quarta-feira, 2 de abril de 2014

Toybox

Os quebra cabeças deviam fazer parte da lista de jogos de qualquer iPhone, porque a ginástica cerebral que providenciam é essencial, e devia ser diária. Hoje venho-vos recomendar este Toybox da Barrel of Donkeys, um jogo com um conceito inovador, que mistura o género shooter com o género match-3, e é de aplaudir a ideia.


Já tinha falado aqui antes de um outro favorito meu, o Twinoo - Brain Training, que nos obrigava a fazer cálculos matemáticos do lado esquerdo do ecrã, enquanto que tínhamos de misturar cores do lado direito, e este Toybox segue a mesma linha de pensamento.

Estes jogos que obrigam a usar as duas mãos acabam por ser dos melhores exercícios para os dois lados do cérebro, e é o que temos aqui também neste Toybox, onde temos um shooter ao estilo do clássico 1942 do lado esquerdo, e um match-3 estilo Bejeweled do lado direito.


Com o polegar pousado do lado esquerdo do ecrã controlamos uma pequena nave espacial, a qual devemos direccionar de maneira a que dispare sobre todos os aviões, robots, ovnis, etc, que vêm a disparar sobre nós. Temos como é óbvio que evitar ser atingido pelos tiros dos inimigos, e também não chocar contra nenhum deles.

Do lado direito temos uma pequena caixa de madeira, onde vamos introduzindo blocos coloridos. Os blocos vão aparecendo em cima, e temos alguns segundos para decidir em qual dos 4 corredores os queremos depositar. Basta tocar com o polegar direito na posição certa para que o bloco caia nesse lugar.

A ideia é conseguir juntar 3 ou mais blocos da mesma cor, na horizontal, vertical, ou diagonal, de maneira a que desapareçam do ecrã. Como consequência, por cada combinação com sucesso, fazemos também com que os inimigos que estejam presentes no ecrã sejam eliminados no jogo do lado esquerdo. No entanto se permitirmos que os blocos cheguem ao topo, e saíam para fora da caixa, perdemos o jogo.


Para além do óbvio nó que o nosso cérebro vai dar ao tentar jogar dos dois lados do ecrã em simultâneo, temos aqui uma ligação muito inteligente entre ambos os jogos. Ao destruírmos um inimigo com uma luz a piscar, será essa a cor do próximo bloco a aparecer do lado direito, o que nos permite desenvolver algum tipo de estratégia na hora de combinar as cores.

Do mesmo modo, do lado direito, ao conseguirmos combinar de uma só vez mais que um conjunto de cores em simultâneo, podemos obter uma vida extra, e ainda ganhar pontos a dobrar, para bater os records dos outros jogadores espalhados por esse mundo fora.

O nível que jogamos é sempre o mesmo durante uma semana, e todos os jogadores lutam para obterem a melhor pontuação da semana para este nível. Na semana seguinte, o desafio será outro, mas desconfio que não mudará assim muito o seu estilo.

A ideia de ter um jogo de cada lado do ecrã não é nova, mas está mesmo muito bem conseguida neste Toybox, e é um treino dos diabos para o nosso cérebro. Vejam aqui a seguir o vídeo de apresentação do jogo, que nos transmite esta ideia de precisar das duas mãos para jogar, e aproveitem para passar pela App Store quanto antes, para o apanharem em promoção.


Toybox na App Store (Brasil)

Toybox na App Store (Portugal)

Tamanho: 29.7 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário