quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Sports Car Challenge 2

Este é para quem gosta de corridas, mas especialmente de carros, em particular aqueles bem caros e de alta cilindrada. Estou a falar de Sports Car Challenge 2 da Volkswagen (China) Investment, um belíssimo jogo de corridas que temos gratuito na App Store.


Que não haja dúvidas, para fazer corridas a sério contra outros carros e outros jogadores online temos jogos como os espectaculares Real Racing 3 ou Asphalt 8: Airborne, que este Sports Car Challenge 2 é mais para os apreciadores das belas máquinas de 4 rodas visualizarem ao pormenor os carros, e fazer uns test drives para ver o seu comportamento.

Ok, podemos fazer bem mais do que isto, pois temos disponíveis 3 modos de jogo e 5 pistas bem interessantes com condições diferentes umas das outras (asfalto, noite, neve, cidade, etc). Temos um modo de corrida simples, onde a cada volta teremos que fazer um melhor tempo que o nosso próprio carro fantasma que corre na pista, um modo onde temos de nos desviar dos obstáculos, e um modo onde temos de meter as mudanças manualmente e tentar travar o carro a tempo no interior de uma pequena área no fundo da pista.


Temos dois tipos de controlo da viatura, um que usa o acelerómetro (o meu preferido) para dirigir o carro, e outro que nos permite controlar o carro tocando nos cantos do ecrã. A aceleração é automática e basta tocar no ecrã para travar, ou fazer marcha atrás.

Os carros têm 3 níveis de travagem automática, um para novatos que começa a travar antes das curvas, um médio que trava em cima das curvas, e um para experientes que nos deixa o trabalho da travagem todo por nossa conta.

Quando estamos a correr temos 3 ângulos de câmara disponíveis, a clássica visão que nos mostra o carro visto de cima, outra visão que nos mostra a frente do carro, e uma muito interessante visão do interior do carro onde podemos ver o volante em movimento, assim como os indicadores de rotações e velocidade a actuarem em tempo real.


Quando não estamos a correr, podemos visualizar todos os carros que temos na garagem de 6 grandes marcas conhecidas, Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, e Volkswagen, onde é possível visualizar o seu exterior e interior, alterar a cor, mudar jantes, etc. Carros como o Audi TTS Coupé, o Bentley Continental GT V8, o Bugatti Veyron Vitesse, o Lamborghini Gallardo, o Porsche 911 Carrera S, ou o Volkswagen Scirocco R, etc, perfazendo 14 super carros na totalidade.

Para um jogo gratuito estamos mesmo muto bem servidos, que os carros são rapidíssimos quando estão na pista, o motor gráfico é impecável, e para além daquele feeling de estarmos perante uma demonstração de carros potentes, temos de facto em mãos um jogo que até entretém qualquer fã destas belas máquinas de 4 rodas.


Sports Car Challenge 2 na App Store (Brasil)

Sports Car Challenge 2 na App Store (Portugal)

Tamanho: 373 MB



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Escape from Doom

Imaginem-se na pele do Indiana Jones, e que acabaram de perturbar o túmulo de uma múmia poderosíssima enquanto procuravam por um tesouro. E o que é que o famoso Indiana Jones faz nestas ocasiões? Correr, que é o que vocês terão de fazer neste Escape from Doom da Trigger Happy LLC, que mistura o género endless runner com first person shooter, de uma forma bem agradável.


Primeiro, há que pôr os headphones e levantar bem o volume, que este jogo é bom para apanhar uns sustos. Não tanto como o aterrorizante Into The Dead, mas anda lá bem perto, como vão perceber daqui a nada quando começarem a correr pela vossa vida.

Dentro do género "endless runner", este jogo está mais apelativo, pois permite-nos fazer algo mais do que nos desviarmos do perigo, ou seja, podemos disparar sobre as múmias e demais mortos vivos para abrir caminho.


É possível optar por outro tipo de controlo, mas o que vem activado por defeito é o ideal. Tocar em cada lado do ecrã para mover o nosso personagem ora para a direita ora para a esquerda, e sempre que tivermos uma arma na mão, basta tocar no centro do ecrã para que o nosso herói use a sua arma sobre os monstros.

Para além de evitar os mortos vivos e demais obstáculos, há que tentar apanhar o maior número de esmeraldas que conseguirmos (estão nuns pequenos jarros), e também chaves, que podemos usar para abrir as arcas que nos aparecem à frente, e assim apanhar todo o tipo de armas, munições e outras ajudas.


À medida que vamos cumprindo os objectivos (correr x metros, matar x múmias, etc, etc), vamos subindo de nível, e desbloqueando ao mesmo tempo novas armas e ajudas. Munição extra, correr mais rápido, óculos para nos permitir ver melhor quando estamos no meio de uma tempestade de areia, entre outros.

O jogo foi optimizado para os iPhones mais potentes (iPhone 5, 5C, 5S), mas em breve estará no ponto também para o iPhone 4S, e outros (esperemos). Jogos de correr sem parar assim como este são uma delícia, e a mistura com First Person Shooter só o torna ainda mais apelativo. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e instalem-no já hoje num iPhone ou iPad, que se trata de uma app universal que vem bem a tempo do Halloween.


Escape from Doom na App Store (Portugal)

Escape from Doom na App Store (US)

Tamanho: 55.3 MB



Zombie Booth: A Máquina do Terror

O Halloween está aí à porta e para entrar no espírito há que brincar um pouco com apps como esta Zombie Booth: A Máquina do Terror da Lisbon Labs, onde nos podemos transformar a nós e aos nossos amigos em autênticos zombies.


Já tinha falado aqui antes de uma app para brincar com as caras dos nossos amigos, a FACEinHOLE: The Amazing Photo Booth, também da Lisbon Labs, mas agora para o Halloween, nada melhor que uma verdadeira Zombie Booth para assustar e divertir todo o mundo.

A app é extremamente simples, e também eficaz, pois basta carregar uma foto de rosto (foto frontal), ou tirar uma com a câmara interna da app (um rosto bem alinhado a olhar directamente para o iPhone é o ideal), e depois é só alinhar uma máscara com os dedos, que servirá de guia para ser aplicada a transformação sobre o rosto.



Temos 6 zombies diferentes para escolher, e podemos rodar por todos eles bastando tocar no botão "Change Effect" as vezes que quisermos. Recomendo que tirem antes as fotos dos rostos com a câmara do iPhone, para depois poderem experimentar à vontade diferentes alinhamentos da máscara, para se adaptar melhor ao zombie escolhido (a app não permite voltar atrás infelizmente).

Fazer caretas, abrir ou fechar a boca, ou mesmo mudar a sua posição (como nas fotos aqui em cima), pode fazer maravilhas para se adaptar melhor o rosto a alguns dos zombies. A app custa pouco mais que um café, e vai divertir com certeza os vossos amigos este Halloween.


Zombie Booth: A Máquina do Terror na App Store (Brasil)

Zombie Booth: The Horror Machine na App Store (Portugal)

Tamanho: 33 MB

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Atlas by Collins

Libertem um pouco de espaço no vosso iPhone que hoje temos grátis na App Store um magnífico Atlas carregado de mapas para explorar. Estou a falar da app Atlas by Collins da HarperCollins Publishers Lda., e é um download obrigatório para qualquer jovem estudante.


Este Atlas tem um download inicial de 651 MB, que traz consigo de raíz 3 mapas diferentes, um mapa físico, um mapa político, e um mapa com a vista de satélite sobre o planeta. Mas é possível descarregar outros mapas para o iPhone, tornando este Atlas num dos mais completos que temos disponível para iOS.

População, Economia, Energia, Comunicações, Meio Ambiente, Desenvolvimento, e ainda 2 novos mapas acabadinhos de chegar, UNESCO - Memória do Mundo e UNESCO - Património Mundial, que podem ser descarregados de forma gratuita para o Atlas.



O globo pode ser rodado livremente usando um dedo, e fazer zoom com dois dedos é aquilo a que já estamos habituados num iPhone. Os mapas vêm carregados de informação específica a cada um dos temas, mas o mapa clássico traz a informação básica sobre todos os países do planeta, e ainda a informação sobre 200 mil cidades e pontos de interesse do mundo (mapa e informações não necessitam de ligação constante à internet).

Se por acaso fizermos zoom até uma distância bem próxima da terra, o mapa saltará para os mapas da Apple, e aí sim, será necessária uma ligação à internet. Sempre que paramos sobre um determinado local no planeta, começará a ser descarregada informação sobre os pontos de interesse que aí se encontram (o que se traduz por algum lag na navegação do globo).

São 11 mapas que temos aqui ao todo, e alguns deles devem ser adquiridos através de uma compra in-app a um preço bem baixo. Esta é uma app de referência extremamente útil para qualquer estudante, que será com certeza uma grande ajuda para as aulas de Geografia. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação da app, e aproveitem para a instalar hoje enquanto está grátis na App Store.


Atlas by Collins na App Store (Brasil)

Atlas by Collins na App Store (Portugal)

Tamanho: 651 MB




segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pocket Trains

Há um grande problema em começar a jogar um jogo da NimbleBit, pois são quase sempre extremamente viciantes, como foi o caso de Tiny Tower ou Pocket Planes, e ainda mais agora com este Pocket Trains, um magnífico e aliciante simulador gratuito, onde temos de criar e gerir os destinos de dezenas de comboios.


O jogo já saíu há uns dias, e eu tentei evitar, mas caio sempre no mesmo erro de instalar estes jogos da NimbleBit, e depois é o que se vê, sempre a pegar no iPhone para ver se os meus comboios já chegaram ao destino, ou se já posso criar uma linha para uma nova cidade, ou mesmo até se já tenho dinheiro suficiente para comprar um comboio maior e mais potente.

E é mais ou menos isto, ora estamos na estação, onde podemos melhorar o nosso comboio, escolher quais as mercadorias que este vai carregar e seleccionar o seu próximo destino, ora estamos em movimento onde podemos ver o comboio a avançar na linha, ou então estamos num menu onde podemos juntar partes de comboios para criar um novo, ou até aceder à opção de criar uma nova linha para um novo comboio.


Para um jogo de simulação, este Pocket Trains acaba por ser bem simples, o que acaba por ser apelativo para todo o tipo de jogadores. Só pode viajar um único comboio numa determinada linha, mas estes podem partilhar ao mesmo tempo uma mesma cidade, porque as linhas acabam por intersectar com várias cidades em comum. Um comboio pode viajar por várias linhas entre o número de cidades que quisermos, mas à medida que vamos tendo mais comboios podemos atribuir alguns troços das linhas existentes às novas máquinas, para uma melhor gestão e eficiência do sistema.

Quando acedemos ao mapa na estação, podemos escolher as mercadorias que nos interessa transportar para a cidade de destino, e regra geral, se tiver mais moedas, é porque se trata de uma mercadoria mais valiosa (tendo em conta o valor para o número de carruagens que ocupa). Ao pararmos numa estação com um comboio, podemos deixar lá mercadorias em armazém, para que sejam levadas por outro comboio para outro destino qualquer.


A única coisa que acaba por nos limitar é o número de carruagens que leva cada comboio (os primeiros comboios apenas podem levar 8 composições), e o combustível, que acaba por se esgotar, bastando aguardar numa estação para que se restabeleça, ou então usando as notas virtuais para encher o depósito de imediato.

As notas também podem ser usadas para acelerar as viagens, desbloquear mais peças para criar novos comboios, e até para comprar dinheiro em moedas (que é usado para outras coisas). As notas podem ser obtidas através dos transportes de mercadorias, ou em viagens (onde aparecem junto com as moedas, as quais devemos agarrar tocando com o dedo), ou mesmo através de uma compra in-app (algumas são grátis se visionarmos alguns vídeos de publicidade).


Há uns caixotes especiais que vamos transportando como mercadorias, e quando chegam ao seu destino podem ser abertos, revelando no seu interior partes que podem dar origem a um novo comboio (o que nos vai custar dinheiro em moedas). Para cada um destes novos comboios, podemos escolher construir um novo motor (um novo comboio), ou uma carruagem de combustível para agregar a um comboio já existente (o que nos permite viajar mais horas sem ter de aguardar que o depósito volte a ter combustível suficiente).

No mapa podemos tocar nas linhas não usadas, para ter acesso a novos destinos, novas cidades. E à medida que o jogo vai avançando, acabamos por conseguir dinheiro suficiente para adquirir licenças para operar fora da Europa, passando a ter acesso ao mercado da Ásia, América, etc, etc.


Os gráficos são aqueles a que já fomos sendo habituados pela NimbleBits nos seus outros jogos de gestão de tempo, com o seu aspecto retro 8-bit, com os simpáticos bonequinhos a passearem-se pelas estações e nas carruagens temáticas, e com umas belas animações dos comboios em movimento através das paisagens do planeta.

Este jogo é gratuito (com compras in-app, que não são de todo necessárias), e é completamente viciante, por isso ficam já avisados. Dos jogos freemium que já joguei, sinto que este é dos que menos apela às compras in-app, e bem pelo contrário, nos consegue manter agarrados a estes comboios e linhas durante horas seguidas, sempre a tentar aumentar o nosso grande Império ferroviário.


Pocket Trains na App Store (Brasil)

Pocket Trains na App Store (Portugal)

Tamanho: 47.9 MB


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Earth 101

Explorar o planeta no iPhone pode ser bem divertido, se o fizerem com esta Earth 101 da 3Planesoft, onde podemos navegar pela terra, e descobrir as 250 maravilhas do mundo, que aparecem sobrepostas em 3D sobre a sua superfície.


Para navegar neste globo 3D carregado com mais de 1100 pontos de interesse geográfico, apenas temos de deslizar com o dedo sobre ele, e se tocarmos em qualquer ponto do mapa, podemos ver uma descrição sobre um determinado país que seleccionamos, ou mesmo a descrição da cidade ou até de qualquer uma das maravilhas do mundo.

Estas maravilhas do mundo que aparecem sobrepostas sobre o mapa, são pequenos modelos 3D com grande detalhe, muitos deles animados, como o London Eye por exemplo, que se pode ver a rodar sobre Londres.


Com um duplo toque sobre o mundo, alternamos entre dois tipos de mapa, o mapa geográfico ou o mapa político (onde se vêem claramente todas as fronteiras dos países). Também temos um modo de meteorologia, onde se pode ver o estado do tempo de todos os países, bastando activar essa opção nas configurações da app (é necessária uma ligação à internet).

A app tem ainda um modo de pesquisa, onde podemos encontrar desde cidades a países, e mesmo até para encontrar rapidamente uma qualquer maravilha do mundo pesquisando pelo seu nome. Para todos os locais que activarmos com um toque, podemos visualizar uma pequena descrição sobre esse local, e se voltarmos a tocar no texto é-nos dada ainda mais informação (vai buscar ao Wikipedia, caso haja ligação à internet).


Passando pelas configurações da app, é possível activar o modo de demonstração (também pode ser activado com um toque triplo sobre o ecrã), que nos põe o planeta a rodar sozinho na nossa frente, acompanhado de uma banda sonora bem relaxante.

Este mundo em 3D é uma delícia para as crianças, mas duvido que haja um adulto que não aprecie esta forma magnífica de navegar pelo planeta e pelas maravilhas do mundo com as suas animações simpáticas (temos até presentes barcos nos oceanos ou aviões a cruzar os céus em tempo real).

Aproveitem para instalar já hoje esta magnífica app enquanto está grátis na App Store.


Earth 101 na App Store (Brasil)

Earth 101 na App Store (Portugal)

Tamanho: 59.3 MB

Jogos em promoção da Playrix

A Playrix tem uma colecção invejável de jogos disponível na App Store, e a verdade é esta, são todos de grande qualidade, e entretêm milhões de jogadores todos os dias nos seus iPhones. Hoje temos a oportunidade de instalar 4 grandes títulos de forma gratuita no nosso iPhone, dois do género match-3 com alguns puzzles à mistura, e dois daqueles onde temos de encontrar objectos no ecrã, para além da componente de puzzle e mistério. É de destacar especialmente o 4 Elements II (Premium), que é uma delícia de jogo, por isso não percam esta grande oportunidade!


4 Elements (Premium)





4 Elements II (Premium)





Gardenscapes (Premium)





Fishdom H2O: Hidden Odyssey (Premium)





Para quem tiver um iPad, os jogos Fishdom: Spooky Splash HD (Premium), e The Rise of Atlantis HD (Premium), também estão neste momento grátis na App Store.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Figure

Pode parecer que é uma app criada a pensar em DJ's profissionais, mas a verdade é que esta Figure que nos chega pelas mãos da Propellerhead Software, criadores do famoso Reason, é uma óptima ferramenta para amadores e profissionais criarem música em poucos minutos em qualquer lugar.


O interface é mesmo muito simples, parecendo até que é quase um brinquedo para crianças, mas na verdade temos à nossa frente uma potente ferramenta para fazer música em poucos segundos, sem ser necessário saber alguma coisa sobre o tema.

No primeiro ecrã podemos gravar o pattern que vai servir de base à nossa música, tendo à escolha 3 instrumentos diferentes, uma bateria (4 instrumentos: bombo, tarola, pratos, e um chocalho), um baixo, e um sintetizador, onde basta tocar com o dedo em baixo para que se ouça o seu som (podemos rodar o iPhone na horizontal para ter acesso a este "teclado" em ecrã inteiro).

Todos os 3 instrumentos têm vários sons que podem ser alternados deslizando sobre o seu nome para os lados, e é possível alterar a frequência do seu ritmo, a amplitude, e ainda aplicar efeitos de pitch, distorção, delay, etc.


No ecrã "SONG" podemos escolher a velocidade da música, qual o acorde base sobre o qual queremos trabalhar, e até introduzir alguma variedade no som obtido activando a opção "shuffle". É também aqui que definimos o número de barras que queremos usar no nosso pattern, permitindo ter uma melodia mais complexa se optarmos por mais barras.

No misturador podemos gravar uma música com maior duração, deixando o pattern em loop, e ir alterando parâmetros como o volume de instrumentos individuais. Durante este processo de gravação podemos ainda alterar vários outros efeitos dos instrumentos na secção de "tweak", e tocar em tempo real sobre os instrumentos na secção "pattern", para se ir moldando a música à nossa medida, para chegar a um grande resultado final.

É possível gravar quantas músicas quisermos e partilhá-las no Facebook, Twitter e Soundcloud. Na secção "system" podemos carregar qualquer uma das músicas que tenhamos guardadas, e ainda aceder directamente à página da Propellerheads no Soundcloud, onde podemos ouvir músicas criadas na Figure, para servir de inspiração, e até carregar músicas directamente para a app, que podem servir para nos dar algumas dicas.

Fazer música nunca foi tão fácil como com esta Figure, onde qualquer coisa que se faça, parece sempre ficar bem, e no ritmo certo. Seja para músicos profissionais, ou alguém a dar os primeiros passos no mundo da música, esta app é mesmo muito divertida, e está neste momento grátis na App Store.


Figure na App Store (Brasil)

Figure na App Store (Portugal)

Tamanho: 21 MB



DEAD TRIGGER 2

O jogo DEAD TRIGGER teve grande sucesso quando foi lançado em 2012, e agora a MADFINGER Games subiu ainda mais o nível e a fasquia com a sequela, DEAD TRIGGER 2, um First Person Shooter 3D gratuito com uns gráficos espectaculares, passado num mundo infestado por zombies, no qual os jogadores são os últimos sobreviventes que fazem parte da resistência.


Os screenshots parecem pinturas feitas para promover o jogo, mas são de facto cenas do jogo em tempo real. Os gráficos do primeiro jogo eram magníficos, mas este DEAD TRIGGER 2 está ainda melhor, com efeitos de luz espectaculares, reflexos incríveis na água, céus animados, água a deslizar pela nossa face, sombras, fumo, etc, etc.

Como um dos últimos sobreviventes não contaminados, teremos de procurar outros como nós, e formar a resistência. Ao acompanhar a história vamos encontrar uma médica, e logo de seguida um especialista em armas (e ainda um cientista e um contrabandista), com os quais nos vamos juntar para construir um laboratório escondido, onde poderemos fabricar medicamentos, criar novas armas e munições, etc.


O história do jogo vai seguindo sempre orientada por objectivos, como por exemplo arranjar uma barreira de protecção para impedir que os zombies passem, encontrar uma caixa de ferramentas para o especialista em armamento, salvar uma pessoa, etc, etc.

Estas missões dão-nos dinheiro, que pode ser usado para obter novas armas, medicamentos, e todo o tipo de coisas loucas que vão saíndo do laboratório, como galinhas assassinas, por exemplo! :D

Todas as coisas que comprarmos demoram tempo a ser construídas, e como tal há que aguardar alguns segundos, minutos, e até horas (depende da complexidade do item comprado), ou então usar ouro para acelerar o processo (é possível comprar ouro através de compras in-app, para aqueles mais impacientes).


Os controlos deste First Person Shooter são qualquer coisa de espectacular, se no primeiro DEAD TRIGGER eram extremamente fiáveis, então agora são mesmo uma delícia. Polegar do lado esquerdo para nos movimentarmos, e polegar do lado direito para olharmos em volta e apontarmos a arma aos zombies (é também possível optar por um joystick virtual, ou mesmo até usar um controlador compatível com o iOS7, que não devem tardar a aparecer à venda).

Seja uma chave inglesa, pistola, ou metralhadora, mal nos encontremos perto dos zombies, basta apontar a mira para a cabeça ou qualquer outra parte do corpo, que o disparo é automático. Tiros para a cabeça acabam por poupar balas, como é óbvio, que um headshot será sempre um headshot!


Podemos recolher dinheiro e munição dos corpos dos zombies que vamos matando, e podemos recolher munições de caixotes espalhados pela cidade (basta apontar a mira da arma quando estamos próximos de um caixote para recarregar). Também é possível ganhar dinheiro extra matando porcos dourados, e até interagindo com o cenário, cumprindo objectivos secundários, como por exemplo arranjar barricadas.

O jogo conta ainda com zombies gigantes, autênticos monstros aterradores (boss final?), que poderão ser deitados abaixo com armas mais potentes que vamos encontrando no terreno. Trata-se de um jogo universal compatível com iPhone e iPad, e é de instalação obrigatória por qualquer fã de FPS's, ou mesmo por todos aqueles que querem ver o que há de melhor a nível gráfico para iPhone.


DEAD TRIGGER 2 na App Store (Brasil)

DEAD TRIGGER 2 na App Store (Portugal)

Tamanho: 321 MB



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bitless

Se o vosso médico vos recomendou uma vida calma e sem stress, então podem passar já para algo mais relaxante como resolver mistérios, porque senão vão ter de andar a verificar o vosso ritmo cardíaco a cada 5 minutos. Digo isto porque para avançar para este Bitless de Nicholas Rapp, é preciso ter um excelente tempo de reacção, e uns nervos de aço.


O aspecto gráfico é 8-bits, o que dá logo para perceber pelo seu nome, Bitless, e a banda sonora é absolutamente stressante, dramática, e que nos envolve por completo no horror que é perder uma, e outra, e mais outra vez.

Neste mundo carregado de plataformas, apenas temos de saltar com o nosso herói, para evitar obstáculos, olhos malignos, e precipícios enormes, isto tudo para chegarmos ao portal no final de cada nível.


O jogo vai-te tornando cada vez mais complexo, com a introdução de paredes, as quais devemos "trepar" saltando de parede em parede, sempre com um timing e precisão impecáveis, com os blocos que se desfazem depois de um toque, e também com a aparição dos olhos que primeiro estão parados a olhar para nós, e mais tarde começam a perseguir-nos, tornando tudo bem mais difícil.

Para dar mais ênfase ao nosso drama, ao nosso insucesso e desgraça, temos para nos acompanhar um olho mestre, nosso inimigo, claramente, que nos está sempre a lembrar de como tudo vai piorar, e que nós vamos falhar. Sempre que perdemos um nível temos de levar com as suas palavras simpáticas, como "DEATH", ou "DELICIOUS", ou "REALLY???", ou um sempre incentivante "LOLZ".

Este Bitless está neste momento grátis na App Store, para iPhone e iPad, e é extremamente apelativo para todos os sádicos que adoram um bom desafio, e que simplesmente não conseguem largar um jogo deste género enquanto não o derem por terminado.

Bitless na App Store (Brasil)

Bitless na App Store (Portugal)

Tamanho: 34.8 MB



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Spores

Quando instalavamos um sistema operativo como o Windows num PC, lembramo-nos que existia sempre jogos como as minas ou o solitário, e agora com o iOS 7 não ficava nada mal o iPhone trazer um ou dois jogos de raíz, quebra cabeças ou jogo de estratégia, como é o caso deste Spores de Julien Ducret, que daria um bom candidato pelo seu aspecto gráfico e simplicidade.


Assim de repente, lembro-me do Dots, como outro candidato ideal para vir instalado com o recente iOS 7.

Mas falando do Spores, temos aqui um jogo de estratégia já bem conhecido dos jogadores em geral, onde temos a nossa base representada com um círculo azul, carregada de forças (que nos é mostrado com um valor numérico), e temos de usar estes "soldados" para capturar as células inimigas.

Para o fazer, basta seleccionar uma das nossas células azuis, e de seguida tocar na célula vermelha inimiga. Podemos ver as nossos tropas a movimentar-se em grande número em direcção à célula inimiga, e se forem em quantidade suficiente, conquistarão a célula para o nosso lado.

O nosso objectivo é conquistar todas as células inimigas, assim como as neutras, que serão a plataforma acessória ideal para conseguir vencer o inimigo. O jogo conta com uns 20 níveis diferentes, os quais podemos repetir para melhorar o nosso tempo de combate, e estará disponível para breve um modo onde serão gerados níveis aleatórios.

O jogo está disponível para iPhone de forma gratuita, e é uma boa distracção para quem aprecia um bom jogo de estratégia, que nos é aqui apresentado na sua forma mais simples (comparando com o Tentacle Wars por exemplo).


Spores na App Store (Brasil)

Spores na App Store (Portugal)

Tamanho: 20.2 MB

sábado, 19 de outubro de 2013

Amigo Pancho

Aqui está um jogo que nasceu no browser, e já foi jogado por milhões de pessoas espalhadas por esse mundo fora. Estou a falar de Amigo Pancho de Yuri Koshechkin, e podem agora jogá-lo no vosso iPhone ou iPad, especialmente se o instalarem hoje enquanto está em promoção gratuito na App Store.


O nosso Amigo Pancho está numa de voar, e para o fazer vai agarrado a dois balões. Como é sabido, balões e cactos não combinam lá muito bem, e como tal teremos que abrir caminho em todos os cenários para que o nosso amigo consiga chegar da parte de baixo do ecrã até ao topo sem rebentar os dois balões (ou pelo menos um deles).


Os perigos vão aumentando à medida que vamos avançando nos níveis, mas cabe-nos a nós manipular todos os objectos e ferramentas que vão surgindo, de maneira a que consigamos proteger os balões de Pancho, e por outro lado eliminar ou bloquear os perigos.

Eliminar areia com o dedo para abrir passagens, activar mísseis para destruir criaturas perigosas ou lutadores armados, manipular plataformas e portas, e até activar ventoínhas, que tanto podem servir para empurrar abelhas para longe do nosso caminho, ou mesmo a nós próprios para nos empurrar na direcção certa.

Temos aqui disponíveis 3 mundos carregados de puzzles para resolver, onde serão apresentadas dezenas de mecânicas diferentes para resolver cada um deles, e estão prometidos mais puzzles para breve. É certo que podem achar alguns destes puzzles fáceis demais, mas mesmo assim são extremamente divertidos, especialmente para as crianças (atenção que o jogo permite comprar acessórios e poderes especiais para o nosso Amigo Pancho através de compras in-app).


Amigo Pancho na App Store (Brasil)

Amigo Pancho na App Store (Portugal)

Tamanho: 44.5 MB