terça-feira, 30 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Cassette Gold

Hoje trago uma app para os nostálgicos dos meados dos anos 90 para trás. Trata-se de uma app para audiófilos, para quem gosta de alguns efeitos especiais a acompanhar a sua música, neste caso de ver uma antiga cassete de fita magnética a rodar enquanto toca o seu artista favorito. Trata-se da app Cassette Gold de Alexander Rutkowskij, e está hoje grátis na App Store.


Da mesma forma que há apreciadores de gira-discos de vinil para iPad, tenho a certeza que também há fãs de algo semelhante para iPhone, e o equivalente terá de ser mesmo os walkmans e as cassetes magnéticas.

Este é apenas um simples leitor de música por gestos, onde carregamos a playlist, ou álbum, ou artista, e tocamos no ecrã para começar a tocar a música, podendo ver de imediato a cassete a rodar, como se estivessemos de facto perante um walkman real.


Deslizando com o dedo para baixo vamos trocando de cassete, o que tem a sua piada pois existem aqui muitas as cassetes mais famosas de antigamente. Marcas como a BASF aparecem aqui como BASE ou TDK como TKD, etc, etc.

Temos também a opção de abrir um menu com as várias cassetes disponíveis para ser mais fácil escolher a nossa favorita, e até desbloquear algumas extra através de uma compra in-app. Seja como for, se apreciam ouvir música em casa (ou numa festa), e gostam de deixar o vosso iPhone ligado a mostrar a música que está a tocar, que melhor maneira do que esta de mostrá-lo aos nossos amigos?


Cassette Gold na App Store

Tamanho: 19 MB

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Bokeh Lens

Com as duas câmaras na traseira do iPhone 7 Plus conseguem-se fotos fantásticas em modo de retrato, comparáveis às fotos que se conseguem as com as máquinas fotográficas manuais SLR. Mas nem toda a gente tem um iPhone 7 Plus, por isso há que usar ferramentas extra como esta Bokeh Lens da StudioTIMO, uma app que está hoje grátis na App Store e nos permite criar o efeito de fundo desfocado que se consegue naturalmente numa SLR.



Esta não é das apps mais complexas, nem vem carregada de efeitos especiais e filtros que podem depois ser aplicados à imagem. Para isso há milhares de apps excelentes que podem tirar da App Store, e que com toda a certeza já têm instaladas no vosso iPhone.

O que esta app tem de bom é mesmo os seus controlos para criar a máscara do objecto a manter focado. Entrando no modo de pintura da máscara a vermelho, basta deslizar o dedo sobre o objecto a pintar, sendo possível ajustar o tamanho do pincel.

Muito importante é a possibilidade que temos de pintar a máscar com bastante detalhe, bastando para isso fazer zoom in à imagem efectuando o movimento de pinça com dois dedos, percebendo de imediato que surge no ecrã uma nova janelinha onde se pode ver com maior detalhe a zona por onde estamos a passar com o dedo (que normalmente não conseguimos ver porque o dedo está imediatamente por cima).

É de notar que esta app não faz o ajuste automático da máscara em redor do objecto pintado, como acontece em outras apps do género, mas como normalmente os resultados deste automatismo tanto podem funcionar bem ou mal, aprecio mais um bom modo manual, do que andar ali para trás e para a frente à espera que a app consiga atinar com o modo automático.

Depois de criada a máscara, podemos afinar o efeito de desfocagem do fundo, focando ou desfocando mais (não exagerar para não ficar demasiado irrealista), e também afinar o tamanho da fronteira entre as bordas da máscara e o fundo da imagem desfocado.

Para fotos de retrato é muito útil usar este tipo de ferramenta. Os rostos das pessoas ganham outra vida depois de criado este efeito de Bokeh bem conhecido das máquinas fotográficas SLR. Por isso, apliquem a máscara, desfoquem o fundo, e depois passem pela vossa app de filtros preferida, e vão ver como nem vão reconhecer a foto no final.


Bokeh Lens na App Store

Tamanho: 3.9 MB

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Jellyban - Sweety Sokoban Puzzles

Está aí o fim de semana, e não há nada como ter uns 120 puzzles de sokoban para resolver. Ainda para mais de forma totalmente gratuita, com este Jellyban - Sweety Sokoban Puzzles de Lu Quoc Man, um jogo que podemos encontrar grátis na App Store.


Sim, eu tenho uma mania com jogos de sokoban, mas é algo que me deixa sempre muito interessado e concentrado. Este sokoban do mundo dos doces está muito bem concebido, tanto ao nível gráfico como ao nível dos puzzles que temos de resolver.

Os controlos não são o habitual neste tipo de jogo, onde normalmente podemos deslizar com o dedo no ecrã para mover os caixotes (o que pode ser um pouco estranho quando estamos perante uma visão isométrica), portanto temos 4 botões com setas direccionais que nos permitem controlar o nosso caixote cor de laranja.


O nosso objectivo é usar o caixote cor de laranja para empurrar os caixotes verdes até aos quadrados assinalados a preto no chão. Como se trata de um quebra cabeças, há que pensar muito bem qual caixote empurrar, e para onde, de maneira a que não fiquemos presos sem movimentos possíveis.

Para passar de nível há que conseguir concluir um desafio antes do tempo limite, e de preferência com o número de movimentos também abaixo do limite. Sempre que conseguimos fazer melhor que o tempo e número de movimentos limite, somos os maiores e oferecem-nos um Ferrari (não oferecem nada, mas era bom).

Vejam aqui em baixo a trailer do jogo para verem como tem muita pinta, e se conseguirem concluir os mais de 120 puzzles que temos aqui para resolver, preparem-se que estão prometidos mais puzzles numa próxima actualização.


Jellyban - Sweety Sokoban Puzzles na App Store

Tamanho: 68.5 MB



quinta-feira, 25 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Crazy Taxi

Na eminência de várias apps e jogos de 32 bits deixarem de funcionar no próximo iOS 11, são muitos os criadores que se apressaram a actualizar as suas apps para 64 bits, ou simplesmente a descontinuarem o suporte às mesmas. Esta é uma das actualizações positivas, que o fantástico e bem conhecido Crazy Taxi da SEGA, foi agora actualizado para 64 bits e está também completamente grátis na App Store.


A SEGA é bem conhecida por descontinuar os seus jogos em iOS, mas pelos vistos o seu bem famoso Crazy Taxi continua a ser um jogo Arcade bem querido de muitos jogadores, e portanto volta a ganhar novo ânimo e ganha mais umas quantas vidas nos iPhones e iPads de toda a gente.

Neste jogo, que nasceu em 1999 na consola Dreamcast, somos um condutor de táxi que tem de levar os seus passageiros até ao seu destino da maneira mais rápida que conseguir. Numa espécie de San Francisco, com  montes de ruas com uma inclinação considerável, a loucura é total quando estamos a carregar no acelerador feitos doidos.


A ideia é mesmo pegar num cliente, e levá-lo a toda a velocidade através do trânsito, até ao seu destino final. O caminho é indicado por uma seta em cima do táxi, e temos um contador que nos indica quanto tempo falta para o cliente desistir da corrida. Enquanto continuarmos a apanhar clientes e levá-los atempadamente ao seu destino, não há Game Over para ninguém.

Fazer drift nas curvas é bem preciso para ganharmos tempo, evitar bater nos outros carros será o ideal, mas destruir o cenário, que se lixe, faz parte da loucura. Temos o modo de jogo Arcade, temos o modo de jogo original, e temos também 16 mini jogos para fazer todo o tipo de malqueiras que quisermos, e também para treinar a nossa condução frenética.

Vejam aqui em baixo a trailer oficial do jogo, e passem já pela App Store para agarrar este grande e clássico jogo das consolas e máquinas, especialmente agora que está completamente gratuito na loja de apps da Apple.


Crazy Taxi na App Store

Tamanho: 277 MB



quarta-feira, 24 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Captain Cowboy

Lembram-se do clássico Boulder Dash? Para algumas pessoas basta estas palavras para irem imediatamente à App Store instalar este Captain Cowboy da Wadong AB, um jogo que está hoje grátis e que faz lembrar bastante este grande clássico da história dos computadores mais antigos.



Em Space Cowboy encontramo-nos algures no espaço, no meio de uma espécie de campo de asteróides, onde teremos que explorar quilómetros e quilómetros de terreno à procura dos preciosos diamantes.

A mecânica do jogo é semelhante ao clássico Boulder Dash, onde temos que ter muito cuidado com as pedras que estão espalhadas pelo terreno, que ao serem desbloqueadas nos podem cair na cabeça, o que não é nada saudável.

Há muitas paredes a bloquear a nossa passagem neste grande labirinto, mas há também muita terra para perfurar, abrindo-nos novos caminhos (e ao mesmo tempo soltando as pedras, por isso há que ter muito cuidado).

O que este jogo traz de novo, para além do seu visual muito interessante e banda sonora deslumbrante e retro, é o facto de haver inimigos que nos perseguem (eventualmente, nos níveis mais avançados), lasers que são disparados na nossa direcção, entre outras coisas como um ambiente aquático com a sua própria física, uma discoteca espacial, e a possibilidade de usar as pedras em queda para activar os sensores dos lasers malditos.

Este é um jogo que pode ser jogado com apenas um dedo, pois basta deslizar com o dedo no ecrã para que o nosso herói se mova nessa direcção. No início começamos por andar livremente, mas depressa teremos que pôr a cabeça a funcionar para conseguir chegar aos diamantes sem perder a vida.

Podem ver aqui em baixo o trailer hilariante do jogo, e sejam fãs do original Boulder Dash, ou simplesmente de aventuras onde têm de resolver puzzles, Captain Cowboy está um jogo muito bem concebido e que vale a pena ter no iPhone, especialmente agora que está em promoção na App Store.


Captain Cowboy na App Store

Tamanho: 55.4 MB



terça-feira, 23 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Lode Runner 1

Quem se lembra do clássico Lode Runner, um jogo lançado em 1983 para o Apple II, Atari ou Commodore 64? A versão retro já anda por aí pela App Store, mas não é nada de bradar aos céus. Mas agora foi lançada uma nova versão chamada Lode Runner 1 da NEXON Company, e digo-vos, que maravilha de jogo de plataformas gratuito temos nós aqui.


Em Lode Runner 1, temos de andar a passear num cenário futurista à procura de todo o ouro que pudermos encontrar, e correr bem depressa para a saída. Digo depressa porque o ouro é protegido por uns robôs, que mal percebam que estão a ser roubados, nos irão perseguir até nos apanharem.

O nosso herói (ou heroína, porque vamos desbloqueando novos personagens com o avançar do jogo), terá de subir e descer escadas, andar pendurado numa série de tubos, atravessar portais, e destruir paredes de tijolo para passar de um piso para o outro.


A parte de destruir paredes no chão é muito importante, pois será também assim que poderemos aprisionar os robôs que nos perseguem. Ao abrirmos um buraco no chão, estes robôs irão cair no seu interior, permitindo-nos passar por cima deles, ou simplesmente aproveitar o tempo extra que ganhamos ao mantê-lo bloqueado durante alguns segundos (altura em que este acaba por conseguir trepar para fora do buraco, e a parede de tijolo se volta a reconstruir).

Como no jogo clássico também aqui temos a possibilidade de criar os nossos próprios níveis, e partilhá-los online com toda a comunidade de fãs que se encontra a jogar o jogo actualmente. Contem no entanto com uns 35 níveis em modo tutorial que nos vão explicando toda a mecânica do jogo, assim como das novidades que vão sendo introduzidas.

Vejam aqui em baixo um vídeo que nos mostra algumas das funcionalidades deste jogo, e não deixem de experimentar a reinvenção de um grande clássico, que deliciou gerações durante anos lá pelos 1980's / 1990's.


Lode Runner 1 na App Store

Tamanho: 166 MB



quinta-feira, 18 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

One Tap Rally

Por vezes só temos uma mão livre, e mesmo assim queremos pegar no iPhone para nos distraírmos por uns minutinhos. Não vão mais longe, porque há um jogo de corridas onde basta um dedo para fazer drift nas curvas e cortar a meta antes dos nossos adversários. Trata-se de One Tap Rally de Chris Razmovski, e podem encontrá-lo gratuito na App Store.


No outro dia falava-vos do fantástico joguinho de corridas Built for Speed, que é um racer espectacular e bem mais completo e sério que este. Mas em One Tap Rally a ideia é outra, que é queimar alguns minutinhos a fazer umas corridas rápidas contra um adversário, usando apenas o dedo polegar para acelerar.

Pois é, só precisamos de acelerar, que o nosso piloto conduz sozinho, como nas pistas eléctricas Autorama ou Slot Cars. Enganem-se se pensam que isto é uma seca, ou que não há qualquer dificuldade no jogo, pois há muito drift para fazer nas curvas, e há que fazê-lo com o melhor timing de sempre.

Ao chegarmos às curvas com o nosso carro, convém começar a largar o acelerador, porque se o carro bate nos cantos da pista perderá velocidade, fazendo-nos ficar para trás, e perdendo a corrida para o outro corredor (já para não falar do tempo de porcaria).

Há aqui mais de 100 carros para coleccionar, que se vão desbloqueando com 100 moedas cada. E basta ganhar umas 3 ou 4 corridas para conseguir desbloquear um e outro e mais outro carro novo. Temos 45 pistas para correr, e todos os dias há sempre uma pista em destaque para percorrer.

Este é um joguinho muito simples, mas que está muito bem concebido, perfeito para jogar com uma só mão, e para queimar uns minutinhos aqui e ali. Vejam aqui em baixo um vídeo que nos mostra o jogo em acção, mas o melhor mesmo é instalá-lo no vosso iPhone e fazer umas corridas para ver se conseguem bater os melhores tempos dos outros corredores.


One Tap Rally na App Store

Tamanho: 41.6 MB



quarta-feira, 17 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Eggggg - O vomitador de plataforma

Qual Super Mario Run qual carapuça, um jogo de plataformas a sério é assim como este Eggggg - O vomitador de plataforma da Hyper Games, um jogo completamente tresloucado e delirante que está hoje pela primeira vez gratuito na App Store.


