quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Solar Walk - 3D Solar System model

Curiosos da astronomia, pais, filhos, professores, estudantes, todos estarão com certeza interessados nesta Solar Walk - 3D Solar System model da Vito Technology Inc., uma belíssima app educativa que nos mostra de uma forma bem simples e apelativa, o nosso planeta e todos os astros que nos rodeiam no nosso sistema solar.


O que salta logo à vista nesta app são os gráficos, pois somos capazes de conseguir belíssimas imagens navegando pelo universo com os dedos. Simular eclipses da lua, eclipses do sol, visualizar a rotação dos planetas a alta velocidade, analisar ao pormenor as fases da lua, e a superfície de vários planetas e estrelas.

E quando nos aproximamos de um qualquer planeta do nosso sistema solar, percebemos que o seu nível de detalhe é bastante alto, sendo possível perceber com bom pormenor as crateras, montanhas, as cidades mais importantes do planeta terra, assim como uma visão da face escura do planeta iluminado pelas luzes artificiais das grandes cidades.


A navegação é bastante fluída, e aviso já que esta app é uma delícia de ver nos iPhones com ecrã Retina.

Como já estamos habituados em outras apps, para passear pelo universo apenas temos de usar um dedo para nos deslocarmos, e dois dedos para fazer zoom in e out, ou rodar todo o universo (se não tiverem problemas com enjoos por andar às voltas).

Enquanto andamos a passear pelo sistema solar, somos acompanhados por uma banda sonora que nos transporta para um qualquer documentário sobre o espaço, ou um bom filme de ficção científica, o que me parece bem adequado.


Seleccionando um planeta ou qualquer outro astro, é-nos mostrado um menu com várias opções, onde podemos aceder a variadas informações sobre o mesmo, assim como fotos, a sua história e eventos associados.

Como se pode ver na imagem aqui em cima, também temos disponíveis vários satélites que estão em rotação em redor da terra, os quais podem também ser seleccionados para visualizarmos informações relevantes sobre estes, e também observar de perto a sua estrutura em 3D altamente detalhado.


Para quem está a estudar, ou tem interesse em conhecer melhor o nosso sistema solar, vai poder desfrutar de vários "vídeos" educativos que nos explicam como se dão os eclipses, como funcionam as marés, as fases da lua, a rotação da terra e as estações, etc, etc.

Estes vídeos são narrados em inglês, com legendas em inglês, e podem ser controlados a nosso bel prazer, sendo possível fazer pause, andar para a frente e para trás, para podermos analisar com pormenor todas as belezas que nos põem à frente dos olhos (como por exemplo esta comparação em cima, do tamanho dos planetas).


Quando iniciamos a app o relógio está a seguir em tempo real, mas podemos seleccionar de imediato o bloco dos minutos, horas, dias ou anos, e depois deslizar com o dedo na régua vertical que se encontra do lado direito do ecrã, para ver o tempo a andar para a frente ou para trás a toda a velocidade, animando todo este sistema de forma magnífica.

Como vão poder ver no vídeo aqui em baixo, é ainda possível ligar o iPhone a uma televisão, para que se possa visualizar todo este espectáculo no grande ecrã, e até numa televisão em 3D. Vejam o vídeo de apresentação oficial da app no iPad, e espalhem a palavra, que esta fantástica Solar Walk estará gratuita durante os próximos dias, para iPhone e iPad (para quem tiver cerca de 300 MB livres).




Solar Walk - 3D Solar System model na App Store (Brasil)

Solar Walk - 3D Solar System model na App Store (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário