sábado, 30 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Barra de Estado Colorida - Sobrecapas Personalizadas

Normalmente não presto muita atenção a apps que mudam o aspecto do iPhone, mas confesso que os truques usados nesta app me deixaram bem mais interessado na imagem que uso como fundo no meu iPhone. O nome da app é bem comprido, é a Barra de Estado Colorida - Sobrecapas Personalizadas de Barra de Estado e de Dock para os seus Papéis de Parede da Appic Fun, e está temporariamente gratuita na App Store.



Como é sabido, não podemos alterar as cores e aspecto do ícone da bateria, do ícone do sinal da rede, nem o aspecto da barra de estado dos ícones em baixo. Mas com os "truques" desta app, é quase como se pudessemos escolher os efeitos pretendidos para cada um destes items individualmente.

Com um simples deslizar do dedo para os lados, vamos alternando entre fundos diferentes para cada uma destas áreas específicas. Escolhemos primeiro se queremos alterar o aspecto da bateria, dos pontinhos do sinal da rede, o fundo, a barra de ícones inferior, ou da barra de estado em cima.

Quando estivermos satisfeitos com todas as selecções que fizemos, ficamos com uma imagem de fundo personalizada ao nosso gosto, que podemos então guardar no rôlo de câmara e depois activar como imagem de fundo oficial (na verdade são duas imagens, uma para usar no ecrã bloqueado e outra para usar no ecrã normal).

A app dá-nos ainda dicas para que esta imagem de fundo funcione o melhor possível, explicando-nos como desligar algumas animações e movimentos dinâmicos da imagem de fundo nas definições do iPhone.

Se apreciam mudar o aspecto do vosso iPhone com regularidade, então não podem deixar de experimentar esta app, que me parece muito mais interessante do que mudar simplesmente a imagem de fundo. É possível usar as nossas próprias imagens de fundo se quisermos, e a app está sempre a ser actualizada com novas imagens para usar nos variados items do iPhone.


Barra de Estado Colorida na App Store (Brasil)

Barra de Estado Colorida na App Store (Portugal)

Tamanho: 13.8 MB

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Contact Center - Group text messaging and more!

Aqui está uma app que pode melhorar em muito a vossa produtividade no iPhone, especialmente se comunicam com frequência com outras pessoas, seja por voz, email, mensagem, WhatsApp, etc. Estou a falar da Contact Center - Group text messaging and more! da Contrast, criadores da extremamente útil Launch Center Pro (app que tenho sempre disponível na barra de ícones do iPhone), e que está disponível de forma gratuita na App Store.



O objectivo principal desta app é rapidez na forma como comunicamos com os nossos contactos. Querem enviar um mail para um grupo de pessoas específico, ou uma mensagem de grupo, bastando tocar num único botão mal se abre a app? Mais rápido que nesta Contact Center não há!

A app é altamente configurável e podemos criar o primeiro ecrã com os atalhos que mais nos interessar (a app traz já uma série de atalhos configurados para que possam ser ajustados ao nosso gosto). Atalhos para os nossos contactos favoritos, atalhos para mensagens e mails para grupos específicos (grupo de trabalho, família, etc), pesquisar e telefonar para um contacto de forma super rápida, e até enviar um mail de algo que esteja copiado na área de transferência (clipboard).

Como a app é extremamente rápida a abrir, aceder a estas acções é também muito rápido, e num instante já foi enviada uma mensagem e um email para várias pessoas ao mesmo tempo, e já estamos a meio de uma chamada com outra pessoa.



Um atalho muito interessante e ainda mais útil, é aquele que cria uma pasta baseada num determinado contacto, criando de imediato atalhos para enviar uma foto por mensagem, enviar uma mensagem de texto, começar uma vídeo chamada por FaceTime ou Face Time Audio, telefonar, enviar um Email, passar rapidamente para uma conversa no WhatsApp Messenger, e mesmo até enviar mensagens de texto já pré escritas ("estou a caminho", "vou chegar atrasado", etc).

Os GIFs animados voltaram a estar na moda, e por isso temos aqui acesso a um motor de busca que nos permite pesquisar por qualquer tema, encontrando todo o tipo de GIFs possíveis e imaginários, para podermos assim enviar por mensagem ou email aos nossos contactos. Normalmente são sempre motivo de risota na sua maioria, mas são excelentes para fazer passar melhor uma emoção, um sentimento, ou uma situação em particular.

A app tem publicidade, com uma pequena barra a surgir no fundo do ecrã. Tendo em conta a utilidade e rapidez da app, não é algo que chateie por aí além, e só tenho pena que este sistema de pastas por contacto não esteja presente com a mesma funcionalidade na mais completa Launch Center Pro.


Contact Center - Group text messaging and more! na App Store (Brasil)

Contact Center - Group text messaging and more! na App Store (Portugal)

Tamanho: 23 MB

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Dodo Master Pocket

Temos por aqui apreciadores de um bom jogo de plataformas? Então é aproveitar para passar agora na App Store que o jogo Dodo Master Pocket de semir Saleh, está temporariamente grátis, e vale bem a pena.


No jogo encarnamos uma Dodo que foi feita prisioneira, e a quem roubaram os seus ovos. Como ninguém mexe com as crias de uma mãe, fujimos da gaiola, e enveredamos por uma grande aventura atravessando cavernas e masmorras, na procura incessante por todos os ovos, e claro, a merecida vingança contra quem nos aprisionou.

Como jogo de plataformas está muito bem conseguido, com as armadilhas do costume a aparecerem no nosso caminho, plataformas que caiem ao primeiro toque, aranhas e ratos gigantes, esqueletos com vida, fossos com picos, fogo, etc, etc.


Os controlos são impecáveis, e temos um nível de tutorial que nos explica como controlar a nossa Dodo, e só quando conseguirmos passar esse nível é que devemos avançar para a aventura de cabeça erguida, confiantes.

O design gráfico dos níveis é soberbo, e foi isso que me chamou a atenção, assim como a sonoridade encontrada ao longo de todo o jogo (headphones são recomendados para uma melhor experiência). São 80 níveis para atravessar, com a possibilidade de mudar a roupinha da nossa Dodo para quem se interessar por essas coisas, por isso vejam aqui em baixo o vídeo que nos mostra algumas cenas do jogo, e aproveitem para o instalar enquanto está em promoção na App Store.


Dodo Master Pocket na App Store (Brasil)

Dodo Master Pocket na App Store (Portugal)

Tamanho: 323 MB



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Hyperlapse from Instagram

Já foram partilhadas mais de 20 biliões de fotos no Instagram, e com a introdução do vídeo na app, começaram a aparecer também os pequenos filmes até 15 segundos. Agora temos mais uma ferramenta nova, a Hyperlapse from Instagram, uma app que nos permite criar os famosos vídeos acelerados em time-lapse, mas com uma estabilização de imagem automática espectacular, o que lhe dá um look cinematográfico profissional e hipnotizante.




São várias as apps que nos permitem criar vídeos em time-lapse, mas aqui temos algo bem diferente, uma espécie de hyperlapse (que é normalmente o clássico time-lapse mas com a câmara em movimento, usando um tripé), só que aqui não são usadas fotos tiradas de x em x segundos, mas sim vídeo que é filmado em tempo real, e depois acelerado.

Na técnica de hyperlapse clássica é usado normalmente um tripé para se obter um vídeo fluído e estável, mas aqui a app guarda a informação do movimento obtida pelo giroscópio do iPhone, que é depois usada para estabilizar a imagem do vídeo final. Vídeo este que é usualmente calculado em tempo real mal acabamos de filmar, não sendo necessário qualquer tempo de processamento adicional (como acontece nos sistemas intensivos que analisam imagem a imagem para estabilizar um vídeo).

A app é extremamente simples, e é o ideal para o efeito pretendido, partilhar rapidamente numa qualquer rede social (Instagram, Facebook, YouTube, etc). Basta tocar no botão para começar a filmar, e tocar no mesmo botão para parar de filmar (convém ter uma cena bem iluminada, senão recebemos um aviso para o facto de estarmos perante um ambiente escuro).

De seguida podemos ver o nosso vídeo já em acção a toda a velocidade, por defeito a 6 vezes a velocidade normal. Temos um slider para ajustar a velocidade, entre 1x e 12x, e se tocarmos no ecrã podemos verificar em tempo real o vídeo original tremido, caso não fosse efectuada a potente estabilização de imagem interna da app.

Depois de escolhida a velocidade ideal, podemos guardar o vídeo no rôlo de câmara, ou enviá-lo de imediato para o Instagram (terá de ter menos de 15 segundos neste caso, e o vídeo será recortado para um formato quadrado). Se não quisermos decidir no momento, podemos voltar para o ecrã principal e continuar a filmar, ficando pendentes todos os vídeos não tratados, a aguardar que voltemos mais tarde para os editar e posterior gravação ou partilha.

Seja para filmar um pôr do sol, uma viagem na montanha russa, um passeio de bicicleta, uma rua animada com carros e pessoas, a nossa imaginação e criatividade não têm limites para o que podemos conseguir com esta magnífica app. Tenham em atenção que um iPhone 4 apenas consegue filmar 10 minutos no máximo, e um iPhone 5 ou melhor, até 45 minutos. Este tempo já dá perfeitamente para condensar um belíssimo pôr do sol de 40 minutos em apenas 10 segundos, por exemplo.

Nota: se tocarem 4 vezes com 4 dedos em simultâneo no ecrã, podem aceder ao menu Labs da app, onde poderão activar o modo Hyperlapse Extreme, que permite ultrapassar a barreira das 12x, e ir até à estonteante velocidade de 40x.


Hyperlapse from Instagram na App Store (Brasil)

Hyperlapse from Instagram na App Store (Portugal)

Tamanho: 10.9 MB


terça-feira, 26 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Ballance Resurrection

Ainda não é desta que sai um jogo tão giro como o Kororinpa, mas como sou fã deste tipo de jogos, aqui fica o aviso de que este Ballance Resurrection de Oleksandr Bouland, está neste momento gratuito na App Store, e tem bastante pinta.


Temos apenas 5 vidas, e 12 níveis espectaculares para atravessar, incluíndo dezenas de obstáculos diferentes que temos de empurrar com a nossa esfera. Há também puzzles para resolver, aproveitando o facto da esfera se transformar em diferentes materiais (madeira, pedra, e papel), específicamente para ultrapassar esses desafios em particular.