Gilbert quer muito ir a uma festa de aniversário, mas a tia não o deixa ir. Como qualquer míudo pequeno que não gosta de ser contrariado, faz uma birra e atira-se pela janela. Cai em cima de um ovo gigante, partindo a casca e mergulhando lá dentro. O problema é que Gilbert é alérgico a ovos, e estamos perante uma mega alergia, resultando num também mega vómito.

A partir daqui esqueçam tudo o que viram por aí em jogos de plataformas, pois estamos perante um vomitador profissional, e é com a ajuda do seu vómito que o vamos pôr a correr (voar?) através de 15 ou 20 níveis completamente avariados da mona.


Passamos o jogo todo a fugir da temível Tia Doris, e a evitar levar bicadas de galinhas ciborgues, nada contentes pela destruição dos ovos por parte de Gilbert. E pelo caminho há todo um mundo espectacular de plataformas para explorar, o que pode ser feito de forma completamente livre, andando para trás e para a frente, saltando e saltando até não podermos mais (até porque há muitos segredos escondidos para descobrir).

A mecânica e jogabilidade do jogo é bem simples, tocamos do lado esquerdo ou direito para projectar o nosso herói nessa direcção (contando com um super jacto de vómito que o faz sair disparado na direcção oposta), e voltando a tocar no ecrã faz com que ele salte mais alto.


O jogo é muito interessante como jogo de plataformas, pois tem tudo aquilo que se espera de um bom título do género. Temos puzzles para resolver, onde temos de andar a tocar em botões por uma certa ordem para desbloquear passagens, temos galinhas robô que nos querem destruir, temos pegas com asas flutuantes para nos pendurarmos, temos bolhas gigantes que nos disparam para as alturas, e podemos encher esponjas ou autênticas piscinas com o nosso vómito (que será necessário para ultrapassar alguns desafios).

Se apreciam um bom jogo de plataformas, então este é um daqueles que vocês não podem deixar de experimentar. Com uns gráficos espectaculares, um desenho absolutamente surreal com personagens igualmente surreais, uns efeitos sonoros perfeitos para enjoar qualquer pessoa, Eggggggg é mesmo de aproveitar enquanto está em promoção na App Store.


Eggggg - O vomitador de plataforma na App Store

Tamanho: 365 MB



terça-feira, 16 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Minimal Maze

Hoje temos um jogo de labirinto bem fora do comum. Normalmente temos de levar uma esfera de metal até ao buraco da saída, mas neste aqui há que fundir dois pequenos cubos coloridos. O jogo chama-se Minimal Maze de alper iskender, e está hoje grátis na App Store.



Quebra Cabeças e Puzzles são dos meus géneros de jogo favoritos, porque nos ajudam a manter as ideias frescas, e não há dúvidas que o cérebro precisa de ir ao ginásio o máximo de vezes que conseguirmos por dia.

Este magnífico labirinto vai-nos deixar com a cabeça a andar à roda, literalmente. Para movermos os cubos do seu lugar, até se encontrarem finalmente, temos de rodar o labirinto inteiro. E como este labirinto obedece às leis da gravidade, os cubos lá vão andando encostados às paredes, passando pelas passagens que vão surgindo quando rodamos todo o tabuleiro.

Primeiro, é tudo muito simples, procuramos o caminho certo, e lá vamos rodando até os dois cubos entrarem em contacto um com o outro. Mas depressa percebemos que há que complicar a fórmula, e portanto passamos a ter passagens que se abrem apenas quando encontramos determinadas chaves, ou então temos que navegar com muito cuidado pois as paredes do labirinto começam a ter umas belíssimas e afiadas serras em movimento, etc.

Com uma banda sonora bem interessante a acompanhar a aventura, temos aqui um jogo onde até as regras da física se vão alterando, com a gravidade invertida, ou mesmo como se estivessemos na lua, onde os nossos cubos perdem quase todo o seu peso, ficando a flutuar no interior do labirinto. Há que puxar pela cabeça e há que ter boa destreza, é uma boa mistura para um jogo muito bem concebido.


Minimal Maze na App Store

Tamanho: 35.9 MB



segunda-feira, 15 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Soccer Physics

Imaginem-se a tentar controlar uma equipa de futebol onde todos os jogadores estão embriagados. É essa a proposta do absolutamente louco Soccer Physics de Otto-Ville Ojala, um jogo do desporto rei que está hoje grátis na App Store.


Ao arrancar o jogo é-nos mostrado um botão no canto direito em baixo no ecrã, e é-nos dito: "usem este botão para controlar os vossos jogadores, da melhor maneira que conseguirem". Tem piada, e percebemos que a piada somos nós, quando nos vemos a desesperar porque os nossos jogadores não fazem nada de jeito no campo.

Seja como for, lá vamos carregando no botão, e tentando que os nossos 2 jogadores chutem de alguma forma para a baliza adversária. Quem chegar primeiro aos 5 golos ganha, e não há muito mais que saber. É estranhamente divertido tentar ganhar à equipa adversária, com estes jogadores completamente doidos da cabeça.


O próprio jogo vai variando, aparecendo os jogadores sem cabeça, ou vendo a bola ser substituída por uma bola de futebol americano, etc. Se estivermos com uns amigos por perto, é perfeito, pois o jogo permite-nos ter dois jogadores frente a frent eno mesmo iPhone, ou melhor ainda, 4 jogadores, 2 de cada lado a controlar o seu jogador no campo, da melhor forma possível. Boa sorte meus caros, que vão precisar! :D


Soccer Physics na App Store

Tamanho: 24.9 MB



sexta-feira, 12 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Faraway: Puzzle Escape

Aqui está um conceito que me agrada, jogos que podem ser experimentados de forma gratuita, até chegar a um certo nível. É esse o caso deste Faraway: Puzzle Escape da Mousecity, um jogo grátis bem misterioso, que nos vai pôr a resolver uma série de quebra cabeças em ruínas no deserto.


A Mousecity é conhecida pelos seus jogos do estilo "Room Escape", onde temos de resolver puzzle atrás de puzzle, para ir avançando de quarto para quarto. Aqui em Faraway: Puzzle Escape, vemo-nos nos pés de um explorador, que parte à aventura para descobrir o mistério que rodeia o desaparecimento do seu pai.

Iremos até às ruínas antigas de uma civilização misteriosa, onde poderemos encontrar várias notas deixadas pelo nosso pai, a explicar os seus passos, e eventualmente qual o seu destino final. Em cada um dos templos que encontrarmos há uma série de puzzles e quebra cabeças para resolver, para ir avançando.

O nosso objectivo é encontrar o portal no final de cada cenário, activá-lo com um artefacto que temos de encontrar, para finalmente atravessá-lo e passar às próximas ruínas. O jogo é estilo point-and-click, bastando tocar nos locais para onde nos queremos mover, e em algumas cenas é possível rodar a nossa visão, deslizando com o dedo sobre o ecrã.

Isto também será útil para manipular dispositivos interessantes, como holofotes gigantes, onde teremos que redireccionar o feixe de luz. Os puzzles são bem simples nos primeiros cenários, obedecendo à lógica, e encontrando as dicas para os resolver nas paredes, chão, etc.

Podem ver aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, onde poderão ficar com uma ideia do magnífico aspecto visual, que está muito em voga no mundo dos jogos actualmente. Temos disponíveis gratuitas as primeiras 9 ruínas para explorar, o que já nos vai roubar umas boas 2 horas do nosso tempo. Se gostarem, e quiserem resolver todos os outros puzzles, estes serão desbloqueados através de uma compra in-app.


Faraway: Puzzle Escape na App Store

Tamanho: 321 MB



Faraway: Puzzle Escape - Rating: 3,8

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

AuroraBound - Cores e Padrões

No mundo dos puzzles e quebra cabeças há alguns que foram criados apenas para relaxar, como é o caso do recém chegado AuroraBound - Cores e Padrões da Final Game Studio, um belíssimo jogo com milhares de puzzles que temos agora gratuito na App Store.



À primeira vista este parece um simples puzzle clássico, onde temos de agarrar nas peças e ir colocando nos seus lugares até conseguirmos a imagem completa. Mas aqui as imagens são padrões complexos carregados de cor, e as peças, essas têm características específicas.

Neste jogo temos peças estáticas que apenas podem ser arrastadas para os seus lugares no tabuleiro, e depois temos peças que podem ser rodadas, e isto no início pode ser muito descontraído e simples, mas com o aumentar da complexidade dos puzzles nos mundos mais avançados, passamos a ter de puxar pela cabeça para perceber quais os padrões que queremos encontrar.

Pode-se dizer que este é um puzzle versão 2.0, com as suas peças dinâmicas e estáticas, o que nos permite ter jogos bem compridos, tentando adivinhar qual o padrão a atingir com as peças que colocamos no ecrã. Nos primeiros mundos os puzzles são criados à mão, mas nos mundos onde os puzzles são maiores, com as peças mais pequenas a encher o ecrã, aí já são gerados automáticamente, criando a possibilidade de ter milhares de puzzles à nossa disposição.

Com uma banda sonora agradável assim como uns efeitos sonoros bem porreiros que nos vão mantendo distraídos, temos aqui um jogo bem relaxante, que pode durar uns bons anos no iPhone, para qualquer fã deste género. O jogo conta com um sistema de pistas, para quem quiser ter uma ajudinha a resolver este ou aquele puzzle (revelando a posição de uma ou mais peças por exemplo). Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e experimentem-no já hoje, que está grátis na App Store.


AuroraBound - Cores e Padrões na App Store

Tamanho: 60.1 MB



quarta-feira, 10 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Built for Speed

Atenção a todos os fãs das corridas automóveis, acabou de chegar à App Store um grande jogo de corridas retro. Chama-se Built for Speed da Meizi Games, é completamente gratuito, joga-se que é uma maravilha e tem um aspecto gráfico retro absolutamente maravilhoso.


Longe vão os tempos do glorioso Offroad Racer, mas ao longo dos tempos têm aparecidos jogos espectaculares para iOS dentro do mesmo género. Hoje acabou de aparecer mais um, que à primeira vista poderia parecer mais um daqueles jogos Freemium que passados alguns minutos pomos de lado por causa do sistema de energia ou combustível ou o raio que o parta, que é coisa que aqui não existe! :D


Estamos perante um jogo carregado com todos os automóveis que fizeram história ao longo dos anos nas pistas de corridas de todo o mundo. E com o dinheiro que vamos ganhando nas corridas podemos ir adquirindo automóveis diferentes, cada vez mais potentes, ou simplesmente ir melhorando aquele que mais gostamos, nas suas 3 características principais, controlo da direcção, velocidade, e aderência à estrada.

O jogo conta com corridas multijogador assíncronas, podendo jogar contra amigos e mesmo juntarmo-nos a uma equipa e jogar contra outras equipas espalhadas pelo mundo, para ver quem é a melhor.


Os controlos são uma maravilha e extremamente simples, pois temos apenas dois botões para virar o carro para a esquerda e direita, e mais nada. As pistas mudam de perfil, passando do asfalto para a terra ou para a neve, e contam vários obstáculos, óleo na pista, pistas de aceleração, etc, etc.

Como se não fosse suficiente, ainda podemos entrar no editor de pistas e criar a nossa própria pista (ou pistas), que depois de publicada e partilhada com o mundo, nos fará ganhar dinheiro extra, sempre que tiver mais jogadores a correr nela e a classificarem-na positivamente.

Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação oficial do jogo, e apressem-se a instalá-lo no vosso iPhone que tenho a certeza que não se irão arrepender. O jogo é mesmo divertido e está extremamente bem concebido. A publicidade nunca nos é imposta, e somos nós que temos de clicar para visualizar se quisermos ganhar algum dinheiro extra (para comprar carros mais depressa, adquirir melhorias, e por aí fora).


Built for Speed na App Store

Tamanho: 124 MB



terça-feira, 9 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

rvlvr.

Este é mesmo para os fãs de quebra cabeças, com mais de 15.000 puzzles para resolver, rvlvr. da The Frosty Pop Corps Inc., é um jogo que temos disponível gratuito na App Store, que nos vai pôr a treinar o cérebro todos os dias, durante muito muito tempo.



Este jogo é tão simples, tão relaxante, tão bonito, que nem percebemos no início como é que nos vai dar cabo do juízo uns puzzles mais para a frente. Mas é isto que se quer, quando temos a obrigação de levar o cérebro ao ginásio pelo menos uma vez por dia, é mesmo disto que precisamos.

O objectivo do jogo é colocar os círculos em baixo exactamente iguais aqueles que nos são apresentados na figura em cima. Estes círculos têm no seu interior umas pequenas bolas, que devem ser também colocadas na mesma posição que a figura de cima.

Para o fazer basta seleccionar o círculo que queremos mover, e depois tocar num dos botões vermelhos em baixo, um para rodar o círculo numa direcção, e o outro botão para rodar o círculo na direcção oposta. A ideia é colocar as bolinhas na mesma posição que a figura em cima, e passá-las de círculo para círculo, pois estes acabam por intersectar uns com os outros.

E é aqui que vem a dificuldade do jogo, pois os círculos no ecrã começam a aumentar, e a intersectar uns com os outros, com mais cores, e mais bolas de cores variadas, obrigando-nos a pensar muito bem qual cículo mover, e quando, para que não se estraguem as posições que já foram colocadas de forma correcta.

Como no cubo de rubik, nos puzzles mais avançados, há que planear com antecedência o movimento dos círculos, para que se consiga chegar a uma solução, senão vamos andar ali às voltas e acabar por ficar frustrados por não conseguirmos chegar a lado nenhum.

