sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Let's Twist

Aqui está o joguinho Arcade do fim de semana, Let's Twist da MildMania, um jogo de combinações e reflexos, que está agora grátis na App Store, que atraíu belíssimas críticas quando se estreou na App Store a pagar, pelos seus gráficos e banda sonora chill out.


Este é um jogo Arcade muito simples, onde apenas temos de combinar as peças coloridas que caiem, com os anéis coloridos em baixo. A ideia é agarrar nos anéis coloridos no fundo do ecrã, e trocá-los de lugar uns com os outros, de maneira que as suas cores fiquem alinhadas com as cores das peças que vão caíndo. Esta ideia não é nova, e vi-a pela primeira vez em 2009, no ainda mais espectacular e complexo Green Fingers.

O objectivo é o mesmo de qualquer jogo Arcade, conseguir a maior pontuação possível, ou seja, aguentar a jogar o máximo de tempo que conseguirmos, sem falhar nenhuma combinação. Como é óbvio a velocidade vai aumentando, e podemos escolher níveis de dificuldade mais avançados, que nos dão maiores pontuações.

Os pequenos flocos de neve que vamos coleccionando podem ser usados para desbloquear novos temas (que mudam o cenário assim como a banda sonora). Existem alguns temas que fazem o crossover com jogos conhecidos, que podem ser adquiridos através de compras in-app, para quem estiver para aí virado.

Como pormenor estético, para além dos gráficos e animações deliciosas, há a salientar que as peças ao cair tentam acompanhar a batida da música, o que é agradável. Com desafios online através do Game Center, e muitos níveis para desbloquear, temos aqui um jogo gratuito Arcade, para queimar naqueles minutos perdidos do dia, onde apenas nos apetece pôr os headphones para apreciar a música enquanto jogamos algo simples e bonito.


Let's Twist na App Store (Brasil)

Let's Twist na App Store (Portugal)

Tamanho: 88.5 MB


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Trials Frontier

Se andam à procura de um jogo com motas de trial, então já devem ter tropeçado neste Trials Frontier da Ubisoft, que é um dos melhores que já se fizeram para iPhone, com uma física e controlos fantásticos, corridas multi jogador, e está grátis na App Store.


Este é um jogo que é uma espécie de faroeste das motas de trial, porque mal abrimos o jogo pela primeira vez, somos levados de imediato para uma série de cavernas e caminhos de ferro antigos, e finalmente para uma pequena vila que parece mesmo saída do Texas num qualquer filme de cowboys passado no faroeste.

Gosto da maneira como o jogo começa, levando-nos de imediato para uma série de corridas, obrigando-nos a perceber logo como é que se controla a mota de trial. Quando chegamos à pequena vila, vamos sendo apresentados de uma forma faseada, a todos os elementos do cenário que podemos visitar, e que nos levam para diferentes áreas do jogo.

Temos o saloon, onde podemos encontrar missões para pegar na mota e correr, o mecânico, que nos arranja e melhora a mota (com alguma ajuda das peças que vamos encontrando nas missões), e o mapa da vila e arredores, onde podemos ver todos os locais onde já corremos, e os quais podemos repetir sempre que nos apetecer.


Os controlos da mota de trial é aquilo que já esperamos de um jogo deste género. A física faz toda a diferença, por isso temos de equilibrar o corpo do nosso herói em cima da mota, usando setas para a esquerda e direita, que por sua vez fazem com que a mota se incline na direcção escolhida (com o peso do corpo do condutor), e possamos assim fazer mortais e mais mortais. Do lado direito temos duas setas que nos permitem acelerar ou travar a mota.

As missões que nos vão sendo entregues no saloon seguem uma pequena história, que até tem alguma piada, e muitas das vezes nos põe a competir contra um louco, que acaba por ser o nosso inimigo, e o inimigo de toda a gente na aldeia. Vamos ter de melhorar muito a nossa mota para o conseguirmos vencer.


