terça-feira, 30 de abril de 2013

Tentacle Wars

Preparados para salvar uma raça alienígena da extinção? É esta a nossa missão neste Tentacle Wars da FDG Entertainment, um belíssimo jogo de estratégia em tempo real que pega numa fórmula já conhecida do mundo dos RTS, e transforma aqui em algo bem interessante.


Em Galcon encontravamo-nos no espaço a conquistar planetas, mas aqui passamos para o nível microscópico, onde teremos que controlar as últimas células de defesa do organismo de um alien, e capturar as células invasoras que têm como missão destruí-lo.

A ideia é simples, temos os nossos anticorpos a verde, e temos de atacar as células vermelhas. Para o fazer basta deslizar com o dedo a partir da nossa célula, até à célula vermelha, para lançar um tentáculo de DNA que fará o ataque. Um número no interior da célula indica o número de tentáculos de DNA que temos para enviar, e o mesmo para a célula inimiga, e a partir do momento que a levarmos a zero, esta será capturada.


Como se trata de um jogo de estratégia em tempo real, não há muito tempo para pensar, por isso há que agir bem rápido, e até por instinto às vezes. Temos de analisar muito bem qual o melhor caminho a tomar, e quais células atacar primeiro para não perdermos esta batalha.

Para nos ajudar existem algumas células cinzentas, que são neutras, e as quais devemos capturar antes que o inimigo o faça, para conseguirmos assim aumentar as nossas forças. Também é possível cortar os tentáculos de DNA a meio, para que seja feito um ataque mais rápido e potente, mas se não conseguirmos capturar a célula teremos que recomeçar o ataque.


O jogo vai ficando cada vez mais complicado, com mais células neutras presentes, as células inimigas mais distantes, e várias barreiras pelo meio que nos obrigarão a repensar completamente  a nossa estratégia habitual.

Temos aqui disponíveis 80 missões no modo de campanha, níveis gerados aleatóriamente, e ainda um modo multi jogador online onde podemos defrontar os nossos amigos convidando-os através do Game Center.

Deixo-vos aqui em baixo a trailer do jogo para vos abrir o apetite (é recomendado o uso de headphones que os sons são fantásticos). Aproveitem para o instalar quanto antes, que não estará gratuito por muito tempo, e depressa voltará ao seu preço original.





Tentacle Wars na App Store (Brasil)

Tentacle Wars na App Store (Portugal)


Tamanho: 22.4 MB

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Iron Man 3 - O Jogo Oficial

O terceiro filme do Homem de Ferro já anda por aí nas salas de cinema, e vale bem a pena, mesmo que não chegue aos pés dos Vingadores, na minha opinião. Como é costume, já temos jogo para o filme, Iron Man 3 - O Jogo Oficial, que nos chega desta vez pelas mãos da Gameloft, e podem encontrá-lo grátis na App Store.


Não há dúvidas que a Gameloft se esmerou nos gráficos 3D, e os fãs deste super herói de aço vão adorar controlar o seu fato espectacular, a voar por cenários lindíssimos e cheios de obstáculos, e a disparar o seu armamento potente.

Só é pena ficar um sabor amargo na boca, de que este jogo podia ter sido muito mais do que aquilo que é. Seja como for, se gostam do Homem de Ferro, este jogo traz consigo muitas horas de diversão garantidas.


Estamos aqui perante uma espécie de "endless runner", um género de jogo que está muito em voga nos dias que correm, onde teremos que controlar o nosso herói numa corrida interminável, ora voando perto do solo, a evitar todo o tipo de obstáculos, desde camiões na estrada, a edifícios, aviões, tanques de guerra, etc, ora voando mais alto, onde passamos para uma espécie de shooter, e teremos vários drones e inimigos potentes para eliminar, para além de nos termos que desviar de jactos e mísseis.

Para controlar o Iron Man basta inclinar o iPhone para os lados (ou em alternativa, deslizar com o dedo na parte inferior do ecrã, o meu método favorito), e para destruir os inimigos, basta tocar com o dedo em cima deles, ou então arrastar o dedo lentamente sobre eles em linha, para que sejam destruídos em cadeia.


Os drones e outros inimigos voadores que nos aparecem à frente, podem ser eliminados pelas armas potentes do Homem de Ferro (temos até incluído um poder especial que destrói tudo o que estiver no ecrã), mas no caso dos jactos, balões, e mísseis, que voam na nossa direcção, temos mesmo que fazer pontaria e fazer os possíveis para não chocar contra eles (os mísseis são mais difíceis de prever a sua trajectória porque vêm em grupos).

Sempre que perdemos, receberemos instruções da Pepper Potts ou do Jarvis, para novas missões e objectivos, e teremos que aguardar alguns segundos para que o fato repare os danos sofridos. Estes tempos de espera e a possibilidade de construir mais fatos para usar enquanto temos outros a ser reparados, é inspirado no modelo freemium do Real Racing 3.

Não há dúvida que os fãs deste super herói, vão adorar navegar por toda a colecção de fatos do Iron Man, e tentar coleccionar o máximo de créditos Stark que conseguirem durante o jogo, para poderem construir estes fatos mais potentes, que serão com certeza uma mais valia nos níveis mais difíceis.

O jogo acaba por ser algo repetitivo, apesar de irmos mudando de cenário, e os objectivos irem variando (trazendo consigo novos inimigos), mas ficamos com a sensação que só estamos a jogar para conseguir ver os novos fatos em acção (os quais podemos ir melhorando lentamente com mais XP e créditos Stark, ou então passando isto tudo à frente investindo em compras in-app na loja integrada).

Vejam aqui em baixo a trailer do jogo, que é um deslumbre a nível visual, e aproveitem para o instalar num iPhone ou iPad, que se trata de um jogo universal gratuito.





Iron Man 3 - O Jogo Oficial na App Store (Brasil)

Iron Man 3 - O Jogo Oficial na App Store (Portugal)


Tamanho: 644 MB

domingo, 28 de abril de 2013

FilterMania 2

Com o boom das redes sociais, partilhar fotos online passou a ser um acto tão natural como respirar, e com um smartphone como o iPhone este processo passou a ser algo que se faz rapidamente e com grande prazer, especialmente quando se obtêm resultados tão interessantes como aqueles que conseguimos com esta FilterMania 2 da Dropico, uma app carregada de filtros e efeitos deslumbrantes, e que está neste momento gratuita na App Store.



Como é habitual neste tipo de apps, podemos tirar uma foto directamente na câmara integrada da app, ou então importar uma qualquer foto do rolo da câmara. Depois de enquadrada a foto à medida, podemos começar a escolher por entre os mais de 750 filtros disponíveis, que podem ser sobrepostos livremente, permitindo obter milhares de resultados diferentes (desde filtros clássicos de fotografia, a filtros com imagens de terror, chuva, nevoeiro, tempestades, efeitos sci-fi, retro, etc, etc).



Para além dos filtros que temos disponíveis logo à partida com a app (acessíveis numa barra em baixo, deslizando com o dedo para cima), temos acesso a uma loja de filtros gratuitos, onde podemos navegar por dezenas de categorias diferentes, e posteriormente carregá-los para a app e ficarem assim acessíveis para aplicar às nossas fotos.

Existe também uma barra do lado direito, onde temos acesso a um histórico que nos permite navegar por todas as versões editadas da nossa foto, podendo assim andar para trás nas alterações já efectuadas (existe também um UNDO, bastando deslizar com dois dedos no ecrã para a esquerda ou para a direita). Nesta mesma barra temos também duas ferramentas que afectam a opacidade do filtro aplicado, assim como a sua luminosidade.

A app é muito interessante, e com tantos efeitos disponíveis, aliados à possibilidade de sobrepô-los, conseguimos obter resultados espectaculares. É pena no entanto, a resolução final das fotos, que é consideravelmente baixa, sendo no entanto bastante aceitável para partilhar online nas redes sociais.


FilterMania 2 na App Store (Brasil)

FilterMania 2 na App Store (Portugal)


Tamanho: 21.5 MB

sábado, 27 de abril de 2013

Anyplay music player

O que seria deste mundo sem música? É bom ver que temos cada vez mais opções para ouvir música no nosso iPhone, e hoje venho-vos falar de mais uma excelente app para ouvir música grátis online. Trata-se da Anyplay music player da Igruly, e nela podem encontrar todas as músicas e bandas que quiserem ouvir (ou quase).


O motor de busca desta app é potente, e à primeira vista parece mesmo perfeito, que ao pesquisarmos por um determinado artista, aparece-nos uma lista bem extensa com todos os seus álbuns. E se para algumas bandas bem conhecidas temos de facto acesso a todas as suas músicas, para outras ficamos a ver a app a saltar de música em música, indicando-nos que não a conseguiu encontrar online, mas regra geral encontramos com facilidade tudo aquilo que queremos ouvir.

O leitor integrado da app tem os controlos do costume, e permite-nos partilhar as músicas com os nossos amigos no Twitter, e até adicioná-las como favoritas no last.fm (site onde pode também ser actualizado o que estamos a ouvir em tempo real, caso façamos o login no last.fm nas definições da Anyplay).



A app permite que se façam pesquisas pelo nome da música ou pelo nome dos artistas ou álbuns, e temos para isto duas secções separadas. Sempre que abrimos um álbum, podemos ver todas as músicas que o compõem, e é possível abri-lo directamente no iTunes para que possa ser adquirido por inteiro, ou apenas uma qualquer música em particular.

Seleccionando uma música, esta começa a tocar de imediato (é necessária uma ligação constante à internet), e se deixarmos o leitor continuar o seu trabalho, este correrá todas as músicas que estiverem na lista do álbum. Se por acaso estivermos a tocar uma música directamente de uma pesquisa, o leitor continuará a tocar todas as músicas que estiverem nessa lista que resultou do nome pesquisado previamente.


Para ouvir um álbum inteiro, ou uma música qualquer no momento, esta app é perfeita assim como está, mas os utilizadores mais avançados que queiram criar playlists, terão de abrir os cordões à bolsa e aderir à versão Anyplay+. Isto poder ser feito directamente na app através de uma compra in-app (extremamente barata), e que nos permite a partir daí criar listas ilimitadas de músicas, e até criar listas inteligentes que se preenchem com músicas do mesmo género daquela que estamos a ouvir no momento (uma espécie de rádio adaptada ao nosso gosto).

As músicas que ouvimos estão espalhadas por toda a internet, e como tal podem estar ou não disponíveis no momento em que a app tenta aceder às mesmas. Por esta razão e por questões de direitos de autor, a app não permite que as músicas fiquem disponíveis offline no interior da app, por isso é sempre necessária uma ligação à internet, porque no fundo o que temos aqui é um leitor de música com um motor de busca muito bom.

Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação da app, e experimentem-na à vontade, que se encontra gratuita na App Store.



Actualização: Como era de prever, a app foi retirada da App Store. A solução é voltar a procurar músicas no YouTube com a fantástica Tunecast, ou a Plaay - Escute Músicas de Graça.







Anyplay music player na App Store (Brasil)

Anyplay music player na App Store (Portugal)


Tamanho: 4.5 MB

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Infestor

Gosto bastante do trabalho da Ravenous Games relativamente aos jogos de plataformas que têm trazido para o iPhone e iPad. Ainda há pouco tempo vos falei do League of Evil 2 e do Random Heroes, e agora têm a oportunidade de experimentar outro excelente título, Infestor, também da Ravenous Games, um jogo de plataformas com um aspecto pixelizado retro que nos traz um twist bem interessante.


O conceito deste jogo quase que faz lembrar o excelente Babylonian Twins, pois também aqui teremos de escolher muito bem qual o personagem a usar para passar alguns obstáculos e as situações mais complicadas de cada nível.

Aqui controlamos um pequeno monstro, o Infestor, e o nosso objectivo é chegar à entrada do tubo, que será a nossa saída para passar ao próximo nível. Como estamos um pouco limitados físicamente, teremos que invadir o corpo de vários humanos que encontramos pelo caminho, possibilitando-nos fazer coisas que não conseguiríamos de outra forma.


A partir do momento que invadimos um corpo, podemos controlá-lo, e assim aproveitar as características específicas de cada humano em particular. Por exemplo, alguns conseguem saltar bem mais alto, outros conseguem empurrar caixotes, e alguns soldados estão armados, o que será muito útil para eliminar outros soldados e até robots (os quais não podemos controlar).

Para controlar este Infestor temos dois botões direccionais do lado esquerdo do ecrã, e do lado direito um botão para saltar, e outro para invadir o corpo dos humanos (e também para nos libertarmos do corpo). Sempre que invadimos o corpo de um soldado, aparece um botão extra, que nos permite disparar a sua arma.


Nenhum jogo de plataformas estaria completo se não houvessem os perigos do costume, como armadilhas que devemos evitar a todo o custo, armas que disparam raios laser, e uma série de obstáculos que nos vão pôr a puxar pela cabeça.

A partir da primeira dezena de níveis teremos que começar a pensar muito bem quais corpos invadir primeiro, de forma a conseguir resolver o puzzle da melhor forma. Mas não temam que não é nada muito complicado, e podemos sempre pensar "fora da caixa", literalmente devo dizer, que ao largarmos o corpo de um humano este explode de forma espectacular, fazendo-nos saltar bem alto no ar (manobra bem útil e até essencial para terminar alguns níveis).

Os gráficos pixelizados têm muita piada, e a ideia de invadir o corpo dos humanos está muito bem conseguida, mas o que faz toda a diferença nestes jogos da Ravenous Games são os controlos fantásticos, que tornam esta experiência num verdadeiro prazer. Vejam a trailer do jogo aqui em baixo, e instalem-no já num iPhone ou iPad, enquanto se encontra gratuito na App Store.





Infestor na App Store (Brasil)

Infestor na App Store (Portugal)


Tamanho: 8.3 MB

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mega Promoção Jogos da Pangea Software

A Pangea Software voltou ao ataque e acabou de colocar gratuito na App Store o seu catálogo de jogos inteiro. Temos aqui alguns jogos bem famosos que se tornaram num clássico na altura em que saíram para o iPhone, como é o caso do fantástico Enigmo 2, por exemplo. Não se demorem muito a passar pela App Store que a promoção poderá acabar a qualquer momento, e têm aqui alguns jogos fantásticos, desde quebra-cabeças a jogos de corridas pré-históricas, ao estilo do bem conhecido Mario Kart da Nintendo.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

ReachFast Contacts

Dentro da temática das apps que devemos ter na barra de início rápido do iPhone (como é o caso da Launch Center Pro, por exemplo), temos agora esta ReachFast Contacts da Sign.al, uma app que pode muito bem vir a substituir a app de contactos do iPhone, pela sua simplicidade, elegância e rapidez.


De facto, esta app é extremamente rápida, e irei experimentar tê-la durante uns tempos no mesmo lugar da app do telefone (na barra de início rápido), que poucas vezes abro, e cuja funcionalidade está aqui replicada naquilo que é mais importante.

Mal abrimos a app temos logo acesso à lista de contactos, na qual podemos navegar facilmente com o dedo, ou então saltar directamente para uma letra na coluna de acesso rápido do lado direito. Em cima temos o campo de pesquisa por texto, que nos mostra logo os contactos mais frequentes, à medida que vamos introduzindo o nome a procurar.

Deslizando com o dedo para a esquerda sobre um contacto, é possível editá-lo ou apagá-lo, e até adicioná-lo aos nossos contactos favoritos, que passarão assim a fazer parte da lista de contactos logo em cima no início, para um acesso mais rápido (junto com os contactos das pessoas com quem falamos recentemente).


Mas falando em rapidez, tocando no número que aparece associado ao contacto na lista, é realizada de imediato uma chamada telefónica, e se em vez de um toque deslizarmos com o dedo para a direita, abre-se um ecrã para enviar uma mensagem para esse contacto (ou email).

Nas opções da app podemos activar uma confirmação para quando tocamos num número para realizar uma chamada (e assim evitar acidentes), e podemos também activar as imagens dos contactos (que é obrigatório a meu ver), activar a visualização dos emails, assim como activar o som e vibração para vários tipos de acções.

Adicionar contactos também é extremamente fácil, bastando tocar no botão "+" que está bem visível na barra de cima da app, e começar a introduzir o número (ou email) que pretendemos adicionar. Mal começamos a escrever o número é-nos indicado se este já está repetido num outro contacto da lista, ou então se o queremos adicionar a um contacto já existente. Para saltar entre os vários campos (nome, telefone, mail), basta  deslizar com o dedo para a esquerda e direita sobre o teclado, não sendo necessário seleccionar individualmente campo a campo.

Outra funcionalidade que pode ser bem útil para algumas pessoas, é a possibilidade de se alternar entre a lista de contactos normal, e a lista de contactos por ordem cronológica de quando foram adicionados, onde se pode identificar facilmente qualquer contacto que tenha sido criado recentemente (só precisamos de tocar na opção "Contacts" na barra de cima ao centro para o fazer).

Esta belíssima app está neste momento gratuita na App Store, por isso recomendo vivamente que a experimentem. Se têm o hábito de contactar várias pessoas por dia e querem aumentar a vossa produtividade, experimentem colocá-la na barra de início rápido do iPhone para ver se conseguem melhorias a nível de rapidez.


ReachFast Contacts na App Store (Brasil)

ReachFast Contacts na App Store (Portugal)


Tamanho: 2.2 MB

terça-feira, 23 de abril de 2013

League of Evil 2

Está para sair esta semana a sequela do jogo Random Heroes, e para festejar, a Ravenous Games colocou  temporariamente gratuito na App Store este League of Evil 2, um excelente jogo de plataformas com uns controlos e gráficos de fazer inveja a qualquer outro jogo do género.


Qual Super Mario qual quê, nesta sequela do League of Evil original, a vingança é a palavra de ordem, e agora com gráficos renovados (ao contrário dos gráficos 8 bit pixelizados do primeiro jogo), temos de voltar a eliminar todos os cientistas que encontrarmos, assim como todos os mercenários que foram destacados para os proteger.

É raro ver um jogo de plataformas com uns controlos tão bons como este aqui, e isso faz toda a diferença. Temos dois botões do lado esquerdo para mover o nosso herói para a esquerda e para a direita, e os dois botões A e B do lado direito do ecrã servem para atacar e saltar, respectivamente.

Com um segundo toque no botão B quando estamos já no ar, podemos dar um duplo salto, permitindo-nos chegar a locais ainda mais altos. Mas subir não é uma tarefa difícil, porque o nosso herói agarra-se facilmente às paredes, e basta accionar o botão de saltar para ir trepando por elas acima.


O objectivo do jogo é chegar o mais rápido possível até ao cientista e eliminá-lo de imediato. Conseguimos obter as 3 estrelas se o fizermos dentro do tempo limite, mas temos ainda como missão alternativa, encontrar e recolher todas as pastas com documentos secretos que conseguirmos.

A coisa começa a complicar lá mais para a frente quando de simples mercenários armados com metralhadoras, passamos a ter como inimigos, soldados armados com mísseis teleguiados, ninjas super rápidos, e todo o tipo de armadilhas e perigos, que não vão facilitar em nada a nossa vida.

Temos aqui mais de 100 níveis para vencer, atravessando 5 áreas bem diferentes, onde teremos também de enfrentar alguns chefes bem potentes no final de cada uma destas zonas. O jogo é universal, compatível com iPhone e iPad (é possível jogar usando o controlador de jogos iCade), e está neste momento grátis na App Store.





League of Evil 2 na App Store (Brasil)

League of Evil 2 na App Store (Portugal)


Tamanho: 92.7 MB

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sunny Hillride

Há de todos os tipos e feitios, ora é um pinguim a deslizar na neve, ou é um pássaro a surfar com a sua pança nas montanhas e nas ondas do mar. Mas eu acabei de encontrar o meu favorito, e é este Sunny Hillride da Headup Games, um divertido jogo onde temos de partir de férias com a família, e levá-la até ao destino final em segurança.


Tem havido uma constante aposta por parte dos criadores de jogos, numa mecânica de controlos cada vez mais simples para que seja fácil de jogar num telemóvel com ecrã táctil. E é o caso neste Sunny Hillride, pois para controlar o nosso carro apenas temos de tocar no ecrã quando este está a descer alguma montanha, para dar gás, e tocar no carro quando está no ar para que execute todo o tipo de malabarismos.


Pelo caminho temos de apanhar os garrafões de combustível e todas as moedas que encontrarmos (porque uma família precisa de dinheiro quando vai de férias), tentar fazer malabarismos para ganhar pontos e transformar o nosso carro em todo o tipo de viaturas loucas (uma carrinha pão de forma, um carro roadster, etc), e evitar ao máximo deixar cair a bagagem que levamos no tejadilho.

Como bónus, há que tentar dar gás no momento certo para apanhar as descidas das montanhas, e assim ganhar velocidade suficiente para pôr a família aos berros dentro do carro, como se estivessemos numa verdadeira montanha russa.

Ao longo do jogo, tanto no modo de história como no modo de jogo infinito, vão aparecendo situações caricatas, como por exemplo filas de trânsito, as quais devemos evitar a todo custo, porque é certo e sabido, se ficamos no trânsito, acaba-se a gota, e não há férias para ninguém! ;)

Este é um jogo universal compatível com iPhone e iPad, e está neste momento gratuito na App Store. Vejam o seguinte vídeo que mostra o jogo em acção, e começem a estalar esses dedos, que a banda sonora Jazz é do melhor.






Sunny Hillride na App Store (Brasil)

Sunny Hillride na App Store (Portugal)


Tamanho: 40.3 MB

sábado, 20 de abril de 2013

The Wherever Workout

A evolução é muito bonita, mas a partir do momento em que deixamos de correr o dia todo a fugir de leões e mamutes, e passamos o dia todo sentados em frente a um computador, alguma consequência teria de vir ao de cima. Ombros, costas, pescoço, e a nossa saúde em geral, pioram a olhos vistos com o nosso modo de vida sedentário, e é aqui que se torna bastante útil ter uma app como esta The Wherever Workout da S4, como companhia no nosso dia a dia no trabalho, e não só.


Esta app é para ser usada em qualquer lugar, seja no trabalho, em viagem, em casa, etc. Nela temos uma série de exercícios rápidos para fazer, que vão quebrar a rotina sedentária do dia a dia, e pôr os nossos músculos em acção.

Dependendo do local onde estivermos, escolhemos a categoria de exercícios mais adequada, e podemos seleccionar qualquer uma das séries disponíveis, de acordo com a nossa disponibilidade e o tempo que podemos despender.


Quando seleccionamos uma destas séries, começa de imediato a contar o tempo, e uma voz avisa-nos para nos prepararmos. Se quisermos podemos parar o contador e ver em baixo a lista de exercícios que nos vão ser pedidos, onde se pode ler com detalhe como executar cada um deles.

Se deixarmos continuar o tempo, um aviso sonoro dá-nos a indicação para começar o exercício apresentado no ecrã. E assim sucessivamente, uma voz vai-nos dizendo para relaxar entre exercícios, e volta de novo a dizer-nos para iniciar um novo exercício.

Mesmo para quem costuma fazer exercício com frequência, estar parado o dia todo no trabalho é terrível para a saúde, e contraria os efeitos benéficos de todo o exercício que se pratica nas horas livres.

É por isso que esta app pode ser bem útil, especialmente se tivermos um aviso para a executar de hora a hora, ou menos tempo até, que a maioria dos exercícios para se praticar no trabalho têm poucos minutos de duração, e podem ser praticados sentados na cadeira em frente à secretária, o que às vezes é a única solução que temos disponível.

Trata-se de uma app gratuita, com exercícios adaptados a várias situações que podemos encontrar no dia a dia, seja em trabalho ou em viagem, e que poderá fazer maravilhas pela nossa saúde. Por isso é aproveitar e instalá-la já no iPhone, e vamos lá mexer, que o corpinho agradece.



The Wherever Workout na App Store (Brasil)

The Wherever Workout na App Store (Portugal)


Tamanho: 15.2 MB