Se ficarem mesmo encravados num dos 15.000 puzzles disponíveis, é só tocar no botão de "Skip" em baixo, para se saltar para o próximo puzzle. Isto obriga-nos a visualizar um vídeo com publicidade, e não nos garante que o próximo puzzle seja mais fácil que o anterior. Mas é assim, a dor faz parte do processo, quando levamos o corpinho ao ginásio. ;)


rvlvr. na App Store

Tamanho: 130 MB


segunda-feira, 8 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Cluedo: The Classic Mystery Game

Antes de conhecer o fantástico Murder para o Commodore Amiga, era completamente viciado num jogo de tabuleiro vindo de Espanha chamado Cluedo onde tínhamos de descobrir que pessoa tinha cometido um homicídio, em que local da mansão, e qual a arma usada no crime. Esse jogo chegou finalmente em Janeiro para iPhone e iPad pelas mãos da Marmalade Game Studio, chama-se Cluedo: The Classic Mystery Game e está neste momento em promoção por 1€.


Já tinha há uns anos instalado no iPhone o original Cluedo, que acabou por ser retirado pela Electronic Arts, como já é costume naquela casa, infelizmente (a retirada de jogos sem qualquer explicação). Este era mais virado para o lado do detective, onde tínhamos de fazer perguntas a todas as pessoas da mansão, e procurar provas investigando todos os locais e objectos de acordo com as pistas dadas pelas pessoas.

No caso deste Cluedo: The Classic Mystery Game, estamos perante a versão original de tabuleiro da Hasbro, onde temos as peças dos personagens para navegar pela mansão, as cartas com os suspeitos, armas do crime, e vários locais da mansão.

Para quem já conhece o jogo de tabuleiro, já sabe com o que pode contar, e mesmo jogando sozinho contra o computador, é extremamente divertido. Para aqueles que não conhecem, eu explico brevemente do que se trata.

Trata-se de uma simulação autêntica do jogo de tabuleiro da Hasbro, como se estivessemos de facto a jogar frente a frente com outros jogadores. No início do jogo são retiradas 3 cartas aleatóriamente, com o criminoso, a arma do crime, e o local onde foi cometido o crime.

Depois são entregues cartas a todos os jogadores, as quais nada têm a ver com o crime. Para descobrir o criminoso teremos que ir por um processo de eliminação, arriscando hipóteses, como por exemplo navegando até à sala de jantar com o nosso boneco e dizendo "acho que foi o senhor Green que cometeu o crime, usando uma pistola, na sala de jantar".

Os outros jogadores terão de nos dar pistas, caso tenham alguma carta na mão referida pela nossa hipótese, e se for esse o caso terão de nos mostrar a carta que foi referida por nós, o que nos permite saber que tal arma, pessoa ou local, não têm nada a ver com o crime em questão.

Para nos ajudar temos um bloco de notas que se vai preenchendo automáticamente com as pistas que vamos recebendo dos outros jogadores (assim como das próprias cartas que temos nas mãos), e no qual podemos também tomar notas importantes para nos ajudar na dedução de quem cometeu o crime, onde e como.

Com a promessa da uma versão multijogador a caminho, esta promoção tornou o jogo ainda mais apetecível. Se gostam de resolver mistérios através da dedução lógica, qual Poirot, Agatha Christie, ou Jessica Fletcher, então não vão querer deixar passar este magnífico jogo ao lado. Especialmente porque vem acompanhado de uns gráficos muito bem desenhados, e uns efeitos sonoros e música bem concebidos que nos transportam para o ambiente de um belo thriller do cinema.


Cluedo: The Classic Mystery Game na App Store

Tamanho: 359 MB




Cluedo: The Classic Mystery Game - Rating: 4

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Battle Bay

A Rovio Entertainment, responsável por jogos bem famosos como Angry Birds ou Bad Piggies, está a tentar entrar no mundo dos jogos online multijogador com o recém chegado Battle Bay, um jogo grátis de combates aquáticos em tempo real.


É o primeira vez que a Rovio Entertainment investe o seu tempo e habilidades num jogo multijogador de combates online em tempo real, e parece-me que foi tempo bem gasto, tanto pelos combates que fiz, como pelas críticas positivas que têm saído.

O aquecimento global é real e os oceanos tomaram conta da terra, e agora os combates são todos feitos na água, a bordo de potentes barcos de guerra armados até aos dentes. Estes combates são sempre entre 10 jogadores, 5 contra 5, com jogadores completamente aleatórios espalhados por esse mundo fora, com um amigo, ou mesmo combatendo ao lado dos companheiros de um clã.


Os controlos são simples, mas nos primeiros jogos requerem alguma habituação, por isso não desistam de imediato, que a coisa vai ao sítio. A curva de aprendizagem vem do facto de termos um pequeno joystick do lado esquerdo para controlar o movimento e direcção do barco, e do lado direito o controlo do disparo das armas ou qualquer powerup que tenhamos activo no momento (escudos, outras armas, etc). O que pode causar alguma confusão é o facto de poder olhar em qualquer direcção deslizando com o dedo no meio do ecrã, o que nos pode deixar virado para trás enquanto o barco está a navegar na direcção oposta, e também o podermos mover a mira quando estamos a pressionar o botão de disparar.


