segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Textual description of firstImageUrl

SWITCH or NOT? - brain games

A fazer lembrar os esquemas eléctricos de Bomb Squad Academy, mas numa versão bem mais simplificada, SWITCH or NOT? - brain games de Aleksey Kolesov, é um quebra cabeças bem simpático que nos põe a brincar com circuitos e electricidade, e que podemos encontrar grátis na App Store.


Temos um fio eléctrico, ou algo que é suposto ser um fio eléctrico, um interruptor que permite a passagem ou a interrupção da electricidade, e no final uma bateria que tem de ser carregada. É este o primeiro puzzle, basta accionar o interruptor, a electricidade passa, e a bateria é carregada. Mais simples é impossível.

Mas o jogo não podia viver só da simplicidade, portanto começamos a ter puzzles mais complexos com a introdução de certos elementos no circuito que obedecem a certas condições para deixar passar ou não a electricidade. Alguns deixam passar toda a electricidade que entra, outros apenas deixam passar electricidade se todas as entradas estiverem com carga, e outros funcionam tipo condensador e só se activam quando não recebem qualquer energia, etc, etc.


É este o desafio, interruptores que temos de accionar para controlar a electricidade no circuito, e apenas podemos accionar os interruptores um número limitado de vezes. Perceber como é o comportamento dos vários objectos que são introduzidos no circuito, e carregar a bateria para passar ao próximo nível.

Para além deste modo de jogo contamos ainda com uma espécie de jogo de acção que faz lembrar um Tower Defense, onde temos o circuito eléctrico ligado a uma série de torres com canhões, os quais terão de eliminar uma vaga de inimigos que fazem lembrar os aliens do Star Invaders.

Aqui temos mais acção e o tempo a jogar contra nós, que temos de ir direccionando a electricidade para diferentes torres, obrigando-nos a accionar os interruptores atempadamente de maneira a não deixar passar nenhum inimigo. Podem ver aqui em baixo os primeiros níveis a ser resolvidos, para ir aguçando o apetite enquanto descarregam este belíssimo jogo gratuito.

SWITCH or NOT? - brain games na App Store

Tamanho: 26.6 MB



sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Textual description of firstImageUrl

Chegou o iPhone 11

Começa hoje a pré venda dos iPhone 11, e dos iPhone 11 Pro / iPhone 11 Pro Max. Com novos processadores mais rápidos e um novo sistema de câmaras, é mais do que óbvio que estes iPhones são capazes de fazer melhor pelas fotografias que os iPhones mais antigos. Por exemplo, para dar resposta ao Google Night Sight temos agora o Night Mode ou modo Noite, que nos permite finalmente tirar fotos bem iluminadas em locais com pouca luz.


Os iPhones antigos ficam de fora deste novo processamento com inteligência artificial que só estará disponível nos novos iPhones 11, mas não desesperem que existe uma app espectacular que nos traz resultados muito semelhantes, e chama-se NeuralCam - Night Camera, que nos chega pelas mãos dos criadores da fantástica câmara fotográfica Halide, e acreditem quando vos digo que têm mesmo de ver aquilo de que é capaz, iluminando uma foto quase como que por magia, e sem precisar usar um tripé.


Depois temos algo que já existe há algum tempo que também não está disponível em todos os iPhones mais antigos, que são as fotos de retrato, que têm acesso à informação de profundidade para criar fundos desfocados e criar retratos espectaculares das pessoas. E mais, os iPhones mais recentes vão ainda ter a possibilidade de tirar retratos com um fundo todo branco, que também é criado com a ajuda da inteligência artificial.

Mais uma vez, não desesperem que há uma app gratuita que nos ajuda a fazer isto tudo, mesmo nos iPhones mais antigos que não têm acesso à informação de profundidade. Chama-se Focos, e é capaz de criar informação de profundidade numa imagem usando a sua própria inteligência artificial, e isto funciona mesmo muito bem. Criar fotos com o fundo desfocado, ou com diferentes tipos de fundo ou mesmo com diferentes fontes de luz a cair sobre o rosto das pessoas, é algo que é possível com esta magnífica app gratuita.

Acho que voltamos à velha máxima da Apple: "There's an app for that". E ainda bem, que temos todos a ganhar com isso, e também as belíssimas fotos que tiramos com os nossos iPhones.


Para o Modo Noite: NeuralCam Night Camera na App Store

Para o Modo Retrato: Focos na App Store


quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Textual description of firstImageUrl

CORBS

Instalar um sistema operativo num telemóvel com a ajuda de uma caveira não será própriamente um sinal de confiança. Mas é esta a premissa do original CORBS da Nyacu Games, um jogo interessante que nos leva a resolver puzzles bem desafiantes e que podemos encontrar hoje grátis na App Store.


Sejam bem vindos ao novo sistema operativo CORBS, que promete fazer maravilhas pelo vosso telemóvel. Eu confesso que tenho as minhas dúvidas, especialmente por causa do assistente que nos vai ajudar a fazer a instalação, uma inteligência artificial chamada corv0, que pelos seus comentários deixará qualquer um de pé atrás.

A mecânica do jogo é bem porreira, e a ideia é simples. No processo de instalar o sistema operativo, com a ajuda da corv0, teremos de mover blocos de dados e colocá-los exactamente na mesma posição que aparece na grelha. A nossa caveira e blocos têm de ser transportados um movimento de cada vez em direcção à representação na grelha que mostra a caveira e os blocos.

Nós controlamos uma pequena caveira que fazemos mover arrastando o dedo no ecrã, e temos de passar pelos blocos de dados que se colam à caveira quando encostamos neles, e depois agarrar os outros blocos que faltam de maneira a que fiquem todos com a mesma forma que está apresentada no ecrã, e a qual temos de sobrepôr.


A explicação parece mais complicada do que aquilo que é na verdade. A dificuldade vem do facto de temos de escolher bem a ordem com a qual nos ligamos aos blocos de dados, e ter atenção às setas nos blocos de dados, pois indicam quais são os lados que possibilitam fazer ligação. O próprio cenário também nos obriga a alguma atenção pois podemos ficar bloqueados depois de linkarmos todos os blocos de dados, e não termos espaço para nos movermos até "à saída".

Temos aqui 4 mundos diferentes (ou fases) enquanto vamos fazendo a instalação do sistema operativo, e no final de cada fase podemos sempre contar com um nível protegido por um chefe, que vai tentar ao máximo evitar que consigamos levar a nossa misão até ao final com sucesso. Dá a entender até que eles poderão muito bem ser a última linha de defesa de um antigo sistema operativo que não quer ser eliminado. Mas é algo que terão de descobrir por vocês próprios.

Em cada mundo vão sendo introduzidas novas mecânicas de jogo, com a possibilidade de poder largar os blocos de dados e reconfigurar a sua forma, e até uns pequenos glitchs que ao passarmos sobre eles pode levar à nossa destruição, ou dos blocos de dados que transportamos.

O jogo tem carácter e um bom humor, e os puzzles acabam por ser uns quebra cabeças bem desafiantes, por isso estejam preparados que isto não é nenhuma pêra doce. Original e divertido, CORBS é um daqueles jogos que é difícil de encontrar na App Store, mas ficamos felizes por o descobrir assim do nada.


CORBS na App Store

Tamanho: 173 MB