No lado do multi jogador, podemos a qualquer momento num determinado local do mapa, aceder à lista de jogadores do mundo inteiro (nossos amigos incluídos), e desafiá-los para uma corrida a dois. Isto traduz-se em fazer uma corrida contra o fantasma do outro jogador, e quem vencer, ganha mais dinheiro e pontos que o outro.

O jogo é Freemium, e por isso há que contar com o combustível que se esgota, e nos obriga a aguardar que esteja restabelecido, mas pela minha experiência já reparei que concluir missões leva-nos a avançar rapidamente no jogo, e também a ganhar bónus frequentes, em que é enchido o tanque por completo. Seja como for, há muitas horas de jogo sem gastar um tostão aqui neste Trials Frontier, que conta com um elevado nível de produção, como se pode ver pela arte dos personagens e cenários do jogo, e com os gráficos 3D impecáveis.


Trials Frontier na App Store (Brasil)

Trials Frontier na App Store (Portugal)

Tamanho: 88.6 MB



terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Fridgely - Food Expiration Date Tracker

Encontrar no frigorífico comida fora do prazo de validade é uma chatice, e um grande desperdício de dinheiro. E é exactamente por isso que existem apps como esta Fridgely - Food Expiration Date Tracker de Justin Ehlert, que está hoje grátis na App Store.



Para usar esta app temos que ser um pouco organizados, porque se não fizermos um esforço nunca iremos usar esta ou outra app do género. Mas não há como experimentar, para que se ganhe o hábito, e nunca se acabe por deitar comida ao lixo.

A app permite-nos registar as várias comidas antes de as colocarmos no frigorífico (ou mesmo registá-las depois de já lá estarem, quando tivermos tempo para o fazer). Dentro de uma secção chamada frigorífico vamos adicionando a comida e o prazo de validade, para que a app nos avise quando este estiver a terminar.

A introdução pode ser feita de forma manual, usando os favoritos (para aquelas comidas que temos sempre presentes no nosso dia a dia), ou mesmo usando a câmara do iPhone para ler os códigos de barras, e adicionar automaticamente o produto e o seu prazo de validade (o que pode não funcionar sempre).

É possível criar vários espaços, como o frigorífico, a despensa, ou um armário nos arrumos, etc, sendo possível verificar para cada espaço os números das comidas que lá se encontram, e de acordo com a sua cor, aqueles que estão dentro do prazo (cinzento), aqueles que estão próximos da data de validade (a azul), e aqueles que já estão fora do prazo (a vermelho).

A app avisa-nos com antecedência quais os produtos que estão para expirar em breve, assim como aqueles que já se encontram fora do prazo. O ícone da app também tem o número de comidas que temos para expirar em breve ou já expiraram (útil para quem tem a app no primeiro ecrã, ou na barra de apps no fundo do ecrã).

Para quem quiser usar nomes em inglês para a comida, há uma funcionalidade muito interessante, que é a pesquisa automática de receitas, com base nas comidas que temos no frigorífico e despensa, indicando até quais os ingredientes em falta para completar uma ou outra receita mais complexa.


Fridgely - Food Expiration Date Tracker na App Store

Tamanho: 12.5 MB

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Air Scanner: Wireless Remote HD Document Camera and Overhead Projector Replacement

E que tal andar com um projector de bolso, sempre pronto a entrar em acção, bastando pegar no iPhone e nesta Air Scanner: Wireless Remote HD Document Camera and Overhead Projector Replacement da Qrayon LLC, uma app que está hoje grátis na App Store, e que pode ser um bom assistente para uma apresentação ao vivo, ou mesmo para vigiar algo ou alguém numa emergência.


O que esta app se propõe a fazer na sua essência é simular um projector de documentos ou objectos numa sala de aula, ou quando precisarmos de fazer uma apresentação para o público. O iPhone serve de scanner, usando a câmara do iPhone, e o "projector" é um qualquer browser num computador, os quais estão já normalmente ligados a projectores neste tipo de situações, em salas de aulas, auditórios, etc.

Com a câmara do iPhone apontamos para os documentos que queremos mostrar em tamanho grande, e estes são transmitidos via rede Wi-Fi para o browser do computador, umas 3 a 5 imagens por segundo (mais rápido em iPhones com hardware mais recente).

A app tem uma funcionalidade interessante para apresentações, que é a possibilidade de bloquear a imagem que está a ser captada no ecrã do iPhone, de maneira que esta fique fixa no browser do ecrã do computador, ficando livres para pousar o iPhone e apontar certos pormenores no ecrã da projecção.

Os usos que podemos dar a esta app são imensos, e a vigilância temporária, ou mesmo numa emergência é sempre uma possibilidade. Há apps que foram criadas apenas com este intuito, mas esta Air Scanner é tão simples e rápida, que também serve o mesmo propósito. Imaginem que estão a trabalhar no computador mas querem manter debaixo de olho uma qualquer pessoa ou situação. Basta colocar o iPhone a apontar para a cena, e voltar para o computador, inserir o endereço indicado no browser do computador, e podemos continuar a trabalhar, mas olhando para as imagens em tempo real na janela do browser-


Air Scanner na App Store (Brasil)

Air Scanner na App Store (Portugal)

Tamanho: 1.1 MB

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

SoundLax

Há pessoas que trabalham bem com música, outras em silêncio, e outras que precisam mesmo daqueles sons básicos da natureza que não distraem, e permitem concentrar melhor na tarefa que têm pela frente. É aqui que entra esta SoundLax de Nguyen Viet Anh, uma app que está hoje grátis na App Store.


Seja porque precisamos de nos concentrar numa determinada tarefa, ou porque precisamos de nos abstrair para descansar ou mesmo adormecer, esta SoundLax traz-nos uma série de sons da natureza em loop contínuo, que nos transporta de imediato para um ambiente relaxante, livre de distracções.

Uma cabana no meio da floresta, onde podemos ouvir o barulho dos pássaros, o vento a passar pelas árvores, ou a água a descer o riacho. Esta é uma das combinações que podemos criar, activando o som da floresta e do vento. É possível ouvir qualquer um dos sons disponíveis em separado, mas o mais interessante mesmo é poder criar estas combinações, misturando por exemplo o som da lareira com o som da chuva lá fora.

E os níveis de volume podem ser ajustados independentemente para cada efeito sonoro, permitindo-nos ouvir mais alto a chuva e o vento, mas baixar o volume da tempestade, que está a acontecer bem lá longe.

Como não podia deixar de ser, a app conta com um temporizador, que podemos activar para os minutos ou horas que quisermos, e que é ideal para quando queremos ir dormir. Os efeitos sonoros acabam por se desactivar sozinhos, e não temos de nos preocupar em ficar a ouvir os barulhos durante a noite inteira.

Relaxar, concentrar, dormir, trabalhar, esta SoundLax serve muitos propósitos, e acho que toda a gente consegue encontrar uma razão para usar uma app tão relaxante como esta. Aproveitem para a instalar já hoje enquanto está gratuita na App Store.


SoundLax na App Store (Brasil)

SoundLax na App Store (Portugal)

Tamanho: 70.9 MB

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Vitals - chart your workouts

No mês passado mencionei aqui a HeartWatch, uma app que nos mostra de uma forma simpática o ritmo cardíaco que temos armazenado na app de saúde do iPhone. Para quem tem estes registos da pulsação, e especialmente para quem usa um Apple Watch, temos hoje grátis na App Store a Vitals - chart your workouts de Nico Tranquilli, uma app que se foca na análise do ritmo cardíaco dos nossos treinos.



Se já usam um Apple Watch, então têm a app da saúde da Apple carregada de registos do vosso ritmo cardíaco. O Apple Watch faz registos da pulsação de 10 em 10 minutos (quando estamos em repouso), mas fá-lo de forma contínua quando estamos a realizar um qualquer treino (caminhar, correr, bicicleta, etc).

São estes registos que a Vitals - chart your workouts utiliza para nos apresentar os gráficos detalhados sobre os treinos que efectuamos. Os gráficos comparam o ritmo cardíaco com a energia queimada, com o número de passos dados (caso seja relevante no exercício em questão), ou com a velocidade a que íamos (corrida e bicicleta, etc).

Estes gráficos são bons para perceber qual a intensidade da actividade, e quais as zonas em que o nosso coração estava a bater de uma forma geral. Depressa percebemos que estivemos o treino inteiro numa zona aeróbica ou anaeróbica, ou a perder peso, ou mesmo a tocar nas zonas mais perigosas onde ficamos com falta de oxigénio.



Temos também acesso a um gráfico que compara todos os treinos efectuados ao longo do tempo, que é essencial para perceber a nossa evolução para uma mesma actividade que efectuemos com alguma frequência.

Para quem tem um Apple Watch, é possível verificar em tempo real durante o treino, em qual das 5 zonas de frequência cardíaca em que nos encontramos no momento. assim como a média e a máxima dos batimentos cardíacos.


Vitals - chart your workouts na App Store (Brasil)

Vitals - chart your workouts na App Store (Portugal)

Tamanho: 12.3 MB

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Ultimate Guitar Tabs

Os guitarristas, baixistas, e lutadores de ukulele vão ficar contentes por saber que a excelente app de tablatura e acordes Ultimate Guitar Tabs - largest catalog of songs with guitar and ukulele chords, tabs, lyrics and guitar lessons da Ultimate Guitar, está agora gratuita na App Store.



No passado visitava-se o site da Ultimate Guitar à procura das tabs das nossas músicas favoritas, mas desde que surgiu esta e outras apps do mesmo género, isso deixou de fazer sentido, até porque estas apps oferecem muito mais do que o site alguma vez poderia oferecer.

Mas primeiro, o básico, aquilo que podemos obter desta app que mais nos interessa, são mesmo as tabs e acordes das músicas que queremos tocar na guitarra. E isto funciona às mil maravilhas, bastando pesquisar pela música ou artista, ou então abrindo os vários Tops ou pacotes separados por géneros e artistas mais conhecidos, para encontrar músicas que gostamos.

Na visão de acordes podemos a qualquer momento ver como se posicionam os dedos na guitarra, sendo até possível visualizar diferentes formas para um mesmo acorde, que pode ser muito útil. Tanto a ver tablaturas como acordes, é possível activar a visualização automática, que vai deslizando a página à medida que vamos tocando, para que não seja preciso tirar as mãos da guitarra.

Ferramentas muito úteis que temos aqui é por exemplo a possibilidade que temos de pôr a tocar uma música no iPhone, e a app abre automaticamente a tab ou acorde para essa música, podendo ouvir a música enquanto estamos a ler a letra e acordes.

Outra ferramenta muito interessante, é aquela onde podemos fazer transposição das notas, bastanto subir ou descer no tom, e os acordes e notas na tablatura mudam em conformidade. Esta é especialmente útil para acordes de músicas, onde podemos adaptar a música que tocamos ao nosso tom de voz.

De resto, muitas das ferramentas úteis que queremos ter acesso, como o afinador, metrónomo, ou ouvir as músicas das tablaturas tocadas directamente na app, estão por trás de compras in-app, o que dependendo da ferramenta que nos interessa mais, pode ser adquirida à parte, ou todas juntas num pacote que está neste momento a 50% do seu preço original.


Ultimate Guitar Tabs na App Store (Brasil)

Ultimate Guitar Tabs na App Store (Portugal)

Tamanho: 32.7 MB

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Alarm clock that adjust according to traffic - inTime -

App interessante que temos neste momento em promoção na App Store é esta Alarm clock that adjust according to traffic - inTime - de Jorn By Joli, um relógio despertador inteligente, que nos avisa da hora que temos de sair para chegar a tempo e horas ao nosso destino.



Para quem quiser utilizar este despertador inteligente para acordar de manhã para sair para o trabalho, é uma excelente opção, pois este cria automaticamente dois alarmes, um que nos acorda, e outro que nos diz que está na hora de sair de casa, para chegar a tempo ao trabalho.

O alarme é simples de programar, apenas dizemos a que horas queremos chegar ao nosso destino, e com base na nossa localização, ele diz-nos a que horas temos de sair do local actual, e se houver trânsito no momento, o alarme ajusta-se automaticamente para nos fazer sair mais rápido.

Esta funcionalidade de ajuste automático dependendo das condições do trânsito, é particularmente útil para quem tiver vários eventos criados, que é assim avisado atempadamente de alguma alteração no trânsito, e para se despachar. A app usa a nossa localização em background para que possa ajustar automaticamente os alarmes, dependendo da local onde nos encontramos no momento.

Para quem utilizar a funcionalidade dos alarmes durante o dia, é possível desactivar o segundo alarme para acordar, e manter apenas o alarme que nos avisa para sairmos para o próximo destino, que é bem útil para quem tiver uma agenda cheia viagens para locais diferentes no dia a dia.

Como extras, a app conta com navegação imediatamente através da app mal soe o alarme, e o tempo que necessitamos para tomar banho e pequeno almoço também é programável nas definições da app. No ecrã principal da app podemos ver um contador que nos indica daqui a quanto tempo temos de sair para o próximo evento.

A app é gratuita, mas apenas nos deixa activar um alarme. Se quisermos activar vários alarmes, então temos de meter a mão à bolsa e largar uns irrelevantes 0,99€, que é mais do que justificado para o que esta app nos oferece.


Alarm clock that adjust according to traffic - inTime - na App Store

Tamanho: 2.6 MB

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

QuickText: Send SMS from Today Widget

Os widgets a que temos acesso na central de notificações vieram facilitar e agilizar ainda mais o nosso dia a dia. Direccionado especialmente para quem envia mensagens com regularidade, temos hoje gratuito o widget QuickText: Send SMS from Today Widget de MaaDoTaa.



Este é um utilitário bem simples, mas que pode ser extremamente útil para agilizar certas coisas que fazemos com regularidade. É o caso daquelas mensagens idênticas que costumamos enviar todas as semanas, ou mesmo várias vezes ao dia, como por exemplo "estou a caminho de casa", "queres que passe no supermercado?", "vamos andar de bicicleta?", "estou atrasado!", "vamos tomar um copo?", etc, etc.

Depois de criadas as mensagens típicas que utilizamos com alguma frequência (com o respectivo contacto ou contactos), basta activar o widget na central de notificações, e estamos prontos para usar esta ferramenta. Basta chamar o menu dos widgets da central de notificações, seja com o ecrã bloqueado, ou mesmo quando estivermos a usar o iPhone numa app qualquer, e tocar na mensagem respectiva, para que se abra de seguida a app de mensagens do iPhone, já com o contacto e a mensagem prontos, bastando tocar no botão de enviar.

Para mensagens típicas que enviamos todos os dias, a app é bem útil, mas imaginem aquelas mensagens que enviam para várias pessoas ao mesmo tempo, como por exemplo uma que diga "vamos tomar um copo?" enviada para vários contactos em simultâneo. Este widget pode poupar bastante tempo nas nossas interacções com o iPhone.


QuickText: Send SMS from Today Widget na App Store (Brasil)

QuickText: Send SMS from Today Widget na App Store (Portugal)

Tamanho: 2.4 MB

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

FATMAP Ski - 3D Trail & Backcountry Maps, GPS Tracking & Resort Guides

Eis que chegamos à melhor altura para viajar até às montanhas e deslizar por ali abaixo com esquis ou snowboard. Sejam prós ou amadores, esta FATMAP Ski - 3D Trail & Backcountry Maps, GPS Tracking & Resort Guides da Terrascope Ltd., é uma app muito útil e obrigatória, que nos permite visualizar uma série de informações sobre as pistas e serviços, sobrepostos sobre a montanha em 3D.



Ao abrirmos a app temos de fazer um registo gratuito, ou simplesmente fazer login através da nossa conta do Facebook. Depois temos de escolher a estância que vamos visitar, e fazer o download da informação respectiva às pistas próximas dessa estância.

Mal seleccionamos a estância, depois do download, é criada a montanha em 3D, com todas as pistas sobrepostas, assim como os vários serviços disponíveis, restaurantes, casas de banho, postos de informação, postos médicos, etc.

Seleccionar qualquer ponto no mapa 3D, mostra-nos mais informações sobre esse ponto, e no caso dos restaurantes ficamos a saber quais os serviços aí disponíveis, e os preços praticados. Ao seleccionarmos uma linha, podemos ver uma descrição da pista, do seu nível de dificuldade, ângulo de descida, a avaliação dos utilizadores, e podemos até deixar um comentário na mesma. Todos estes pontos mostram as suas coordenadas, e podemos ver a nossa posição na montanha relativamente a estes locais.

A montanha 3D pode ser vista de vários ângulos, estando livres para a manipular com os dedos, aumentando e diminuindo o zoom, bem como rodá-la com dois dedos. Quando estivermos a ver as informações de uma pista, é possível activar uma espécie de tour animada, que nos leva pela montanha abaixo, a todo o comprimento da pista seleccionada.

A versão premium da app permite-nos aceder a uma montanha em alto detalhe com o zoom no máximo, podendo percorrer a pista como se estivessemos de facto lá. Temos também a possibilidade de aceder a pistas não oficiais criadas por utilizadores, gravar a nossa própria descida com o GPS, e partilhar e visualizar a nossa localização e dos nossos amigos, entre outras coisas.


FATMAP Ski - 3D Trail & Backcountry Maps na App Store (Brasil)

FATMAP Ski - 3D Trail & Backcountry Maps na App Store (Portugal)

Tamanho: 88.1 MB

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Sunburn!

Uma fórmula bem conhecida e utilizada em vários jogos, Sunburn! da Secret Crush, reinventa o género de uma maneira divertida e ao mesmo tempo depressiva, ao pôr-nos nos pés do comandante de uma nave que explode, e a cumprir a derradeira missão de juntar os sobreviventes, para morrerem juntos no calorzinho do sol.


Ao explodir a nossa nave em pleno espaço, ficam todos os tripulantes da nave perdidos, cada um para seu lado na imensidão negra do espaço. Cabe-nos a nós, o comandante da nave, saltitar de asteroide em asteroide, para "agarrar" nos restantes tripulantes sobreviventes, e levá-los connosco até ao sol, para morrermos todos juntos.

Parece muito depressivo isto tudo, mas o sentido de humor é algo que temos aqui presente, especialmente nos comentários que os personagens vão fazendo ao longo de cada nível. Este é um jogo de física e precisão, onde temos de fazer pontaria para ir na direcção dos tripulantes, dos asteroides, e depois do sol. É importante não ficar sem oxigénio, e lançar o comandante na direcção do espaço, não é muito positivo. Há que contar com a gravidade dos planetas para nos ajudar (e atrapalhar), e com os pequenos jactos que levamos às costas, para corrigir a nossa rota aqui e ali.

Vejam aqui em baixo o vídeo que nos mostra algumas cenas do jogo em acção, e aproveitem para o instalar já hoje enquanto está grátis na App Store, que vale bem a pena.


Sunburn! na App Store (Brasil)

Sunburn! na App Store (Portugal)

Tamanho: 53.4 MB



segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Montezuma Puzzle 4 Premium

Para os apreciadores de jogos com puzzles e quebra cabeças no iPhone, temos o colorido Montezuma Puzzle 4 Premium de ECO Pawel Jarosz, um jogo com peças de Tangram que está neste momento gratuito na App Store.



O conceito é bem simples, assim como a sua jogabilidade, a fazer lembrar o famoso New LetsTans Deluxe, o qual já mencionei aqui algumas vezes, e que se baseia no jogo Tangram. Temos nas parte superior um espaço por preencher, e em baixo vários blocos que devem ser encaixados em cima até ficarmos com uma peça completa, sem quaisquer buracos.

Temos aqui 100 puzzles para resolver, e nem é preciso dizer que à medida que vamos avançando, também vai aumentando o nível de dificuldade, com mais peças, com formas ainda mais complexas, e com mais obstáculos a complicar o quebra cabeças (existe a possibilidade de fazer UNDO, e temos disponíveis 3 dicas para nos ajudar a resolver um determinado puzzle).

Vejam aqui em baixo um vídeo que nos mostra este tipo de jogo em acção para ir abrindo o apetite enquanto este vai instalando. Portanto, se apreciam resolver este tipo de puzzles, então é instalá-lo já enquanto se encontra gratuito na App Store.


Montezuma Puzzle 4 Premium na App Store (Brasil)

Montezuma Puzzle 4 Premium na App Store (Portugal)

Tamanho: 71 MB



sábado, 9 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Surfingers

Os fãs dos desportos radicais que gostam de praticar os seus reflexos e coordenação, vão gostar do gratuito Surfingers da DIGITAL MELODY GAMES KITAJEWSKI I STALEWSKI SPOLKA JAWNA, um jogo que nos vai pôr a controlar as ondas, para levar o nosso surfista em segurança através das mesmas.


Estamos perante um endless runner, onde temos um surfista a avançar no ecrã da esquerda para a direita, e as ondas vão aparecendo à sua frente em diferentes alturas, e cabe-nos a nós colocar a onda no nível certo, de maneira a que este continue em cima da prancha.

Ao deslizarmos o dedo para cima ou para baixo no ecrã, faz com que a onda que o surfista está a navegar se mova para cima e para baixo, idealmente ficando ao mesmo nível da onda seguinte. Todas as vezes que voltamos a arrancar o jogo, tudo será diferente, os obstáculos, as ondas, etc.


Apanhar moedas é necessário para desbloquear novos surfistas, e preparar o terreno para usar dois dedos no ecrã é algo que podemos esperar em menos de 1 minuto. Das ondas passamos para um cenário de neve, onde será muitas vezes necessário subir ou descer 2 níveis de uma forma rápida, e para isso teremos de deslizar dois dedos no ecrã.

A banda sonora é bem animada, a fazer lembrar o divertido California Games, mas que ao fim de algumas dezenas de tentativas, se pode tornar um bocadinho irritante. Este é um jogo ao qual volto várias vezes durante o dia, para tentar chegar um pouco mais longe, e desbloquear um novo personagem para surfar as ondas. O crocodilo e a sua bóia foi o último que consegui desbloquear, e é o meu favorito, assim como o pirata.


Surfingers na App Store (Brasil)

Surfingers na App Store (Portugal)

Tamanho: 55 MB



quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Aipoly Vision

Eu já tinha falado aqui antes de uma solução muito interessante para auxiliar as pessoas cegas, que era a app Be My Eyes - Helping Blind See. Esta app necessita de uma ligação à net e um utilizador do "outro lado da linha" para ajudar o utilizador da app, ao contrário da Aipoly Vision da Aipoly, uma app gratuita que usa a câmara do iPhone para tentar identificar automaticamente os objectos e cores que temos à nossa frente.



Como app experimental é muito interessante, pois os mais curiosos podem apontar o iPhone para todo o tipo de objectos e ver se estes aparecem correctamente identificados, onde se pode ver de imediato no ecrã o nome do objecto, ou mesmo da cena que tivermos à nossa frente. Podemos alternar na app entre a identificação de objectos e a identificação de cores, sendo esta última mais exacta, e bem útil.

Para uma pessoa cega, a app tem a opção de falar em voz alta o nome dos objectos que são identificados, mas infelizmente apenas o faz na língua inglesa. Mesmo assim, é bastante interessante, especialmente porque a app pode ser usada sem ter qualquer ligação à internet, e é capaz de identificar rapidamente os objectos que estão à nossa frente, pois faz cerca de 3 registos por segundo.

Se estivermos a brincar com a app ligados à internet, podemos a qualquer momento sugerir um nome mais correcto para aquilo que temos à nossa frente no ecrã, e que foi mal identificado pela app. Esta vai assim aprendendo com os utilizadores, e ficando cada vez mais robusta.

Para quem tem amigos ou familiares com problemas de visão, esta app pode ser uma ferramenta muito útil e interessante, como podem desde já verificar no vídeo de apresentação da app aqui em baixo.


Aipoly Vision na App Store (Brasil)

Aipoly Vision na App Store (Portugal)

Tamanho: 134 MB



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Super Hexagon

Se o stress é algo que querem evitar a todo o custo, é melhor passarem ao lado deste Super Hexagon de Terry Cavanagh, um jogo que está hoje grátis que nos vai pôr os nervos em franja, enquanto tentamos escapar a todo o custo ao terrível labirinto de hexágonos.


A sério, não instalem este jogo. E se por acaso o instalarem, apaguem-no logo após os primeiros jogos, onde verão que não conseguem avançar nem uns míseros 5 segundos. Pois é, estamos perante um daqueles jogos onde temos de ter uns reflexos de aço, e um tempo de reacção e concentração excelente.

O problema destes jogos é aquela coisa do "só mais uma tentativa", e de repente quando damos por ela, já conseguimos aguentar 10 segundos, e se chegarmos aos 60 segundos concluímos uma etapa, e aos 3 minutos completamos um nível, e podemos avançar para o próximo nível de dificuldade.


O que dizer de um jogo que o nível de dificuldade mais baixo é o "HARD"? Neste jogo somos o pequeno triângulo que surge no meio do ecrã, e apenas temos de tocar no lado esquerdo ou direito do ecrã, para rodar todo o ecrã e os hexágonos enormes que estão à nossa volta, de maneira a que o triângulo passe pelos "buracos".

Isto não é tarefa fácil, pois é um daqueles jogos Arcade altamente stressantes e frustrantes ao mesmo tempo. Mas a banda sonora e a sua música electrónica sempre a abrir mantém-nos agarrados, e vamos querer experimentar mais uma e outra vez, até conseguirmos chegar aos 20 segundos, 30 segundos, e quem sabe até ao final do nível. Boa sorte com isso, que eu ainda só cheguei aos 16 segundos.


Super Hexagon na App Store (Brasil)

Super Hexagon na App Store (Portugal)

Tamanho: 30.7 MB



segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

Drivey Car

Aqui está mais um daqueles jogos irritantes, daqueles que não conseguimos pousar, onde os reflexos e o tempo de reacção fazem toda a diferença. Estou a falar de Drivey Car da Apricity Labs, um simples e divertido jogo que podemos encontrar grátis na App Store.


O que têm em comum este tipo de jogos endless runner? Normalmente podem ser controlados com apenas um dedo, e é bem este o caso aqui em Drivey Car. O nosso carro arranca, começa a acelerar sem qualquer travão, e apenas temos de tocar no ecrã para este curvar à esquerda. A ideia é não sair da pista, nem bater em nenhum obstáculo ou elemento do cenário. Parece fácil, mas como no famoso Flappy Bird, não é nada fácil.


No caminho vão aparecendo moedas, que nos obrigam a arriscar manobras mais difíceis e impossíveis de corrigir se falharmos (o carro apenas curva para a esquerda), que serão essenciais para desbloquear novos locais e novos veículos (com comportamentos ligeiramente diferentes). Há moedas de outras cores que servem de power-ups, e que podem dificultar bastante a nossa tarefa, como por exemplo o nitrogénio, que põe o nosso carro a andar depressa demais.

Com diferentes cenários, e com o ciclo dia / noite sempre presente, assim como alterações ao nível do estado do tempo (chuva), temos aqui um jogo que vamos querer repetir uma e outra vez, para ver quantas voltas conseguimos dar à pista numa próxima tentativa. Não é fácil, mas é divertido, e viciante.


Drivey Car na App Store (Brasil)

Drivey Car na App Store (Portugal)

Tamanho: 66.4 MB