sexta-feira, 31 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Free Memory

O iPhone 3G depois de reiniciar tem aproximadamente 40 MB de memória livre para correr aplicações. Mas ao fim de algum tempo esta memória livre pode descer bastante à medida que vamos abrindo as apps nativas do iPhone, como o iPod, o mail, o safari, etc...

É aqui que se torna útil uma app como esta Free Memory da Recession Apps. Mais uma vez isto deveria ser algo que fizesse parte do iPhone e pudéssemos aceder fácilmente nos settings, mas infelizmente não é o caso.

É mais comum do que pensam o iPhone ficar com apenas 3, 4 MB de memória livre, e reparam facilmente naqueles momentos em que os ecrãs parecem não responder, ou aquela app que abrem constantemente está ligeiramente mais lenta a arrancar.

Mal abrimos a app temos acesso a uma data de informação interessante como, a memória livre, os processos que estão a correr e a percentagem restante de bateria


Ao carregarmos em "Free Memory" aparecem-nos duas opções para libertar memória, uma rápida e outra mais demorada. A "Game Mode" é aquela que limpa completamente a memória, quase como se reiniciássemos o iPhone.


Carregando no "i" no ecrã principal temos acesso a algumas definições avançadas, como por exemplo a opção de efectuar o "Quick Free" mal entramos na app, ou o "Kill all apps" (esta opção só funciona em Game Mode e a equipa da Recession Apps avisa que pode crashar a app ao tentar fechar o iPod/mail/safari)


Esta é uma app que eu uso bastante, não são raras as vezes que o iPhone se pode tornar ligeiramente mais lento que o habitual, ou então eu quero abrir uma app e quero ter a certeza que tenho toda a memória disponível sem ter que reiniciar, e para isto a Free Memory serve muito bem o seu propósito.

Atenção que o iPhone acaba eventualmente por fechar as apps do iPod, mail, safari, quando não as usamos durante algum tempo. Mas às vezes não me apetece esperar que isso aconteça, e se não fosse pela Free Memory, bem que forçava manualmente o fecho destas apps.

Como eles já andam aí na mão dos Portugueses é de referir que no iPhone 3GS esta app pode libertar até 140MB de memória.

É pena não ser grátis, mas por 0,79€ é uma boa e útil aquisição para a colecção de apps do iPhone. :)

Free Memory na App Store

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Rise&Shine

Aplicações de relógio existem às dúzias na App Store, mas de facto esta Rise&Shine da Kensington tem um ecrã muito apelativo e bonito, com informações como a data e o tempo disponíveis e a possibilidade de escolher entre 3 relógios diferentes, em modo horizontal ou vertical.

Temos o clássico relógio "Digital", e podemos ver em baixo a data actual e o tempo para a nossa localização


Ao tocarmos no ícone do tempo abre-se um ecrã com a previsão dos próximos 5 dias


Temos ainda disponível o relógio "Reflection"


E o relógio "Flip", que imita os antigos flip clock (aqui em modo horizontal)


Os settings são individuais para cada um dos relógios, podendo escolher o brilho, a cor, o formato 12/24h, se queremos ver os dois pontos a piscar e se permitimos que o ecrã entre em modo de espera. Podemos também fazer update manual ao tempo e aceder à ajuda das várias opções disponíveis na app.


Quando estamos no ecrã do relógio podemos sempre alternar entre a visão horizontal e vertical, e isto também quando estamos a ver a previsão do tempo para 5 dias. A qualquer altura podemos passar um dedo no ecrã que o brilho diminui drásticamente para poupar energia de noite. Passamos de novo e o brilho volta ao seu nível normal.

Esta Rise&Shine é grátis, está muito boa, e é óbvio que a Kesington a desenvolveu para poder fazer publicidade aos seus produtos (muitos deles para o iPhone, como a Kensington Nightstand Charging Station ou a Charging Dock with Mini Battery Pack). Aprovada! :D

Rise&Shine na App Store

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Total Pong

Era eu míudo, há uns 23 anos atrás, e fui a Londres pela primeira vez. Foi aí que descobri o Hamleys, a super mega store de brinquedos, e depois de andar maravilhado e perdido naqueles 5 andares carregados de brinquedos fantásticos, dei de caras pela primeira vez com o Pong.

Uma parede enorme cheia de televisões todas a preto com bolinhas brancas a passearem no ecrã chamaram-me imediatamente á atenção, e perdi uma boa hora a jogar contra o meu primo numa das centenas de Ataris que estavam a correr o jogo.

É com bastante nostalgia que vos falo aqui deste Total Pong para o iPhone criado por James Johns, o jogo é extremamente simples, é só abrir a app e começar a marcar pontos atirando a bola para o lado do adversário e evitar deixá-la passar do nosso lado.


Para perderem alguns minutos nos tempos mortos, ou apenas para matarem saudades de um clássico dos jogos electrónicos. Como futuros updates está já prometido o modo de 2 jogadores e a possibilidade de mudar a dificuldade do jogo. Divirtam-se! :)

Total Pong na App Store

terça-feira, 28 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Episodes Lite

Para todos os fãs de séries de televisão, saíu ontem uma app chamada Episodes Lite, criada pela Coding Dutchmen.

Com ela podem gerir as vossas séries favoritas, os episódios que já viram, os que falta ver, e quando vai passar o próximo episódio na televisão.

O aspecto da app é muito simples, mas funcional. No ecrã principal podemos ver logo as séries que estamos a seguir bem como a data e nome do próximo episódio a passar na televisão.


No botão do "+" acedemos a um ecrã onde podemos pesquisar a série que pretendemos adicionar.


Ao seleccionarmos uma determinada série no ecrã principal, podemos depois ver todos os episódios disponíveis e marcá-los como já vistos, para sabermos sempre em que episódio vamos.


Por fim, podemos também no ecrã principal, com o famoso movimento de arrastar, apagar as séries que já não nos interessam.


É realmente, como se pode ver, uma app muito simples e prática. E pelas palavras da equipa da Coding Dutchmen, nunca irá ter publicidade e será sempre grátis (esta versão Lite da app pelo menos).

Mas se por acaso estão à procura de algo mais avançado, que dê para ler as sinopses dos episódios, e poder aceder online no browser às vossas séries favoritas, então não podia deixar de recomendar um site fantástico chamado MyTVShows, em que podem fazer muito mais do que isto, e também podem aceder no iPhone à versão mobile que está impecável. Altamente recomendado!


Episodes Lite na App Store

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

FastContacts

Se andam à procura de uma lista de contactos um bocadinho mais potente que a têm actualmente no iPhone, a FastContacts da Spiceloops pode ser a solução.

Esta é uma app que tem estado em saldo bastantes vezes, e esta é mais uma delas, por isso é de aproveitar enquanto é tempo.

Com FastContacts temos acesso à nossa lista de contactos de uma forma mais apelativa. Podemos ver a lista com a respectiva imagem do contacto associada, ou então ver mesmo todos os contactos com o iPhone na horizontal em modo cover flow, como no iPod.


Com um toque no botão dos eventos, temos um acesso rápido aos aniversários dos próximos 7 dias (é configurável até 1 mês), e ao saírmos da app ficamos com o número de eventos futuros assinalados no ícone da aplicação.


Para quem tem uma lista de contactos com um tamanho considerável, a possibilidade de ordenar os contactos por um qualquer detalhe pode ser bem apreciada.


A pesquisa por qualquer um dos detalhes presentes nos contactos também aqui está presente, e por isso esta app substitui bem a app dos contactos que vem de raíz no iPhone.


Por isso, para quem tem bastantes fotos nos contactos, esta deve ser a escolha óbvia para navegar nos contactos que se passeiam pelo iPhone. E como está em saldo, é de aproveitar! :)

FastContacs na App Store (Brasil)

FastContacts na App Store (Portugal)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Essencial - Update

Nem de propósito, um dia depois de ter falado aqui no blog da app Essencial a qualquer iPhone em Portugal, eis que vem o tão aguardado update.

Já temos disponível um botão para voltar ao ecran principal e já se podem ver os pontos de origem e destino no mapa:


Os menus estão agora mais fluídos, mudando de ecran para ecran bastante mais rápido. Temos também agora a possibilidade de reportar informação desactualizada (relativa ao conteúdo que estejamos a visualizar, podendo deixar um comentário se assim o desejarmos)


A Essencial passou definitivamente para os ecrans de apps principais que tenho no iPhone. Altamente recomendada pela sua utilidade e funcionalidade.

Deixo só a recomendação, se acabaram de desbloquear o iPhone, convém esperarem um bocadinho até abrirem a app se quiserem que a vossa localização seja o mais precisa possível. Ou em alternativa, abrirem a app de mapas e verificar que o gps está a dar a localização com precisão, para quando abrirem a app os resultados apresentados serem o mais correctos possível.

Actualização:

No entanto, a equipa do Essencial avisou-me que a aplicação actualiza a posição do utilizador à medida que ele se vai deslocando ou que se consegue uma posição mais exacta.

A minha recomendação só é válida, portanto, para quando abrimos a aplicação e o iPhone ainda estiver a tentar posicionar-nos correctamente no mapa. Mas sendo assim basta fazer novamente a pesquisa que os resultados já serão mais certeiros. :)

terça-feira, 21 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Essencial

O iPhone, com a sua facilidade de utilização e as suas capacidades de geolocalização veio abrir caminho para o aparecimento de apps como esta Essencial da WiseTool.

Este é o tipo de app perfeita para qualquer dispositivo que tenha GPS, pois disponibiliza-nos informação útil e relevante conforme a nossa posição actual.

Imaginem que precisamos de encontrar a farmácia de serviço mais próxima, posto da polícia, bombeiros, hospital, estação de serviço, etc, é só abrir a Essencial, esperar que ela adquira a nossa posição, e a partir daí dar-nos os resultados de uma maneira rápida e organizada.


Neste caso, queremos procurar o posto de abastecimento mais próximo, e para isso vamos seleccionar a opção de "Combustíveis", das várias opções disponíveis.


Escolhemos gasóleo como tipo de combustível e os resultados são apresentados de imediato, ordenados da localização mais próxima para a mais longínqua.


Mas imaginemos, que com esta crise que aí anda, que nos interessa é saber qual o posto de combustível com os melhores preços? Procuramos então "Por Preço" em vez de "Por Proximidade" e obtemos os resultados ordenados segundo este critério mais económico, os postos de abastecimento com o preço mais barato aparecem primeiro.


Ao pesquisarmos por exemplo um filme, ao seleccionarmos o cinema escolhido (que também é apresentado segundo a distância mais próxima da nossa localização actual) temos imediatamente acesso a todos os filmes disponíveis nessa sala (bem como os horários de cada um), a sua morada, telefone, e a sua localização à distância de um botão para ser aberta na app dos mapas do iPhone, para podermos assim estabelecer uma rota com o caminho até à sua posição.



Esta app é de uma utilidade incrível, pelas opções que ficam disponíveis na palma da nossa mão em qualquer lugar (desde que haja rede no telefone, ou wi-fi), sendo todas elas bastante relevantes para quase toda a gente.

A Essencial ainda precisa de uns polimentos aqui e ali (um botão para voltar ao menu inicial dava um jeito do caraças) mas no seu todo está bem executada, na medida que nos dá acesso à informação que pretendemos de uma maneira rápida e organizada.

Como diz e bem o meu amigo Carlos Martins: "...se torna efectivamente numa App essencial para todos os iPhones em Portugal", e eu assino por baixo.

Segundo as palavras da equipa da WiseTool em entrevista ao Carlos Martins:


Além das novas Apps, podemos contar com futuros "updates" que melhorem a App existente?

Julgamos que a aplicação essencial nunca ficará finalizada e será sempre melhorada dentro das nossas possibilidades técnicas e em harmonia com o feedback dos utilizadores. Está programada para muito breve, contamos que ainda esta semana, uma actualização que resolve alguns problemas detectados pelos utilizadores e inclui algumas sugestões de melhoria que nos foram enviadas pelos utilizadores durante os últimos dias.


Por isso só temos de aguardar que venham os prometidos updates, para se tornar de facto numa app de referência em qualquer iPhone.

Essencial na App Store

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Boombox

Tirando o iTunes, não temos muitas aplicações para pesquisar uma música e podê-la ouvir inteira do início ao fim (no iTunes apenas dá para ouvir 30 segundos).

Com esta app Boombox da Gorloch Interactive, temos acesso ao imenso catálogo de músicas disponibilizado pelo famoso Blip.fm.

Com o seu aspecto a imitar as Boomboxes dos anos 80, é com este ecrã que somos brindados ao entrar na app e é também aqui que se ouvem as músicas que tivermos seleccionadas para escutar:


Temos acesso aos controlos do costume, como "play", "back", "next" e "stop", um botão para acesso directo ao iTunes, outro para a nossa playlist e ainda outro para fazer pesquisas no catálogo do Blip.fm.

