sábado, 29 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Fieldrunners

Dos primeiros jogos do género Tower Defense a fazer furor na App Store, Fieldrunners da Subatomic Studios, estará gratuito durante o fim de semana, e eu recomendo vivamente a todos os fãs do género e de jogos de estratégia em geral.


Aclamado pela crítica em 2008, e altamente premiado em 2009, Fieldrunners é um clássico jogo de Tower Defense, que nos leva para o campo de batalha, um dos 8 campos de batalha disponíveis, onde poderemos dar uso a mais de uma dezena de armas diferentes, as quais podemos colocar livremente no terreno, e fazer o caminho de defesa mais eficaz para deter o inimigo.


São capazes de derrotar os pequenos soldadinhos que invadem a terra? Serão capazes de chegar às 800 vagas de ataques sem perder as 20 vidas disponíveis? Se experimentaram o Fieldrunners 2, não deixem de experimentar este original, que agora actualizado para os dispositivos mais recentes de 64 bits, é um jogo que ainda tem muito para dar, e vai durar muito tempo nos iPhones das pessoas.

Fieldrunners na App Store

Tamanho: 66.9 MB


sexta-feira, 28 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Star Wars: Desafio dos Droides

Não faltam na App Store jogos tipo Bejeweled, ou do género Match-3, mas como já vamos estando habituados nestas coisas, há sempre lugar para inovar. Sejam fãs do universo Star Wars ou de jogos de puzzles Match-3, não vão ficar indifirentes a este Star Wars: Desafio dos Droides da Disney, um jogo gratuito de grande qualidade.



Para os fãs do Star Wars, em particular do Episódio VII do filme Star Wars: The Force Awakens lançado em 2015, este é um jogo que vão querer jogar, para passar o tempo, e para apreciar e relembrar as aventuras deste grande filme, com as nossas personagens favoritas a aparecerem em 3D a saltar para fora do ecrã.

É certo que as animações e efeitos especiais são espectaculares, assim como ver os personagens e criaturas do filme em movimento no ecrã, mas há um jogo por detrás disto tudo, e esse é um clássico Match-3, com algumas inovações bem interessantes.

Neste jogo temos de ajudar o BB-8 a recuperar as suas memórias, e para tal teremos que encontrar e desbloquear os vários chips de memória que se encontram de certa forma perdidos nos seus bancos de memória.

Em cada nível é-nos solicitado que desbloqueemos uma série de peças específicas, e para o conseguir podemos contar com uma data de ajudas fantásticas. Podemos combinar 3 peças iguais ou mais, como é costume neste tipo de jogo, mas ao combinar em forma de T ou L, ou mesmo 4 peças juntas num quadrado, obtemos peças especiais bem poderosas.

Estas peças poderosas tanto podem ser peças que explodem tudo à sua volta, ou eliminam uma linha ou coluna inteira, ou mais engenhoso ainda, transformam-se em minas, que ao serem combinadas com peças idênticas da mesma cor, podem desbloquear peças com cadeados, pedras no meio do caminho, e até rebentar com cordas que estão a prender peças no ecrã.

Há muito para fazer neste jogo, e como se pode ver no vídeo aqui em baixo, os níveis de produção deste Star Wars: Desafio dos Droides são incríveis. Sejam ou não fãs deste tipo de jogo, se querem puxar pela cabeça para resolver uns puzzles bem interessantes, e ao mesmo tempo apreciar o universo Star Wars, não há que enganar, é instalar este jogo no vosso iPhone já hoje.


Star Wars: Desafio dos Droides na App Store

Tamanho: 284 MB



quinta-feira, 27 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

ZHED

Atenção aos fãs de quebra cabeças, temos um novo jogo disponível para exercitar o cérebro. Trata-se de ZHED da Ground Control Studios, um jogo descontraído com uma belíssima banda sonora que podemos encontrar grátis na App Store.


O jogo é minimalista no seu aspecto assim como na sua jogabilidade, e são os seus pontos mais fortes logo à partida. O facto de não haver qualquer pressão, nem de tempo, nem de ter que andar a apanhar estrelinhas, torna-o logo num favorito.

A ideia é chegar com os blocos escuros até ao bloco branco com um quadradinho no seu interior. Os blocos estão numerados, e por exemplo um bloco com o número 1 pode estender um bloco em qualquer direcção (menos na diagonal), mas se tiver um número 3 pode estender-se por 3 blocos em qualquer direcção.

Ao tocar em qualquer bloco é-nos mostrado quais as suas possíveis jogadas, e depois de decidirmos por uma direcção (ao tocar no ecrã na zona escolhida), serão preenchidos esses blocos com o número de blocos indicados no bloco numerado.


Se por acaso houver algum bloco directamente no caminho da direcção escolhida, esse bloco será saltado, sendo colocados na mesma o número de blocos a estender, simplesmente passando a ocupar mais espaço na linha ou coluna.

Ao olharmos pela primeira vez para um nível, temos de procurar qual o bloco, ou quais os blocos, que poderão chegar até ao bloco branco final. A nossa tarefa será tentar colocar blocos no caminho entre esse bloco numerado e o bloco branco, de maneira que ao ser estendido o bloco numerado, este chegue ao seu objectivo.

Este jogo não deve ser explicado por palavras, mas sim experimentado, que ao começarmos a tocar no ecrã e nos blocos numerados, percebemos de imediato aquilo que temos de fazer. Há que experimentar, há que voltar atrás e até reiniciar um nível, até chegarmos ao final de cada desafio.


Há 5 dicas disponíveis, que nos indicam uma jogada de cada vez, para nos apontar na direcção certa. Quando estas se esgotarem podemos simplesmente visualizar um vídeo com publicidade para ganhar mais 5 dicas, ou então ajudar os criadores do jogo e adquirir pacotes de dicas via compras in-app.

Temos disponíveis 100 desafios distribuídos por 5 pacotes de níveis diferentes, e acreditem que logo no primeiro pacote de desafios, já irão começar a coçar a cabeça, que a dificuldade deste jogo faz-se notar e bem. Com este sistema de pacotes de níveis dá para adivinhar que poderão haver novos pacotes com mais desafios no futuro para adquirir.

Confesso que colei na banda sonora, da qual gostei bastante, que estranhamente me faz lembrar a música do antigo Hero Quest no Amiga, que está completamente enterrada na minha cabeça. Como não há limites de tempo, aconselho vivamente que percam tempo a tentar chegar à solução de cada desafio, que vale bem a pena, e o vosso cérebro vai-vos agradecer um dia mais tarde por toda a ginástica mental.


ZHED na App Store

Tamanho: 53.5 MB



quarta-feira, 26 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Bizzy Robo

Qualquer jogo que me transporte para os tempos do antigo Sokoban, tem imediatamente o meu voto. É este o caso com o Bizzy Robo de Martina Kurtic, um jogo que podemos encontrar gratuito na App Store e que nos põe nos "pés" de um pequeno robô enquanto vai reparando diversas estações espaciais.



Isto é o clássico Sokoban com um tema mais virado para o espaço, onde temos de ajudar um pequeno robô a mover objectos para os seus lugares, de maneira a que a estação fique arranjada, e possamos passar à próxima.

São cerca de 100 níveis, divididos por 10 estações diferentes, e temos um número de movimentos limitados (se bem que são bastantes). Normalmente o que nos limita de imediato é um movimento errado, deixando-nos com um "caixote" preso, o qual não pode ser empurrado para o seu lugar de maneira nenhuma.

A qualquer momento podemos tocar no botão para reiniciar o nível, e começamos novamente a empurrar os caixotes pela ordem certa, de maneira a não deixar o robô bloqueado. E desenganem-se, que logo nos primeiros níveis a dificuldade é já bem alta.

Para os apreciadores de puzzles e quebra cabeças, e ainda mais para os fãs do antigo Sokoban, não percam este bonito e simples jogo, que temos disponível completamente gratuito na App Store. Apesar dos controlos parecerem estranhos à partida, depressa verão que é só uma questão de deslizar com o dedo na direcção que queremos que o robô se mova, e fazê-lo calmamente, sem pressas, para evitar asneiras.


Bizzy Robo na App Store

Tamanho: 169 MB

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Gunpowder

Poder jogar como se estivessemos dentro de um desenho animado passado no faroeste é a proposta do jogo Gunpowder da Rogue Rocket Games, um belíssimo quebra cabeças carregado de dinamite com centenas de puzzles para resolver.


Que nem um Robin dos Bosques versão cowboy, neste jogo vestimos a pele de Incendio, o nosso herói que se irá erguer contra a tirania do vilão Grimshaw, e roubar todo o ouro que este anda a roubar ao povo.

Os fãs de puzzles e quebra cabeças vão adorar este jogo, especialmente se apreciam a mecânica das Máquinas de Rube Goldberg, que estão aqui muito representadas, como poderão ver já a seguir, ou no vídeo no fundo da página.


Neste jogo vemos a cena de cima, seja uma paisagem no meio do deserto e da montanha, seja no interior de um saloon, temos como objectivo rebentar o cofre, para chegar ao dinheiro escondido lá dentro. A ideia é arrastar com o dedo entre barris de dinamite, para ir colocando pólvora no chão, desde a fogueira até ao cofre.


Quando a pólvora chega à fogueira, esta pega fogo imediatamente, sendo possível vê-la a passear pelo ecrã, rebentando com os barris, até chegar finalmente ao dinheiro no cofre. O jogo começa de forma bem simples, mas num instante teremos que ser nós a colocar os barris nos locais adequados, e teremos que ter muito cuidado com a pólvora usada, pois esta não é infinita.

Com cenários espectaculares, onde teremos que atravessar rios, evitar todo o tipo de obstáculos, destruir porquinhos mealheiro, e tudo aquilo que quisermos, o jogo é uma delícia ao nível visual, parecendo que estamos de facto a viver um desenho animado na TV, e os efeitos sonoros também têm grande nível. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e aproveitem a promoção para agarrar este jogo enquanto está grátis na App Store.


Gunpowder na App Store

Tamanho: 956 MB



sexta-feira, 21 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Townsmen Premium

Desde que a Gameloft descontinuou o único Settlers que alguma vez passou pela App Store, ficou um grande vazio nos corações de todos os fãs deste magnífico jogo. Mas há esperança, pois há alguns que se deram ao trabalho de fazer um jogo bem semelhante, que já anda pela App Store há uns anos, e continua a ser actualizado com frequência. Trata-se de Townsmen Premium da HandyGames, e está hoje pela primeira vez em promoção por 0,99€.


Sempre achei que deveria ter sido a Ubisoft a lançar o Settlers, mas lá está, negócios. Seja como for, para os fãs da marca, ainda há o jogo ANNO: Build an Empire disponível para iPhone e iPad, assim como no browser, e digo-vos já que é bem divertido, se forem fãs de jogos de gestão de recursos, mercadoridas e construção de cidades.

De resto, o mais próximo que já consegui chegar ao feeling de jogar Settlers foi com o fascinante The Battle of Polytopia, um jogo de estratégia e guerra bem louco, e como não podia deixar de ser o original Settlers of Catan, com o seu Catan para iPhone e Catan HD para iPad (versões fieis ao jogo de tabuleiro clássico).


Mas aquela experiência de construção do Settlers, e poder ver os nossos habitantes a passear pelas estradas com os materiais de construção, vê-los a trabalhar nos variados edifícios, a fazer pão, a moer o trigo, a moldar o aço, caçar, cortar árvores, pescar, etc, etc, só mesmo aqui neste Townsmen Premium.

E há de tudo aqui neste jogo, desde modos sandbox (que faltavam ao Settlers lançado pela Gameloft há uns anos atrás), modos de campanha com variadíssimas missões, e a possibilidade de ter vários mundos abertos ao mesmo tempo, podendo saltar livremente entre eles.


Mas não se enganem, a experiência vivida aqui é como no Settlers original, é um daqueles jogos onde a acção só anda em frente se estivermos com o jogo aberto no iPhone ou iPad. Não é como muitos dos jogos freemium que abundam agora pela App Store, que os fechamos, e quando voltamos passadas umas horas já ganhamos mais dinheiro, e as construções continuaram sem a nossa presença.

Aqui vive-se tudo em tempo real, e há muita, mesmo muita coisa para fazer. Começar com uma simpática cidade medieval, e começar a construir edifício atrás de edifício para chegar a ter uma economia bem dinâmica e estável, decidindo a todo o instante o valor dos impostos a cobrar aos nossos cidadãos, a ter em conta que quando chega o inverno os campos de trigo e uvas não produzem, obrigando-nos a mudar de estratégia a qualquer momento, e a planear com antecedência, como na história da formiga e da cigarra.


E depois há desastres naturais, estilo Sim City, que danificam os edifícios do reino, e mesmo o passar do tempo vai deixando-os velhos e sendo necessário arranjá-los de tempos a tempos. E há bandidos na zona, que nos vão atacando, e para isso teremos que construir torres de vigia, recrutar soldados, construir muralhas, etc, para evitar os seus ataques constantes.

