quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dragon Dictation

Há a forte probabilidade da Apple introduzir com o novo iOS 5 a funcionalidade de introdução de texto por voz. Mas até isto se tornar uma realidade podem ir brincando com esta Dragon Dictation da Nuance Communications, uma app gratuita de reconhecimento de voz que existe desde finais de 2009, mas que só agora permite a identificação da língua portuguesa (Portugal).


A app tem um interface bem simples e minimalista, sendo apenas necessário carregar no botão no centro da app e falar enquanto está a gravar. Esta gravação é então enviada para os servidores da Nuance Communications, onde é feita a tradução e depois enviada de volta para o ecrã, e isto tudo quase em tempo real (dependendo da ligação à internet, claro).


A partir daqui, verificamos se o texto está correto, e se houver alguma gralha, podemos seleccionar uma ou mais palavras e gravar por cima, ou simplesmente apagar e fazer de novo, e até usar o teclado caso seja necessário. Quando estiver pronto, tocamos no botão com a setinha em baixo do lado direito para aceder ao menu de partilha, onde podemos enviar o texto por SMS, E-Mail, Facebook e Twitter, ou simplesmente copiá-lo para ser usado em qualquer outra app instalada no iPhone.


Se não houver muito ruído, quando vamos de carro por exemplo, a tradução é muito boa, e mesmo falando a uma velocidade normal o texto aparece bastante correto. Falando devagar e alto conseguem-se melhores resultados no caso de haver mais barulho em redor.

Esta app pode ser muito útil quando vamos no carro, que assim podemos simplesmente ditar a SMS ou Email (e mesmo uma mensagem para actualizar no Twitter e Facebook), em vez de ter usar o teclado do telemóvel, que não é nada recomendável quando estamos a conduzir, de todo!

Para introduzir pontuação no meio do texto basta dizer as palavras "vírgula", "ponto", "interrogação", etc, que aparecerá direitinha nos sítios devidos. No início é pedido o acesso à vossa lista de contatos, o que é recomendável aceitar para que seja mais fácil o software reconhecer os nomes que usem quando estiverem a ditar.

Vejam o vídeo que se segue que demonstra a app em funcionamento, e aproveitem para instalar também no iPad que se trata de uma app universal gratuita.




Sem comentários :

Enviar um comentário