quinta-feira, 1 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

ABBYY Business Card Reader

Para aquelas pessoas que andam no mundo dos negócios e estão constantemente a trocar cartões, adicionar estes dados na lista de contactos pode ser um processo chato e moroso, pois têm que adicionar novo contacto, inserir  todos os campos à mão, etc, etc...

No entanto se estão interessados em tornar a vossa vida mais fácil, podem aproveitar a tecnologia OCR da ABBYY USA Software House, com este seu ABBYY Business Card Reader, que digitaliza e reconhece todos os campos de um cartão de negócios, adicionando-os a um novo contacto.


Para o fazermos basta tirar uma foto, enquadrando bem o cartão e certificando que está bem iluminado para o software de reconhecimento de caracteres funcionar a 100%. É de notar que precisam de um iPhone 3GS por causa das capacidades de focagem da câmara, num iPhone 3G precisam de uma capa especial com uma lente para ajudar neste processo, como a Griffin Clarifi.


Depois de confirmarmos é só deixar o software trabalhar e em 2 ou 3 segundos está o cartão digitalizado e os vários campos de contacto reconhecidos.


Logo a seguir abre-se um ecrã de criação de novo contacto com todos os campos preenchidos nos sítios correctos, onde podemos verificar se o texto foi reconhecido como deve ser, editarmos algum campo, e confirmarmos a criação do contacto. Em todos os meus testes os campos foram todos reconhecidos de forma impecável, a não ser quando tirei uma foto com menos luz e aí já não foi a 100%, como é óbvio.


É de facto fantástica a forma como o software identifica os diferentes campos e preenche-os nos sítios correctos no ecrã de edição do contacto, mesmo muito bom.

Para melhorar isto ainda mais, temos disponíveis 17 línguas para reconhecimento do texto, incluíndo o Português e o Português do Brasil. No entanto a app só suporta 3 línguas activas de cada vez, que me parece bem suficiente para um uso em situações normais do dia-a-dia.


Um dos testes que eu tinha curiosidade de fazer era experimentar digitalizar cartões de negócios com designs malucos e cores não convencionais, mas mais uma vez o software portou-se às mil maravilhas reconhecendo todo o texto e os diferentes campos do contacto de forma excepcional.


Como software de OCR esta app aprova, e para quem anda de volta dos cartões de negócios no dia-a-dia, esta pode ser uma solução muito porreira. Podemos até tirar uma foto aos cartões dos parceiros que formos encontrando, isto sem abrir a app, e depois no fim do dia basta-nos abrir as fotos na app e adicionar estes cartões aos contactos em poucos segundos.

A versão completa da ABBYY Business Card Reader fica por 7,99€, mas se vocês quiserem experimentar a app há uma versão free que faz o reconhecimento do cartão mas não permite adicionar os campos encontrados num contacto. Há também uma versão lite por 0,79€ que adiciona apenas o primeiro e último nome, bem como o primeiro telefone encontrado no cartão, o que pode ser mais que suficiente para muitos.

Deixo-vos aqui o vídeo de apresentação da app para a verem em funcionamento:





ABBYY Business Card Reader na AppStore

1 comentário :