Para controlar o movimento da esfera, basta inclinar o iPhone, e por conseguinte inclinamos o mundo que temos à nossa frente, fazendo com que a esfera deslize por acção da gravidade. Ter uma mão firme e um bom equilíbrio é essencial para não deixar que a esfera caia no limbo a toda a velocidade.

Vejam aqui em baixo um vídeo que nos mostra o primeiro nível do jogo, e aproveitem para o instalar quando antes num iPhone ou iPad, que está temporariamente gratuito na App Store.


Ballance Resurrection na App Store (Brasil)

Ballance Resurrection na App Store (Portugal)

Tamanho: 78 MB



segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Godus

Criticado por algumas pessoas, e injustamente comparado com um farmville, o jogo Godus da DeNA Corp., que nos chega pelas mãos de Peter Molyneux, é de facto o GOD GAME que já fazia falta no iOS. Apesar do seu modelo freemium, que me parece bem equilibrado, é capaz de nos entreter por várias horas durante o dia, especialmente quando começamos a ter uma população considerável, e uma ou duas fazendas a produzir trigo em quantidade suficiente.


Peter Molyneux foi o responsável máximo pelo fantástico e adorado Populous, um jogo que me roubou várias horas na minha infância. Brincar aos deuses é sempre um vício lixado, e em Godus podemos dar asas aos nossos poderes, desde que o povo tenha fé em nós, claro.

É aqui que surgem a maioria das críticas, e parecem-me exageradas, ou então foram pessoas que abriram o jogo e ao fim de alguns minutos desistiram, porque pensavam que o jogo seria sempre assim como o viram nesses primeiros momentos. O povo tem que ter fé em nós, para que tenhamos poderes para manipular o terreno, criar grandes cidades, fazendas, etc, etc, o que implica aguardar algum tempo para que haja fé suficiente para fazer coisas importantes.

Pelo que eu experienciei, no início estamos cheios de vontade de continuar a explorar e avançar com o mundo virgem que temos à nossa frente, e de repente vemo-nos sem fé disponível, e ficamos frustrados. É possível comprar fé com pedras preciosas (que podem ser encontradas espalhadas pela terra, ou adquiridas através de compras in-app), mas a ideia é mesmo fechar o jogo e voltar alguns minutos depois, que já iremos ter fé suficiente para avançar mais um pouco. Nos primeiros momentos é um pouco frustrante, mas passados uns dias já conseguimos ter população suficiente para produzir fé a rodos, e assim nos deixar brincar à vontade.


Mas vamos ao jogo, que inicia de uma maneira bem inspiradora, mostrando-nos os grandes feitos da humanidade, e logo de seguida apontando o dedo para nós, o seu deus, e o grande responsável por aquilo tudo. A próxima etapa segue em modo de tutorial, mostrando-nos os pequenos seres, cujas vidas controlamos, bastando para isso manipular a terra (numa fase inicial), tudo coisas que nos são explicadas nestes primeiros momentos.

Deslizar com o dedo sobre as várias camadas de terra, faz com que ora seja eliminada, ou criada mais terra. Isto funciona muito bem, apesar de parecer algo estranho das primeiras vezes que tentamos manipular o terreno, mas acabamos por apanhar o jeito, e serão depois raras as vezes em que nos enganamos (ou pelo menos não será muito grave se o fizermos).

Como no Populous, alisar o terreno permite que apareçam zonas de construção, para que o nosso povo possa começar a construir pequenas habitações, e assim começar a produzir fé, que devemos recolher de tempos a tempos, sendo essa a fonte principal dos nossos poderes. À medida que vamos evoluíndo poderemos criar fazendas e produzir trigo, ou recrutar mineiros para extrair minério do chão, items que deveremos também recolher sempre que estiverem prontos para colher (e vem daqui a comparação com o farmville, apesar de o jogo ser muito mais do que isto).


Como já tinha dito, ao passearmos pela terra (usamos dois dedos para deslizar sobre o terreno), podemos encontrar pedras preciosas, e ainda outros tesouros onde recolhemos materiais importantes para desbloquear novas cartas. Estas são cartas que vão aparecendo conforme vamos avançando no jogo (quando atingimos um determinado número de seguidores, ou não sei quantos campos de trigo, etc), e normalmente dão-nos novos poderes a nós, e novas capacidades de construção aos nossos seguidores.

É desbloqueando estas cartas que passamos a ter o poder de enviar meteoritos para a terra, esmagar seguidores com o dedo, pegar fogo às árvores, fazer chover para acelerar a produção de algum campo de trigo, plantar árvores ou tornar a terra mais bonita (importante para aumentar a felicidade do povo), etc. Ao nível das construções passamos a poder construir grandes aglomerados de casas (juntando várias casas pequenas numa pequena vila, ou acampamento), habitações mais potentes e com melhores materiais, que deixam o povo mais feliz e também dá direito a mais fé por hora.


Como é óbvio não estamos sozinhos, e para além do nosso povo, há outros, como os Astari, que aparecem regularmente perto dos nossos seguidores para os gozar, mas são completamente inofensivos. Podemos facilmente ver o seu acampamento, e temos de ter algum cuidado, que todos os dias realizam um festival, e se o povo dos Astari for mais feliz que o nosso, perdemos alguns seguidores, que serão convertidos em Astari. Caso o nosso povo seja mais feliz, acontece o contrário, e ganhamos nós novos seguidores do povo Astari, os quais temos de realojar, para que não fiquem sem tecto.

Na secção das cartas podemos ver todas as coisas boas que ainda temos para desbloquear, e temos a promessa de que isto continuará a desenvolver-se com o tempo e com novas actualizações ao jogo, para que seja possível avançar a nossa civilização para lá da era do bronze, e quem sabe até começar combates com outros povos que não os simpáticos Astari.


O jogo já me enche bem as medidas, e fazer de deus parece-me mais que suficiente, mas os criadores resolveram dar-nos também alguns mini jogos para que pudessemos conseguir algumas pedras preciosas e materiais extra, para assim desbloquear cartas mais depressa.

Estes mini jogos acontecem quando levamos os nossos seguidores de barco a explorar novas terras. Em cada local que desembarcamos temos de levar uma série de exploradores a terra (normalmente 10), os quais têm como missão chegar ao templo, entre outras coisas. Isto assemelha-se de certa forma ao jogo Lemmings, onde temos de abrir caminho para que eles caminhem até ao templo (quando os ouvimos assobiar é porque conseguimos estabelecer uma rota possível), sem morrer no processo de preferência, pois temos gigantes preparados para esmagá-los com um martelo, ou terrenos completamente inóspitos, com pântanos envenenados que matarão os nossos homens.

Estas aventuras aparecem de vez em quando, e temos sempre um tempo limitado para as concluir (um dia ou dois apenas). Como o barco leva apenas 30 homens, se estes morrerem, temos de aguardar alguns minutos até que venham reforços e assim voltar a tentar uma determinada campanha. É importante concluir o máximo de aventuras, que as ajudas para desbloquear as cartas são bem necessárias se quisermos avançar mais depressa no jogo (sem pagar um tostão, claro).


Eu estou completamente viciado no Godus, acho que o jogo tem pernas para andar, e muito por onde crescer nas próximas actualizações. Espero que venham aí outros povos, com combates entre eles, e a possibilidade de evoluir estes pequenos seres até uma era bem avançada.

Apreciem os gráficos 3D bem interessantes, façam zoom in para ver de perto o povo com grande detalhe, e as coisas que fazem quando não estamos a dar-lhes ordens, as tempestades que forçam as casas a inclinar temporariamente, os trovões que pegam fogo às árvores, os peixes na água, os riachos a descer pela montanha até ao mar, etc, etc.

Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, instalem-no no vosso iPhone ou melhor ainda num iPad, que num ecrã maior é tudo ainda mais espectacular (e com a bateria enorme do iPad podemos jogar mais tempo, que o jogo puxa bem pela bateria do iPhone).


Godus na App Store (Brasil)

Godus na App Store (Portugal)

Tamanho: 94.1 MB



sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Cubama

Há um tipo de jogo que eu aprecio bastante quando quero queimar apenas alguns minutos de tempo no iPhone. São aqueles que mexem com os nossos reflexos, jogos que já tenho vindo a mencionar por aqui pelo Apps do iPhone, e que este Cubama da Game Cooks, acaba por ser um belo exemplar, ainda para mais estando gratuito na App Store.



Estão a ver as peças do Tetris? Agora juntem as peças ao jogo da parede, e obtemos este Cubama! As peças que temos à nossa frente não são do Tetris, mas é aquilo que me faz lembrar de imediato, na medida em que vão aumentando de complexidade com o tempo.

Começamos com uma simples peça com dois cubos, a qual podemos rodar até quatro posições diferentes, de forma a que encaixe no espaço dedicado na parede que vem contra nós a toda a velocidade.

A ideia é atravessar com a peça pela parede, e depois atravessar a próxima parede, e por aí fora, rodando a peça as vezes que forem necessárias de maneira que encaixe no buraco sem explodir contra a parede.

No início temos uma pequena ajuda, que nos permite enganarmo-nos uma única vez em cada jogo. Esta ajuda acaba por desaparecer quando se gastarem, e depois só estarão disponíveis se fizermos uma única compra in-app que desbloqueia esta ajuda para sempre.

O objectivo é sempre o mesmo, conseguir atravessar o maior número de paredes que conseguirmos, e desafiarmos os nossos amigos com este número espectacular. A velocidade a que as paredes se aproximam começa a aumentar, e também a peça começa a ser cada vez mais complexa, adquirindo formas mais difíceis de analisar quando a estamos a rodar.

Aproveitem que o jogo é gratuito, afinem bem esses reflexos e tempo de reacção para aguentarem o máximo tempo possível, e não deixem de espreitar outros jogos do mesmo género, se também são fãs como eu.


Cubama na App Store (Brasil)

Cubama na App Store (Portugal)

Tamanho: 25.6 MB



quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Star Trek Trexels

Onde andam os fãs da série Star Trek? Apressem-se a passar pela App Store que o jogo Star Trek Trexels da YesGnome, acabou de ficar gratuito na App Store, e não é algo que queiram deixar passar ao lado.


Este jogo de gestão e estratégia é patrocinado pelo próprio Mr. Sulu (o actor George Takei), o qual dá a voz em algumas partes do jogo, e leva-nos por uma aventura através do espaço, onde poderemos construir a nossa própria nave, secção por secção, escolher a nossa tripulação (contando com personagens conhecidas da série e filmes originais, bem como os novos personagens da Nova Geração).


O jogo é obrigatório para os fãs do Star Trek, e apesar de não ter tido um arranque espectacular, pode ser que com a nova actualização de hoje, onde foram adicionadas imensas coisas novas, bem como alteração da jogabilidade nos combates cara a cara, etc, esteja agora bem mais divertido.

Não percam esta oportunidade, e instalem o jogo já hoje, num iPhone ou iPad, e relembrem os vossos heróis favoritos desta grande série espacial.


Star Trek Trexels na App Store (Brasil)

Star Trek Trexels na App Store (Portugal)

Tamanho: 41 MB



quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Leo's Fortune

Um jogo premiado pelo seu design na conhecida WWDC 2014 da Apple, Leo's Fortune da 1337 & Senri, é um belíssimo e divertido jogo de plataformas, com uns gráficos dos mais bonitos que já vi num jogo para iOS, e com uma série de puzzles que elevam este jogo para um nível nunca antes visto.


Este é um jogo que tem de ser visto em movimento para se perceber do que estamos a falar, porque apesar de termos aqui imagens extremamente bonitas, como aquela que podemos ver aqui em cima, é preciso perceber que não é só o cenário que é uma delícia para os olhos com os seus gráficos bem detalhados e animações de fogo e água soberbos, mas também o nosso herói é um espectáculo de ver em acção, com os seus movimentos e truques espectaculares.


Como se pode ver pelo nome este jogo tem tudo a ver com a fortuna do Leo. Sim, nós somos o Leopold, esta bola de pêlo fofinha que podemos ver aqui nas imagens, e vamos embarcar numa grande aventura à procura do ladrão que nos roubou todo o ouro que tínhamos escondido.

Leo desconfia de 5 elementos da sua família, que não são nada de confiança, e extremamente gananciosos. E por isso vamos ver Leo a atravessar 5 cenários bem diferentes uns dos outros, um para cada um dos seus primos, tios, etc.


Como seria de esperar o caminho é bem perigoso, e vamos encontrar todo o tipo de armadilhas, muitas delas com picos, que não são muito saudáveis para uma bola de pêlo como nós. Se conseguirmos evitar estas armadilhas e não cair em precipícios, só temos que chegar ao final de cada nível (de preferência sem morrer nenhuma vez), e apanhar todas as migalhas que foram deixadas no caminho para nós seguirmos, ou seja, as moedas de ouro que foram caíndo do tesouro roubado, para que se consiga assim obter mais estrelas (necessárias para desbloquear alguns níveis de bónus).

Os controlos e a jogabilidade merecem uma menção especial, como sendo bem originais, e proporcionando uma jogabilidade tremenda. O nosso herói Leo apenas se move para os lados quando deslizamos o dedo esquerdo sobre o ecrã, e do lado direito ao deslizarmos o dedo para cima fazemos com que Leo inche duplicando de tamanho, permitindo-o saltar e até voar (ou cair lentamente), e se deslizarmos o dedo direito para baixo, faz com que Leo caía com grande velocidade.


Ao encontrarmos alguns obstáculos pelo caminho, que não nos permitem avançar, ouvimos Leo dizer a palavra "Puzzle", e já sabemos que há uma espécie de quebra cabeças para resolver. Todos os puzzles são bem engenhosos, e têm sempre de ser resolvidos com Leo a empurrar alavancas, empurrar caixotes, activar todo o tipo de mecanismos com o seu movimento ou o peso do seu corpo (por vezes usando até água, e pequenas esferas), para que consiga assim desbloquear o caminho que tem à sua frente.

Cada cenário é uma delícia de observar, com os seus puzzles divertidos, com estruturas e edifícios cuidadosamente detalhados, armadilhas espectaculares, e uma banda sonora perfeitamente adequada ao cenário que estamos a atravessar no momento. Cada aventura tem o seu próprio tema, e percebemos isso perfeitamente quando vamos visitar o nosso primo marinheiro, onde andamos debaixo de água, atravessamos um autêntico barco pirata, e onde podemos ouvir uma banda sonora que depressa nos faz lembrar o filme do Pirata das Caraíbas com o Johnny Depp.

Leo's Fortune é um jogo lindíssimo, com os voice overs de grande qualidade do Leo a falar connosco, os seus gráficos soberbos, e uma jogabilidade incrível e altamente satisfatória. É um jogo universal, compatível com iPhone e iPad, e digo-vos que quando o começarem a jogar não o vão querer largar até terem descoberto quem vos roubou o ouro, e claro, resolver todos os puzzles que surgem nesta grande e belíssima aventura.

Deliciem-se com o vídeo aqui em baixo, que nos mostra algumas cenas do jogo em acção. Uma pequena nota digna de registo, se por acaso gostaram do jogo BADLAND, então vão adorar este Leo's Fortune.


Leo's Fortune na App Store (Brasil)

Leo's Fortune na App Store (Portugal)

Tamanho: 97.6 MB



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

MAPS.ME — pro mapa desconetado

Se estão de férias, ou estão a pensar viajar em breve, então uma app como esta MAPS.ME — pro mapa desconetado da MapsWithMe, vem bem a calhar para vos orientar no local que vão visitar, com os seus mapas offline para qualquer lugar do mundo.




Esta MAPS.ME permite-nos descarregar mapas completos de quaisquer países do mundo, para que possamos passear pelas suas cidades com uma mapa sempre à mão, e isto sem ter de usar a internet.

Basta seleccionar qual o país que queremos, e descarregar o seu respectivo mapa (Portugal por exemplo não passava dos 50 MB). Estes mapas obtêm a sua informação do OpenStreetMap, que é cada vez mais uma alternativa bem completa e fidedigna aos mapas oficiais da Apple e do Google, entre outros.

Na app temos acesso às ruas e diversos pontos de interesse, tudo de forma offline, sem ser necessário qualquer acesso à internet, e contamos até com uma muito útil pesquisa, para procurar ruas, restaurantes, hoteis, e outros pontos de interesse.

É possível tocar em qualquer ponto de interesse no mapa e adicioná-lo a uma lista de favoritos, para que seja mais fácil encontrá-lo no mapa mais tarde. Também é possível tocar com o dedo no mapa para criar um ponto de interesse pessoal e adicioná-lo também aos nossos favoritos.

A qualquer momento podemos ver qual a nossa localização, qual a distância até um determinado ponto de interesse, ou mesmo até aos nossos locais favoritos, assim como verificar no mapa para que lado fica determinado local, bastando rodar o iPhone até a seta azul apontar na sua direcção.

Aproveitem para agarrar esta excelente app de viagem quanto antes, porque está temporariamente gratuita na App Store. Com mapas offline, nunca mais nos perdemos, seja qual for a cidade ou país, e não há quaisquer custos com internet, porque temos tudo ali disponível na palma da mão.


MAPS.ME — pro mapa desconetado na App Store (Brasil)

MAPS.ME — pro mapa desconetado na App Store (Portugal)

Tamanho: 40.7 MB

sábado, 16 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Castle Raid

Os fãs de jogos de estratégia em tempo real podem passar agora pela App Store e agarrar gratuito este Castle Raid da Arcticmill, um belíssimo jogo de defesa do castelo que nos põe a controlar uma série de soldados medievais no ataque ao castelo inimigo.


Gosto muito da simplicidade deste jogo, onde temos o campo de batalha divido em duas facções, nós e o inimigo. O inimigo quer destruir o nosso castelo, e nós queremos destruir o dele, nada mais complicado que isto. Para nos ajudar na defesa (e ataque), temos disponíveis duas torres, uma em cima que nos permite fazer ataques de defesa próximos do nosso castelo, e uma torre de ataque em baixo que nos permite lançar foguetes à distância contra os soldados inimigos no campo de batalha.

Da mesma maneira que no Plants Vs Zombies precisamos de apanhar os sóis para ter energia para chamar mais plantas, também aqui precisamos de obter ouro para conseguir recrutar mais soldados. E para o fazer temos de estar constantemente a chamar lenhadores (o ícone do machado em baixo), para que vão cortar árvores, e assim vender lenha por mais ouro.


Como não podia deixar de ser, para além de podermos enviar soldados para o terreno, para que ataquem as vagas de inimigos que vêm na nossa direcção, ou para que vão atacar as torres primeiro, temos também de pensar na defesa dos nossos lenhadores, porque sem madeira não há ouro, e sem ouro não há mais soldados, e perdemos o combate.

Cada soldado que podemos enviar para o terreno tem as suas características específicas, o cavaleiro é o mais forte e mais rápido (e também o mais caro), o soldado a pé também é muito forte, se bem que um pouco mais lento, e o arqueiro é extremamente lento a mover-se no terreno, mas é excelente para atacar à distância.


Temos uma série de castelos para conquistar o reino, e para cada um deles há um novo rei a derrotar, cada um mais forte do que o anterior. Depois de lutarmos contra o rei bebé, podemos passar logo para os próximos líderes que são muito mais fortes, e vão levar as nossas capacidades estratégicas ao limite.

Muito interessante é também a possibilidade de podermos jogar contra outro jogador usando o mesmo iPhone. A imagem em cima demonstra esta possibilidade num iPad, mas como é óbvio, num ecrã mais pequeno os jogadores têm que estar um pouco mais perto um do outro, o que até funciona muito bem (a não ser que um dos jogadores cheire um pouco mal).

Aproveitem para instalar o jogo já hoje enquanto está gratuito na App Store, num iPhone ou iPad, e vejam aqui em baixo o jogo em acção, inclusive um combate multi jogador, onde podemos ver como se processa este combate a dois usando o mesmo ecrã.


Castle Raid na App Store (Brasil)

Castle Raid na App Store (Portugal)

Tamanho: 47.1 MB


Para quem quiser ainda mais acção (e dragões!!!), temos também disponível na App Store a sequela, que está neste momento em promoção ao preço mais baixo de sempre:

Castle Raid 2 na App Store (Brasil)

Castle Raid 2 na App Store (Portugal)



segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

Secret Files Tunguska

Os jogos do género Point-and-click funcionam muito bem no ecrã do iPhone e iPad, especialmente as aventuras, que acabam por ser adaptadas de jogos antigos do PC, como é o caso deste Secret Files Tunguska da Deep Silver, um jogo que se estreou originalmente em 2006, e aparece agora novamente em força nos ecrãs dos dispositivos móveis.


Esta é uma aventura especialmente dirigida para os fãs das clássicas aventuras point-and-click, onde temos de andar a tocar no ecrã à procura de items com os quais interagir, usá-los uns com os outros para resolver puzzles, falar com várias personagens para avançar na história, e por aí fora.

Em Secret Files Tunguska acompanhamos a história de Nina Kalenkow, enquanto tenta descobrir o que aconteceu ao seu pai, que desapareceu misteriosamente, e que acaba assim por se deparar com uma grande conspiração em redor do Evento Tunguska, uma grande explosão que aconteceu em 1908 numa extensa área de milhares de quilometros na região da Sibéria (que agora se julga ter sido causada pela queda de um meteorito, mas no jogo são exploradas todo o tipo de teorias e conspirações que se foram desenvolvendo ao longo dos anos).

Passar um jogo destes directamente do PC para um ecrã do iPhone podia dar mau resultado, mas não foi o caso aqui, tendo havido muito trabalho na adaptação para que a jogabilidade fosse a melhor.


Mal entramos no gabinete do pai de Nina, percebemos que basta deslizar o dedo pelo ecrã sobre os objectos para ver os pontos de interesse com os quais podemos interagir (aparecem uns círculos animados no ecrã). Mas para facilitar ainda mais esta pesquisa, basta tocar no botão da lupa que está sempre presente do lado direito do ecrã, que nos mostra de imediato todas zonas interactivas na cena que temos à frente.

Ao tocarmos na lupa que aparece quando seleccionamos um ponto de interesse, é-nos dada uma descrição do objecto pela voz da Nina (não há Português, por isso optei pela voz e legendas em inglês). Esta lupa aparece do lado esquerdo do ecrã, e quer dizer que temos disponível uma descrição sobre esse item em particular.

Se por acaso aparecer também uma mão, basta tocar nela para activar uma qualquer acção por parte da nossa heroína, seja para agarrar o objecto em questão, activar ou accionar determinado objecto ou mecanismo, ou mesmo para abrir portas ou visitar outras áreas do cenário.


Em baixo temos constantemente visível o nosso inventário, que contém os objectos recolhidos por Nina. Estes objectos podem ser combinados uns com os outros (muitas vezes necessário para resolver certos puzzles, como por exemplo colocar pilhas num aparelho, juntar água e cimento, etc, etc), e também podem ser usados directamente no cenário, bastando arrastá-los para o local certo, ou entregues a uma determinada pessoa (aparece um círculo verde animado a assinalar que é uma combinação possível, ao invés do círculo vermelho que nos diz que não é possível fazer essa ligação).

Tocar nestes objectos faz com Nina nos descreva cada um deles, dizendo até onde o encontrou, para nos situar um pouco na aventura. O jogo anda um pouco à volta dos objectos que temos no inventário, sendo necessário usá-los em determinadas situações, e combiná-los com outros items, para que se consigam resolver alguns puzzles, e assim avançar na história. É preciso ter atenção que não basta andar a experimentar arrastar os objectos à toa uns sobre os outros, pois é preciso falar com as personagens que vamos encontrando, e até observar vários pormenores do cenário, para que Nina chegue às suas próprias conclusões, antes de poder fazer certas combinações com os objectos que tem à sua disposição.


Depois de termos observado tudo o que houver para ser observado numa determinada cena, e já tivermos conversado com as personagens aí presentes, basta então seguir as pistas que Nina nos dá com as suas conclusões, e assim combinar objectos com outros objectos e cenário para conseguir passar à próxima pista e próxima parte do mistério.

No livro que temos sempre presente do lado direito, podemos aceder a todas as pistas que Nina foi recolhendo, assim como partes da história que ela foi conhecendo, seja porque as soube por outras personagens, ou por documentos que foi recolhendo. Se no entanto não estivermos a conseguir resolver algum puzzle ou mistério, podemos aceder à secção da lâmpada no livro, que nos dá dicas directas de como resolver a cena que temos em mãos no momento (funciona como um walkthrough, por isso não recomendo de todo, a não ser numa emergência).

Já sabem como é, elásticos e objectos duros dão sempre boas combinações, líquidos e pós, líquidos e recipientes, animais e comida, números e códigos para abrir fechaduras ou passwords de computadores, etc, etc, e até colar um telemóvel nas costas de um gato com fita cola para poder gravar uma conversa (e mais não digo).


Para além da lupa e do livro temos aqui também do lado direito do ecrã o ícone das definições, onde podemos voltar ao menu inicial, alterar a língua do jogo, e gravar determinada situação do jogo, tendo disponíveis 3 possíveis gravações manuais, para além da gravação automática que vai acontecendo de tempos a tempos.

No início do jogo temos grande entrada cinematográfica, e entre diferentes partes da história também somos brindados com novas cenas animadas 3D que fazem estas ligações, e que nos transportam sempre para um ambiente mais Hollywoodesco. De resto durante o jogo não há banda sonora, e apenas ouvimos alguns sons ambiente do cenário em que nos encontramos, e as vozes dos personagens.


As vozes em inglês até têm uma boa qualidade, mas quando chegamos à Rússia, não funciona lá muito bem ouvir um militar russo a falar com sotaque do Texas, ou um qualquer trabalhador de rua a falar com sotaque britânico. Tirando isso, as vozes ouvem-se muito bem, e as legendas acompanham sempre aquilo que estamos a ouvir no momento.

Os gráficos dos cenários no iPhone são impecáveis, extremamente bem detalhados, e as animações 3D dos personagens também funcionam muito bem (podiam mexer-se mais quando estão a falar uns com os outros, mas é o que temos). Convém no entanto ter em atenção que é preciso ter o iOS 7 instalado, e um iPhone 4S no mínimo, ou iPod Touch 5G (também compatível com iPad 2 e por aí acima, e iPad Mini).

Este não é um jogo tão cómico e divertido como o clássico The Secret of Monkey Island da LucasArts, até porque o tom aqui é bem mais sério, sendo fundamentalmente um jogo bem diferente, um thriller envolto em grande mistério, mas para além de ser do mesmo género point-and-click, até tem uma ou outra piada solta aqui e ali.

O jogo vem completo com todos os episódios, mais de 120 locais diferentes para explorar, dezenas de puzzles e quebra cabeças, mais de 12 horas de jogo, e ainda podemos jogar com Alex para além de Nina, cada um a resolver o mistério em locais diferentes. Por 4,49€ temos aqui um magnífico jogo, que fará as delícias de qualquer aficcionado por aventuras point-and-click, e ainda para mais podemos jogá-lo ao mesmo tempo num iPhone ou iPad, conforme nos der mais jeito no momento.


Secret Files Tunguska na App Store

Tamanho: 1.68 GB



domingo, 10 de agosto de 2014

Textual description of firstImageUrl

MoviePro : Video Recorder

Aqui está uma app para filmar e editar vídeos que puxa pelos limites do hardware de qualquer iPhone. Estou a falar da MoviePro : Video Recorder da Mirage Labs Private Limited, está em promoção neste momento na App Store, e vai fazer maravilhas pelos vossos projectos de vídeo.


A app tem um nome bem grande na realidade (ao contrário do espaço que ocupa no iPhone que são só 8 MB), que nos diz praticamente tudo o que podemos fazer com ela: MoviePro : Video Recorder with Pause, Zoom, 3K resolution, Frame Rate, Secret Mode, Slow motion, and Multiple Recording Options with Fastest Performance.

Como câmara de filmar não podíamos estar melhor servidos, com a funcionalidade de fazer zoom digital em tempo real (com a possibilidade de ajustar a velocidade do zoom, muito útil), fazer pausa para ir gravando cenas separadas logo directamente no mesmo vídeo, temporizador para começar a filmar, e a possibilidade de tirar fotos enquanto filmamos.


Com um duplo toque a câmara foca e vai buscar a exposição de luz correcta, mas se arrastarmos o círculo com o dedo, este separa-se em dois, para podermos focar uma zona diferente daquela para a qual queremos ajustar a exposição à luz. É depois possível bloquear qualquer um destes parâmetros, foco ou exposição, assim como o controlo de brancos.

Este ecrã principal para filmar conta ainda com um slider para ajustar o volume do microfone, trocar entre câmaras em tempo real, ligar e desligar a luz do flash, e aceder directamente a ajustes pré-definidos, onde podemos alternar rapidamente entre diferentes modos de vídeo (com resoluções, FPS, e proporções diferentes).


A app vai muito além no entanto, tendo disponível um fantástico editor de clips, onde podemos cortá-los, rodá-los, alterar a sua velocidade (ideal para quando filmamos a 60 FPS num iPhone 5 ou a 120 FPS num iPhone 5S, e obter um grande efeito slow motion), ajustar a qualidade do vídeo (diferentes hipóteses de compressão para reduzir o tamanho do ficheiro final), a sua resolução e proporção.

Aqui podemos também importar vídeos que já tivermos no rôlo de câmara, para adicionar ao nosso projecto, ou mesmo para realizar estas edições básicas que são extremamente úteis no momento em que queremos mandar um vídeo para alguém, com um ficheiro mais pequeno, uma qualidade diferente, ou com apenas algumas pequenas modificações que não podemos fazer normalmente no editor de raíz do iPhone.



Na secção de projectos temos acesso a um editor avançado, onde podemos adicionar quaisquer clips que tivermos carregado na livraria interna da app, sendo depois possível ordená-los ao nosso gosto, cortando-os, inserindo transições com fade-in entre eles, sobrepondo texto, uma imagem que sirva como Logo, e mesmo até uma pista de música como banda sonora.

Este projecto com vários clips fica depois disponível na livraria como um novo vídeo, sendo possível voltar a editá-lo no editor básico com os efeitos e ajustes de que já falei em cima. Depois é só enviá-lo para o rôlo de câmara, transferi-lo para o YouTube, Facebook, ou Dropbox.

A app está neste momento gratuita na App Store, e vale bem a pena. Se estão a pensar filmar a sério com o iPhone, ou planeiam fazer a montagem de alguns clips de vídeo, então não deixem passar esta pérola ao lado, que tem tantas funcionalidades que vão-se perder num instante com tudo o que podem fazer com ela.


MoviePro : Video Recorder na App Store (Brasil)

MoviePro : Video Recorder na App Store (Portugal)

Tamanho: 8.7 MB