segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

Sonic Jump

Os jogos de saltar para cima de plataforma em plataforma são aos milhares na App Store, e foram dos primeiros a aparecer para iPhone e iPod Touch. Mas para acabar o ano em grande, nada como saltar para 2013 com estilo neste Sonic Jump da SEGA, o único jogo que deveria existir deste género, porque ter o Sonic a saltar e a apanhar anéis como se não houvesse amanhã é muito mais divertido.


Aqui não há Sonic a correr a toda a velocidade para a direita ou para a esquerda, mas sim a saltar frenéticamente de plataforma em plataforma em direcção ao céu.

Todos os inimigos que estamos habituados a ver nos jogos do Sonic, bem como alguns dos personagens amigos com os quais podemos jogar, estão aqui presentes, o que aliado aos sons já bem conhecidos de outros títulos, não deixa dúvidas que estamos perante mais um grande jogo deste ouriço cacheiro azul.

Para controlar a direcção que o Sonic leva quando está a saltar, basta inclinar o iPhone para os lados, e para executar um duplo salto basta tocar no ecrã quando o nosso herói estiver já no ar, o que será muito usado para atingir plataformas mais altas, etc.


O jogo conta com um modo onde temos de seguir a história e perseguir os vilões do costume, com os quais temos de combater no final de alguns níveis, e conta também com um modo Arcade, onde temos de ver quanto tempo nos aguentamos a subir sem parar.

Para além dos power ups que vamos apanhando durante o jogo, que são uma ajuda preciosa, podemos também adquirir novos personagens e power ups com os anéis que coleccionamos durante a subida (não convém tocar num inimigo ou numa armadilha, que o Sonic perde os anéis todos que apanhou até aí).

Vejam o vídeo de apresentação do jogo aqui em baixo, e não vale a pena pensar muito no assunto, é instalar já num iPhone ou iPad enquanto está gratuito na App Store.

Divirtam-se, e espero que tenham um excelente 2013! :D





Sonic Jump na App Store (Brasil)

Sonic Jump na App Store (Portugal)

domingo, 30 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

Adventures Of Valentin - The Valiant Viking

Se apreciam um bom jogo onde temos de resolver puzzle atrás de puzzle para avançar na história, ao estilo do clássico Gobliiins, então vão adorar este Adventures Of Valentin - The Valiant Viking de Harshad Arole, uma aventura onde temos de levar um pequeno viking a salvar uma princesa das garras de um terrível feiticeiro.


Nesta aventura point and click, temos de avançar pelo castelo, enfrentar os guardas, desbloquear saídas, desvendar segredos, resolver todos estes puzzles até chegarmos à princesa, e aí defrontar o feiticeiro.


Para perceber o que temos de fazer, vamos tocando nos objectos que encontramos no cenário, os quais vamos recolhendo para um inventário, para depois serem usados em locais chave, onde aparecerão por vezes alguns quebra cabeças para resolver, que nos permitirão avançar no jogo.

Por isso, há que salvar prisioneiros que nos ajudarão em outros níveis mais tarde, há que não chamar a atenção dos guardas, e muitas vezes eliminá-los ou aprisioná-los de maneira a que não cheguem até nós.

Este é um jogo para quem gosta de usar a cabeça, porque a solução para estes puzzles não está sempre ali à vista, teremos que ser bem criativos por vezes. Agarrem este jogo hoje enquanto está grátis na App Store.





Adventures Of Valentin - The Valiant Viking na App Store (Brasil)

Adventures Of Valentin - The Valiant Viking na App Store (Portugal)

sábado, 29 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

ORBITAL

Cá estamos no fim de semana, e trago-vos mais um quebra cabeças para preencher o vosso precioso tempo. O jogo ORBITAL da bitforge está neste momento grátis na App Store, e apresenta-nos uma mecânica já algo conhecida de outros jogos, mas com uns ligeiros twists e um aspecto visual incrível.


O jogo abre com um canhão em baixo, e um espaço vazio em cima, prontinho a ser preenchido. E o objectivo é mesmo esse, sempre que disparamos é criada uma bola, que vai enchendo até tocar em algum obstáculo (outra bola, ou as paredes).

Estas bolas têm um número no seu interior, que corresponde ao número de vezes que tem de ser atingida por outras bolas (ou explosões) até que desapareça, o que conta um ponto para nós.

Como é que se perde neste jogo? Se deixarmos alguma bola voltar para trás e atravessar a linha que protege o canhão, game over man! Há que usar muito bem a cabeça e os nossos reflexos e timing para evitar que isto aconteça (e acreditem que vai acontecer muitas vezes).


O jogo conta com 3 modos de jogo diferentes, o que dá para variar um pouco. No modo Pure, temos o canhão em movimento, e tocando no ecrã na altura certa dispara a bola na direcção indicada pelo canhão. No modo de gravidade, a direcção da bola é afectada pela massa das outras bolas que já se encontram no ecrã.

O modo Supernova pode parecer mais zen, pois temos controlo sobre o movimento do canhão, e temos um laser a indicar para onde será disparada a bola. Mas na verdade pode até ser mais complicado, pois temos de atingir mais vezes a mesma bola até que esta desapareça (5 vezes ao contrário de 3).


Temos também a possibilidade de jogar contra outras pessoas em qualquer um destes modos, usando o mesmo iPhone à vez. Em alternativa podemos optar pelo modo online, onde passamos a defrontar amigos do facebook ou qualquer outra pessoa que esteja online no momento.

Temos aqui um quebra cabeças muito bem pensado, e um daqueles que voltamos a repetir e repetir, naquela onda do "vá, só mais esta vez". Mas é um bom vício, e vai fazer maravilhas pela nossa ginástica mental. Instalem-no já enquanto está gratuito na App Store.





ORBITAL na App Store (Brasil)

ORBITAL na App Store (Portugal)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

Fotor - Photo Effect Studio

Dos criadores da excelente Fotor - Photobag de que já falei aqui antes, têm gratuita na App Store esta Fotor - Photo Effect Studio, uma app ideal para tratar as fotos que tiramos nas festividades, e também para lhes dar um look melhorado com as dezenas de efeitos que temos disponíveis.


Esta app é perfeita para fazer pequenas correcções às fotos que temos no iPhone, mas é também uma máquina fotográfica bem competente, com alguns dos modos de fotografia que estão presentes em muitas apps da concorrência (temporizador, botão grande, disparo rápido, estabilizador, etc).


Mas o que tem mesmo interesse aqui é o estúdio de imagem, onde podemos carregar qualquer foto da camera roll, e fazer todas as correcções básicas conhecidas que quisermos (rodar, cortar, brilho, contraste, saturação, vinheta, etc).

E depois partimos para os efeitos onde temos a clássica correcção automática com apenas um toque de um botão, dezenas de efeitos distribuídos por várias categorias (Lomo, Vintage, Preto e Branco, etc), molduras, e ainda o já famoso efeito Tilt-Shift com diferentes simulações de aberturas de lentes.


É possível editar e trabalhar as fotos com uma resolução mais baixa ou intermédia, o que possibilita que todo o trabalho se processe com grande rapidez, mas podemos alterar a resolução para a máxima suportada pelo iPhone, para trabalhar as imagens no seu tamanho original.

Este é um belo estúdio fotográfico, carregado de efeitos, que à partida podem não parecer muito interessantes (nos thumbnails apresentados), mas com um jeitinho aqui e ali, conseguimos transformar por completo as nossas fotos. Aproveitem que é uma app que podem instalar de forma gratuita no vosso iPhone.


Fotor - Photo Effect Studio na App Store (Brasil)

Fotor - Photo Effect Studio na App Store (Portugal)


Fotor - Editor de Fotos na App Store (Brasil)

Fotor - Editor de Fotos na App Store (Portugal)


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

Breaks

Se fazes surf e tens um iPhone já deves ter ouvido falar desta app bem útil. Estou a falar da Breaks da arkuana, uma ferramenta essencial para todos aqueles que têm uma relação próxima com o mar, seja pelos desportos radicais ou porque gostam de passear pela praia.


Esta app conta com uma base de dados de mais de 4700 praias espalhadas por 142 países, praias que são normalmente spots bem conhecidos para a prática do surf, body board, windsurf, etc.


Aqui temos acesso às condições do mar de várias praias, à qualidade das ondas, se se trata de uma onda esquerda ou direita, a duração, frequência e dificuldade da mesma, o fundo da praia, e se é um local de fácil acesso e frequentado por muitas pessoas.


Se tivermos uma ligação à net, é possível aceder aos dados da meteorologia em tempo real, o tamanho das ondas para as diferentes horas do dia, e também uma previsão das condições para os próximos dias.

Para além de podermos passear pelo mapa do mundo à procura de locais, podemos procurar de imediato as praias que se encontram próximas da nossa localização, aparecendo numa lista ordenada por distância.


Estas praias podem ser acidionadas à nossa lista de spots favoritos, para que estejam ali logo à mão a partir do menu principal. É também possível visualizar as fotos mais recentes tiradas pelos utilizadores do Instagram nessa localização, e basta tocar num botão para obter as direcções até à praia no mapa oficial do iPhone.

Se as praias e as ondas fazem parte da vossa vida, esta app é obrigatória de ter instalada no iPhone. Instalem-na já enquanto se encontra gratuita na App Store.


Breaks na App Store (Brasil)

Breaks na App Store (Portugal)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

Modern Combat 4: Zero Hour

A Gameloft continua a dar o seu melhor no campo dos jogos First Person Shooter. Não é que seja uma surpresa, mas este Modern Combat 4: Zero Hour é de facto o melhor jogo FPS que existe para iOS, e está com uma jogabilidade ainda mais porreira que o anterior Modern Combat 3: Fallen Nation, que é já um título dos diabos por si só.


Este jogo é lindo nos iPhones com ecrã retina, então num iPhone 5 é qualquer coisa de espectacular, pois temos os dedos mais afastados para os cantos do ecrã, o que nos permite ver ainda mais da acção.

Os fãs dos jogos FPS podem já começar a libertar espaço no iPhone, que este é um jogo que não vão querer deixar passar ao lado (sim, ocupa 1,5GB por isso preparem-se).

Desde a qualidade gráfica, com os personagens em 3D ainda mais realistas que nos jogos anteriores, e texturas bem melhoradas (que era uma das minhas queixas em FPS's mais antigos para iPhone), aos sons e banda sonora que nos transportam para o meio da batalha de forma bem realista, e uma jogabilidade que retira a palavra "frustração" de cima da mesa, estamos perante um magnífico título da Gameloft.


Os controlos são personalizáveis, dando para escolher de entre várias configurações, e onde é possível mudar alguns botões de sítio, para se adaptar melhor à posição e tamanho das nossas mãos. O controlo da mira por toque é uma maravilha, mas é possível usar também o giroscópio do iPhone. Regra geral gosto muito do controlo com o giroscópio, mas acabo sempre por me cansar andar a rodar o iPhone a toda a hora.

Temos alguns botões que a meu ver vieram melhorar bastante o movimento e acções do nosso personagem. O botão para correr foi melhorado e é agora muito mais usado, permitindo correr e mudar de direcção ao mesmo tempo, isto tudo com um só dedo. É também com este botão que podemos saltar por cima de obstáculos e até executar algumas acções, tudo muito prático.

Lembro-me de jogar os primeiros FPS que saíram para iPhone, e estava constantemente a olhar para a posição dos dedos, pois simplesmente não estava a carregar nos botões certos quando precisava. Agora raramente reparo neste pormenor, estando quase sempre envolvido na acção, só tenho mesmo tempo para regarregar a arma para enfrentar a próxima vaga de inimigos, e mais nada.



A campanha a solo está muito bem conseguida, trazendo 12 missões para completar, e que de uma forma algo inovadora (no iPhone pelo menos), nos coloca ao mesmo tempo do lado dos bons e do lado dos maus. Há uma missão que executamos como terrorista, por exemplo, e logo de seguida vemos o outro lado da moeda, passando exactamente pela mesma situação, mas desta vez a tentar apanhar o terrorista (nós próprios momentos antes).

E há aqui grande variedade, a nível de armamento, a nível de cenários e ambientes,  levando-nos desde cidades no Hawai, passando por Barcelona e outras cidades, e passamos por situações em que somos transportados e temos de operar veículos, e outras onde temos de comandar à distância robots e drones armados, por aí fora.


Não achei necessário, mas existe um sistema de créditos (que vamos ganhando nas missões), os quais podemos usar para aceder à loja e adquirir todo o tipo de ajudas e armas. Coisas bem baratas como medpacks, coletes à prova de bala, armas mais potentes, e até armas estacionárias que podemos colocar no terreno para nos desenrascar de uma situação mais complicada (turrets).

Confesso que fiquei curioso com estas turrets, e fiz questão de experimentar, comprei-a por um bom preço, e quando estava numa situação apertada debaixo de fogo cruzado, coloquei-a à minha frente, e foi vê-la eliminar os inimigos como num bom jogo de Tower Defense.

Também é possível adquirir estes items através de compras in-app, mas não me parece de todo necessário, a não ser que queiram ser completamente invencíveis, e aí força, levem tudo para o campo de batalha que deve ser uma delícia de ver.


Como não podia deixar de ser, a componente online do jogo está presente, e foi bem melhorada mais uma vez. Contamos agora com combates que permitem que estejam a jogar ao mesmo tempo 12 jogadores online, e temos aqui ainda mais modos de combate para além dos clássicos Death Match / Team Match / Capture the Flag.

Estes modos especiais são o de controlo de zona, onde temos de controlar uma determinada área do cenário o maior tempo possível, o modo Manhunt, onde temos um único jogador a tentar sobreviver à caça ao homem com uma bandeira, e Barebone, um modo para os puristas, onde partimos para a guerra sem ajudas nenhumas.

Se apreciam jogos do género First Person Shooter, é bem provável que já tenham instalado este Modern Combat 4: Zero Hour logo no dia em que saíu na App Store. Se fazem parte dos indecisos ou dos que andavam simplesmente distraídos, corram já para a App Store, que este é o melhor jogo FPS de sempre para iPhone / iPad (sim, trata-se de um jogo universal compatível com iPhone e iPad, e num futuro próximo será também compatível com o controlador Duo Gamer da Gameloft).





Modern Combat 4: Zero Hour na App Store (Portugal)

Modern Combat 4: Zero Hour na App Store (US)

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

Promoções de Natal

Ganharam um iPhone ou iPod Touch para o Natal? Então estão na altura perfeita para aproveitar as promoções que estão em vigor na App Store, onde temos muitos dos jogos mais conhecidos ao preço mais baixo de sempre (0,89€ / $0.99). Já falei aqui no outro dia das várias apps e jogos que se encontram grátis na App Store, mas estes títulos aqui em baixo costumam ser bem caros, e estão temporariamente a um preço bem apetecível.

Mass Effect: Infiltrator






Battlefield: Bad Company 2  













FIFA SOCCER 13






Shift 2 Unleashed