quarta-feira, 25 de junho de 2014

Dark Lands

Há jogos do género Endless Runner com muita qualidade, e confesso que aqueles como este Dark Lands da Bulkypix, com o visual dos monstros e herói a aparecer em contraste no pequeno ecrã, são mesmo dos meus preferidos.


Ao ver o herói a correr pela primeira vez, fez-me lembrar o grande Shadow Of The Beast II que costumava jogar no Commodore Amiga, e se bem que aqui também podemos atacar os inimigos com espadas e machados gigantes, trata-se apenas de um jogo onde temos o herói sempre a correr na mesma direcção, da esquerda para a direita, e não há aquela liberdade de andar a passear à vontade pelo cenário.

Seja como for, só pelo aspecto visual e pelos monstros espectaculares que encontramos pela frente, o jogo vale logo o preço de entrada (que é zero neste momento, pois está gratuito na App Store). O plano em que jogamos tem um visual altamente contrastado, sendo representado sempre a preto e branco (com algum vermelho do sangue à mistura, à lá 300 do Frank Miller), e apenas o cenário em paralax no fundo é que vai variando em diversas tonalidades de cinzentos e alguns tons de azul, verde e laranja.


Ao arrancarmos o jogo podemos escolher partir para um modo infinito onde temos de correr sem parar até caírmos para o lado, ou para o modo de aventura. Em qualquer um deles é-nos explicado como controlar o nosso herói, mas o modo de sobrevivência pode ser o melhor para o arranque e para praticar um pouco.

Os controlos são simples, deslizar com o dedo para cima para o nosso herói saltar (deslizar duas vezes, salta ainda mais alto, evitando armadilhas e monstros gigantes), enquanto que deslizar com o dedo para baixo faz com que o herói deslize pelo chão, passando por baixo de armadilhas e outros perigos que atravessam o ar a baixa altitude.


Sempre que temos um inimigo à frente, basta tocar no botão que surge do lado direito para usar a nossa arma com toda a violência sobre a sua cabeça. Por vezes há a necessidade de parar em frente a uma armadilha que aparece intermitentemente no nosso caminho, e apenas temos que tocar com dois dedos em lados opostos do ecrã para fazer parar o nosso herói.

Também podemos optar por um método de controlo com botões de ambos os lados para executar todos estes movimentos e acções, mas parece-me muito mais natural num iPhone o método de toque e deslizar os dedos no ecrã.

Em qualquer um dos modos de sobrevivência ou aventura, é possível e necessário apanhar pedras preciosas que podem depois ser trocadas por novas armas, capacetes, escudos, armaduras, e outras melhorias que tornam o nosso herói cada vez mais forte e agressivo.


O acesso à loja onde podemos fazer estas melhorias é especialmente útil no modo de aventura, que acaba por ser um pouco mais difícil de vencer do que aquilo que estaríamos à espera. Preparem-se portanto para repetir algumas vezes muitos dos níveis, para conseguir agarrar pedras preciosas suficientes para melhorar as forças do nosso herói.

O som parece-me adequado para o jogo que é, com os grunhidos dos monstros a surgirem com a sua aparição no ecrã, e uma banda sonora que acelera quando há muita acção à nossa frente. Mas foi especialmente pelo visual que o jogo me convenceu de imediato, por isso vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e apressem-se a passar na App Store para o instalar enquanto está gratuito.


Dark Lands na App Store (Brasil)

Dark Lands na App Store (Portugal)

Tamanho: 72 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário