sábado, 31 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

Exif & IPTC Metadata Browser

Uma rapidinha para os fotógrafos de serviço, se querem aceder à informação metadata que vem contida nas fotos que tiram com o iPhone ou que importam da net, então esta app Exif & IPTC Metadata Browser de Cyril Godefroy é para vocês.

Com ela podem aceder a qualquer album da vossa camera roll e verificar os dados Exif (abertura, velocidade, data...), IPTC ou GPS (latitude, longitude) das vossas fotos.


Estes dados podem dar jeito a quem trabalhar na área da fotografia, especialmente se os tivermos à mão e precisarmos de consultar uma foto que nos enviaram por mail, por exemplo. Aproveitem enquanto a app está gratuita.

Exif & IPTC Metadata Browser na AppStore

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

Jogos Gratuitos Sexta-Feira 30-07-2010

Com o fim de semana à porta chega a loucura dos jogos grátis de sexta-feira. Hoje podem ir buscar à AppStore os seguintes títulos gratuitos:

1112 - Episode 01



Uma aventura gráfica criada especificamente com o iPhone em mente, e que já tinha falado antes aqui no appsdoiphone.


Zombie Shock


Um jogo para os fãs de zombies e sangue, em que temos de ajudar o nosso personagem acabadinho de sair do manicómio a fugir dos zombies e ao mesmo tempo matá-los usando todo o tipo de armas. Temos aqui um jogo de acção misturado com um pouco de Defesa do Castelo.


High Born


Um jogo de estratégia para ser jogado à vez, sozinho ou contra outros jogadores online, o qual já falei aqui no blog.


Whacksy Taxi


Um frenético joguinho de corridas a fazer lembrar os clássicos jogos das máquinas, onde temos de conduzir este táxi louco através do trânsito alternando entre 3 pistas de rodagem , saltando por cima dos carros e travando. Temos também disponíveis vários powerups para nos ajudar a atingir a meta.


MagniFusion: Push, Combine, Squash and Pop


Este é um puzzler acabadinho de chegar à AppStore e que se encontra gratuito por 24h. Aqui podem usar o dedo para empurrar e juntar bolhas da mesma cor e tamanho para obterem uma bolha ainda maior. Quanto maior a bolha, mais energia ela armazena e mais pontos vamos ganhar quando é disparado o laser. Isto no modo Arcade, porque se optarmos pelo modo Puzzle vamos ter obstáculos e vários objectos com os quais interagir e assim demonstrarmos a nossa destreza.


Não se sabe por quanto tempo ainda estarão gratuitos, por isso mal tenham oportunidade façam download destes jogos.
Textual description of firstImageUrl

Highborn

Pronto, já podem ir de férias que já têm um jogo de estratégia para jogar naquelas horinhas depois do almoço em que têm de aguardar para ir à água. Se são fãs de jogos de estratégia daqueles em que joga um jogador de cada vez, então não podem deixar passar ao lado este Highborn da Jet Set Games, que se encontra gratutito hoje na AppStore.


Desde que foi lançado no início de Junho que este jogo tem tido óptimas críticas, tanto pelos seus gráficos, os seus diálogos carregados de humor, e a sua jogabilidade extremamente simples.


Numa parte do jogo controlamos o nosso herói e o seu exército arrastando-os no mapa, combatendo os inimigos e conquistando cidades para obter magias e ajuda de habitantes que passam a fazer parte do nosso exército.


A outra parte do jogo aparece em glorioso 3D sempre que começamos um combate com o inimigo, onde podemos usar os nossos poderes mágicos se os tivermos disponíveis. Esta transição do mapa 2D em grelha para o modo de combate em 3D tem muita piada, e é algo que faz com que o jogo não se torne demasiado chato.

Uma grande funcionalidade é poderem jogar em multiplayer com outros amigos que tenham o jogo, e como é para ser jogado à vez, podem ter vários jogos a decorrer ao mesmo tempo.

Pelo que li em várias críticas, a mecânica do jogo é bastante simples e aprende-se facilmente a jogar. A versão HD para o iPad também foi lançada hoje na AppStore a um preço baratito, por isso se gostarem de o jogar no iPhone podem partir logo para o ecrã fantástico do iPad.

Deixo-vos com a trailer do jogo e apressem-se a agarrá-lo que só estará gratuito durante o dia de hoje.




Highborn na AppStore

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

Babel Rising

Este Babel Rising da Bulkypix, um jogo ao estilo Defesa do Castelo que já havia falado antes no appsdoiphone voltou a ficar gratuito hoje, cortesia do site freeappaday.com.

Neste jogo fazemos o papel de deus, e temos de evitar a todo o custo que estes reles seres humanos construam a Torre de Babel, e para isso podemos contar com uma série de poderes nas pontas dos dedos para matar estes hereges.


Este é um jogo que se pode tornar viciante bem rápido, e também vos pode garantir um lugar no inferno, por isso, muito cuidadinho com os vossos próximos passos. ;)




Babel Rising na AppStore
Textual description of firstImageUrl

Tappi Adventures

A Grabarchuk Puzzles continua em grande, a imaginar e criar puzzles para nós resolvermos no iPhone. Depois de jogos como LetsTans Deluxe e iCut, vem agora este Tappi Adventures, um puzzle onde temos de reconstruir imagens com o mínimo número de toques possíveis.


O nosso amigo Tappi tirou várias fotos nas suas viagens, mas as imagens partiram-se e cabe-nos a nós ajudá-lo a endireitá-las. Para isso apenas temos que tocar em simultâneo em dois pedaços para eles trocarem de lugar. A ideia é conseguirmos endireitar a imagem com o menor número de toques possível.


Como é habitual nestes jogos da Grabarchuk Puzzles, temos sempre disponível um botão para nos dar uma dica caso estejamos encravados em algum nível, e estão disponíveis 9 temas que vão do nível fácil até ao mais difícil.


Dentro de cada um destes temas, podemos jogar em 12 cenários diferentes, o que perfaz o número de 108 puzzles para resolver. É de salientar que nas opções temos disponível a opção de "Guest", que estando activada permite que qualquer pessoa jogue sem "estragar" o nosso progresso no jogo.

Este jogo já vem actualizado para o novo ecrã Retina do iPhone 4 bem como as novas funcionalidades de multitasking do iOS4.

Este belo puzzle está gratuito hoje na AppStore, e é de agarrá-lo já por todos os fãs deste tipo de puzzles.

Tappi Adventures na AppStore (Brasil)

Tappi Adventures na AppStore (Portugal)

Textual description of firstImageUrl

BLACKOUT!

A Disney também dá cartas no mundo dos jogos do tipo 3-em-linha, mas com alguma história por trás, com este BLACKOUT! que se encontra gratuito neste momento na AppStore, cortesia do site freeappaday.com.


O tempo está-se a esgotar, e a cidade não tarda ficará às escuras. Seremos nós os salvadores da cidade ao tentarmos ligar os cristais subterrâneos para criar um caminho de energia líquida que irá iluminar a cidade.

Quanto maiores as cadeias de cristais, mais pontos, e mais hipóteses de adquirirmos powerups especiais, diferentes para cada uma das cores dos cristais (super bomba, reset do tempo, mudar os cristais de lugar e eliminar obstáculos).


Com 2 modos de jogo diferentes, sendo um deles "interminável" para ver quanto tempo aguentamos manter a cidade iluminada, são 55 níveis de puzzles para nos manter entretidos durante várias horas.

A nível de jogabilidade é muito simples, basta arrastar com o dedo desde um gerador até 3 cristais ou mais da mesma cor para abrir caminho até aos "portais" que se encontram fechados.

O jogo está gratuito neste momento, e tem bastante qualidade, por isso aproveitem.




BLACKOUT! na AppStore
Textual description of firstImageUrl

Pocket Light Meter

Ora aqui está uma ferramenta que se pode revelar muito útil para os fotógrafos das máquinas de rolo. Se fotografam frequentemente com uma máquina manual então esta Pocket Light Meter da Nuwaste Studios, uma app que simula um medidor de luz, pode vir a dar muito jeito.

Com ela podem apontar a câmara do iPhone para qualquer cena (desde que não esteja às escuras) e verificar os valores aconselhados da velocidade, abertura e sensibilidade ISO, para tirarem uma foto com boa luz.


Se tocarmos em qualquer um dos valores em baixo, podemos seleccionar um valor fixo e deixá-lo bloqueado (por exemplo manter o ISO a 400), fazendo com que a app só recomende os valores da velocidade e abertura em conformidade.

Não sei bem qual a eficácia desta app, mas a ideia é excelente. E como está gratuita não custa nada instalarem-na e andarem com ela no iPhone, pois nunca se sabe quando pode vir a ser útil.

Pocket Light Meter na AppStore

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

QuickRemind

Criar um evento no calendário ou um simples lembrete pode levar o seu tempo e um bom número de toques no iPhone. Se este tipo de tarefas faz parte do vosso dia-a-dia, então aconselho-vos a dar uma vista de olhos a esta QuickRemind de Adam Kirk, onde a rapidez é mesmo o ponto chave desta app que se encontra gratuita neste momento na AppStore.

Mal abrimos a app deparamo-nos com este ecrã, onde podemos introduzir em cima uma pequena descrição para o evento, escolher o mês, dia, hora e na última linha ao seleccionarmos o tempo de pré-aviso (1min, 15min, 30min, 1h, 1 dia) fica criado o evento no calendário do iPhone (e sincronizado online se tivermos o google calendar por exemplo).


Depois é só aguardar o aviso que aparecerá no ecrã à hora marcada.

Aviso-vos que esta app só funciona para quem tiver o iOS4 instalado, pois o acesso ao calendário é umas das funcionalidades deste novo Sistema Operativo.


Têm aqui uma app muito útil para criar rapidamente um evento, ou até um simples aviso para coisas rápidas que irão acontecer daqui a alguns minutos, como um temporizador para algo que esteja a cozinhar, um telefonema a realizar, etc...

A app está gratuita neste momento e imagino que seja obrigatória de ter no primeiro ecrã do iPhone de muita gente que por aí anda. ;)

QuickRemind na AppStore
Textual description of firstImageUrl

Galileo Offline Maps

Com as férias à porta, é mais que certo que muitos de vocês vão viajar um pouco por esse mundo fora, e ter um mapa à mão dá sempre jeito. Já havia aqui falado da OpenMaps, e agora falo desta Galileo Offline Maps de Evgen Bodunov, que é também uma app que nos permite levar os mapas que quisermos no iPhone sem termos que estar constantemente a aceder à internet (que pode ficar bem caro para quem estiver fora do país).


Os mapas usados são essencialmente da OpenStreetMap ou da CloudMade, e entre os dois já temos uma grande cobertura da maior parte do território. Infelizmente não podem ser usados os mapas do google por questões de direitos de autor.


Todos as áreas no mapa que visitarmos dentro da app ficam guardadas na cache, que pode ser visualizada no Settings, podendo gerir aqui aquelas que já não nos interessa para libertar espaço.


Para além da funcionalidade da cache é possível importar mapas inteiros com os vários níveis de zoom se adquirirmos essa funcionalidade dentro da app (1,59€). Os mapas podem ser criados no pc ou mac usando as aplicações criadas para esse efeito, e depois sincronizados para o iPhone no iTunes.

Esta app está gratuita neste momento por isso é de aproveitar. E como é uma app universal se tiverem um iPad podem usufruir do espaço extra no ecrã.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

Music Dreamer

Adormecer com este calor das noites de verão é bem complicado, por isso há que pedir ajuda ao Panda dorminhoco com esta Music Dreamer da Wondershare, para podermos adormecer ao som da música do iPod.

Ter um temporizador para desligar a música do iPod é algo que podemos fazer usando as funcionalidades do relógio que vem com o iPhone, mas com esta app temos a oportunidade de adormecer a olhar para um panda fofinho. ;)


Nesta app podemos adicionar as músicas que quisermos numa playlist, definir o temporizador para se desligar a música, e temos ainda à mão um botão "Prolong" no ecrã principal, para prolongarmos por mais alguns minutos a música, caso estejamos com insónias. Podemos também agitar o iPhone para mudar de música.

Nos últimos 3 minutos do countdown o som começa a baixar de volume até silenciar de vez. Se tivermos o ecrã bloqueado podemos aceder aos controlos do iPod e da música que está a correr tocando duas vezes na tecla "Home" do iPhone.

Esta app está gratuita neste momento, por isso aproveitem para fazer um test drive já hoje à noite.

Music Dreamer na AppStore

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

WiFi Photo Transfer

São várias as maneiras possíveis para acedermos às fotos tiradas com o iPhone. Podemos enviá-las por mail ou então aceder directamente no computador quando estamos ligados com o cabo USB. Têm ainda uma outra alternativa com esta muito prática WiFi Photo Transfer da Voxeloid, em que podemos aceder às fotos armazenadas no iPhone através do browser fazendo uso de uma rede WiFi disponível.


A app é muito simples e mal a abrimos aparece-nos logo o endereço que temos de colocar no browser para começar a navegar na nossa camera roll ou qualquer outra biblioteca de imagens que tenhamos.

É necessário ter uma ligação WiFi no iPhone e no computador ou será impossível usarem esta app.


Quando introduzimos o endereço no browser do computador (ou no iPad ou outro iPhone por exemplo), aparece-nos as fotos da camera roll, e a partir daí podemos abri-las, fazer download da foto original ou já redimensionada com um tamanho menor (small, medium e large).

Temos ainda a possibilidade de aceder a um modo "zip" onde podemos seleccionar um determinado número de imagens e fazer download de um ficheiro comprimido em zip com essas fotos.


As fotos individuais e redimensionadas vêm sem a respectiva informação EXIF, mas as fotos que recolhermos comprimidas em zip retêm a sua informação original, bem como a orientação e localização (se autorizarmos a app a aceder à nossa localização quando a abrimos da primeira vez).

Uma curiosidade que me deixou bastante interessado foi a seguinte, se acedermos às fotos através do browser noutro iPhone ou no iPad, podemos gravá-las para a camera roll, mas se acedermos à opção de "zip" e tivermos uma app como o GoodReader instalada, aparece-nos a opção de abrirmos o ficheiro através dessa app, e ficar com o zip lá gravado para fazermos o que quisermos com ele, nomeadamente enviá-lo por email, carregá-lo para o dropbox, ou simplesmente descarregar as fotos para uma pasta dentro do GoodReader.

O único bug que encontrei nesta app foi no posicionamento das imagens no browser. Por exemplo quando estamos no modo de "zip" as imagens e as caixinhas de selecção respectivas não aparecem alinhadas.

Mas isso é uma coisa menor numa app tão útil como esta, e como está gratuita, torna-se quase obrigatória em qualquer iPhone que tenha uma camera roll constantemente carregada de fotos.



WiFi Photo Transfer na App Store


Se quiserem investir na versão paga, ficam com a opção de transferir as fotos e vídeos através de Bluetooth (muito útil para quando não existe uma rede WiFi disponível), e muitas outras opções extra.


WiFi Photo Transfer Pro na App Store



domingo, 25 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

Deadly Dungeon

Se não o agarraram quando falei dele da primeira vez, têm hoje de novo a oportunidade de irem à AppStore e fazerem download deste Deadly Dungeon de Reinaldo Pires, que se encontra gratuito por tempo limitado.


Aproveitem que este jogo 3D de aventuras está muito bem desenvolvido, tanto a nível gráfico como sonoro. São 8 níveis de masmorras em que temos de destruir todos os monstros que nos aparecerem pelo caminho.

Vejam o vídeo que mostra o jogo em acção:




Deadly Dungeon na AppStore

sábado, 24 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

Prank Calls - Pallaudio

Precisam de fazer uma chamada levando a pessoa do outro lado da linha a crer que vocês estão noutro lugar? Não vão mais longe que há uma app para isso e chama-se Prank Calls - Pallaudio desenvolvida pela Mobisle, e podem adquiri-la hoje de forma gratuita na AppStore.

Com esta app vocês podem por exemplo realizar uma chamada e ouvirem-se sons de comboios no fundo, levando a pessoa do outro lado da linha a crer que estão de facto numa estação de comboios. Para além deste têm dezenas de sons à vossa disposição, como por exemplo barulhos de restaurante, shopping, chuva, sala de conferências, um bar à noite, etc...


Para melhores resultados convém estar num sítio silencioso e com o speaker activado. Quando estivermos a realizar a chamada (mal começa a dar sinal de chamar) tocamos no botão home e abrimos a app, que se estiver já com o som pré-escolhido, começará imediatamente a passar o barulho de fundo, e assim quando é iniciada a conversa já está criado o ambiente que pretendemos para enganar a pessoa do lado de lá.

Aproveitem enquanto está gratuita e divirtam-se a pregar partidas aos vossos amigos, ou a safarem-se de situações chatas. ;)

Prank Calls - Pallaudio na AppStore
Textual description of firstImageUrl

Need For Speed Shift FREE

Se não o agarraram quando esteve em promoção e ainda estão com dúvidas acerca da qualidade deste jogo, podem agora fazer download de graça desta versão, Need For Speed Shift Free da Electronic Arts, para experimentarem que tal é estar ao volante de algumas das mais potentes máquinas do mundo automóvel no iPhone.


Nesta versão gratuita podemos experimentar fazer uma corrida contra 3 adversários ao volante do BMW M3 GT2, que já dá para aliciar perfeitamente qualquer fã de corridas de automóveis.





Need For Speed Shift Free na AppStore
Textual description of firstImageUrl

Hollywood Hospital

Com o bom tempo que se faz sentir, o pessoal só quer é estar na praia a apanhar sol, mas com cuidado que não queremos ir parar ao hospital com um escaldão. Bom, se fossemos uma estrela de Hollywood, tínhamos à nossa disposição o maravilhoso Hollywood Hospital da Zed Worldwide, onde poderíamos contar com todo o profissionalismo dos médicos residentes controlados pelo ilustre jogador.


Estão à vontade com a gestão de tempo e recursos? Então aproveitem que este Hollywood Hospital está gratuito durante o dia de hoje, e têm 35 níveis para reencaminharem os pacientes famosos, jogarem os mini-jogos dos tratamentos, e fazerem dinheiro suficiente para expandirem o hospital com novos espaços, equipamentos e recursos humanos.


Este jogo é divertidíssimo e é uma delícia reconhecer algumas das personagens a imitar as verdadeiras estrelas de Hollywood, e jogar os mini-jogos hilariantes. Ao fim de algum tempo gerir tanta gente pode-se tornar caótico, mas eu tenho a certeza que há por aí algumas pessoas que vão conseguir chegar ao fim do jogo com uma perna às costas. ;)

Vejam o vídeo e aproveitem para fazer download hoje enquanto está gratuito:




Hollywood Hospital na AppStore


Também gratuitos hoje e que vos pode interessar:

Fast Food Nation
um jogo também de gestão de tempo em que têm de satisfazer os pedidos dos clientes numa cadeia de fast-food.



Ancient War
um jogo do estilo Defesa do Castelo passado no tempo dos homens das cavernas.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

Traffic Rush

E como hoje me deu para isto, falo-vos de outro belo jogo para controlar o trânsito. A aproveitar as promoções gratuitas de hoje da Donut Games (Castle Smasher, Cat Physics), agarrem também este Traffic Rush para descobrirem se davam um bom sinaleiro a fazer fluir o trânsito e evitar os acidentes.


Não tem nada que saber, basta tocar num carro para ele parar, e empurrá-lo com o dedo para ele acelerar. Mostrem lá a vossa destreza e reflexos neste simpático joguinho de fim de tarde. ;)

Update: agora tem também um modo de jogo em que temos de controlar comboios :D


Vejam o seguinte vídeo do jogo em acção:




Traffic Rush na AppStore
Textual description of firstImageUrl

I Love Traffic

Hoje é sexta-feira, um dia óptimo para todos aqueles que adoram o trânsito na estrada quando estão a voltar do trabalho para casa. Só mesmo um maluquinho apaixonado pelo caos é que podia gostar do stress causado pelo trânsito, mas se é de stress que estão à procura, então experimentem este I Love Traffic da Armor Games, um joguinho casual onde têm de gerir o trânsito em várias estradas.


O jogo é simples e começa bem, com um simples cruzamento com duas estradas e apenas um semáforo para controlar. Só temos de o mudar para verde ou vermelho para deixar passar o trânsito, muito fácil.

A coisa começa a complicar quando as estradas começam a ter várias faixas, e também vários semáforos para controlar o trânsito. Conseguirão evitar os acidentes?

Como curiosidade, sempre que passamos de nível aparece-nos uma janelinha com uma pequena informação sobre um assunto qualquer para melhorar a nossa cultura geral, que jogo tão educativo já viram? ;)

Vejam o vídeo do jogo em acção e aproveitem que está gratuito hoje na AppStore:




I Love Traffic na AppStore