quinta-feira, 22 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

Arimaa Trainer

Hoje vou-vos falar de uma app onde se pode jogar um dos meus jogos de tabuleiro favoritos, o Arimaa. O jogo na AppStore chama-se Arimaa Trainer desenvolvido por Martti Juotasniemi, e está a um preço algo puxado para quem não conhece o jogo, mas têm disponível uma versão lite gratuita que vos permite experimentar o jogo à vontade antes de enveredarem pelas opções mais avançadas.

O Arimaa é um jogo que foi inventado por Omar Syed, um engenheiro de computadores especializado em inteligência artificial, que inspirado na derrota de Garry Kasparov com o super-computador Deep Blue, resolveu fazer um jogo que pudesse ser jogado com as mesmas peças de xadrez, fosse difícil de ser jogado por um computador e que ao mesmo tempo tivesse regras tão simples que até o seu filho de 4 anos Aamir o conseguisse perceber com facilidade. E foi então em 2002 que Omar publicou as regras e anunciou um prémio anual de 10.000 dólares para o programa de computador (a correr em hardware standard) que conseguisse ganhar a um jogador de alto nível de Arimaa.


As regras do jogo podem ser lidas no site em vários tutoriais disponíveis, mas o objectivo principal é chegar com um dos nossos coelhinhos ao final do tabuleiro do lado do adversário, ou então comer-lhe todas as peças, usando para isso as 4 armadilhas (poços) que existem no meio do tabuleiro.

Na app podemos aceder ao "Menu" e se tocarmos no botão "Rules" temos aí descritas as regras bem como um vídeo de 5 minutos que explica o seu funcionamento mostrando o jogo em acção com peças no tabuleiro.

Para os jogadores mais avançados estão disponíveis todas as opções que também podem ser encontradas no jogo online, que é gratuito e recomendo a que se registem e experimentem, não só contra bots mas também contra outros jogadores online em tempo real.


Podemos gravar e carregar jogos que tenhamos gravados e mesmo a partir de uma determinada posição do log que tem todos os movimentos realizados e que podemos enviar por email a um amigo se assim o quisermos.

O movimento das peças é muito simples, basta arrastar um animal para a casa que pretendemos e quando estiverem esgotados os 4 movimentos de cada jogada basta-nos tocar no botão de "Send" para passarmos a vez ao adversário.

Na versão completa do jogo temos acesso a todos os níveis de dificuldade, podendo escolher bots mais avançados que tornam a nossa vitória bem mais difícil. Podemos alterar o tempo disponível para cada jogada, ficar a ver um jogo sem a nossa intervenção, e até publicar o resultado dos nossos jogos online.


No Arimaa Trainer Lite não está disponível, mas temos na versão completa a opção de fazer um jogo com 2 pessoas, em que podemos rodar o tabuleiro inteiro para o segundo jogador visualizar as peças viradas para si sem termos que andar a rodar o iPhone, que não era uma solução ideal.

Estas opções de rodar o tabuleiro funcionam às mil maravilhas num iPad, onde estes jogos de tabuleiro são um espectáculo para dois jogadores que se defrontam frente a frente.

Fica aqui a dica, querem experimentar um jogo novo com regras bem amigáveis e com peças bem simpáticas? Vão até ao site, registem-se e joguem contra os bots e contra outros jogadores online espalhados por esse mundo fora, ou adquiram o jogo na AppStore e divirtam-se a queimar neurónios em qualquer lugar com o vosso iPhone. :D

Arimaa Trainer na AppStore

Arimaa Trainer Lite na AppStore

Sem comentários :

Enviar um comentário