Não me parece que os 0,99€ vão assustar alguma pessoa fã deste tipo de jogos de construção de cidades, mas de qualquer maneira há uma versão gratuita do jogo chamada apenas Townsmen, onde podemos experimentar o jogo completo livremente, contando sempre no ecrã com uma barra com publicidade. É uma chatice ter lá a barra, mas dá perfeitamente para verificar como funciona o jogo, e até jogá-lo para sempre assim, se não se importarem com a publicidade.

Com uma qualidade gráfica, animações e atenção ao detalhe incrível, como podem ver pelo vídeo de apresentação oficial aqui em baixo, temos aqui um jogo que está a ser constantemente actualizado pelos seus criadores, e tem uma comunidade fortíssima continuamente a sugerir alterações. Este vale bem a pena, e pelo preço actual, não há qualquer dúvida que o devem agarrar já hoje na App Store.


Townsmen Premium na App Store

Tamanho: 109 MB




Townsmen Premium - Rating: 4,5

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Planimeter

Com o acesso facilitado a mapas na palma da nossa mão, tirar medidas a um caminho na estrada, ou uma rota num campo de golf, ou um armazém, e a tudo o que nos apetecer, é agora possível com apps como esta Planimeter de Guo Zhao, que podemos encontrar hoje grátis na App Store.


Querem ver quantos quilómetros fazem na vossa caminhada diária? Querem tirar as medidas da vossa casa, ou do terreno que ocupa, visto de cima no mapa? Aquela rota espectacular que costumam fazer de bicicleta, ou mesmo a distância percorrida entre buracos num campo de golf?

Tudo isso é possível com esta simples app. Basta escolher o tipo de registo que queremos fazer, se é para media uma distância entre dois pontos, ou entre vários pontos em linha, ou se queremos calcular o perímetro e área de um rectângulo, ou algo com aspecto oval, ou mesmo sem forma definida, e começar a largar pinos no mapa.

De imediato podemos começar a ver a distância entre pinos, e no caso das ferramentas para medir áreas e perímetros os dados começam a surgir mal haja pontos suficientes marcados no mapa. Temos á nossa disposição o botão de desfazer para voltar um passo atrás, e a borracha para apagar todos os pontos colocados no mapa.

É possível gravar quaisquer rotas ou medidas que fizermos, dando-lhe um nome e ficando guardado na pasta "Records" da app. No menu principal podemos encontrar todas as definições para alterar as unidades (m, km, etc), escolher o mapa a usar (terreno, estrada, híbrido), e até a língua (que ainda não suporta o Português).

Seja para os fãs do ar livre, de caminhadas ou desportos radicais, ou mesmo de profissionais que precisam de tirar medidas de objectos, edifícios ou terrenos, esta Planimeter é uma ferramenta muito útil de ter instalada num iPhone, naquela pasta de apps a que eu costumo chamar de canivete suiço.


Planimeter na App Store

Tamanho: 301 MB

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Cut the Rope: Magic

Atenção a todos os fãs dos jogos da série Cut The Rope, e ainda todos os que adoram resolver puzzles, o jogo Cut the Rope: Magic da ZeptoLab UK Limited, está hoje grátis na App Store, e é a meu ver o mais delicioso da série.


Já jogaram o jogo Cut The Rope original não já? É que assim percebem logo o porquê deste ser delicioso, o que tem tudo a ver com o nosso herói Om Nom, e a sua constante procura por rebuçados e outros doces.

Para além do original, que já tem uns aninhos na App Store, já passaram por aqui também outros títulos como Cut The Rope: Experiments, ou Cut The Rope: Time Travel, que foram cada um deles inovando na mecânica usada para resolver os puzzles, introduzindo novos poderes e habilidades ao Om Nom.

Em Cut The Rope: Magic, temos novamente um avançar das técnicas para apanhar rebuçados, mas acima de tudo um descontrair geral da jogabilidade, onde podemos resolver os puzzles sem o stress habitual da pressão do tempo a jogar contra nós (ou bicharada a tentar roubar-nos os doces se não nos despachássemos).

Ora bem, como temos a palavra magia no nome do jogo, já sabemos que algo mágico terá de acontecer, e como podemos verificar no canto esquerdo em baixo durante o jogo, temos agora um botão que nos permite transformar o nosso Om Nom noutras criaturas, o que nos permite resolver puzzles que o seriam de outra forma impossível.

Nos primeiros níveis podemos transformá-lo num passarinho, o que nos permite voar, não livremente, mas só o facto de não termos a gravidade a jogar contra nós já é positivo. E isto aliado a uns bem posicionados foles que podemos accionar, e com o seu vento empurrar o pássaro na direcção que queremos, ou mesmo empurrar os doces para a boca de Om Nom.

Mas não nos ficamos por aqui, pois Om Nom pode ser transformado num peixe para mergulhar nas profundezas das águas, ou um fantasma que atravessa por alguns objectos, um ratinho que persegue os doces a pensar que se trata de queijo, um mini Om Nom que passa por espaços muito pequenos, etc.

Com mais de uma centena de níveis disponíveis, combates contra chefes bandidos (e no final o feiticeiro mau que nos quer roubar os doces todos), uns gráficos 2D com tanta qualidade que mais parece estarmos num mundo 3D, temos aqui um fantástico jogo, que devem aproveitar enquanto está em promoção, e agarrá-lo grátis na App Store.


Cut the Rope: Magic na App Store

Tamanho: 193 MB



terça-feira, 18 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Blue Edge

A Ketchapp continua em grande forma com a sua série de jogos minimalistas que exigem grande concentração e reflexos da nossa parte. O último a cair na App Store foi este Blue Edge, que podemos encontrar gratuito, como é costume nos seus jogos, e vem com uma qualidade bem acima da média daquilo a que nos foi habituando com o seu portfolio.



Neste jogo estilo endless runner temos de levar a nossa bola o mais longe que conseguirmos, evitando todos os obstáculos de cor preta, espigões, bombas, etc, e até as perigosíssimas bolas vermelhas, que ao primeiro toque se transformam elas também em bolas pretas, que acabam com a nossa corrida.

Não é a mecânica do jogo que é de salientar aqui, mas sim toda a qualidade gráfica e sonora, e a física da nossa bola assim como de todos os outros objectos que vamos deslocando com o nosso movimento.

Para controlar a bola basta deslizar com o dedo para a esquerda e direita no ecrã, e ter atenção que por vezes a nossa bola será clonada, e há que decidir qual queremos continuar a seguir com o olhar, porque passamos a controlar o movimento de todas em simultâneo por igual.

O jogo tem um modo Arcade fantástico, para quem quer queimar alguns minutos a jogar um joguinho rápido, mas conta com um fabuloso modo de história, completamente zen, onde terminamos cada nível com uma mensagem inspiradora sobre a vida e como a encaramos.

A banda sonora deixa-nos em modo pensativo, quase que em meditação, o que é o estado de espírito ideal para vencer este jogo. Mente bem limpa de todo o tipo de pensamentos é o que precisamos para navegarmos por todos os níveis super concentrados e focados no movimento da nossa bola.

Podem ver aqui em baixo um pequeno vídeo de apresentação do jogo pela Ketchapp, onde irão perceber de imediato o alto nível de qualidade do jogo. Para perder uns minutos ou uma tarde inteira, este Blue Edge é mesmo de se experimentar, sem dúvida nenhuma.


Blue Edge na App Store

Tamanho: 48.2 MB


segunda-feira, 17 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

The Lost Fountain

Da MediaCity Games, os mesmos criadores de Alice Trapped in Wonderland (que está hoje gratuito), temos hoje grátis na App Store o jogo The Lost Fountain, uma aventura point-and-click carregada de mistério, onde temos uma série de puzzles e quebra cabeças para resolver.


Ao encontrarmos uma carta do nosso falecido pai, a relatar as suas aventuras e viagens à procura de uma fonte miraculosa que se dizia ter o poder de curar todas as doenças, seremos agora nós a calçar as mesmas botas e iniciar uma grande viagem à procura desta fonte, e da razão do estranho desaparecimento do nosso pai.


Nesta grande aventura vamos encontrar uma ilha perdida no tempo, com paisagens lindíssimas, cenários de tirar a respiração, com o ambiente sonoro a condizer com o que vêm os nossos olhos. Os mistérios são muitos, e há muito caminho para percorrer de um lado para o outro, para experimentar todas as pistas que vamos encontrando.


Se gostam de resolver puzzles, então vão adorar viver esta grande aventura, recolhendo objectos no inventário, explorando o mapa à procura de pistas, e depois combinar tudo o que encontramos em diferentes locais e estruturas, para conseguir avançar mais e mais neste grande mistério.

Puxem pela cabeça, pensem de uma forma não convencional, e muita atenção a todas as pistas que vamos encontrando, para não bloquear o avanço na aventura. Há uma página de ajuda que nos vai dando indicações para onde deveremos ir e o que fazer a seguir (tudo muito ao de leve, como é suposto). Aproveitem e agarrem já hoje esta aventura enquanto está grátis na App Store.


The Lost Fountain na App Store

Tamanho: 406 MB



quinta-feira, 13 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

The Labyrinth

Desde que míudo que sempre me fascinaram aquelas pequenas caixinhas com uma esfera de metal no seu interior, onde tínhamos de levá-la através de um labirinto carregado de perigos até à saída. Foi dos primeiros jogos que joguei no iPhone 3G, e ainda hoje não consigo parar de jogar depois de o abrir. Hoje temos mais um destes jogos gratuito na App Store, The Labyrinth de Subhendu Behera.


Não faltam jogos destes labirintos na App Store, e já passaram alguns aqui pelo Apps do iPhone, uns grátis, outros pagos, como por exemplo o Labyrinth Game, o antiguinho Labyrinth, o explosivo Brutal Labyrinth, ou o Modern Labyrinth. Alguns têm características mais atraentes que outros, e outros têm uma performance melhor do que os primeiros.


No caso deste The Labyrinth, o jogo está simples mas eficaz. Com os seus 50 níveis e 15 bolas para escolher, e uma actualização há 2 dias na App Store, temos aqui algumas horinhas a perder à sua volta. No meu iPhone o jogo tem algum lag ao nível sonoro, e como tal desactivei os efeitos sonoros nas definições. Aproveitem estar neste menu e aumentem a sensibilidade de inclinação do iPhone, pois torna o jogo bem mais fluído.


De resto o jogo corre como é esperado, onde temos de levar a bola do ponto A ao ponto B, sem deixá-la cair em nenhum dos buracos. Pelo caminho vamos encontrando interruptores que desbloqueiam novas áreas do labirinto, que antes se encontravam protegidas por lasers, o que nos obriga a andar para trás e para a frente dentro do mesmo labirinto.

O jogo está disponível completamente grátis na App Store, mas conta com alguma publicidade que aparece por vezes entre níveis. Como este há muitos outros jogos do género, por isso é só procurar na App Store por "Labyrinth" que vão encontrar muito com que se entreter.


The Labyrinth na App Store

Tamanho: 93.1 MB

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Scheduled — A reminder for your messenger

Ter um iPhone carregado com apps é ter uma ferramenta potentíssima e indispensável para aumentar a nossa produtividade no dia a dia. É exactamente esse o caso de Scheduled — A reminder for your messenger da Brthrs Agency, uma app gratuita que nos permite agendar mensagens e telefonemas importantes.


De uma maneira mais simples, o que esta app faz também é possível fazer bastando para isso usar a app de lembretes do iPhone, ou mesmo do calendário com um evento agendado. Mas lá está, eu disse "de uma maneira mais simples", e como nós queremos aumentar a nossa produtividade, toda a ajuda é pouca.

Seja uma mensagem importante que não queremos esquecer de enviar a determinada hora ou dia, ou aquele telefonema ou email que tem mesmo de seguir num dia fixo, esta app permite-nos criar a mensagem a enviar, já com o texto todo preenchido e o contacto a quem se dirige pré-preenchido, e depois ser avisados na hora e dia programados.

Quando recebemos o aviso de uma mensagem a enviar para determinado contacto, é-nos perguntado qual o método de envio (por mensagem / iMessage, Whatsapp, Facebook Messenger, Telegram, Twitter, Email, ou mesmo para realizar um telefonema), caso o contacto escolhido tenha múltiplas maneiras de ser contactado.

Depois de escolhido o método de envio, a app seleccionada abrir-se-á já com o texto da mensagem preenchido, e basta tocar no botão de enviar para esta seguir o seu caminho. Parece que não, mas isto é muito prático, e só lhe falta mesmo enviar a mensagem de forma automática sem nos perguntar nada, mas isso é algo que não é permitido no iOS por razões de segurança.

Se forem daquelas pessoas que se esquecem constantemente de dar os parabéns aos vossos amigos, família, ou mesmo colegas de trabalho, é possível passar nas definições e importar todos os aniversários que tivermos na lista de contactos, que serão de imediato adicionados como avisos pré-programados.

Fica o aviso no entanto, a app permite-nos ter 3 avisos gratuitos criados no máximo, que a partir daí é necessário desbloquear os restantes com uma compra in-app de 0,99€. Seja como for, para a maior parte das pessoas, 1, 2, 3 avisos é mais do que suficiente para nos lembrar de algo importante que vai acontecer daqui a 1 dia, 1 semana, etc.


Scheduled — A reminder for your messenger na App Store

Tamanho: 5.8 MB

terça-feira, 11 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Hyperburner

Um jogo lindíssimo passado no espaço, Hyperburner de Patrick Cook, está hoje grátis na App Store, e não vão querer perder esta pérola. Com uns visuais incríveis e uns controlos fantásticos, este é um jogo com qualidade ao nível das grandes consolas.


Não aqui grande inovação, é o típico jogo onde navegamos através de um "túnel" e temos de nos desviar dos obstáculos que vão surgindo na nossa frente. Mas com túnel, quero dizer que estamos a atravessar estruturas alienígenas num qualquer sistema solar distante da nossa Terra.

E os gráficos, que delícia, este jogo é belíssimo, carregado de efeitos de luz, estruturas mirabolantes, e um desafio crescente que vai mexer com os nossos reflexos e capacidade de concentração sob pressão constante.


Já mencionei a maravilha que são os controlos da nossa nave? Com apenas um dedo, como o polegar por exemplo, controlamos o movimento desta nave, quase como faca quente sobre manteiga, funciona de uma maneira incrível, tudo muito suave.


Todos estes pontos em conjunto, aliados a uma banda sonora sempre a abrir, uns cenários Sci-Fi lindíssimos, e a possibilidade de jogar com o iPhone na horizontal ou na vertical, fazem com que estejamos perante um belíssimo jogo, que vale bem a pena adquirir, ainda para mais estando em promoção, completamente grátis na App Store.


Hyperburner na App Store

Tamanho: 95 MB



segunda-feira, 10 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Stormwatching

Aqui está mais uma ferramenta interessante para aqueles que gostam de explorar a natureza, em particular os relâmpagos nos dias de chuva. Com a app Stormwatching da BROWN APPS, que está hoje grátis na App Store, podemos verificar no mapa a localização e distância dos vários relâmpagos.


Há apps para tirar fotos a relâmpagos de forma automática, como a iLightning Cam, e há apps para registar num mapa a sua localização e distância, como é o caso desta app Stormwatching. Ela funciona apenas como uma curiosidade, mas fá-lo de uma forma automática e bem interessante.

É certo que podemos contar os segundos entre o momento em que vemos o relâmpago no céu e a audição do barulho explosivo e fazer as contas (tempo em segundos a multiplicar por 343 m/s) para obter a sua distância.

Mas com esta app é bem mais simples e simpático. Basta tocar na imagem do relâmpago que vemos na app quando o visualizarmos no céu, apontar o iPhone na sua direcção, e voltar a tocar no relâmpago quando ouvirmos o barulho.

E depois, vemos a magia acontecer, o relâmpago aparece de imediato no mapa em baixo, na localização exacta e com a sua distância à nossa posição lá assinalada. Registamos mais um e outro, e mais outro, e começamos a ficar com uma ideia dos locais onde estão a cair, e se a tempestade se está a aproximar de nós. Interessante, não?


Stormwatching na App Store

Tamanho: 4.4 MB

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Clips

E eis que a Apple lança uma nova app gratuita de vídeo completamente direccionada para a partilha nas redes sociais. Chama-se Clips, e é uma espécie de editor de vídeo para coisas rápidas, onde podemos exprimir emoções, adicionar emojis e balões, filtros com efeitos bem loucos, e até legendas automáticas de acordo com as palavras que dissermos ao gravar o vídeo.


A app é mesmo bem rápida, e dá para ver isso logo pelo interface inicial, com o seu botão vermelho enorme, pronto para ser activado e começar a gravar. Com o microfone do iPhone activado, podemos activar as legendas, e aquilo que dissermos em Português será de imediato transferido para o ecrã, onde podemos depois desactivar o áudio e ficar apenas com as nossas palavras sobrepostas no vídeo (olá filmes silenciosos).

A ideia é criar pequenos vídeos, que podemos arrastar livremente dos seus lugares, bastando pegar nos seus quadradinhos em baixo com o dedo, e mudando por completo a ordem do vídeo final. Aplicar um filtro com um efeito colorido, ou algo mais dramático como um preto e branco ou estilo banda desenhada, e colocar mais texto ou emojis para passar melhor a mensagem.

Também há cartões que podemos colocar no início e fim do vídeo, e mesmo até no meio, ao estilo dos filmes silenciosos de antigamente, com algumas palavras para dar ênfase aos acontecimentos dos pequenos clips de vídeo.


Os clips podem ser editados individualmente, tanto ao nível de efeitos como dos objectos e texto que queremos adicionar, e é possível cortá-los livremente, ou apagá-los por completo, bastando arrastá-los para o meio do ecrã.

No final podemos adicionar uma música que tenhamos no iPhone, ou carregar uma das várias que vêm já disponíveis na app. Depois é só partilhar com os nossos contactos, que aparecem logo de imediato sugeridos em cima (contactos frequentes do iMessage), por Email ou app de mensagens, ou em qualquer rede social (Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp, etc).

Enviar mensagens vai ganhar outro sabor agora que temos esta Clips no iPhone. Já experimentei criar uns pequenos vídeos em poucos minutos, e todos eles ficaram bem engraçados. Não deixem de instalar esta app fantástica e experimentem à vontade, que a app é bem intuitiva e simples, e nada complicada como as habituais apps de edição de vídeo.

Actualização: A imagem aqui em cima mostra o novo modo de cenas para quem tiver um iPhone X, que usa a câmara true depth para nos inserir em fundos animados a 360º, para além de aplicar um filtro de acordo com o tema escolhido.

Clips na App Store

Tamanho: 49.3 MB



quinta-feira, 6 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Cuzzle

Se pesquisarem por GalacticThumb na App Store, vão descobrir uma série de jogos muito bem construídos, quase todos puzzles que temos de resolver. Estes senhores não páram, e como tal estrearam hoje na App Store o seu mais recente quebra cabeças, Cuzzle, uma espécie de Sokoban que podemos encontrar grátis na loja da Apple.


Em Cuzzle controlamos um pequeno cubo colorido, o qual temos de arrastar com o dedo, casa a casa, até chegar à saída (assinalda com um quadrado a piscar). Mas para conseguirmos passar ao próximo nível temos primeiro de levar todos os cubos fantasma para as suas respectivas casas, também assinaladas algures no caminho.


Isto faz lembrar o clássico Sokoban, onde tínhamos de empurrar uma série de caixotes para os seus devidos lugares, para conseguirmos assim avançar de nível. O que importa ter noção é que há que pensar com antecipação, pois num instante bloqueamos o nosso caminho e ficamos sem solução possível


Para ajudar à festa, vão sendo adicionadas novas mecânicas que introduzem uma dificuldade extra na resolução dos puzzles. Coisas como plataformas que desaparecem à passagem do nosso cubo, portais que nos transportam de um lugar para o outro, interruptores que fazem aparecer novas passagens e novos caminhos, etc.

O jogo é gratuito, e vem com 90 puzzles distribuídos através de 4 etapas distintas. É possível obter a solução de um nível caso estejamos bloqueados, e a partir da segunda dica é algo que podemos desbloquear com uma compra in-app, ou simplesmente visualizar um vídeo com publicidade. Um modelo que me parece mais que justo para um jogo com esta qualidade.


Cuzzle na App Store

Tamanho: 196 MB



quarta-feira, 5 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

The interactive Legend of Sleepy Hollow

De Edgar Allen Poe a Sherlock Holmes, sou grande fã destes livros interactivos, que estão cada vez melhores a cada versão que é lançada. Hoje temos grátis na App Store este The interactive Legend of Sleepy Hollow da iClassics Productions, S.L., a famosa lenda do cavaleiro sem cabeça, que vão com toda a certeza adorar.


Dos mesmos criadores de The Interactive Adventures of Sherlock Holmes, temos também este The interactive Legend of Sleepy Hollow, que nos conta a fantástica história do cavaleiro sem cabeça, mas num ambiente de terror muito bem conseguido, tanto pela banda sonora espectacular como pelas animações assustadoras.

Como é óbvio, trata-se de um livro, por isso há que ter o gosto pela leitura (se não se sentem enquadrados neste grupo, porque não experimentar estes novos livros interactivos?). Mas não é um livro qualquer, pois mais parece estarmos dentro de um filme, tão fantástico é todo o ambiente sonoro à nossa volta.

Mas o livro é todo ele interactivo, pois podemos tocar nas ilustrações, algumas a preto e branco, que depressa se transformam numa cena a cores completamente animada e cheia de vida, assim como tocar nos personagens, mover objectos, abanar bebés, agitar o iPhone ou movê-lo para os lados para perceber pormenores escondidos por detrás das coisas, etc, etc.

Esta é uma deliciosa história clássica, que está aqui completamente transformada por uma dezena de artistas, e virou uma autêntica obra de arte que não deixará ninguém indiferente. Não a podemos ler em português, mas está na altura de praticarem esse inglês, que o cérebro agradece a ginástica extra.


The interactive Legend of Sleepy Hollow na App Store

Tamanho: 308 MB