Ao tocarmos na lupa para efectuar uma pesquisa, é comum encontrarmos várias versões da música que procuramos, sendo até algumas versões ao vivo. Podemos adicionar a música à nossa playlist tocando no "+", podemos adquiri-la no iTunes ou simplesmente tocar em play e ouve-se a música na sua totalidade se assim o quisermos.


Quando vamos à nossa "playlist" temos acesso às opções de edição, podendo ordenar as músicas da forma que nos apetecer ou apagá-las da lista. Temos também aqui acesso às "Top Songs" do momento no Blip.fm.


Ao seleccionarmos uma música para comprar, aparecem-nos todas as versões possíveis de serem adquiridas no iTunes.


Esta app dá muito jeito para quem gosta de fazer as suas próprias playlists à mão, ou simplesmente porque quer ouvir determinada música naquele momento específico, e aqui a Boombox pode-se revelar muito útil.

Claro que se quisermos ter acesso às músicas em 2G/3G, para isso temos de adquirir a versão PRO, que fica por 2,39€ neste momento. Se estivermos satisfeitos apenas com a ligação por wifi e alguma publicidade, então esta versão gratuita serve perfeitamente.

A Boombox está um bocadito instável desde que foi lançado o OS3.0, mas parece que os updates já estão a caminho de serem aprovados pela Apple, pelo que diz a Gorlochs na página da app e também no twitter.

Ficando resolvida esta instabilidade, é uma app que eu recomendo bastante a todos os aficcionados da música! :D


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Dicas do iPhone: Sleep Ipod

Não são muitas as apps que vêm do raíz com o iPhone, mas não se enganem se pensam que são de pouca utilidade.

Uma das apps que toda a gente utiliza será concerteza o relógio, a maior parte das vezes para usar o alarme.

Mas a dica que eu vos trago aqui hoje é mesmo acerca do temporizador, que tanto jeito me dá todas as noites.

Com o temporizador podemos seleccionar o tempo pretendido, e percorrido esse tempo somos brindados com um alarme a tocar um som escolhido por nós. Mas a funcionalidade que eu dou mais uso no temporizador é outra.

De noite costumo deixar o ipod a tocar quando vou dormir, e para isso uso esta app tão jeitosa para desligar a música ao fim de algum tempo.

Para isso temos de ir às opções do temporizador e seleccionar como acção a primeira opção "Sleep Ipod":



Seleccionamos o tempo pretendido e fazemos "Start". Et voilá, podemos adormecer à vontade que o ipod não irá ficar a tocar a noite inteira.



É uma dica bem simples, mas que pode dar muito jeito aos mais distraídos, que ainda não deram com esta opção tão útil do temporizador.

Podem até usá-lo para funções mais avançadas, como por exemplo, se tiverem uma app que passe rádio, ou música online (como o last.fm, meebo ou finetune), a opção de "Sleep Ipod" no temporizador vai fazer lock e desligar o ecrã e speaker do iPhone depois de passado o tempo pretendido.

Ou então imaginem até, que emprestam o iPhone a algum míudo, mas só o deixam jogar joguinhos durante 30 minutos. É só activar o temporizador para fazer sleep, e ter a password activada. Ao fim de 30 minutos o iPhone faz lock e não há maneira de desbloqueá-lo sem a password correcta.

Dica simples, barata, e dá milhões! É só usar a imaginação. Se tiverem outras, partilhem, que é para isso que serve a internet! ;)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Voice4Mail - Speak your mail

Eu gostava que todos os meus amigos tivessem iPhones com esta app Voice4Mail da Helixys Inc.

Quando a instalei, alguns dias antes de ter saído o OS3.0, achei-a bastante útil, pois permitia-me gravar uma mensagem de voz enquanto estava a conduzir, e logo a seguir enviar por email para qualquer pessoa.

Fantástico, pensei eu, com alguns toques apenas esta app envia um mp3 para qualquer contacto que eu tenha no iPhone, o que dá bastante jeito quando temos as mãos ocupadas, e o facto de ser em mp3 é bom, pois é um formato standard que qualquer um pode ouvir no computador.

