cabeça e pela noção espacial, e podem encontrá-lo grátis na App Store.


Estão a ver aqueles sliding puzzles onde temos de deslizar uma peça de obstáculo a obstáculo até chegar ao seu destino? Este é um desses puzzles, onde empurramos uma peça, e ela se move sem parar até bater numa parede ou qualquer outro obstáculo, e temos de pensar muito bem nos movimentos que fazemos para que a peça fique bem apontada para a saída e assim avançar para o próximo puzzle.

Aqui temos um disco que temos de levar até à saída assinalada a verde. Essa saída pode estar a vermelho, e tem de ser activada, obrigando-nos a passar primeiro pela casa com o fumo a cinzento, que activará a saída, passando esta à cor verde.

O que está muito interessante neste jogo é o facto de o jogo nos obrigar a treinar a memória, e a noção espacial, pois as paredes começam a desaparecer. Ou melhor, elas estão lá, pois podemos rodar o ecrã e verificar que elas continuam no seu lugar, mas o nosso disco só bate nelas se estas estiverem visíveis.

Esta mecânica torna os puzzles bem mais extensos e desafiantes, obrigando-nos a ter sempre em mente as paredes que desaparecem, e a sua localização. É muito interessante e recomendo vivamente a qualquer fã de puzzles. O visual criado no motor Unreal também ajuda, assim como o feedback háptico do iPhone sempre que o disco bate num obstáculo. Muito bem feito.


ROBX na App Store

Tamanho: 103.7 MB


domingo, 14 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Kitty Lette‪r‬

Este é para os fãs de jogos de palavras. Digamos que é um Words With Friends com gatos que explodem, o que por si só é uma descrição que ou apaixona de imediato ou afasta qualquer pessoa. Estou a falar de Kitty Lette‪r‬ da Exploding Kittens, um jogo gratuito onde temos de construir palavras para nos defendermos de gatos explosivos.

Neste jogo podemos optar por jogar sozinhos contra um inimigo, ou jogar contra um amigo ou uma outra pessoa aleatória online. Jogar sozinhos contra o computador é o ideal para aprender a jogar e perceber as melhores estratégias de sobrevivência, mas o verdadeiro desafio é mesmo jogar contra amigos ou outros jogadores online espalhados por esse mundo fora.

Em Kitty Letter temos à nossa frente dois jogadores frente a frente, cada um com a sua casa e respectivos quintais, e uma estrada pelo meio. O nosso adversário envia gatinhos na nossa direcção, que se não forem parados irão explodir a nossa casa. Para os combater temos de fazer palavras que comecem com a letra que estes têm sobre as suas cabeças, combinando as letras que temos em baixo, que vão mudando de tempos a tempos.

Parece tarefa fácil, mas não é. Pelo caminho temos montes de mecânicas novas constantemente a surgir, com ajudas que podemos usar, como um aspirador que aspira os gatos todos em linha recta, etc. Com o humor sádico e animações da fantástica Oatmeal, preparem-se para rir muito, e treinem o vosso inglês, que não há português infelizmente.


Kitty Lette‪r‬ na AppStore

Tamanho: 377.9 MB


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Bricks Pixel - Monster RP‪G

Desta não estava eu à espera, uma mistura entre o género Brick Breaker (jogos como o Arkanoid) e um RPG. Estou a falar do recém chegado Bricks Pixel - Monster RP‪G de William Putra Sera, um jogo onde o nosso herói tem de encontrar tesouros e defrontar monstros, no qual a mecânica é destruir "tijolos", e que podem encontrar gratuito na App Store.

No lugar de uma raquete ou plataforma temos o nosso herói de escudo em riste. E em vez da bola que destrói tijolos temos a nossa arma, que lançamos em direcção aos arbustos, pedregulhos, arcas de tesouro e inimigos (que fazem as vezes dos tijolos, que são habituais nos jogos brick breaker como Arkanoid).

Esta mistura entre os dois géneros é muito interessante, pois para quem é fã de jogos do género brick breaker, temos aqui tudo a que estamos habituados, poderes que caiem para o nosso herói apanhar, lasers, energia para nos dar mais vida, etc. E temos aquilo que é habitual num RPG, os pontos de ataque da nossa arma, os pontos de ataque dos inimigos, que se formos atingidos vai retirando pontos à nossa vida, e temos toda uma secção para melhorar as nossas armas, escudos e poderes.

