quinta-feira, 8 de março de 2018

Textual description of firstImageUrl

The Bonfire: Forsaken Lands

O que acontece quando se mistura um grande jogo chamado A Dark Room, com o excelente Kingdom: New Lands? Uma experiência única e altamente viciante, num jogo ansiosamente aguardado por muitos, e que acabou de ser lançado na App Store. Estou a falar The Bonfire: Forsaken Lands da Xigma Games, um belíssimo jogo que não vão querer perder, e que vai roubar muitas horas do vosso dia.


Para quem jogou A Dark Room, já sabe exactamente aquilo que pode esperar deste jogo, porque é como se dessem vida a um jogo que existia apenas em formato de texto, mas agora cheio de cor, animação, e belíssimas paisagens na neve a fazer lembrar o visualmente incrível Alto's Adventure.

Arrancamos a aventura com o nosso herói a chegar de barco a uma terra desconhecida, onde teremos que apanhar madeira e acender uma fogueira. O calor atrairá de imediato outras pessoas, que vão pedir para se juntarem a nós, e vamos logo pô-las a trabalhar a cortar árvores, para de seguida começar a construir outras coisas importantes para a sobrevivência da comunidade.


O jogo não tem tutorial, não tem instruções, e apenas podemos contar com as novas opções que vão aparecendo no ecrã, com uns botões enormes em baixo a indicarem as novas acções que podemos efectuar. Há as acções que o nosso herói pode efectuar sozinho, como cortar mais madeira, trabalhar na quinta para obter comida, ou trabalhar na mina de ferro, e depois há todo um mundo de coisas que temos de gerir em relação à comunidade.

Podemos construir novas estruturas, que abrirão de imediato coisas novas para fazer, e também aparecerão novas carreiras para preencher com trabalhadores. Podemos fabricar ferramentas e armas e todo o tipo de objectos que sejam úteis para pôr nas mãos dos trabalhores, e claro, temos de gerir os trabalhadores, atribuíndo-lhes as profissões adequadas para mantermos a comunidade em equilíbrio ao nível de recursos (comida, madeira, ferro, peles, couro, etc.). Esta gestão dos trabalhadores tem alguma complexidade, pois podemos melhorar a sua performance ao colocarmos as ferramentas certas nas suas mãos, dar-lhes um carrinho de mão por exemplo, para transportarem mais materiais de cada vez que vão trabalhar, ou um machado para quem vai cortar árvores, uma picareta para quem vai trabalhar na mina, etc.


Há certas coisas a ter em atenção, como por exemplo o texto que vai surgindo no meio do ecrã, que serve como uma espécie de secretário que nos vai dizendo o que está a acontecer de importante a qualquer momento. Indicações de novas coisas que os trabalhadores podem fazer, ou a chegada de novos vagabundos, os quais podemos acolher e oferecer trabalho, entre outras coisas.

É importante colocar trabalhadores como guardas, porque o jogo passa-se entre dois ciclos, dia e noite, onde o dia é para ver a vila animada com os trabalhadores a passearem de um lado para o outro, e a noite, quando vão todos dormir, é a vez dos guardas virem para as ruas com tochas para garantirem a segurança da vila. Temos de estar bem preparados e armados, porque a noite vem sempre acompanhada de ataques de monstros, os quais temos de matar bem depressa se não queremos morrer e voltar a reiniciar a partir do dia anterior.


Há muita coisa para explorar neste jogo, cavernas para investigar e conseguir tesouros valiosos, uma história a aprender sobre a terra que habitamos, e um monstro que eventualmente poderá aparecer para tentar destruir tudo o que construímos. O jogo tem um fim, por isso não pensem que é um daqueles jogos onde se avança para o infinito sem qualquer objectivo no horizonte.

Fica o aviso que jogos deste tipo são altamente viciantes, e se A Dark Room nos dava cabo do tempo livre, então preparem-se que com este The Bonfire: Forsaken Lands, com o seu visual belíssimo, nos vai deixar ainda mais agarrados. Apreciar tudo o que vai acontecendo à frente dos nossos olhos, ou a ansiedade de descobrir que coisas novas poderemos construir a seguir, ou então que estranha figura será aquela no topo da montanha (homenagem clara e merecida a Kingdom: New Lands?).

Se costumam comprar um jogo todas as semanas, ou mesmo que seja um jogo por mês, digo-vos já que este é um dos fortes candidatos para esse lugar, até porque é bem baratinho para o conteúdo disponível e todo o divertimento que vão retirar daqui. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e desejo-vos boa sorte a tentar sobreviver e resolver o mistério destas Forsaken Lands.


The Bonfire: Forsaken Lands na App Store

Tamanho: 356.3 MB



The Bonfire: Forsaken Lands - Rating: 5

Sem comentários :

Enviar um comentário