sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

KitCamera!

Se andam à procura de uma app de fotografia potente, não procurem muito mais que esta KitCamera de Sebastian Short, uma excelente máquina fotográfica com filtros e efeitos em tempo real, que traz consigo um extenso pacote de ferramentas de edição e tratamento de imagem.


A app pode ser familiar para alguns, pois já passou pela App Store uma antiguinha KitCam, que era muito idêntica, e entretanto foi retirada. Aqui temos um interface altamente intuitivo com um design espectacular, não traz qualquer filtro activado por defeito, e não tem menus e barras de informações presentes no ecrã quando a abrimos pela primeira vez.


Em baixo do lado direito temos acesso a um botão que abre uma caixa onde podemos activar diferentes lentes, filmes, e molduras, tudo isto em tempo real enquanto estamos a fotografar. Temos aqui disponíveis 16 lentes (com tilt shift, pinhole, vinheta, olho de peixe, olga, 3D, etc), 51 filmes (desde lomo, sepia, preto e branco, e dezenas de efeitos de cor, etc), e 40 molduras bem interessantes.


No modo de câmara fotográfica podemos activar o modo de focagem e exposição manual, bastando tocar com dois dedos em qualquer lugar para que apareçam os dois alvos no ecrã. Depois podemos arrastar qualquer um destes alvos para a área que nos interessa focar ou usar como referência de exposição, e ainda tocar no seu interior para os bloquear independentemente, para que possamos reenquadrar sem que se altere a focagem e exposição pretendida.




Um botão que também temos ali logo à mão mesmo do lado direito do botão disparador, é um que permite abrir um pequeno menu com dois sliders de ajuste, um para compensar a exposição em tempo real, e um para ajustar o controlo de brancos, como se pode ver na imagem aqui em cima do lado direito.


Se optarmos por tocar no botão das definições que se encontra do lado esquerdo do botão de disparo, abre-se mais uma dúzia de funcionalidades muito úteis. Podemos escolher aqui entre os vários modos para fotografar, que incluí o modo de vídeo, o temporizador (avisos com led flash), estabilizador, exposições múltiplas, Multi-Shot (para criar molduras com várias fotos), um modo de Timelapse que permite a exportação directa para fotos ou vídeo (podemos escolher o intervalo e quantos frames por segundo), e vários modos nocturnos, Night snap, Light trail, e Slow shutter.


Para além destes modos, podemos ainda optar por ter activo o modo disparo rápido (deixar o dedo em cima do botão de disparo para tirar fotos sem parar), e ainda um modo ultra rápido que diminui a resolução das imagens para aumentar a velocidade de disparo.




Temos também acesso  um menu avançado onde se pode escolher entre os vários formatos para filmar e fotografar (4x3, 1x1, 16x9, 3x2), e ainda activar guias para nos ajudar a enquadrar as fotos, activar um histograma que fica presente no ecrã, e até um muito útil nível que serve de guia para que as fotos saiam bem alinhadas com o horizonte.


As coisas ficam ainda mais interessantes quando acedemos à galeria interna da app, pois podemos aplicar qualquer um dos filmes, lentes, ou molduras, que temos disponíveis no modo de câmara fotográfica, a qualquer uma das fotos que temos aqui nesta lista de imagens já guardadas, ou mesmo até a fotos que quisermos importar da camera roll.


Para além das lentes e filmes, temos também outras ferramentas como a correcção automática da cor e contraste da imagem, rodar, inverter e recortar, modificar manualmente a luminosidade e o balanço das cores, saturação, afinação por níveis, etc.






Nesta galeria interna de fotos podemos seleccionar uma ou várias fotos ao mesmo tempo para partilhá-las por Email ou em várias redes sociais (Facebook, Flickr, Instagram, Dropbox ou Tumblr), ou mesmo até para ser enviada para outras apps de imagem que tenhamos instaladas no iPhone.


As definições internas da app permitem-nos activar o botão de disparo no botão de volume, ajustar a compressão JPG, e se queremos fotografar com TIFFs, entre outras opções. Apesar dos modos nocturnos da app estarem a dar problemas no meu iPhone 5 (o que espero seja resolvido em breve numa próxima actualização), esta é uma excelente app de fotografia, uma verdadeira 3 em 1, que deve ser instalada já, enquanto está gratuita na App Store.


KitCamera! na App Store (Brasil)

KitCamera! na App Store (Portugal)

Tamanho: 90.3 MB


Sem comentários :

Enviar um comentário