quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

WarGames: WOPR

Hoje é dia para reviver um grande clássico do cinema, um filme que me marcou bastante quando era míudo. Estou a falar de WarGames, com o rei dos gazeteiros Matthew Broderick, e sejam ou não fãs do filme têm hoje gratuito na App Store este WarGames: WOPR da Be-Rad Entertainment, um belo jogo do género match-3 que nos leva a reviver os acontecimentos deste grande filme de uma forma bem divertida e original.


Como não podia deixar de ser, o jogo abre com a famosa frase "Greetings, shall we play a game?". E está dado o mote para toda a confusão que se irá gerar a seguir, com um Mathew Broderick a jogar contra o computador a simulação de um jogo que quase leva os Estados Unidos e Rússia à terceira guerra mundial.

Mas aqui neste jogo as coisas estão de certa forma invertida, pois nós somos o WOPR, o computador criado para simular cenários de uma possível terceira guerra mundial, e teremos de jogar contra vários personagens conhecidos do filme.


O jogo começa com uma espécie de tutorial bem original, com o programador informático, nosso criador, a explicar-nos como se processam estes jogos de guerra. E é bem simples, a ideia é unir com o dedo 3 ou mais items idênticos para os eliminar do ecrã.

Temos no entanto que escolher muito bem quais items juntar para conseguirmos derrotar o nosso oponente. Para atacar, devemos combinar mísseis, para melhorar a nossa saúde devemos unir as cruzes verdes, os cifrões dão-nos dinheiro, e juntando radares suficientes acabamos por conseguir um bónus, que tanto pode ser um ataque imediato contra o nosso oponente, ou granadas para eliminar items do ecrã, etc, etc.

Como estamos também sobre ataque, temos de ter cuidado com os mísseis enviados pelo inimigo, que levam o seu tempo a explodir, e por isso devemos combiná-los com outros mísseis o mais rápido possível. Quanto maior for a cadeia de mísseis melhor, porque se for uma cadeia pequena, apenas vamos reduzir a potência da explosão.


A verdadeira moeda de troca aqui é a memória RAM, que ganhamos no final de cada uma das batalhas. Podemos depois usar esta RAM para adquirir tácticas e poderes extra, que podem depois ser usados durante o jogo para melhorar as nossas hipóteses contra o inimigo. Temos aqui também algumas compras in-app para acelerar o processo, mas não é de todo necessário.

Estas tácticas e mods poderão ser activados durante a batalha usando dinheiro, por isso convém combinar bastantes cifrões antes de destruir o inimigo, para ficarmos com uma clara vantagem táctica nos próximos combates.

O jogo faz lembrar os interfaces antigos de computador, assim como os sons e todo o tipo de barulhinhos que podemos ouvir nos vários menus entre combates. Temos aqui disponível o modo de história que vai acompanhando os acontecimentos do filme ao longo de mais de 40 níveis, mas temos também um modo infinito, para aqueles que gostam de partir logo para a guerra, sem grandes conversas.

Vejam a trailer do jogo aqui em baixo, e passem já pela App Store para instalarem o jogo enquanto está gratuito. Trata-se de um jogo universal que pode ser instalado num iPhone ou iPad.




WarGames: WOPR na App Store (Brasil)

WarGames: WOPR na App Store (Portugal)



Sem comentários :

Enviar um comentário