Tirando este pequeno pormenor dos controlos, que ultrapassamos rapidamente, vamos encontrar um jogo de combates online bem viciante, onde vamos retirar imenso prazer quando começamos a vencer os primeiros combates, destruíndo inimigo atrás de inimigo. Como é habitual neste tipo de jogo, podemos melhorar o barco, comprar barcos novos mais rápidos, com melhor controlo, melhores escudos, adquirir novos tripulantes com características de ataque diferentes, armas, escudos, etc, etc (usando um sistema onde podemos ter sempre activos 3 items diferentes, os quais podem ser activados durante os combates).

A meu ver esta aposta da Rovio Entertainment já está ganha, por isso se forem fãs destes combates multijogador em tempo real, não deixem de experimentar este jogo gratuito e enfrentar os mares contra o resto do mundo.


Battle Bay na App Store

Tamanho: 484 MB



quarta-feira, 3 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Zip—Zap

Eu gosto bastante de resolver puzzles, e há um género particular de puzzles em que é necessária grande destreza e paciência da nossa parte para os resolver. É esse o caso deste Zip—Zap de Philipp Stollenmayer, um jogo de plataformas absolutamente louco que temos neste momento grátis na App Store.



Acreditem que este jogo vai dar convosco em loucos, especialmente pela sua mecânica destrambelhada mas ao mesmo tempo genial. O nosso objectivo é levar um objecto até um círculo branco e mantê-lo lá por alguns segundos para concluir o desafio.

O problema é que não podemos deslizar o objecto com o dedo, e isso é-nos dito várias vezes pelos criadores do jogo durante o desafio "não vale a pena deslizar o dedo no ecrã", de uma forma bem cómica até. O que temos de fazer é tocar no ecrã para o objecto se contrair, e retirar o dedo do ecrã para este se expandir de novo.

Neste movimento de contrai / expande, a peça lá se vai movendo, até chegar ao círculo branco e assim conseguirmos concluir o nível. Mas depressa passamos a ter a peça combinada com outras peças, presa ao cenário, ou servindo apenas de alavanca para empurrar uma bola, etc, etc.

Este é um jogo que têm de experimentar, porque as explicações de pouco servem, confesso. Fica apenas o aviso que a partir de um certo nível há que ter uma boa dose de paciência e capacidade de experimentação, boa destreza e uns bons reflexos. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo e agarrem-no já hoje enquanto está grátis na App Store.


Zip—Zap na App Store

Tamanho: 17.1 MB



terça-feira, 2 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Livros Encantados

Se gostam de resolver puzzles usando a lógica, temos hoje grátis na App Store o mistério Livros Encantados da Lone Wolf Games, uma aventura point-and-click com muitos quebra cabeças para treinar o cérebro.


A Lone Wolf Games já é uma habitual neste tipo de jogos, e já passaram por aqui outros títulos da mesma, como é o caso de O Navio Perdido, ou O Castelo Blackthorn, ambos mistérios que me deram muito gozo resolver.

A ideia é ir tocando no ecrã para encontrar pistas e objectos com os quais interagir, que de seguida nos irão ajudar a resolver um puzzle noutra zona diferente do jogo. Tudo está ligado, por isso é uma questão de ter a memória bem apurada, e lembrarmo-nos onde poderemos usar determinada pista ou objecto.


Nesta história temos de encontrar 4 livros mágicos, que ao serem abertos, cada um deles nos leva para um mundo paralelo, locais diferentes, onde iremos encontrar mais pistas e locais, que nos darão acesso à localização dos outros livros.

Memória e concentração é essencial, mas podemos sempre contar com uma muito útil máquina fotográfica que fotografa de forma automática as pistas que teremos de usar numa outra zona do mapa.


A bolsa é o nosso inventário, onde guardamos todos os objectos que vamos encontrando, e nos quais deveremos tocar com o dedo quando quisermos utilizá-los numa determinada situação (uma chave para abrir um baú, ou uma pá para escavar a terra).

Este é um jogo onde teremos que tocar várias vezes no ecrã para perceber se algum objecto pode ser guardado ou se é possível interagir com o mesmo. Seja como for, será sempre possível tocar na lupa que temos no inventário que nos dá dicas de onde há um possível objecto para ser descoberto.

Se por acaso se virem pendurados e bloqueados em alguma parte do jogo, é só abrir o vídeo aqui em baixo, que tem a solução completa do jogo, a qual devem procurar apenas em último caso. Por vezes a solução de um determinado puzzle ou quebra cabeças está mesmo debaixo do nosso nariz, por isso pensem um bocadinho antes de irem a correr abrir o vídeo.


Livros Encantados na App Store

Tamanho: 195 MB