terça-feira, 22 de setembro de 2020

Textual description of firstImageUrl

Widgetsmith

Conhecidos por desenvolverem apps para acompanhar a chegada de novas funcionalidades do iOS, a  Cross Forward Consulting traz-nos desta vez uma das primeiras apps pensada exclusivamente para criar widgets que podemos colocar no nosso home screen. Estou a falar de Widgetsmith, e podem encontrá-la grátis na App Store.

      

Uma das novas funcionalidades que temos agora no recém chegado iOS 14 é a possibilidade de podermos ter widgets no ecrã principal. Estes widgets são disponibilizados pelas apps do sistema oficiais da Apple, e também podem ser dispobilizados por qualquer app que já tenhamos instalada no nosso iPhone, o que pode dar muito jeito, caso seja uma app que usemos bastante.

No caso desta Widgetsmith, é uma espécie de caixa de ferramentas onde podemos criar vários tipos de widget que poderemos considerar útil. Widgets altamente personalizáveis, em termos de formato, cor e tamanho do texto, cor do fundo, etc, etc.


E temos aqui um leque variado de widgets que podemos adicionar ao nosso ecrã principal, desde o dia e hora, acesso ao nosso calendário (podemos ter por exemplo um widget com os aniversários sempre presente em cima no ecrã principal), a nossa actividade, widget para fotografias, widget de astronomia, widget com vários relógios, o estado do tempo, onde podemos mostrar apenas a temperatura, ou a chuva, o estado das ondas no mar, ou misto destas coisas, etc.

O interessante é que podemos personalizar qualquer um destes widgets da maneira que quisermos em termos de aspecto e formato, mas mais ainda a possibilidade de termos um widget que vai mudando conforme a hora do dia. Imaginem que acordam de manhã e o widget que têm no ecrã mostra-nos o estado do tempo, quando chega a hora do trabalho muda para um widget que nos mostra o calendário, e à noite muda para o widget da astronomia. 

O céu é o limite. Bem, o céu e uma subscripção, que se quiserem aceder ao widget do estado do tempo, infelizmente é algo que é pago. Tirando isso, uma app que recomendo vivamente, a qual preferia que tivesse uma compra in-app em vez de uma subscrição para activar o widget da meteorologia.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Textual description of firstImageUrl

Where Shadows Slumber

Os mais atentos ao que se passa na App Store devem ter dado conta da promoção espectacular que está neste momento a decorrer com este Where Shadows Slumber da Game Revenant, um jogo original e sombrio com muitos puzzles para resolver que podem encontrar grátis na App Store.

      

Com um aspecto visual e mecânica a fazer lembrar jogos como o fantástico Monument Valley, o jogo Where Shadows Slumber safa-se por si próprio com algumas coisas bem inovadoras no que toca à maneira como resolver puzzles. Imaginem um universo onde as sombras escondem passagens, alavancas, e até criaturas inimigas.

Munidos de uma lanterna com fogo, teremos de ajudar um velho homem chamado Obe através de um caminho carregado de perigos, manipulando a luz e as sombras para encontrar a saída de cada um dos locais que encontramos pela frente.

Em termos de história estamos perante um jogo bem estranho e com bastante violência à mistura, por isso fica já o aviso caso esteja a ser jogado por crianças. A mecânica de manipular as sombras é muito interessante, pois o mundo está entregue às trevas, e não se vê nada à frente, a não ser aquilo que é iluminado pela lanterna do velho, ou outras fontes de luz que apareçam aqui e ali.

As sombras mudam conforme os obstáculos que temos à frente, e o nosso movimento em redor dos mesmos. Ao vermos a sombra de um pilar passar sobre uma porção de um rio, por exemplo, vemos que esconde uma ponte sobre a qual podemos atravessar. Junta-se a isto interruptores que podemos pisar, pilares e blocos que podemos mover, e dá para perder longas horas a resolver todos os quebra cabeças que irão surgir à nossa frente.

Podemos não perceber a história completamente, mesmo com a ajuda de várias cenas animadas, mas com um aspecto gráfico fantástico, uma banda sonora que merece uns bons headphones, e puzzles que nunca mais acabam daqueles que até são bem complexos e desafiantes de resolver, temos grande jogo em mãos. Não percam a promoção.

Where Shadows Slumber na App Store

Tamanho: 515.5 MB





sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Textual description of firstImageUrl

LIT

Hoje tivemos mais uma grande estreia na Apple Arcade, e fui espreitar que outros jogos tinham estes programadores no seu porfolio. Foi aí que dei com este LIT da WayForward Technologies, Inc., um jogo gratuito bem antiguinho que é uma espécie de remake de um jogo com puzzles para resolver dos tempos do WiiWare na Wii da Nintendo.

   

Neste jogo de terror, temos de ajudar o adolescente Jake a encontrar a sua namorada Rachael. O problema é que ele parece estar a viver um pesadelo bem real, e tudo se passa em diferentes salas de aula da escola onde as luzes se apagaram misteriosamente, e há monstros que se escondem na escuridão.

A ideia é encontrar o caminho para a porta da saída em cada um dos puzzles que temos disponíveis, e para isso há que iluminar o caminho, senão somos consumidos pela escuridão e temos de reiniciar o puzzle em questão. Para o fazer temos de utilizar os objectos que temos à mão, e que podem ser recolhidos nos vários locais por onde estão espalhados na sala.


Os objectos que podemos usar são uma fisga (pedras), uma lâmpada, um controlo remoto e uma caixa de fósforos. Nada muito complexo, mas temos de ter alguma estratégia na escolha de quais caminhos iluminar primeiro e quais objectos usar e aonde.

Por exemplo, com a fisga podemos disparar uma pedra à distância, partindo uma janela na parede, o que faz com que a luz entre pela janela e desenhe o caminho em linha recta (linha ou coluna) atravessando a sala. A lâmpada podemos colocá-la em candeeiros, iluminando uma pequena área, que tanto nos pode ajudar a chegar a outro objecto que estava escondido no escuro, ou simplesmente alargando o caminho para passarmos à volta de uma mesa.

O controlo remoto liga a televisão, e os fósforos temos de usar para pegar fogo aos monstros que apareçam à nossa frente. Este é um quebra cabeças bem interessante onde vamos a tentar obter o melhor tempo e o menor número de movimentos. Com uma banda sonora e ambiente algo assustador, passem agora na App Store que pelo preço de grátis não há que enganar.


LIT na App Store

Tamanho: 113 MB



quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Textual description of firstImageUrl

Rowdy City Wrestling

É impossível ficar indiferente aos jogos super divertidos de Colin Lane, sejam os de Golf ou os de combate tresloucado. A pensar mais nos combates temos a estrear hoje na App Store este Rowdy City Wrestling da Colin Lane Games, um jogo gratuito que os fãs de Wrestling vão adorar com toda a certeza.



A vida de um lutador de luta livre não é fácil, e aqui temos um modo de carreira onde podemos começar mesmo no início desta grande aventura. Combates em garagens, ter de negociar com promotores suspeitos, encontrar trabalhos para ir fazendo algum dinheiro de lado, seja a transportar caixotes, ou a fazer trabalhos menos recomendáveis e lutas de rua.


Este não é um daqueles jogos de Colin Lane onde a física está toda marada e não temos controlo absoluto sobre os nossos bonecos. Não, aqui conseguimos controlar o nosso herói através de dois botões direccionais, um botão de ataque e um botão para saltar. A combinação destes botões permitem-nos fazer muitos ataques e movimentos conhecidos dos grandes combates de luta livre da WWF.

Alguns personagens vão parecer-se com conhecidos lutadores da WWF, e para além do modo de carreira há um modo infinito que nos leva de imediato para o ring. Mas no modo de carreira há muito para explorar e descobrir para além das lutas, por isso preparem-se que há muita coisa para fazer neste pequeno jogo.


Rowdy City Wrestling na App Store

Tamanho: 51 MB