É de facto um jogo bem divertido e do qual não estava nada à espera de encontrar na App Store. Não há dúvidas que os programadores Indie continuam a inventar novas formas de entretenimento para a comunidade de gamers, e este é mais uma pérola, que tem todo o caminho para se tornar num jogo cada vez melhor.


Bricks Pixel - Monster RP‪G na App Store

Tamanho: 221.9 MB 


terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Tick Tock: A Tale for Tw‪o

Já devem ter reparado que sou grande fãs de jogos estilo Room Escape, e como tal andava há algum tempo para experimentar este Tick Tock: A Tale for Tw‪o da Other Tales Interactive, um belíssimo jogo misterioso que tem de ser jogado a dois para se avançar na história e puzzles.

Tinha este jogo ali instalado à espera do dia em que algum fã de jogos Room Escape quisesse avançar para esta aventura comigo. Afinal de contas a crítica deste jogo é unânime e muito boa, só elogios. E a verdade é que dos jogos do género que existem, este é o que mais se aproxima da experiência de visitar de facto uma sala física e resolver um mistério e puzzles de Room Escape.

Neste jogo há que tê-lo instalado em dois dispositivos, cada jogar terá que ter o jogo do seu lado, seja num iPhone, iPad, Android, ou Computador, e depois conectar por uma chamada de voz, ou uma ligação de voz online ou  mesmo chat se tiver de ser, e aí sim abrir o jogo e avançar para o mistério.


O jogo leva-nos para um universo fascinante onde abundam os relógios e os puzzles à volta de relógios, e como tal teremos algumas viagens no tempo, tudo para resolver o mistério à volta de duas irmãs e dos acontecimentos que rodeiam a sua família.

No que toca a ser realista, parece que estamos mesmo a visitar os locais juntos, onde cada um vê algo semelhante, mas diferente o suficiente para terem que comunicar um com o outro para perceber melhor o cenário que têm à sua frente, e assim ajudar a resolver os puzzles em conjunto. Só mesmo experimentando para perceber o quão fantástico isto está concebido, e como nos deixa agarrados ao jogo do início ao fim. 

Vejam a trailer que vão ficar com uma ideia de como tudo se processa. Portanto, se forem fãs destes mistérios e jogos do género Room Escape, e tiverem alguém com quem jogar, não pensem duas vezes. O jogo é multi plataforma, e é mesmo uma delícia de jogar.


Tick Tock: A Tale for Tw‪o na App Store

Tamanho: 714.2 MB



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Level: A Simple Puzzle Gam‪e

E aqui está o vosso jogo de puzzles gratuito para levarem para o fim de semana. Trata-se de Level: A Simple Puzzle Gam‪e da Starch Inc., um jogo onde temos de jogar com os diferentes pesos para equilibrar uma série de plataformas, e que podem encontrar hoje grátis na App Store.

Um jogo para relaxar, e ao mesmo tempo um jogo onde temos de puxar pela cabeça. No ecrã temos algumas plataformas pretas, as quais têm de ser alinhadas de maneira a que fiquem plataformas horizontais perfeitas. Para o fazer temos de jogar com os diferentes pesos que temos para mover entre plataformas.

Temos 3 figuras geométricas, um círculo que equivale a uma unidade de peso, o triângulo que equivale ao peso de dois círculos, e um quadrado, que esquivale ao peso de 3 círculos. Com esta regra básica na cabeça, temos de movê-los livremente entre plataformas de maneira a que esta fiquem alinhadas.


O jogo começa a complicar como é óbvio com diversas mecânicas. Primeiro, as formas geométricas podem ser ocas, o que inverte o seu peso, em vez de fazer força para baixo na plataforma, faz com que esta suba. E depois há as formas geométricas negras, que não podem ser movidas por nós.

As próprias plataformas começam a ser mais complexas, com algumas que não se movem, pois têm um cadeado, a não ser que haja uma plataforma com uma chave, que ao ser alinhada com esta, abre o cadeado e desbloqueia a plataforma. Outras plataformas têm um mecanismo que faz mover outras plataformas em simultâneo, etc, etc. No geral um jogo muito interessante e desafiante com mais de 100 puzzles para resolver. Boa sorte ;)


Level: A Simple Puzzle Gam‪e na App Store

Tamanho: 20.6 MB


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

pink (game)

No que toca a jogos de puzzles que nos obriga a pensar fora da caixa, os jogos de Bart Bonte estão lá no topo da lista. É esse o caso do antigo What's Inside The Box, e é também o caso do recém chegado pink (game), que podemos encontrar hoje grátis na App Store.

Não há muito a dizer sobre o jogo, pois temos mesmo que experimentar e jogar para perceber o que fazer, e como solucionar cada puzzle de maneira a passar ao seguinte. A ideia é ficar com o ecrã todo cor de rosa, portanto tudo o que for branco é para mudar de cor, ou fazer desaparecer do ecrã.

Há puzzles semelhantes, mas na sua grande maioria cada um tem uma solução e mecânica única para ser resolvido. Boa sorte com esse pensamento fora da caixa, e se estiverem à rasca, procurem soluções no YouTube, ou então arrisquem uma dica tocando no ícone da lâmpada em cima.


pink (game) na App Store

Tamanho: 41.2 MB



quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Invaders mini

Onde andam os fãs nostálgicos de clássicos como o jogo Space Invaders que se jogava nos anos 80 nas máquinas Arcade? Para quem tem um Apple Watch, podem encontrar hoje grátis na App Store este Invaders mini da Virtual GS, que vai dar para uns bons minutos de entretenimento no relógio.

O que se pode dizer de um jogo intemporal como o Space Invaders? Os extra terrestres estão aí, e querem dar cabo de nós. Portanto temos de pegar na nossa nave espacial e destruí-los antes que estes cheguem ao planeta terra.

No relógio o jogo está muito bem concebido. Usamos a coroa do Apple Watch para mover a nave para a esquerda e para a direita, e o disparo é automático sempre que nos movemos. Também podemos tocar no ecrã para disparar, o que dá jeito quando estamos parados e estamos a aguardar que o OVNI passe no topo do ecrã.

O jogo está hoje grátis na App Store, e se fizerem muita questão também o podem jogar num iPhone. Já sabem que para mim não há melhor colecção de jogos para o Apple Watch do que o Mini Watch Games 24-in-1, que contem também uma versão do Space Invaders.


Invaders mini na App Store

Tamanho: 36 MB


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Secret Files: Sam Peters

Atenção à promoção, que temos neste momento gratuito na App Store este Secret Files: Sam Peters da Animation Arts Creative, uma grande aventura point and click com imensos puzzles e quebra cabeças misteriosos para resolver.

Já tinha jogado em 2014 o Secret Files Tunguska, e não há dúvida que toda esta série de jogos está muito bem conseguida. Com uns visuais espectaculares, não nos podemos mesmo queixar da qualidade gráfica do jogo, mas também a história e os puzzles que encontramos pela frente nos deixam agarrados do início ao fim.

Desta vez a nossa repórter heroína vai viajar até ao coração de África, onde irá à procura de uma pista sobre DNA alienígena encontrada em algas numa estranha cratera no Gana. Pelo caminho há que fugir e evitar animais selvagens e outras criaturas da folclore Africana. E depois há os puzzles do costume para nos pôr a puxar pela cabeça, que ficam tão bem neste tipo de jogo. Aproveitem a promoção e instalem o jogo no vosso iPhone ou iPad enquanto está gratuito.


Secret Files: Sam Peters na App Store

Tamanho: 1.1 GB



sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

ColorFold

Cá está o quebra cabeças para levarem para o fim de semana, porque há que manter esse cérebro bem exercitado. Hoje temos este ColorFold de Martin Pluisch, grátis na App Store, e vai-nos pôr a dobrar papel sobre papel para atingir o nosso objectivo.

Começamos com uma fita de papel colorida, e temos uma série de pontos sobre os quais temos de passar com a fita por cima. A fita tem de tapar completamente o ponto, portanto não podemos dobrar a fita quando passamos por cima do mesmo, e depois quando começamos a ter fitas de várias cores, cada uma tem de passar sobre o ponto da mesma cor, e não podemos passar por cima de dobras, apenas sobre outro pedaço de fita lisa.


Como quebra cabeças e puzzle este jogo de lógica está muito bem conseguido, e à medida que vamos avançando de nível para nível, começamos a ter novas mecânicas de jogo a serem introduzidas, que tornam o jogo cada vez mais complexo e desafiante.

Blocos que não nos permitem passar com a fita, blocos que transportam a fita de um lado para o outro, blocos que fazem de espelho permitindo-nos ter a fita duplicada a repetir os nossos movimentos, etc. Se estavam à procura de entretenimento para o fim de semana que está aí à porta, então ColorFold é um desafio incrível que conta com mais de 150 puzzles para resolver.


ColorFold na App Store

Tamanho: 31.4 MB


quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Lazy Chess

Não há dúvida que nos últimos dois anos tem havido uma explosão de jogos de xadrez bem originais na App Store. Hoje estreou-se mais um no campo dos bem originais e divertidos, e é este Lazy Chess da Cinq-Mars Media, que podem encontrar hoje gratuito.

Num jogo de xadrez temos em média uns 30 movimentos legais possíveis, o que abre caminho a que haja biliões de biliões de possibilidades para cada jogo. E se nos fossem dadas apenas duas opções para mover as nossas peças no tabuleiro?

É isto que nos propõe este jogo de xadrez preguiçoso. Tocamos no ecrã e podemos ver a alternar entre as duas jogadas possíveis que podemos fazer. Tocamos no botão em baixo para confirmar, e seguimos em frente. A questão é que uma delas é a melhor jogada que se pode fazer, e a outra nem tanto. Está aí o desafio do jogo, perceber qual será a melhor jogada das duas para ganhar ao nosso adversário. 



As jogadas possíveis são criadas pelo motor de xadrez Stockfish, que é um dos mais potentes do mundo. Sempre que escolhemos uma das jogadas recebemos um alerta em baixo que nos diz se optamos pela melhor jogada possível, ou pela pior jogada. Temos sempre presente no ecrã as estatísticas do nosso jogo, indicando a todo o momento qual a percentagem de boas jogadas que fizemos, VS as piores jogadas.

O ideal é termos uma percentagem alta na escolha das melhores jogadas, pois quer dizer que estavamos a pensar no que estamos a fazer. O jogo é grátis e conta com publicidade, e à medida que vamos ganhando estrelas, estas podem ser usadas para desbloquear opções extra no menu, como alterar o tema do tabuleiro e peças, a possibilidade de jogar contra um amigo em tempo real, ou mesmo contra um adversário aleatório.

O jogo conta também com desafios que vão sendo desbloqueados, que nos permite participar num jogo famoso, como é o caso do primeiro que podemos desbloquear que se chama "The Queen's Gambit", que é até apresentado com a descrição e imagem da série do Netflix com o mesmo nome.


Lazy Chess na App Store

Tamanho: 34.7 MB


quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Bubblegum Hero

Há por aqui fãs de pastilhas elásticas? E dos balões que se fazem com as pastilhas elásticas? Ok, este é o jogo ridículo do dia, mas muito divertido e desafiante. Estou a falar de Bubblegum Hero da Crimson Pine Games, e podem encontrá-lo gratuito na App Store.

Escolham o vosso personagem, desde a míuda chic ao cozinheiro louco até ao lutador sumo, cada um tem a sua técnica para fazer balões com pastilhas elásticas. Temos no ecrã um círculo que nos diz qual a zona segura para conseguir encher o balão, e a zona ideal para conseguir um resultado perfeito.

Temos de pousar o dedo no ecrã e o balão começa a encher, e depois só temos de soltar o dedo no momento certo, de preferência dentro da zona amarela. O desafio está em conseguir acertar no sítio certo no momento certo, pois este círculo vai mudando o seu tamanho conforme a nossa respiração.

Se não enchermos o suficiente a pastilha elástica fica flácida e perdemos, e se enchermos demais ela rebenta na nossa cara. Isto é especialmente divertido de fazer com diferentes personagens para ver todas as animações de cada um quando isto acontece.

Há 5 mundos diferentes, 15 personagens diferentes cada um com a sua animação distinta, e 30 pastilhas elásticas, onde cada uma tem as suas próprias características, como sabor, nome e aspecto, mas também velocidade, pontos, alcance e dinheiro. Testem os vossos reflexos e timing, e vejam quantas bolas conseguem fazer antes da pastilha elástica rebentar na vossa cara.

Bubblegum Hero na App Store

Tamanho: 317.5 MB


terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Infinity Pinball

Joguinhos old school tocam-me sempre no coração, especialmente quando nos chegam com este look de máquinas de jogos que tínhamos nos anos 80. Neste caso estou a falar de Infinity Pinball da Digital Will Inc., um jogo de pinball bem engraçado com dezenas de mesas de flippers que podem encontrar grátis na App Store.

Apesar de serem 5 mesas de pinball diferentes, cada uma com o seu próprio tema e banda sonora respectiva, no fundo são dezenas e dezenas de mesas, porque este jogo funciona por níveis, e sempre que conseguimos que a bola escape na parte superior da mesa, passamos para uma outra mesa mais acima, tudo dentro do mesmo tema, claro.

Os controlos não podiam ser mais simples, como é costume neste tipo de jogo de flippers. Como o jogo está a correr no interior de uma pequena consola de mão, temos dois botões, um de cada lado, para controlar os flippers da máquina, e é só isto.

O jogo conta com feedback háptico cada vez que carregamos nos botões, o que torna tudo bem mais realista. Quanto mais jogarmos mais moedas ganhamos, e com estas moedas podemos adquirir novas bolas, e quanto mais bolas tivermos, mais mesas conseguimos desbloquear (até 5 temas diferentes).

Com muita nostalgia à mistura, no que toca a jogos dos anos 80, e com a sua banda sonora também apelativa para quem viveu estes tempos, Infinity Pinball é um jogo gratuito que fica muito bem num iPhone. Já sabem que há que contar com publicidade aqui e ali, mas já é o costume hoje em dia.

Infinity Pinball na App Store

Tamanho: 208.5 MB


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Drop Attack

Jogos estilo Tetris são aos milhares na App Store, e portanto não há nada como vos apresentar mais um para a colecção. Estou a falar de Drop Attack de Patrick Hinrichs, um jogo do género Match-3 com muito estilo que podem encontrar hoje grátis na App Store.

Este Drop Attack faz lembrar o clássico jogo Columns da SEGA, e diria até que é um meio termo entre o Tetris e o Columns. O objectivo é combinar blocos da mesma cor (4 ou mais) para eliminá-los do ecrã, e nunca deixar acumular blocos suficientes que os leve a chegar ao topo, à cruz vermelha que podemos ver lá em cima, pois é GAME OVER MAN.


Controlos simples e eficazes, vários modos de jogos com variadíssimas dificuldades, contando com o clássico, um extended que nos permite fazer mais combinações com o atraso que existe quando fazemos uma combinação, o modo de ataque onde temos constantemente ataques de pedras a arder que viram blocos de terra que nos empatam o jogo.

Há também a possibilidade de jogar contra o computador, ou mesmo contra outros jogadores de uma forma local, via Wi-Fi ou Bluetooth, podendo ter até 4 jogadores a jogar uns contra os outros, onde podemos enviar blocos de lixo uns para os outros para atrapalhar o jogo de cada um. No geral, um belíssimo jogo Match-3 que podem encontrar hoje grátis na App Store.


Drop Attack na App Store

Tamanho: 48.9 MB


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Gibson

Eu nasci na altura errada, porque ao olhar para esta nova app da Gibson, só penso no quanto isto tinha sido útil quando estava a aprender a tocar guitarra quando era teenager. A app chama-se Gibson e chega-nos pelas mãos da Zoundio, e podem encontrá-la gratuita na App Store.

Seja para absolutos iniciantes no mundo da guitarra (acústica ou eléctrica), utilizadores intermédios ou mesmo já profissionais, esta app vai fazer as delícias de todos eles. Primeiro porque ensina bem devagar aqueles que nunca puseram os dedos nas cordas de uma guitarra, e depois porque ensina todos a tocarem os riffs e solos mais conhecidos da história da música.


Com o microfone activo do iPhone, sem quaisquer cabos, a app permite-nos afinar a guitarra, e ao mesmo tempo todos os exercícios e tudo o que tocarmos é acompanhado em tempo real pela app, que nos diz se estamos a tocar bem ou mal. É mesmo incrível, e adorava ter tido este tipo de tecnologia há 25 anos atrás.

A app é gratuita para se experimentar as primeiras lições, e conta até com um período de subscrição gratuita que nos deixa usar a app durante algum tempo sem pagar nada. Depois é o costume, temos uma subscrição mensal ou uma subscrição anual (89,99€), o que tendo em conta a qualidade desta app e do curso aqui incluído, é quase de graça.

Gibson na App Store

Tamanho: 707 MB


quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

Dadish 2

Um pai que é um rabanete em apuros, quando tem de procurar os seus pequenos filhotes rabanetes que estão desaparecidos. É esta a premissa de Dadish 2 de Thomas Young, um espectacular jogo de plataformas que se estreou hoje grátis na App Store.

Com um humor divertido e fora da caixa, Dadish 2 leva-nos para o local de trabalho de Dadish, um rabanete cujos filhos resolveram visitar sem o avisar previamente. O problema é que o local de trabalho de Dadish está carregado de perigos, e é muito fácil os filhotes se perderem neste grande edifício.

A tarefa não é fácil, e Dadish terá de navegar todo o tipo de plataformas e perigos, assim como os colegas de trabalho que parecem estar todos contra ele por alguma razão qualquer (ele levou-lhes o agrafador, de certeza absoluta).


O jogo é super desafiante, e os controlos apesar de serem bem simples (dois botões do lado esquerdo para controlar o movimento de Dadish, e todo o lado direito do ecrã para saltar, e fazer um duplo salto), acabam por levar a alguns enganos aqui e ali, especialmente os botões direccionais que carregamos no errado sem querer.

O encontro com os filhotes rabanetes levam-nos sempre para uma troca de palavras hilariantes entre pai e filho, e é algo que ansiamos em cada nível, e é mesmo para não perder. Para quem gosta de um bom jogo de plataformas, este Dadish 2 está no topo da lista. É dos mesmos criadores do famoso Fowlst e do original Dadish, que já vinha carregado de críticas espectaculares. Há possibilidade a aparecer aqui e ali, portanto para aqueles que não tiver paciência é só removê-la de vez com uma compra in-app.


Dadish 2 na App Store

Tamanho: 94.1 MB


terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Textual description of firstImageUrl

FlickType Watch Keyboard

Tens um Apple Watch e costumas enviar mensagens para os teus contactos? Então tenho a certeza que precisas de uma app como esta FlickType Watch Keyboard da Kpaw LLC, onde passas a ter um teclado completo no relógio para poder escrever rapidamente uma mensagem, e que podes encontrar hoje grátis na App Store.

Quem já tentou enviar uma mensagem pelo Apple Watch sabe bem a facilidade que é dizer à Siri para enviar mensagem para determinado contacto usando apenas a voz. Mas para aqueles momentos em que não podemos ou não dá jeito falar, ter um teclado completo como este no pulso é absolutamente essencial.

O Apple Watch dá-nos a possibilidade de digitar letra a letra para conseguir enviar uma mensagem de texto, mas é algo que só funciona se activarmos a língua inglesa, e é um processo bastante irritante e muito demorado (comparando com o que podemos fazer com esta app).

Com esta app basta abrir a FlickType Watch Keyboard no nosso Apple Watch, e temos logo de imediato um teclado enorme prontinho para teclarmos a mensagem. Este funciona bastante bem, e se tivermos alguma dificuldade em acertar com alguma letra, basta manter o dedo sobre o teclado para visualizar qual a tecla que temos debaixo do dedo (exactamente como no teclado do iPhone).

Como não há bela sem senão, a app suporta teclado swype, correcção e sugestão de palavras, apenas para a língua inglesa. Mas para quem escreve em português, basta dar um salto à app no iPhone e desactivar estas opções, que ficamos com o teclado no modo básico onde temos de teclar todas as palavras à mão, sem qualquer sugestão ou correcção ortográfica. Nada que me chateie, e de certeza que não vos vai chatear também. Uma app obrigatória para ter no Apple Watch, não percam.


FlickType Watch Keyboard na App Store

Tamanho: 97.6 MB