Depois, a 7 de Julho, cai na App Store um novo update da Voice4Mail, e com ele as push notifications. A meu ver retira-se o 4 e ficamos com VoiceMail, que é no fundo aquilo que permite esta app neste momento entre os seus utilizadores.

O interface da app não é dos melhores, mas a app quando se inicia é bastante simples, seleccionamos um contacto, clicamos em gravar, ditamos a mensagem, e mal se acabe, é clicar em "Send" e lá vai ela.


Quem tiver a app instalada e com as push notifications activadas, recebe imediatamente um aviso de mensagem recebida, abrindo-se imediatamente a aplicação e começando a ouvir-se a mesma logo de seguida, podendo ser usado o speaker ou encostando o ouvido no auricular do iPhone (sim, o ecrã apaga-se como manda o figurino).

Todas as nossas mensagens enviadas ficam na "Outbox", e podemos aí ouvi-las de novo, reenviá-las ou simplesmente apagá-las.


O mesmo se passa com a "Inbox" para as mensagens recebidas, sendo muito simples responder a algum "VoiceMail", clicando apenas em "Reply" gravamos nova mensagem e é só enviar, tudo muito simples.


Nos "Settings" da app temos acesso aos dados da nossa conta (grátis), às definições de sensibilidade do microfone, se queremos usar o speaker ou o auricular do iPhone, e por quantos dias queremos manter as mensagens na "Outbox".


Esta Voice4Mail é uma app potentíssima, e eu não percebo como é que algo tão útil se pode encontrar de forma grátis na App Store. Há coisas fantásticas, só pode, e esta é de facto uma delas.

As possibilidades aqui são imensas, o facto de podermos enviar a mensagem para vários contactos ao mesmo tempo (com a possibilidade de criarmos grupos e favoritos), não ser preciso usar as mãos para escrever, poder ouvir a mensagem no speaker ou no auricular, gravar a mensagem para o pc, etc, etc...

Altamente recomendada, com push notifications, e é grátis, que mais podemos pedir? :D


sábado, 11 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

App Store faz 1 ano


Faz hoje 1 ano que abriu a App Store, e nasceu com ela toda uma geração de viciados em apps (ok ok, eu sou ehehe).

Não há dúvidas que a App Store é um sucesso, e que a possibilidade de se poderem instalar apps (aproximadamente 56.000 actualmente) veio estender em grande medida as capacidades do iPhone.

A Apple para celebrar este momento criou uma secção especial, que podem encontrar no iTunes clicando na App Store, e aí temos acesso a 2 categorias dos favoritos da Apple, 31 jogos e 31 apps.

Como eles próprios dizem e eu concordo plenamente: "Part Fun. Part Function. Entirely Amazing".

Vão ver a selecção que eles fizeram, que é de grande qualidade, e vale bem a pena a visita no iTunes. :)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Guitar Rock Tour

Se gostam de jogos como o Guitar Hero ou o Tap Tap Revenge para o iPhone, têm a partir de hoje a oportunidade de agarrarem na Appstore o Guitar Rock Tour da Gameloft por apenas 2,39€.

Como é sabido a Gameloft é uma das grandes empresas a fazer jogos para telemóveis, ipods, etc, e este jogo é obrigatório para quem gosta do género pois está muito bem feito.


Podem contar logo à partida com alguns dos grandes hits do mundo da música, como "Beat It" de Michael Jackson, "Heart Shaped Box" dos Nirvana, "Smoke On The Water" dos Deep Purple, "Message In A Bottle" do Sting, entre outros (são ao todo 17 músicas).


A jogabilidade deste jogo é muito boa, e uma pessoa que já esteja habituada a jogar Guitar Hero depressa muda a dificuldade para Medium e até para Hard. Para iniciantes a dificuldade Easy parece-me bem adequada.


Para quem for mais virado para a percursão, têm aqui mais uma extensão ao jogo, podendo optar por tocar bateria em vez de guitarra. Não é tão divertido, mas é sempre algo a experimentar quando se tiverem desbloqueado as músicas todas no modo de guitarra.


Acho que é de aproveitar esta grande baixa de preço, pois este é um jogo bastante divertido, para todos aqueles que gostam de música e jogos com ritmo.

Se nunca ouviram falar de Guitar Hero nem fazem ideia de como funcionam este tipo de jogos, podem ver aqui um vídeo do Guitar Rock Tour em acção.