sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ProCam 2 - Câmera e Editor de Fotos

Os fãs da fotografia no iPhone não podem deixar passar esta excelente promoção, que a fantástica ProCam 2 de Samer Azzam, está neste momento gratuita na App Store, uma app que que vai agilizar o processo fotográfico e melhorar bastante as vossas fotografias.


A ProCam original já era muito interessante e uma das minhas preferidas ao nível do interface, mas com a chegada do iOS 7, foi também lançada esta ProCam 2 com um visual todo repensado para o novo sistema operativo, e nós só temos a agradecer.

Neste inovador interface temos disponível com botões grandes do lado esquerdo as opções que têm de estar sempre à mão, bloqueio de foco, exposição, e controlo de brancos, e alternar entre a câmaras frontal e de trás. Do lado direito temos acesso rápido a diversos ajustes da imagem em tempo real (brilho, saturação) e aplicar vários filtros e efeitos, que também podem ser visualizados em tempo real se assim o quisermos (é possível desactivar a live preview para poupar bateria).

Nas opções na barra do lado direito temos também a possibilidade de alternar entre os vários modos de fotografia e vídeo, como o modo de fotografia normal, um modo que não nos deixa tirar fotografias tremidas (com senbilidade ajustável), um modo para tirar fotos a alta velocidade (com a máxima resolução ou VGA), um modo com temporizador, um modo de detecção de caras, um botão gigante (onde tocamos em qualquer lado do ecrã para tirar a foto), um modo de fotos activado pelo microfone, e os modos de câmara de filmar, que conta até com um modo SLO que nos permite filmar em câmara lenta.


Quando estamos a tirar fotos temos a opção de seleccionar independentemente qual a zona a focar e qual a zona que queremos usar para controlo da exposição à luz, bastando para isso tocar no ecrã com dois dedos, e que a meu ver são funcionalidades obrigatórias em qualquer câmara fotográfica para o iPhone.

É ainda possível fixar o controlo de brancos numa determinada cor, e acedendo ao Menu podemos fazer ajustes em tempo real à resolução da imagem que queremos como output (temos a opção de gravar em TIFF), ao aspecto final da foto e à compressão JPG. Estas opções também estão disponíveis no modo de vídeo, e vão mudando conforme o modo de fotografia que estiver activo (foto, vídeo, etc).


As lentes em tempo real disponíveis são as Vignette, White Vignette, Fisheye, Tilt Shift, e Kaleidoscope, e temos grande opção de escolha ao nível de filtros em tempo real, que são 25 no total, desde os clássicos preto e branco, filtros retro, e outros mais modernos, não esquecendo os 7 filtros oficiais que vieram com a nova câmara fotográfica do iOS 7. Estas lentes e filtros só podem ser visualizados em tempo real num iPhone 5, 5S e 5C.

O modo de vídeo permite que se tirem fotos e se active o zoom enquanto estamos a filmar, e tem ainda uma opção para activar ou desactivar a estabilização de imagem em tempo real, assim como a possibilidade de filmar em câmara lenta, e poder alterar rapidamente o frame rate (30 fps / 24 fps / 15 fps / 5 fps) ou a resolução do vídeo (Full HD: 1080p / HD:720p / VGA: 640x480 / Low:480x360).

Vejam aqui em baixo um vídeo que nos mostra algumas das funcionalidades da app em acção, o que dá para ficar com uma ideia do seu interface. Aproveitem para a instalar já enquanto se encontra gratuita na App Store, que esta câmara fotográfica é mesmo obrigatória de ter no iPhone.


ProCam 2 na App Store (Brasil)

ProCam 2 na App Store (Portugal)

Tamanho: 29.1 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário